Erro do Google Maps causa demolição de uma casa
Já todos tivemos contacto com alguns erros que as aplicações de mapas apresentam durante a sua utilização.
Do Texas chega-nos mais um desses erros, desta vez do Google Maps, que resultou na demolição de uma casa, mas na morada errada.
Todos nós conhecemos alguns exemplos de erros que as aplicações de mapas sofrem durante a sua atividade, como aconteceu há pouco tempo com a aplicação Waze.
Recentemente, uma habitante do estado do Texas teve o azar de vivenciar um desses erros, quando viu a sua casa demolida por um erro de localização por parte do Google Maps.
Para que tal episódio fosse possível, o erro foi simples. A empresa de demolições deveria demolir uma casa no 7601 Cousteau Drive em Rowlett, Texas mas a demolição foi efectuada no 7601 Calypso Drive da mesma cidade, depois de um erro de marcação do Google Maps que levou a equipa de demolições para o local errado, onde mandaram a abaixo a casa sem confirmarem se os dados estavam correctos.
Ao pedir esclarecimentos à empresa responsável pela demolição, a proprietária recebeu um mapa do Google com o erro de localização assinalado, sendo considerado pela empresa o suficiente para justificar o erro cometido. Até à data, a empresa responsável ainda não emitiu qualquer pedido de desculpas pelo erro cometido.
Depois deste acontecimento, a Google apressou-se a corrigir o problema no seu mapa, estando agora a localização da casa retificada.
Com estes casos, levantam-se algumas dúvidas sobre a fiabilidade destas aplicações, sendo sempre recomendado confirmar as localizações e itinerários fornecidos.
Costuma confiar sempre nas indicações dadas pelas aplicações de mapas?
Este artigo tem mais de um ano
America, essa inesgotável fonte de estupidez!
Concordo!
+1
uma frase simples mas tão correta!!!!
calma, em portugal ja fazem o mesmo, nomeadamente presidentes de junta e inclusivea AT. A titulo de exemplo, a AT anda ver no Gmaps, quem tem piscinas e nao declara…pois e. Para aumentar o IMI
Será que foi só erro da aplicação ou também falta de profissionalismo por parte da empresa de demolição? Supostamente esses senhores que foram demolir a habitação deviam ter com eles um impresso com o nome da rua e o numero da casa! O mais correto era confirmar se estavam na rua certa… Já parecem os carteiros da minha zona, com ruas marcadas e números nas casas e trocam as cartas todas!
e que é mesmo,se eles nao se reponsabilizam nem querem cofirmar ,para isso basta uma maquina autonoma com gps, que faz exactamente o mesmo trabalho,vai demolir sem perguntar a ninguem.que tristeza…
a zona tinha sido afectada por um tornado, por isso não haveria sinalização da rua.
É tao obvio que aqui o problema nao é a google, mas a falta de profissionalismo da empresa
Manual, pensei que isso, a troca de cartas, só acontecesse aqui no Brasil!
É muito triste esse caso da demolição no Texas. Espero que a empresa desastrada tenha ressarcido o casal por um erro tão grotesco. E só se desculparam quando o fato foi divulgado na mídia!
Que vergonha!
Vocês cada vez estão piores, não sei o que é pior, o título da notícia, toda a notícia ou a empresa que fez a demolição. Vocês também usam o google para assistir uma viagem de carro? Se o fazem só olham para o ecrã e não para o para-brisas?!
+1
Quantas vezes já ouviste dizer que se deram acidentes por enganos nos GPS? Quantas vezes estas ferramentas são usadas para aplicações que levam em erro determinados serviços e há problemas relacionados? O que não faltam são casos.
O que é que o GPS tem haver com o mapas do google?
GPS dá as coordenadas e o nome das ruas ou não é que faz a diferença. Open street maps: https://www.openstreetmap.org/#map=5/51.522/-0.088 ou Google maps ou Apple maps ou whatever é o que fazem os tais “enganos” quando está mal descrito a rua/localização.
No apple maps é para esquecer na minha zona. simplesmente erra que é uma coisa maluca mas no google maps já dá correto. Há zonas que no apple maps dá correto mas no google não. O GPS está sempre certo. estás no ponto X Y altitude Z…
Tem tudo a ver. Basicamente fazes a pergunta e a seguir dás-me razão, com o exemplo do OpenStreetMap… que é outro fantástico serviço de mapeamento, desta feita numa abordagem crowdsourcing (que aprecio bastante).
As pessoas normalmente fazem a pesquisa de destino usando o nome de Rua e não as coordenadas correctas que habitualmente nem se sabe.
Sendo tecnicamente correcto que o erro é no serviço de mapeamento e não na tecnologia GPS, o nome GPS é vulgarmente usado para se referir a tudo.
