Em breve será hora de dizer adeus ao “Hey Google” e olá ao “Hey Gemini”
A chegada da IA à Google, com o Gemini, parece ter mudado muito para a gigante das pesquisas. Para além de integrar a IA nos seus muitos produtos, esta veio até ocupar um espaço importante no assistente virtual do Android. Este terá também uma surpresa em breve e vamos ter de dizer adeus ao “Hey Google” e olá ao “Hey Gemini”.
O anúncio do Android XR da Google é um momento importante para a Google. Esta plataforma é um novo sistema operativo para dispositivos de RA/RV, incluindo o headset Project Moohan da Samsung e os próximos óculos inteligentes. Escondida à vista nestas últimas revelações da Google está outra grande mudança que muda como vai ser a interação com o Android e dispositivos domésticos inteligentes.
Atualmente, o comando de voz “Hey Google” é o método mais reconhecido para ativar o Google Assistant. No entanto, a Google tem vindo a eliminar gradualmente este Assistente em prol do Gemini nos últimos meses.
Isso ficou claro com a Google incentivar os utilizadores a optar pelo Gemini em vez do Google Assistant no Android, embora o primeiro ainda não possua características concorrentes do Assistant. Além disso, as extensões da Gemini estão a tornar-se cada vez mais poderosas, com integrações que incluem controlos para aplicações populares como o Spotify, Google Messages, Google Home e muito mais.
Dado que o Gemini está claramente alinhado para eventualmente substituir totalmente o Google Assistant, é natural que a Google esteja a considerar alterar a hotword utilizada para invocar o seu assistente de IA.
As demonstrações utilizadas pela empresa nos seus anúncios do Android XR mostram uma interação com os óculos de RA utilizando a palavra-chave “Hey Gemini” em vez de “Hey Google”. Isto revela que os dispositivos Android XR podem ser completamente livres do Assistente, abrindo caminho para uma entrada completa do Gemini.
A Google já confirmou que o Android XR é o primeiro sistema operativo criado na “era Gemini”. Isto sinaliza ainda mais o fim iminente da hotword “Hey Google” e do Google Assistant, à medida que a empresa avança para integrar o Gemini na maioria dos seus produtos e serviços.
Para trocar o Google assistant pelo Gemini, este teria de assumir na integra e desempenhar todas as funções do assistant, e não é isso que acontece. Por exemplo se pedir previsão de tempo, o Assistant dá. O Gemini remete para sites de previsão de tempo. E relembra constantemente que é uma IA de textos, não desempenhando algumas coisas básicas que o Assistant faz sem problemas. Já experimentei o Gemini como assistente, mas voltei para o G.A exatamente por isso.
+1!!
+2
+3
Tenho automações que com o Gemini diz para desbloquear primeiro o telemóvel e só depois é que as realiza.
Com o Assistant aceita de imediato.
A baixar o IQ humano.
Péssimo, português de Portugal mas junta português do brazil. uma vez diz você mas depois já diz tu. Não sabe usar o Si, até dá arrepios.
Uma pergunta simples da uma resposta enorme, basta dizer que está 16 graus mas não fica a falar a falar e a falar.
brazil?
com b minúsculo e com “z”… a sério?
A Google com vontade de estragar o q está bem.
O Assistant bate 10-0 o Gemini quando pedes para fazer tarefas automáticas a partir de auriculares, relógio ou aparelho conectado. O Gemini nem sabe fazer uma chamada, alarme, fazer pausa ou passar para a faixa seguinte ou escrever um texto.