Google Chrome – O Google Browser – Actualizado!
Durante muito tempo, quando a Google começou a lançar novos produtos, fora do seu motor de pesquisa, correram rumores de um Sistema Operativo Google, de um Messenger Google (que eventualmente veio a ser o Google Talk) e até de um Google Browser. Pois bem, parece que é algo mais do que um rumor, é realidade, já amanhã!!!
Muitos utilizadores estão cada vez mais desiludidos com o rumo do Mozilla Firefox. O browser alternativo que começou por se destacar pela sua leveza está cada vez mais longe disso e muitos anseiam por um renascer.
Por sua vez, a Google, que sempre foi uma grande aliada deste browser, parece querer colmatar esta necessidade e está a preparar o seu próprio navegador Web.
O anúncio foi já feito oficialmente: o novo browser será baptizado Google Chrome e a empresa colocou a fasquia bem alta! Vejamos:
- Como aconteceu já noutros projectos, no Google Talk Labs Edition por exemplo, o Google Chrome irá utilizar o Webkit, motor do Safari
- Uma equipa dinamarquesa especializada construiu Virtual Machine de JavaScript mais rápida à face da terra, capaz de correr aplicações Web que não seriam possíveis nos browsers actuais
- Além da disposição original dos separadores, no Google Chrome cada separador trabalha de forma independente, por forma a evitar que os problemas ocorridos num afectem toda a aplicação
- A função nasceu no Opera e não podia faltar no Google Chrome: Speed Dial!
- Tal como o Internet Explorer 8 inclui o modo InPrivate, o Google Chrome também vem equipado com o conhecido modo porn, que não deixará qualquer rasto no seu computador
- Actualizações automática contra novas ameaças de malware e phishing
Segundo a própria equipa, o Google Chrome está longe de estar terminado. Amanhã, 2 de Setembro, será lançada a primeira versão beta, em mais de 100 países. Nesta primeira fase estará apenas disponível para Windows mas é certo que estará também disponível para Mac e Linux.
Como muitos outros produtos Google, também este começou como uma brincadeira. Os funcionários da empresa passam imenso tempo a navegar na Web e queriam saber até que ponto seriam capazes de melhorar esta experiência. Amanhã saberemos!
Uma vez que utiliza diversos componentes do Mozilla Firefox e do Apple Safari, também o Google Chrome será disponibilizado em código aberto - mais uma excelente novidade da comunidade open source!
Nota 1: Para apresentar o novo projecto, Scott McCloud desenhou, a pedido da Google, um pequeno livro em banda desenhada que pode ser consultado aqui.
Nota 2: O user agent do Google Chrome deverá ser semelhante ao seguinte:
Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; en-US) AppleWebKit/525.13 (KHTML, like Gecko) Chrome/0.X.Y.Z Safari/525.13
Assim sendo, este browser deverá utilizar a mesma versão do WebKit que o Safari 3.1.2.
Nota 3: Visite o site indicado abaixo para a página oficial, anteriormente online, com a lista de funções do Google Chrome.
Homepage: Google Chrome - Cópia da Página Oficial Homepage: Google Chrome - Features Homepage: Google Chrome
Este artigo tem mais de um ano
O google vai lançar um browser???
Deve ser um browser que precisa de um browser para correr lol 🙂
Anyway… the more the better :]
Hmm acho que finalmente a alternativa ao firefox daqui a uns mesitos vai andar aí… gostava é que lançassem para linux tb já amanhã 🙁 Não sei é se o motor do safari foi a melhor escolha, mas logo se verá.
Como é que isto se sabe ( através do pplware ) só agora ?
ah e ja agora o link para o google chrome está com um 404
Não é de hoje que a Google domina o mercado da publicidade na internet, se a gigante se empenhar e levar a sério, brevemente poderemos ver o fim de IE X FF.
Imagino que vá ficar em algo como OP (Opera) X GB (Google).
@Miguel
Porqe até há umas horas atrás não passava de rumores, isto até o google ter oficializado a notícia no blog oficial.
Deu erro 404…
@Kaixas
Deu erro porque ainda não está disponível…
Isto é tão fresquinho que a própria página ainda não está disponível. Vão tentando.
Já agora, se bem entendi, a posição dos separadores é tudo menos original… o próprio opera já os tem assim há muito tempo.
a ser oficial… venha ele que quero mexer 😀
Parece que já colocaram alguns screenshots no site oficial…hum, que posso dizer? Parece ser demasiado básico e, depois de perder o meu tempo a ler aquela BD maluca, fiquei com a impressão de que não terá suporte a extensões de terceiros.
