Descubra que quadros são parecidos com a sua cara
Para os amantes da cultura, a Google dispõe de uma aplicação com dados bastante completos de museus e peças de arte.
Para dar mais relevo à sua aplicação, a Google adicionou agora uma função que compara a sua cara à base de dados de quadros e apresenta aqueles que são mais parecidos consigo.
Lançada em 2011, a Google Arts and Culture é uma aplicação que permite aos utilizadores obterem mais informações sobre museus e obras de arte. Esta aplicação é frequentemente atualizada com novidades e histórias sobre os grandes quadros e artistas.
No entanto, a Google decidiu oferecer uma nova função nas últimas atualizações que tem chamado a atenção do mundo para esta aplicação. Embora ainda limitado para os Estados Unidos, a Google Arts and Culture permite comparar uma selfie sua à base de dados de quadros que dispõe e, através de inteligência artificial, apresentar as obras de arte que mais se assemelham à sua face.
Com esta nova função a Google deu uma nova vida à sua aplicação, sendo já viral a partilha dos resultados desta análise.
Como posso usar esta ferramenta fora dos Estados Unidos
Embora esta ferramenta ainda esteja limitada a algumas zonas geográficas, já pode testar esta funcionalidade sem problema. Para isso, basta apenas instalar um VPN que permita estabelecer ligação pelos Estados Unidos, como é o caso do Opera VPN que iremos utilizar.
Abra o Opera VPN e carregue em Conectar. Caso a conexão não tenha sido feita pelos Estados Unidos, escolha a opção Mudar região e escolha este país.
De seguida, abra o Google Arts & Culture e navegue para baixo até aparecer um cartão com a frase "Is your portrait in a museum?". Caso não apareça, feche a aplicação, desconecte a ligação de VPN e volte a conectar novamente. Como é uma funcionalidade que ainda não está presente para todos, mesmo dentro dos Estados Unidos, pode ser necessário repetir o processo várias vezes, não havendo uma regra para quando este cartão surge ou não.
Depois de carregar em Get Started, tira uma selfie e aguarde que a inteligência artificial a compare com a sua base de dados. Por fim, irá dar uma lista de quadros que considerou similar à sua face. Caso queira mais informações sobre a pintura, basta carregar em cima da imagem para consultar outros dados sobre a mesma.
Esta é uma função que está a ser disponibilizada aos poucos, mas que já pode experimentar, embora nem sempre esteja disponível para ser usada. Descubra que quadros são parecidos a si e partilhe connosco nos comentários.
Google Arts & Culture
Este artigo tem mais de um ano
Sim , boa idea , anda tudo preocupado com o faceID e agora vai tudo fornecer esses dados á Google só porque sim 🙂
Idea de génio , confesso.
Abc
Sim, tem tudo a ver…
Nem mais!
Para além das impressões digitais agora a google (CIA, FBI, NSA…) passam a ter acesso a mais esta forma de identificar pessoas.
Sim, eu sei que vão dizer “Quem não deve, não teme” contudo continuam a ser criadas DB com informação sem a nossa autorização e sem sabermos com que real finalidade!
E as nossas fotos e vídeos estão a salvo seguras dentro dos nossos smartphones e computadores… até existem ferros de engomar a enviar estatísticas para servidores sabe-se lá onde… a privacidade já se foi há muito… somos todos, como sempre fomos “…carne para canhão”.
http://www.refinery29.com/2018/01/188034/google-arts-culture-selfie-match
Que bela ideia teve a Google de associar emails a fotos de utilizadores !
Já pouco falta para completar a colheita de dados.
Em breve deve sair uma app para mapear a habitação e o local de trabalho.
Google Maps já o faz, não te preocupes 🙂
Abc
Isto é que vai para aqui uma skynet.