Hahahah quem é o otário que vai fazer uma demolição baseada no google maps?! …
Filipe, não é só demolições, há imensas ferramentas para imensas operações que são baseadas no Google Maps. Por vezes parece-me que se esquecem que é das melhores e mais completas ferramentas de georreferenciação do mundo.
É garantido, mas uma coisa é usa-la para chegar ao almoço na casa nova de um casal amigo, outra é para destruição de propriedade… Eu não me importo muito se me enganar na rua ao procurar a casa para o almoço, já demolir uma casa presume-se um grau de certeza que não se deve ficar somente pelo “o mapa online diz que é aqui”… São coisas com gravidade e graus de (ir)responsabilidade diferentes.
Sem dúvida, 🙂 mas já se viu de tudo.
Que estupidez! Mas andamos a lidar com empresas ou miúdos com um bulldozer?
Pior foi mesmo a resposta… a empresa deve estar mesmo à espera que algum tribunal decida a favor deles… há cá com cada cromo…
Resta dizer que a casa demolida estava devoluta, embora aguardasse autorização para obras de requalificação.
a casa não estava devoluta, estava danificada devido a um tornado, como muitas outras casas na zona.
O título representa o que está de mal nesta sociedade.
Nem um blog prestigiado consegue meter as coisas como elas são: “Idiota incompetente desculpa-se com erro do google maps para demolição errada”
Também tens razão. Seja como for, há várias ferramentas que podem ser usadas para fazer essa referência e usar os mapas da Google e conter o mesmo erro. Sabemos que estes mapas são os mais usados no mundo e provavelmente, serão dos mais fiáveis. Agora, como referes, houve muito excesso de confiança realmente.
Por isso, nada como confirmar com vizinhos ou autoridades se for preciso.
Quando pedi a água para o meu apartamento também instalaram noutra casa. Mas menos mal, não o deitaram a baixo, nem vieram com desculpas do google. Pediram desculpas e pronto. Foi lixado? Foi, mas não como nisto.
dado o caos que havia na zona era fácil que levar a este resultado, de tal forma que aconteceu em duas vezes distintas.
Ora nem mais. Esta é a verdade fundamental. São muitos os incompetentes hoje em dia, que são os primeiros a negarem-se admitir um erro. Quem é competente, assume o erro e que não tomou as devidas precauções nestes casos.
Alguém devia contratar esta empresa para demolir a casa da morada do responsável.
eu disse e repito, vamos rezar para que trampas ganhe, comece a 3ª guerra mundial e que os russos largem mil bombas de hidrogênio nesse campo de m#### que são os estados unidos. rezemos
Infelizmente as pessoas deixaram de pensar.
Ainda há poucas semanas, numa excursão feita por um clube recreativo, o GPS indicou ao condutor para seguir um caminho… que os levou a 140km de distância do local que era para visitarem. Depois de estarem quase hora e meia atrasados, o condutor disse que faltavam 10 minutos para chegar. Quando chegaram… estavam no local errado. Porque o nome é o mesmo, só que fica no distrito da Guarda em vez de ser no distrito de Leiria. 3 horas e meia depois do previsto, chegaram ao sítio a visitar, para uma visita que devia demorar 4 horas.
Aqui na minha zona até tem os nomes das ruas trocados ou com outro nome, e até aldeias com nomes errados.
Falta referir quantas casas já foram demolidas corretamente usando a georreferenciação do Google!
E tantas outras coisas. Um sem número de utilidades que se dá agora.
Ainda disseram “…sendo considerado pela empresa o suficiente para justificar o erro cometido”. A empresa segue as indicações, vai ao local e faz o seu trabalho e pronto. Não confirmam 1º o local, nem o proprietário e depois ainda desculpam-se com isto.
O mesmo se sucede no Facebook, arranjam desculpa pelo FB. Hoje em dia quanto mais avançados tecnologicamente estamos, menos humanos nós somos. Estão tão dependente destas tecnologias que não se apercebem da estupidez que se comete no dia a dia, pessoas que morrem por estarem ao telemóvel, conflitos por causa FB etc etc… Como se diz “estupidez paga-se caro”, neste caso infelizmente saiu caro ao proprietário da casa.
“Costuma confiar sempre nas indicações dadas pelas aplicações de mapas?”
Enquanto não pagar nada para utilizar seja lá que produto for, não confio a 100%.
Se pagar, só tenho de confiar e esperar fiabilidade da informação.
A localidade, Rowlette, ficou quase totalmente destruída por um tornado em Dezembro. A maior parte das casas tem que ser demolida. Provavelmente a que foi demolida por engano também não estava em muito bom estado – o que contribuiu para o engano.
P.S. As placas com os nomes das ruas e os números das portas também não devem ter ficado em bom estado, o que também contribuiu.
http://www.rowlett.com/images/pages/N1416/IMG_2431.JPG
Bem há males que vêm para bem. Agora o lesado vai ter uma casa novinha em folha totalmente equipada para evitar um processo custoso para a empresa que na América pode ir aos milhões!!