É um projecto ainda muito imaturo e, digam eles o que disserem, não ví nenhuma funcionalidade que o Firefox, o Opera ou até mesmo o IE não possuam…
Tudo bem, criaram uma VM para javascript de raíz e trabalharam no consumo de memória (dizem eles) mas não me parece que seja isso que vá fazer as pessoas mudarem de hábitos.
De qualquer forma penso que é uma boa iniciativa se não fôr mais nada para aumentar a concorrência 😉 …
Aquilo dos separadores, o que aparentemente tem de diferente é que cada um corre em modo virtualizado… se algo correr mal, só aquele separador vai abaixo e não o programa todo… acho ser essa a novidade… e bem vinda se for de facto verdade.
@JC
“Anyway… the more the better :]”
…
PARA OS WEBMASTERS NÃAOOOOOO!!!!!!!
@Nuno Peralta
O motor do Google Chrome é o mesmo que o do Safari (com outra JavaScript Virtual Machine), não muda assim tanto.
Espero que quem escreveu isto leia isto:
“Muitos utilizadores estão cada vez mais desiludidos com o rumo do Mozilla Firefox. O browser alternativo que começou por se destacar pela sua leveza está cada vez mais longe disso e muitos anseiam por um renascer.”
Cada vez mais? Por isso é que o Firefox é o browser que mais cresce em termos de utilizadores, não?
E leveza? O firefox é, dos quatro grandes, o browser mais leve. Prova? Se não acreditam, testem vocês mesmos. Quem diz que o Opera é leve é porque nunca o utilizou por mais de meia hora. Ah! Diz muito dos defensores da “leveza” do Opera. Os outros ainda são piores. O Firefox é o mais leve, e um dos mais rápidos, se não o mais rápido menos. Não, não há muitas pessoas desiludidas. Há montes e MONTES de pessoal que adora Firefox, e enquanto não surgir um concorrente decente e open source, não há quem o destrone.
@Morbus
Isso não é uma prova, já que há muitos outros testes, por essa Internet, onde o Firefox se sai pior… Depende de quem o faz 😉
Além disso, espero que tenhas lido o que escrevi e repares que não comparei o Firefox com qualquer outro browser, apenas com o que era no início.
PS: Eu também uso o Firefox diariamente.
Post actualizado com um screenshot, user agent e página com as funções do Google Chrome.
“O seu lançamento está previsto entre as 14h e as 18h de hoje. “
@ Ricardo Ferreira
Não é a questão de usar o Firefox diariamente. É a questão de usar a concorrência diariamente. Eu fi-lo, e comprovei por mim mesmo: o Firefox é o mais leve. (não experimentei o Flock, pronto…)
Depois temos o facto de o Firefox 3 ser muito mais leve que o 2, que é óbvio para qualquer pessoa que os tenha utilizado por mais que dois minutos.
Não serve de prova, mas serve de “dica”. Sinceramente, não entendo como é que alguém pode dizer que o Firefox está a ficar pesado. Ok, está a ficar cada vez mais pesado se o compararmos com o phoenix 0.6 de quê? 2004? Claro que está a ficar mais pesado, todos estão a ficar mais pesados, sempre, mas isso é o resultado de uma coisa boa que se chama melhoria de funções, aumento de funções e não sei que mais.
Para além do mais 99% das pessoas que vejo a “mandar vir” que o Firefox 3 come ram ou assim são pessoas que passam 99% do tempo com a Ram a menos de 25% a ser usada, o que é MAU. A Ram é para ser usada. O Firefox podia gastar nem que fosse 2GB de ram, se fosse mais rápido por causa disso (e desde que não me [i]hoggasse[/i] o PC sempre que quisesse correr mais cenas 😛 ) estava tudo bem comigo.
Sim o Firefox 3.0 é sem duvida mais leve, rápido e seguro que o seu antecessor (Firefox 2). Eu sou do tempo do Firefox 1.5 e só tenho visto melhorias no seu desempenho. Por isso não acho o Google Chrome uma ameaça para os utilizadores do Firefox.
Eu uso ambos, Opera em casa, e Firefox no trabalho, prefiro sem duvida o opera, embora tenho que dar a mão a palmatoria, fazem la falta os addons, penso que é isso que faz o firefox um grande browser, permitir moldar-se as necessidades de cada utilizador, com pequenos add-ons. Quanto a este browser da google logo se vera, quanto muito vai servir para a concorrençia mexer as perninhas…..
