Gmail está ainda mais seguro
A preocupação com o reforço da segurança deve ser uma prioridade das empresas que oferecem serviços online. A Google tem vindo a fazer bem o seu papel nessa área e, agora, acaba de reforçar a segurança num dos seus mais importantes serviços, o Gmail.
O assunto "Segurança Informática" nunca esteve tão na ordem do dia como nos últimos meses e esta é uma realidade que está a abanar as mentalidades de muitas empresas que nunca olharam verdadeiramente para esta questão, deixando os seus dados, dos seus clientes e trabalhadores expostos.
A Google vê esta realidade como uma prioridade na oferta dos seus serviços e está constantemente a adicionar funcionalidades de segurança para ajudar as empresas a manterem-se na linha da frente no que diz respeito a potenciais ameaças.
Agora a empresa anuncia novas atualizações para os clientes com contas Gmail, incluindo a deteção precoce de phishing utilizando o machine learning, avisos para ligações maliciosas, avisos para respostas não intencionais a domínios externos e novas linhas de defesa para fazer face às mais recentes ameaças.
Machine learning no Gmail
O Machine Learning ajuda o Gmail a bloquear mensagens de SPAM e de phishing na caixa do correio com uma precisão de 99,9%, segundo avança a Google. Trata-se de uma percentagem elevada tendo em conta que 50 a 70% das mensagens que o Gmail recebe é considerado SPAM.
O objetivo é continuar a melhorar a precisão de deteção de mensagens SPAM com a deteção antecipada de phishing, um modelo de machine learning dedicado que, de uma forma seletiva, atrasa as mensagens (em média, menos de 0,05% das mensagens) para realizar análises rigorosas de phishing e consequentemente proteger os dados do utilizador de serem comprometidos.
Os modelos de deteção usados pela Google estão integrados com as tecnologias de machine learning do Google Safe Browsing para encontrar e denunciar URLs suspeitos ou de phishing.
Estes novos modelos combinam uma variedade de técnicas, tais como reputação e análise semelhante nos URLs, permitindo-nos gerar novos URLs de avisos para links de phishing e de malware. À medida que são encontrados novos padrões, os modelos da Google adaptam-se mais rapidamente do que os sistemas manuais e vão sempre melhorando à medida que o tempo passa.
Novos avisos
Muitos dos utilizadores dos serviços de e-mail não estão capacitados para perceber se, ao abrir um e-mail, se estão a colocar numa situação de insegurança ou não. Mas quando estão capacitados para tomar as decisões corretas de proteção da informação, isto pode melhorar a atitude da segurança de uma empresa.
Para ajudar nesta tarefa, o Gmail passa a apresentar avisos para respostas não intencionais a domínios externos aos utilizadores, para prevenir a perda de informação.
A partir de agora, se o utilizador tentar responder a alguém fora do domínio da sua empresa, irá automaticamente receber um aviso rápido para se certificar de que realmente pretende enviar esse mesmo e-mail. E, porque o Gmail tem inteligência contextual, é possível reconhecer se o destinatário desse e-mail é um contacto existente ou alguém que o utilizador contacta regularmente de forma a evitar a apresentação desnecessária de avisos.
Proteja o seu negócio
Através de novas defesas incorporadas contra o ransomware e malware polimórfico, o Gmail agora bloqueia milhões de e-mails adicionais que podem prejudicar os utilizadores. As novas ameaças são classificadas através da combinação de milhares de sinais de SPAM, malware e ransomware com ligações heurísticas (e-mails que podem ser ameaças baseados em sinais) e assinaturas do remetente (já marcado como malware).
À parte das atualizações anunciadas, a Google apresenta outros avanços de segurança no Gmail para garantir maior segurança aos utilizadores:
- Hosted S/MIME, para encriptar e-mail enquanto está em trânsito
- Data Loss Prevention para o Gmail, para proteger a informação mais sensível
- Alertas quando a encriptação TLS entre caixas de correio não é suportada ou quando uma mensagem não consegue ser autenticada, para que o utilizador saiba que está a enviar um e-mail para uma caixa de correio que não suporta encriptação.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom
Já estão muito atrasados face à Microsoft.
lol. Diga la porque. A Google tem sido a tecnologica que mais tem investido em Seguranca.
Afinal de contas tem de proteger o peixe que pesca, perdão, a informação dos clientes. Quanto menos spam receber o cliente, menos informação que não interessa a google prsca, pescaria necessária ao seu modelo de negocio. É uma perceria win win.
