Fuchsia: Será este o substituto do Android no futuro?
A Google tem, no Android e no ChromeOS, o seu expoente máximo em sistemas operativo, com as qualidades e aceitação que se conhece. Dominando em várias frentes, esperava-se que não quisesse conquistar mais mercado por agora.
Mas isto pode estar longe da verdade. O Fuchsia, um novo sistema operativo que a Google está a desenvolver, pode ser a resposta para a substituição dos sistemas que tem atualmente.
Apontado desde cedo como uma solução para IoT, o Fuchsia poderá bem ter um destino diferente. Um ano depois de terem começado os trabalhos para o criar, o Fuchsia começa agora a ter uma cara e a revelar o que poderá trazer num futuro próximo.
O site ArsTecnica teve acesso a uma primeira versão da interface funcional do Fuchsia, o Armadillo, e muito ficou mostrado, preparando, provavelmente, o caminho para o futuro. Ainda está longe de estar funcional, mas mostra qual vai ser o caminho seguido.
A interface do Fuchsia desenvolve-se num ecrã principal que pode ser deslocado para cima e para baixo. Está centrada numa área onde o utilizador está e onde podemos encontrar uma foto do utilizador, a data e a hora, a localização e um ícone da bateria. Ao acedermos aí, temos acesso às definições.
Acima desta zona temos acesso às histórias, representadas por cartões. Neles podemos ter alertas de aplicações ou a outras mensagens, as próprias aplicações ou grupos de aplicações.
Abaixo encontramos uma caixa de pesquisa e novos cartões, desta vez com informações para o utilizador, ao estilo do que temos hoje no Google Now.
Ao carregarmos nesses cartões, ou histórias, temos acesso às aplicações de forma total. Caso as janelas de duas aplicações sejam sobrepostas, existirá uma divisão do ecrã, como já hoje acontece no Android.
Existe, no entanto, uma diferença com o que temos hoje. Estas aplicações podem ser agrupadas em maior número, horizontalmente ou verticalmente, como se de separadores se tratassem. Aparentemente não existe limite ao número de aplicações que podem ser agrupadas.
Por agora, o Fuchsia é ainda um trabalho em curso e sem muito para ser visto, para além da sua interface. No entanto, e apesar da Google estar em silêncio, este poderá bem ser o futuro sistema operativo para smartphones e para tablets da gigante das pesquisas.
O que esperam que o Fuchsia venha a ser?
Este artigo tem mais de um ano
Vamos ver se não vai ser mais um tiro no pé e um fiasco…. Esta notícia parece ser “lançar barro à parede” para ver o que cai. Entre o que a malta diz que pensa e o que pensa realmente vai uma grande distância…
Se está na internet é porque é verdade. (fim de sarcasmo…) Abraço
olha!! Live tiles!!
já que o W10M não vinga, alguém que use as boas ideias inseridas nesse s.o. e espero que esses “cartões” de apps sejam semelhantes aos live tiles do windows 🙂
Porque o WebOS, vários anos antes do WP, não fez algum semelhante nem nada…
Ou as próprias widgets do Android, já agora.
Onde tem live tiles?
A própria definição de Windows, desde final dos anos 80.
Tenho um amigo que desatinada com o movimento de cima para baixo do Windows Phone/Mobile mas parece que a coisa vai pa lá 🙂
Era fixe se não fosse feito em java, sempre podia ser que fosse rápido ao ponto de calar os ifanboys de vez
De facto esse teu comentário não interessa para mesmo nada. Deixa de ser criança e não venhas com guerrinhas desnecessário.
A mim parece-me os widgets do ios… mas não sei…
Os widgets do ios vieram do Android, que tem widgets desde sempre.
https://youtu.be/DqEvENRzB0w
Ai sim?
Estás-te a esquecer do Konfabulator? Pu até mesmo um dos precursores dos Widgets, o Microsoft Active Desktop?
Muito falado na altura
http://www.macworld.com/article/1035200/konfabulator.html
https://cdn0.vox-cdn.com/thumbor/f8DEao4wl2FMeyRiVjw8wu8RN0U=/894×600/cdn0.vox-cdn.com/uploads/chorus_asset/file/2845992/Mac_Desktop_Accessories.1402079230.jpg
1984 o Macintosh já tinha Widgets…
@Helder
Presumo que não sabes o que é um widget.
@Vlad, seja o que for a Apple fez primeiro e melhor
Sem qualquer dúvida:
http://i.imgur.com/82i9Ygn
Certo. A Apple inventou tudo o que existe. Todos os outros copiam apenas.
Até conseguem a proeza de copiarem antes da Apple implementar nos seus produtos… anos antes até.
A mim parece me mais um Tema ou Launcher. Estão muito longe de desenvolver algo totalmente inovador! Mas o caminho é este.
baby steps ;P
Eu acho que a primeira versão de testes será revelada em abril, enquanto que a versão final estreia em finais de agosto e o primeiro smartphone seja o pixel 3 e o pixel 3 xl
Até hoje p mim é IOS anos com o mesmo aparelho e roda tudo, jogos e aplicativos rapidamente, e um dual core!!! cansei do android atualiza morre o aparelho! e como chove atualizações!!! testei moto g5s plus, rodei Titanfall em ambos, disse que o gráfico não era suportado para o jogo! era baixo ou minimo! um mediano com 2ghz 3 ram tinha de rodar bem o jogo! octa core snapdragon!!! vergonha. 1299,00 é só p zap ou angribirds? adreno igual ao z2 play ou force! ou seja não ia mudar muito! 2.2 2.35 de processador?!?, 2399,00 lamento o futuro do android, tá super sistema sem processador p rodar! eu mesmo já dei a solução muitas e muitas vezes: Ati Radeon ou Nvidea. Tudo de bom p quem continuar. Agora vem novos sistemas, qual processador vai rodar? 12 núcleos? 20 núcleos, 10 mb de ram?