People: deixem-se lá de ser uns “A-MINHA-OPINIÃO-É-MELHOR-QUE-A-TUA” e esperem pelo Chrome para experimentá-lo, sabendo de antemão que é um projecto em fase inicial…
😉
A minha opinião >>> É muito bom assistirmos a mais um lançamento do Google pois o que faz traz sempre alguma novidade ou melhoria. Não há aplicações perfeitas… há sim algumas com as quais nos identificamos e valorizamos mais determinados aspectos em ralação a outros. Por isso é que é bom haver algo novo no mercado e isto aplica-se ao vasto mundo da informática. Venham mais iniciativas !!!!!!!!!!
lá se vai o firefox e o IE lololol
A banda desenhada, para além de ter sido uma ideia genial, promete um grande browser.
tenho de concordar como user Morbus. Não me parece que o peso do firefox seja tão grande que hajam muitos utilizadores a “ansiar por um renascimento”. Penso que ainda está longe de ser bloatware e a politica de utilizar extensões é um passo muito importante nesse sentido.
A tab azul da morte 😀
Morbus,
Mais uma vez digo que nunca comparei o Firefox com nenhum outro browser – só tu o fizeste. Já que falas em concorrência, posso também adiantar que utilizo o Maxthon e o Opera com alguma frequência e o Safari, mais esporadicamente.
Se fores até ao nosso Fórum, poderás ler um post meu onde explico porque utilizo o Firefox. Como alguém dizia, não sei porque uso o Firefox, mas sei porque não uso os outros.
Devo também dizer que embora note de facto o peso dos memory leaks do Firefox, nunca me queixei. Felizmente, o seu consumo de memória nunca foi além do que seria “sustentável”. Não espero no entanto que me venhas dizer que o Firefox não tem problemas no consumo de recursos – até a Mozilla o reconhece.
E quanto a novas funções, contam-se pelos dedos de uma mão as que foram introduzidas desde o Firefox 1.5. Foram, na verdade, introduzidas muitas mais correcções (bugfixes, security fixes, etc.) que, aparentemente, conseguiram tornar o browser mais pesado. Se não, vejamos:
Na série 1.5.x, todas as builds depois da 1.5 foram de correcções. Na série 2.x, exactamente o mesmo. Na série 3.x estão já previstas algumas com igual objectivo.
Assim sendo, não há outra alternativa que não a de equipar o browser com extensões que fazem o que o utilizador precisa realmente e fazem-no utilizar ainda mais recursos.
Se eu odeio o Firefox? Não, de forma alguma. Eu gosto de como ele é hoje, gosto especialmente do Gecko. Eu próprio tenho diversas extensões instaladas e não me preocupo constantemente com a RAM. Se eu gostava de voltar ao Phoenix ou ao Firebird? Não, reconheço que houve várias alterações positivas durante estes anos. Se eu gostava de um browser rápido e capaz de suportar as últimas necessidades da Web? Claro.
E agora dirias tu: O Firefox 3.0 é leve e o Gecko 1.9 cumpre bem com os standards. Correcto, mas podia ser melhorado, não?
Será esse browser o Google Chrome? Será que vou já mudar para o Google Chrome? Não sei. Mas gosto do conceito, de ser “simples como a página inicial do Google”. Muitas vezes, o conceito é apenas um pretexto. Espero que neste caso seja realmente levado a sério.
@JC
“Anyway… the more the better :]”
@Nuno Peralta diz: …
PARA OS WEBMASTERS NÃAOOOOOO!!!!!!!
Concordo, cada vez mais dores de cabeça, pois um website por exemplo vai ter de funcionar =mente bem em : IE, firefox, opera, safari (versoes mac) google, telemovel e na lcd da torradeira lá de casa. Ou seja vai ter de obedecer a todos os standards e aos browsers que respeitem e que nao respeitem.
@dajosova
People: deixem-se lá de ser uns “A-MINHA-OPINIÃO-É-MELHOR-QUE-A-TUA”
Apoiado.
@ Ricardo Ferreira
Quando se diz “destacar-se pela sua leveza” estás a compará-lo com algo. Destaca-se de algo. Mas tudo bem, no probs.
