Gmail vai passar a barrar o envio de ficheiros com javascript
A Google sempre procurou que os seus serviços tivessem os melhores padrões de segurança e a melhor protecção aos seus utilizadores. O Gmail, devido à sua popularidade e aos milhões de utilizadores que tem, é alvo constante de melhorias e de optimizações de segurança.
A mais recente, e que será aplicada já a partir do dia 13 de Fevereiro, vai impedir que sejam enviados ou recebidos ficheiros .JS, ou seja, que contenham código JavaScript.
Há já muito tempo que o Gmail bloqueia o envio e a recepção de um conjunto de tipos de ficheiros que são considerados perigosos. É por isso que ficheiros com extensão .EXE, .BAT ou .MSI são barrados e eliminados, garantindo que o utilizador não os recebe e que assim fica mais seguro.
Mas, a partir do próximo dia 13 de Fevereiro, o Gmail vai adicionar à sua lista de extensões barradas os ficheiros JavaScript. Estes podem conter código malicioso e são até executados dentro do Windows, no Windows Script Host, dando acesso a executáveis e à sua instalação posterior.
O envio de ficheiros .JS no Gmail
Quem tentar enviar um ficheiro .JS passará a receber uma mensagem de erro, que dará acesso a uma explicação mais detalhada sobre as causas do bloqueio de envio desse anexo, tal como acontece já hoje. A Google consegue detectar este tipo de ficheiros de forma directa ou quando estes estão dentro de ficheiros comprimidos (.ZIP, .TGZ, .GZ ou .BZ2)
A recepção de ficheiros .JS no Gmail
Como a segurança deve ser bidireccional, a Google vai também passar a bloquear a recepção deste tipo de ficheiros, rejeitando as mensagens que os contenham e enviando notificações para os remetentes, avisando-os do problema.
Para os utilizadores que tenham necessidade de partilhar ficheiros .JS, a Google recomenda que seja usado o Google Drive, o Google Cloud Storage ou outro qualquer serviço cloud.
Pode parecer uma medida sem grande impacto, mas este novo bloqueio vai garantir ainda mais segurança aos utilizadores do Gmail, prevenindo que recebam ficheiros que possam ser potencialmente perigosos.
Este artigo tem mais de um ano
Isto para programadores é terrível… Tenho um projecto em c# sempre que quero enviar por email tenho de colocar no drive ou em zip e tirar a extensão .zip para poder enviar…
Usa gitlab, bitbucket ou github e partilha o link
Julgo que também é possível utilizar o WeTransfer.
Sim mas os serviços que indiquei são mesmo destinados a programadores e têm (são) ferramentas de controlo de código, imagina que tens um projecto com + 2-3 colegas, podem estar todos a trabalhar sobre o mesmo código e até saber quem fez o quê, o porquê de algo ter sido alterado ou mesmo ir buscar o código como estava em qualquer ponto no passado.
Dropbox, Box, Onedrive, Github, Slack, etc etc eh pá tantas alternativas ao email tradicional…
envias por outra box lol!!!
que raio de programadores.
vejo essas mudanças para proteger as pessoas mais leigas que utilizam emails e são infectados por vírus que assim vem disfarçado por código JAVA . Mesmo assim isso pode ser burlado facilmente como exemplo o que o (ze) disse para poder utilizar os serviços.
Java Não é Java Script, raios!
Muito bem!!! Já para não falar que o pessoal da Google não pode ouvir falar na palavra Java dentro da empresa… 😀 devem ter ataques cardíacos… 😀