Google Drive: Mais segurança para utilizadores com a deteção de ficheiros maliciosos
A Google tem tentado por tudo garantir a segurança dos seus serviços e os dados dos utilizadores. Não se foca apenas nos sistemas operativo e vai mais longe, procurando avaliar os ficheiros que tem guardados.
Para garantir essa proteção, e dar aos utilizadores armas para se protegerem, traz agora uma novidade ao Google Drive. Esta Cloud passa a contar com alertas sempre que for encontrado um ficheiro malicioso.
Mesmo sendo um serviço baseado na Internet, o Google Drive aloja e dá acesso a um conjunto alargado de ficheiros. Estes são na sua maioria inócuos e não representam nenhum problema para os utilizadores tanto na Cloud como EM dispositivos.
Ainda assim, existe a possibilidade de haver neste armazenamento ficheiros maliciosos e que podem representar um perigo para os utilizadores. Claro que, este só é real caso seja aberto num computador ou num smartphone, algo que acontece com regularidade.
Para interromper este ciclo de potenciais problemas e de perigo real, a gigante das pesquisas resolveu dotar o Google Drive de mais uma funcionalidade. Esta vai detetar ficheiros maliciosos e alertar os utilizadores para os perigos que estes representem.
Para dar conhecimento aos utilizadores dos potenciais perigos, irá surgir uma nova notificação sempre que estes ficheiros forem abertos. Será apresentado na forma de uma faixa que será mostrada na área superior e que será bem visível.
Este complemento já estava a ser usado na suite de produtividade da Google. O passo que dá agora rumo ao Google Drive garante a proteção ainda mais completa ao olhar também para os ficheiros armazenados e que são recebidos ou partilhados com os utilizadores.
Esta funcionalidade foi agora anunciada pela Google e deverá chegar aos utilizadores nos próximos 15 dias, de forma global e aberta a todos. Será importante para assim manter longe ficheiros maliciosos e que poderiam ter um impacto negativo forte.
Este artigo tem mais de um ano
Coisa que o OneDrive já o faz há algum tempo…