Quanto aos memory leaks, o Firefox 3?! Não tenho conhecimento disso, o Firefox 2 tinha e não eram poucos, mas o Firefox 3 não… Ou tem?! O Mozilla admitiu isso?! WTF?! 😐
As builds dentro de uma série (regra geral) são apenas bug fixes. Eu não disse que era doutra forma. Os aumentos (e diminuições) de consumo de RAM notam-se é entre as séries diferentes.
Por outro lado, acho que devia ser do conhecimento comum que o trufo, o ponto forte, o unique selling point do Firefox são precisamente as extensões. A Mozilla conta com elas e suporta-as PRECISAMENTE porque é isso que faz o firefox forte. Mais, eles desenvolvem o Firefox a contar com as extensões. O pessoal queixa-se e não sei quê, mas esquecem-se que as extensões são a maneira (excelente) da Mozilla de meter funções no browser. Se eles não tivessem extensões, o browser tinha muito mais funções.
Quantas vezes nos design documentos eles referem funções que podiam ir para a versão final mas que preferem que fique nas extensões?
Quanto ao google chrome, se ele for melhor que o Firefox, ou se tornar melhor, em termos de velocidade, leveza e funções, e tudo o resto, excelente! Não sou fanboy ou religioso para ficar no Firefox porque sim, e troco para qualquer outro sem problemas. Claro que demora sempre um bocadinho, vendo que tenho quase 100 extensões instaladas (e para aqueles que pensam que gasta muito, gasta mais 20MB que o normal, e demora mais metade do tempo a iniciar o firefox – em vez de demorar 3 segundos demora 4,5seg, big deal), algumas delas absolutamente geniais. Adblock, NoScript, Firebug, Screen Grab!, Stylish, Gmail Space, ImageBot, Locationbar2, Tab Mix Plus… São estas (e outras) que me dificultam a tarefa de andar a mudar de browsers, por isso é que o Chrome pode levar algum tempo a ter aceitação pela minha parte, e pela parte de muitos como eu.
Quanto ao conceito… Conceitos são conceitos, o que interessa mais são as proof of concepts, isso sim. E é isso que vamos ver hoje de tarde. Por exemplo, o conceito do Mozilla Aurora é fixe e tal, mas quem vê o vídeo de apresentação passa-se porque aquilo é terrível 😛
@ Márcio Henrique
Experimente oferecer aos seus clientes a seguinte proposta: faço-lhe um site por metade do preço que funciona a 100% em 98% dos utilizadores do mundo, e em x% (depois tem que se ver) dos seus potenciais utilizadores, ou posso fazer-lhe um site que funciona a 100% em 100% dos utilizadores do mundo, pelo dobro do preço.
Pronto, assunto arrumado.
Para além disso, o mais rápido que os web devs começarem a não fazer hacks para browsers mal feitos (o IE é um caso especial), mais depressa os senhores que fazem esses browsers mal feitos se põe finos e se deixam de merda.
PS: Têm razão que para quem desenvolve websites mais um browser é má noticia. Isto porque por muito que tentem, acabamos por ter de estar a escrever código especifico… seja ele Javascrips, particularidades do CSS, ou até mesmo questões a haver com o Ajax e as suas ligeiras nuances. Em todo o caso o utilizador acaba por beneficiar porque a concorrência obriga à inovação constante.
Novidade já c/ alguns dia no Google Discovery e o lançamento será hoje no final do dia…
Boas
Pessoal e qd é q vanos poder fazer o download e aonde, do Chrome?Alguem sabe?
A concorrência ajuda a implementar/melhorar a qualidade de todos os existentes. É muito bem vindo.
@Jonblue
Que eu tenha visto (e vi agora mesmo) a notícia saiu lá no dia 1 de Setembro. Adivinha em que dia saiu aqui (não precisas, está escrito no post).
PS: Nem vale a pena referir que o nosso está mais completo (talvez não em imagens).
@Filipe
A previsão seria hoje às 14:30 mas, na prática, pode sair a qualquer momento!
Segundo o que está na wikipédia, http://en.wikipedia.org/wiki/Google_Chrome , é para as 18h por cá!
Vocês têm isso dos links tudo mal feito !
…Curioso o resultado, de http://www.google.com/chrome
Not Found
Error 404
Na minha opinião acho que vai ser revolução para quem desenvolve aplicações web 2.0 .
Muito projectos vão poder dar um grande salto uma vez que o javascript vai ser mais leve.
