Cuidado, pode estar a ser enganado com as pesquisas feitas no Google
Falar da Internet sem ter o Google presente é impossível. Este motor de pesquisa está presente no dia a dia e ao mesmo tempo é para muitos a base da Internet.
A confiança que temos nos seus resultados é (quase) cega e a informação apresentada é tida como sempre fidedigna. Mas, a verdade é que é simples alterar o resultado das pesquisas feitas no Google
A maioria dos utilizadores confia na informação que a Google apresenta na página de resultados das pesquisas feitas. Muitas vezes, para além dos muitos links apresentados, existe informação adicional que responde às perguntas que são feitas.
Mas, como se descobriu agora, afinal esta informação pode ser facilmente alterada, com os utilizadores a serem enganados com o que é mostrado. Tudo pode ser feito com um simples link e alterações que passam despercebidas.
É simples enganar as repostas do Google
Quem descobriu esta falha foi o investigador de segurança Wietze Beukema, que a mostrou com grande detalhe e revelou como pode ser explorado. Ao altear o link pode ser mostrada informação do Knowledge Graph associada a uma pesquisa nada relacionada.
O que se passa é que é possível associar um link de um resultado do Knowledge Graph e uma pesquisa, mostrando a resposta incorreta a uma qualquer pergunta feia ao Google. Este investigador deu vário exemplos de como isto é possível, ou seja, revelou a falha.
Uma falha das pesquisas que está a ser corrigida
A Google já admitiu esta situação e decerto estará já a trabalhar para impedir esta situação possa acontecer. Até lá deve ter cuidado com a origem dos links que recebe, ou ou seja, a informação que lhe é fornecida.
É natural que não se consiga alterar os resultados da Google, mas é simples dar aos utilizadores respostas incorreta. É este tipo de ação que muitos fazem na propagação de notícias falsas. Basta um link alterado e a informação apresentada, mesmo falsa, passa a fidedigna.
Confiava nesta informação que a Google apresenta? http://bit.ly/2D4Gn4D
Este artigo tem mais de um ano
Já não uso a muito tempo. Vida longa a DuckDuckGo. Gosto tambm do SearX (multimotor) e Startpage (Motor Google) esses que apesar de usarem motor da Google mantém a privacidade
+1
O artigo não trata de questões de privacidade…fala na falha de informações nas pesquisas do motor de busca! Privacidade e Google não são palavras compatíveis uma com a outra…
Foi só para acrescentar. Google sempre fez isso para se dizer que dava mais respostas e o povo até hoje acredita. Duck é sempre mais direto na pesquisa
O que se passa é que é possível associar um link de um resultado do Knowledge Graph e uma pesquisa, mostrando a resposta incorreta a uma qualquer pergunta feia ao Google. Este investigador deu vário exemplos de como isto é possível, ou seja, revelou a falha
Seria melhor feita do que feia ao google
Na foto do responsável pelo 9/11 a informação está correcta 🙂
“Falar da Internet sem ter o Google presente é impossível” Lol! Então eu sou extraordinário, pois não uso qualquer serviço ou programa da google! Eu faço o impossível!
Directamente não usas, mas indirectamente usas. A grande maioria dos sites usa tracking (analytics) da Google, usa coisas como AMP (Advanced Mobile Pages) que não passam de scripts da Google, para monitorizar todas as acções das pessoas online. Nem precisas de ter conta na Google para eles te conseguirem direcionar publicidade. E eu sou como tu, não uso nada da Google (directamente).
Como o motor de busca da Google é o mais usado no mundo, os administradores dos sites vêm-se “obrigados” a incluir todos estes scripts de tracking senão o ranking de SEO leva uma talhada forte e deixam de aparecer nos resultados de pesquisa. Mas o mundo persiste em querer glorificar esta empresa que consegue camuflar toda a sua toxicidade por trás de serviços grátis e visualmente apelativos.
Olá, se tivesses uma empresa também gostavas que tivesses mais visualizações e se para isso fosse preciso incorporar esses scripts certamente o farias… A questão é, qual é a empresa que oferece serviços grátis e não te pede nada em troca? Aceito o teu ponto de vista, mas eu prefiro confiar os meus dados a uma empresa conhecida do que a outros players mais pequenos.
Não é sempre assim. Se venderes um serviço em que a cuscoid também está interessada, ela usa a tua informação e apresenta o mesmo serviço com um preço mais baixo. É uma das práticas que de ética não tem nada
Como disse alguém acima é tóxica, é o motor a hidrocarbonetos da net. Há uns hibridos que aparecem, mas os motores eletricos como o duckduckgo sofrem de dificuldades em impor-se (menos utilizadores, menos postos de carregamento, etc…). Em qualquer local da internet estão os poluentes da Cuscoid.
Não usas youtube?
Tal como o Ze diz em cima, hoje em dia é praticamente impossível andares na net sem seres alvo de tracking por parte da Google.
Bing, Outlook, Edge, Firefox, e não, não utilizo o youtube, não me oferece nada que precise nem tenho tempo para andar a ver vídeos na net.
Como já referiram, basta ires a um site com Google analytics a correr que já estás a ser controlado pela Google.
se procuram, como eu, alerternativas seguras para guardarem os vossos documentos recomendo Sync
http://www.sync.com/get-started?_sync_refer=f46b18040
E para fotos Shoebox
http://get.shoeboxapp.com/Wyp7F6M0eT
Ja devem ter feito a correçã ovisto que não encontra nada quando faço essa pesquisa.
aquela pesquisa acho que é 1 exmplo de como se pode enganar o utlizador com um falso resultado de pesquisa
ok
Ultimamente não consigi limitar as pesquisas a páginas de Portugal………é um tormento…..
No duckduckgo.com é fácil como tudo. experimente.
a minha busca site:pt
Comigo ainda não tive problemas
mas o responsavel pelo 9/11 foi o bush :\
sim, o Bush era de Andromeda e controlado pelos illuminati por telepatia desde a sua basr em Ceres.
Acho que foi um complô de Chávez, Bush, Lula e do Sharon para culpar o rei da Arábia…
não estou a ver como é que isso funciona… é pegar em dois resultados de pesquisas diferentes a mandar alguém ou pôr num site?