Quantcast
PplWare Mobile

A Google declarou finalmente a morte ao Flash

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Marcio Rodrigues (BR) says:

    Passou da hora. Sites que ainda não se adequaram precisam mudar logo, pois o HTML5 pode ser acessado pelo smartphone, já o Flash não. O Firefox já bloqueia Flash há algum tempo, mas é possível habilitar.

    • Ricardo says:

      Quando eu pensava que a ignorância não podia bater mais fundo vejo isto. rofl

      • Marcio Rodrigues (BR) says:

        E pra que ainda quer o Flash?? Qual vantagem ele oferece frente as tecnologias atuais?? A única ignorância que vejo aqui é alguém desejar a permanência de mais um forte vetor de falha de segurança que não oferece mais vantagens como antigamente.
        Recentemente fiz um treinamento online onde o player era em Flash, e por conta disso só era viável assistir as aulas pelo browser do PC. Fiz um outro treinamento em outra instituição de ensino e toda a navegação pôde ser feita pelo browser do smartphone, completamente responsivo e rápido.

        • john says:

          O Flash não é utilizado só para vídeos. Será que ninguém consegue perceber isso ?

          Por outro lado, quem é a Google para me ditar o que devo usar ou deixar de usar ? Pessoalmente, nunca tive qualquer problema de segurança com o Flash. Tendo isso em conta, não vejo porque não continuarei a utiliza-lo.

          Entendo e concordo que, se se pode substituir algo como um player de vídeo do tipo plugin, por uma alternativa nativa no browser, faz sentido. A minha questão tem a ver com o que fazer com animações e/ou funcionalidades que são facilmente desenvolvidas em flash, que existem na web mas que não tem alternativa nativa no browser. Ou já alguém fez uma suite de desenvolvimento com timelines, objectos programáveis, etc para HTML5 ?

          Eu só peço é que a Google que tenha algum juízo antes de tomar decisões que proíbam ou deixem de suportar certos formatos por razões que não são mais do que atirar areia para os olhos. De contrário, alguém que me diga aqui se já teve algum problema de segurança com o plugin flash. Alguém ?

          • Henrique Mouta says:

            > Ou já alguém fez uma suite de desenvolvimento com timelines, objectos programáveis, etc para HTML5 ?

            Yup, já 😉 https://www.google.com/webdesigner/

          • Marcio Rodrigues (BR) says:

            Pois é, o Flash é usado pra muitas coisas e não somente vídeos, no caso que citei acima, toda a plataforma de treinamento era feita em Flash, e por causa disso não era possível acessar pelo smartphone.

        • john says:

          Henrique, já conhecia mas ainda é um pouco limitado quando comparado com o flash mas o desenvolvimento de software é mesmo assim. No entanto, mesmo em versão beta é dos projectos que poderão vir a ser cruciais neste aspecto.

          Obrigado por me relembrares 🙂

    • dakara onii-chan says:

      Alguns browsers oferecem a opção de instalação de flash no smartphone.

      • Marcio Rodrigues (BR) says:

        No Android, o Firefox até fornece opção, mas é necessário realizar a instalação do Flash de modo separado, o que torna-se trabalhoso para usuários leigos. No iOS eu não sei se o Safari suporta Flash de alguma maneira sem ser via jailbreak e não é pelo browser nativo, já o Windows Mobile não dá suporte.

    • rui says:

      Desde quando é que o flash não pode ser acessado por smartphone? À mais 2 anos que tenho o flash instalado no android.

      • Antonio says:

        acessado ?
        O Marcio Rodrigues é brasileiro, mas o Rui não me parece.
        Em português de Portugal é “acedido” de aceder e não de acessar.
        E já agora: “À mais de 2 anos … ” é “Há mais de 2 anos … “.
        Utilizem também o computador para aprender a escrever português.

        • Marcio Rodrigues (BR) says:

          Antonio,

          “Aceder” e “Acessar” não é a mesma coisa?? Ambos significam “Entrar”, certo??

          Eu uso o dicionário Priberam pra me ajudar no entendimento de algumas palavras em português de Portugal, pois como comentei em outro post, tenho receio de ser mal compreendido e algo que eu diga acabar soando ofensivo.

          Vlw

      • Marcio Rodrigues (BR) says:

        Claro que pode ser instalado no Android (nele pode tudo), é uma instalação que precisa ser feita manualmente, e é algo que usuários leigos não se dão conta de que pode ser feito, mas no meu comentário me refiro aos smartphones no geral. Deve-se levar em consideração os problemas que fizeram o suporte ao Flash ser descontinuado pela própria Adobe.

  2. Alisson says:

    Queria que o google declarasse guerra as paginas que infestam na web com falsoswares, pegadinhasware, e spywares, e paginas que vc entra e ja vem apk para baixar. Claro que se vc usa firefox, ou adblock no android esta parcialmente seguro. Tanta coisa para o google se preocupar.

  3. Bacalhau says:

    A Google quer agora “matar” o flash? Aquela coisa que a Apple matou com o iOS?

    Boa piada!

    Tanto o Windows como o OS X vêm com Edge e Safari sem Flash de origem, o Firefox também não!

    A Google ainda usa Flash para os seus sites, como o Google Play Music, e adiciona excepção a esse site!

  4. Pedro says:

    Dos 3 grandes sou obrigado a usar o firefox.
    Quando deixar de funcionar no firefox vai ser um caos na justiça. O citius necessita de flash.

  5. tricampeão says:

    flash e html5 são coisas completamente diferentes! flash é um formato proprietário, um codec como o avi, wmv, etc. o flash permite interactividade, é uma linguagem de programação dinâmica! o html5 apenas permite a incorporação de ficheiros video e áudio, independentemente dos formatos. o html5 não substitui o flash, nem o java nem outro qualquer, serve apenas de container para outras linguagens como o javascript, php, aspx e afins!

  6. Hugo says:

    A Google declarou finalmente a morte ao Flash … pela milésima vez 🙂

  7. Justiceiro says:

    Enquanto o HTML5 não der para fazer o mesmo que o Flash fazia sem teres de inserir códigos (quem é que gosta de introduzir códigos html??? NINGUÉM!), usarei sempre o Flash e explico:
    – A net é para ser acedida no computador, os que usam via tablet e telemóvel é só para urgências, quem não o faz é estúpido!
    – O html permite-te copiar ou guardar o conteúdo que estás a ver, por exemplo, posso fazer copy past de um texto ou guardar uma imagem, e isso eu não tolero, o meu conteúdo é APENAS meu, quem quiser reproduzir ou guardar só tem de me pagar e ponto.

  8. ric says:

    Alleluia era o Flash e o IE mas ambos já com a morte anunciada alguns ainda esperneiao mas a Macromedia já anunciou o fim do support e a Microsoft já matou o IE 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.