So tem um pequeno senão. Quem devolve em web 2.0, como eu, tem curiosidade por saber se os
objecto e funções que tem desenvolidos vão continuar a funcionar bem. Acho que podiam
ter saido umas versões cá pra fora mais cedo.
Eu acho fantástico o número de pessoas que lêem meia dúzia de linhas e depois comentam…
O URL estava disponível mas ficou offline propositadamente, por isso o Pplware colocou uma cópia nos links também…
hey! o que é que se está a passar com os acentos!?
@Tito, é às 19h aqui, visto que nós estamos no horário de verão.
@ppires, isto é só a primeira beta do Google Chrome. Ainda há muito a melhorar e com certeza os web developers vão ter tempo de verificar o bom funcionamento do seu trabalho neste novo browser.
@ André T.
Tens razão!
@ ppires
Evidentemente isto é a primeira versão e é mesmo esta a altura de começar a verificar a compatibilidade com mais um browser.
@Morbus
Uso o Opera 8h por dia chega para ver a leveza em acção? Nem o fecho durante essas 8h por dia.
@Antonio Rocha
Isso dos plugins para o Opera em relação ao FireFox já não é bem assim…
Vamos ver como isto é: Se eu tiver 20 abas abertas, tanto no Firefox como no Opera, vão ocupar os dois mais de 100 mb de ram! As diferenças entre os dois são mínimas!. A grande diferença é o seguinte: se eu fechar 19 abas no Firefox eles continua a ocupar 100 mb de ram; se eu fechar 19 abas no Opera ele desce para um mínimo de 8/9 mb!
Por isto eu acho que o Firefox ainda precisa de uma afinações!
mais tres minutos e deve dar para fazer o dowolad
Em DIRECTO: http://google.client.shareholder.com/Visitors/event/build2/MediaPresentation.cfm?MediaID=33101&Player=1#
Nada… tá a falhar… 🙁
Em Directo do Google: http://google.client.shareholder.com/Visitors/event/build2/MediaPresentation.cfm?MediaID=33101&Player=1
Bom demaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais!
A Google é foda mesmo!
Abaixo imperialismo digital!
Viva a liberdade e incentivo de criação!
Google!Google!Google!
Muito tem se falado a respeito do Chrome, o novo navegador do Google.
Só hoje eu li posts em vários blogs e sites de tecnologia, mas poucos se preocuparam em destacar as principais armas do Chrome que prometem fazer a diferença quanto ao desempenho e usabilidade dos outros browsers.
Veja os principais recursos e uma breve explicação sobre cada um deles em :
http://www.prosadigital.com/noticias/saiba-mais-sobre-o-chrome-o-novo-navegador-do-google/
E quando se tirar ?
Se metade do que dizem é verdade, e funcionar como estão a dizer: BRUTAL!
Já tou a fazer o download
manda o link para vermos
http://gears.google.com/chrome/eula.html?hl=en
DOWNLOAD
melhor…
http://dl.google.com/update2/installers/ChromeSetup.exe
Google Chrome BUG
A todos que testaram vão perceber que ele cria um processo no windows para cada aba.
Experimente finalizar uma delas pelo gerenciador de processos do windows.
Acessei uma pagina do youtube e habilitei o console javascript e clique em links que possuiam javascript e ele travou TOTALMENTE.
Para uma versão beta 0.2 nota 9 !
Acabei de experimentar o Chrome e não pude deixar de notar nalguns bugs. Todos eles pequenos e de pouca importancia. Por exemplo o vertical scroll de um laptop não funciona para cima. O que o Eder referiu é algo estranho e que eu não consigo reproduzir. Talvez um erro esporádico?
Mas a verdade é que noto este Google Chrome muito leve, muito prático, muito simples de usar. E… bastante rápido. Porque no fundo acaba por não ter as “mariquisses” dos addons do Firefox. O Chrome é “só” um browser e isso acaba por se verificar na performance.
Só uma correcção: O webkit usado parece ser da Apple E do Firefox.
@ Sílvio Horta
Então com certeza saberá que o Opera consome mais RAM que o Firefox.
Está muito bom, rápido e leve, só tenho pena de, para o experimentar, ter de ligar o windows, mas realmente está super-rápido! Parece que aumentei a velocidade da internet, então no gmail!!!!!!!!! Mas em todos os sites no geral.
Obviamente sinto falta das minhas extensões, e penso que o google irá ter plugins, senão não conseguirá “manter” os “clientes” contentes.