Oi? Vai lá ver os numeros em condições a ver onde está a google..
A sério??? O ransomware está para a micro§oft como o pão caseiro quentinho está para a manteiga com sal, right…
O que é que isso tem a ver com o tema do tópico.. mania dos fanboys.. Cinjam-se à tecnologia.
Face a quem?! A Microsoft para corrigir falhas tem muito que se lhe diga.
Vê o topico que estás a responder e compara g-suite a 365.. pois.. não é comparável sequer..
A Microsoft é mais do que o 365 e daí ter dito o que disse.
Sou adepto dos produtos da MS, tenho Lumia, e varios outros dispositivos com Windows, e adoro.
Mas a realidade é que mesmo a MS sendo a mais avançada em muita coisa, não sei se a MS tem algo no género em funcionamento. Sei que usam AI em muitos campos, mas neste não me parece. Corrijam-me se eu estiver errado.
“O Machine Learning ajuda o Gmail a bloquear mensagens de SPAM e de phishing na caixa do correio com uma precisão de 99,9%, segundo avança a Google”
Leiam o seguinte documento e depois façam as contas.
http://www.homer.com.au/webdoc/spam.pdf
“Response rates to bulk commercial e-mail are thought to be as low as .005%”
um artigo de current status mas de 2003…. lol
P2T anti-spam, explique por favor o que é que quer dizer com façam as contas
Então e por ser de 2003 perde validade? Esse resultado é referenciado por todo o lado (faz uma pesquisa pelo google). Ainda ontem estive a fazer uma apresentação pública nesta temática e não apareceu ninguém a contestar esse valor.
Mas quanto a contas, correndo o risco de me considerares arrogante, eu explico:
Por cada milhão de mensagens spam, os filtros (99,99%) conseguem captar 999 900 emails, o que parece muito. Mas se ponderarmos a quantidade de mensagens necessárias que um spammer precisa de enviar para lhe compensar o fator de resposta que lhes chegam (0,005%), fácil é de concluir que por cada milhão de mensagens enviadas, eles têm um retorno de 50 respostas. Assim, para conseguirem por exemplo, que 5000 pessoas lhes respondam eles precisam de enviar 100 milhões de mensagens, o que é para eles, manifestamente fácil de o fazer.
Em resumo: Circularam 100 milhões de mensagens na rede, foram gastas quantidades enormes de recursos distribuídos pela rede que custaram necessariamente muito dinheiro a alguém (nomeadamente ISPs) e se não formos ingénuos, depressa podemos adivinhar que quem paga tudo isto é o destinatário final.
Esta parte apenas coloca uma sensação incómoda e perda de tempo na ação de limpeza. Agora se formos comparar outras consequências e níveis de ameaça, já o problema será outro bem diferente e bem preocupante. Se juntarmos aqueles que passam pelos filtros e que provocam os prejuízos que todos conhecemos, (como simples exemplo lembramo-nos de que o mundo inteiro teve muito recentemente essa experiência com o Wannacry).
Deu para perceber agora que enquanto modelos de filtragem nunca chegaremos a lado nenhum?
Atenção, estas contas não são regra nem deve ser assim levado tão à letra, mas serve apenas para reflexão.
A sério? Vender soluções anti-spam usando um state of the art de 2003? Viva ai dinheiro facil…
big brother will “protect” you!
É realmente triste a quantidade de mensagens não solicitadas que ainda circulam sem fim à vista.
O que vale é que as novas gerações praticamente não usam, ou não usam de todo o e-mail… por isso acabará por morrer por si.
O mais engraçado é que provavelmente colocando as pessoas que criam e distribuem o spam em um buraco bem fundo de baixo do solo e sem ar, provavelmente acabava-se com o problema num instante, e são para aí umas quê? 10 ou 20 pessoas no planeta todo? Que geram perto de 90% do spam em circulação. Tanto spam seria de esperar que fossem milhares ou milhões de pessoas, mas parece-me que são mesmo umas 10 ou 20 pessoas… as maravilhas da informática tanto para o correcto… como para o errado.
Para mim é de longe o melhor cliente de e-mail , o anti soam funciona muito bem , bem.melhor do que no ourlook
Excelente atitude por parte da Google!!
Muito Bom o Serviço além?….do protocolo https !Que torna ainda mais seguro por fornecer ,uma segurança extra.