A consola/debugger realmente está porreira, se bem que, apesar de eu não viver sem firebug (entre outros), não é uma aplicação que o utilizador comum utilize, daí acho que devia ser um plugin.
ADOREI o facto de ele ter importado TUDO do meu Firefox a nível de favoritos e usernames/passwords !!!
Está muito bom, qualidade Google 😉 Venha a versão para Linux!!!
Bruno Bernardino concordo sim senhor, mas foi um comportamento muito… intencional mas…
O que irá acontecer ao Firefox, Opera e posteriormente Safari com a chegada deste browser? Pensa nisso 😉
Vítor (já agora, mandei-te um email sobre o Ubiquity para Firefox, procura-o, se tiveres tempo), gosto que seja intencional, acho que os outros browsers vão lançar mais cedo as próximas versões completamente remodeladas, porque esta ideologia do google chrome está fantástica e aposto que muitos programadores pensam, como eu próprio pensei: “como é que nunca me lembrei disto?!”.
Também imagino a “cabeça” dos programadores da Microsoft a quererem lançar muito rapidamente um IE 8 e depois acontece isto… vamos já ver o IE 9 para o ano lol!
Espero que os IE’s, pelo menos até ao 7, fiquem com uma quota parte da internet insignificante, porque a partir do IE 7, ao programar só é necessário um ou outro tweak no CSS e, por vezes, JavaScript, nada de especial.
Atenção, para quem acha que estou a falar mal da Microsoft, estou a dizer que o IE7 está incomparavelmente melhor que o IE 6 (às vezes tem de se explicar as coisas tim-tim por tim-tim para não ser apedrejado…), o que também não quer dizer que goste 🙂
O browser promete, tem muitos recursos interessantes, mas sinceramente tem muito o que melhorar ainda, está longe de poder realmente competir com o firefox, principalmente pra quem trabalha com desenvolvimento web.
Eu mesmo testei páginas desenvolvidas por mim e o mesmo já apresentou em alguns casos distorções, coisas que nem o ie por mais que se esforçou, conseguiu.
Boas pessoal, já tenho o Google Chrome desde o dia de lançamento e posso-vos dizer que é um espectáculo! Todos os plugins do Safari, Opera, Netscape e Firefox (não addons) funcionam perfeitamente. Estava um leitor do blog em cima a dizer que não aceita plugins de terceiros. Dá, mesmo que não tenham nenhum dos browsers referidos acima podem sempre sacar a versão do Firefox (por exemplo) pois isto deve-se ao facto de todos os browsers acima referidos terem o WebKit
Boa tarde a todos.
Embora a minha área profissional esteja relacionada com programação, não tenho experiência a nível de “webpages”, logo a minha experiência neste campo é a de um simples utilizador que pretende ter a vida simplificada, sem grandes complicações, na procura de informação e acesso a correio “mapi”, etc.
Desse ponto de vista, posso dizer-vos que para mim, a partir deste dia e em princípio claro, o “IE” e o “FIREFOX”, passam à história.
Espero que as queixas dos amigos que referem problemas ligados aos que o Thiago refer, sejam resolvidos numa próxima versão.
O “chrome” pareceu-me espectacularmente, simples, rápido, intuitivo, estável e dotado de um conjunto de opções qb, apresentadas de forma muito intuitiva e clara.
A ideia de instanciar cada aba em processos distintos, parece-me muito boa.
Pelo menos parece acabar com o “penduranço” do browser quando uma das abas bloqueia, situação que no IE e FF, já me andava a atazanar o juízo há tempo demais.
A importação de quase tudo, incluindo as senhas dos outros, também.
A possibilidade de escrever “www.xpto” ou “o que são cebolas?” na box de endereço e o sistema que se desenrasque, evitando assim mais uma texbox, parece-me genial e muitíssimo prática.
No conjunto, para um utilizador comum, como é o meu caso, parece-me uma pedrada no charco e irá certamente abanar a concorrência, o que é bom.
Confirmo um bug já referido anteriormente, o “scroll” vertical para cima a partir do “touchpad” do meu portátil, não funciona.
Uma “feature” idêntica ao “firefox” que gostaria ver implementada, seria a possibilidade de sincronização de marcadores e outros, entre vários “PC’s”. Pelo menos não vi.
A referência à capacidade de instalar plug-ins de outros, referido aqui, parece interessante embora não esteja a ver como o fazer.
Cumprimentos.
A Melhor Pagina de Internet de todos os tempos !