Depois da Apple… Google também vai bloquear Flash
A Apple foi uma das primeiras empresas a declarar guerra ao Flash! Em 2010, Steve Jobs publicou no site da Apple um longo texto onde explicava as razões que o levavam a deixar o Flash de fora do iPhone e do iPad e o porquê de o HTML5 ser o futuro.
Agora, passados 5 anos, a Google deu a conhecer que vai “bloquear”, por omissão, conteúdos Flash.
De acordo com a informação publicada no blog da Google, a empresa refere que que o Flash influencia, pela negativa, a autonomia da bateria dos portáteis e, nesse sentido, implementou uma nova funcionalidade para o Chrome que permite bloquear todos os vídeos publicitários que tenham sido criados com a tecnologia flash.
Esta funcionalidade virá activa por omissão e estará já disponível a partir de hoje na versão beta do Google Chrome. Nas próximas semanas chegará estará também disponível para todos os utilizadores que usem o Google Chrome, versão desktop.
Este artigo tem mais de um ano
já é altura do facebook deixar de usar flash para a reprodução de vídeos.
Já há vários vídeos que usam HTML 5 lá, apenas não são todos.
o face vai acabar ?
Isso é que era de valor.
Fazia uma festa.
tens uma vida muito triste se para ti isso e motivo de festa 😀
E tu vais fazer uma festa com os 1000 amigos virtuais?
Daqueles que apagaram o face, porque ninguém queria ser amigo deles, nem lhes davam trela… LOL!
se mudares o UserAgent no browser para o do iPad, consegues ver em HTML5 os vídeos do Facebook. É que eu faço, porque já desinstalei o Flash há algum tempo.
olha estes a decidirem o que acham melhor para mim… Portatil na corrente, desactiva essa opcao?
Ainda bem que mudei para FF novamente na semana passada.
Porque possivelmente é mesmo o melhor para ti…
Steve Jobs ditou a regra, não por ter sido ele a dizer mas por ser de facto a melhor solução.
Apple está anos luz em termos de funcionalidade, este é um pequeno ponto que a Apple simplesmente reconheceu desvantagem em usar Flash.
Está a anos luz do quê?! E tens o disco riscado?!
Num aspecto tens razão.. o flash é um buraco de segurança e o Jobs viu isso.
De resto a dedica-te à pesca.
São pequenos/grandes detalhes que fazem a diferença. Se usarem um sistema e outro, notas a diferença. Eu sou um pequeno pescador, nada entendo disto. Como diz um amigo meu, isto “é para profissionais….” 🙂
mais daqui a bocado estão a dizer que foi a apple que desenvolveu o html5..
eu ja ouvi gente a dizer isso por isso nao é assim tao espantoso 😀
Steve Jobs era um génio, é verdade, mas a única razão de a Google não o ter feito mais cedo, é uma e muito facil de entender… YOUTUBE! REVENUE! Era demasiado cedo para por algo tão grande em cima do HTML5 e de mais nada… há mt tempo q o youtube tem vindo a ser modificado para funcionar sem flash. Parece que este é o momento certo, em que a plataforma vai funcionar e em que o risco de perder utilizadores devido a falhas também é menor pois todos os browsers já dispensam o flash sem problemas e os sites também evoluiram para HTML5… na altura, quem é que garantia isto a 100%? Visionários compradores de Apple… engenheiros de obras feitas… é mt bom, mt bom, mas nem sabem pq, apenas compram e veneram pq é In… Tristes.
Diz-me um feito genial do Steve Jobs.
Apple? Next? iPhone, que apesar de não gostar e não usar, foi uma revolução. Não foi a revolução que despoletou o inicio do Android, pq o Android já estava tb a ser desenvolvido pela Google. Mas quando falo de Jobs não falo de Apple. A Apple hoje existe devido a duas pessoas. Steve Jobs e Bill Gates. Sim, Bill Gates… Googlem lá pq. Daqui a uns anos acabam, a não ser que apareça um novo Jobs.
É de conhecimento bastante público que quando o iPhone saiu o desenvolvimento do Android teve uma mudança brusca. Até aí o Android estava a ser desenhado para ter um comportamento bastante similar ao Blakberry da altura.
Não dá para entender o porquê de virem com história do Steve Jobs e o Flash no iPhone quando o Chrome no Android tb já não suporta o Flash há alguns anos.
Se querem apresentar alguma história da Apple, então digam que esta “nova” funcionalidade existe noutros browsers há algum tempo. Aliás dadas as críticas já antigas ao consumo do Chrome é de admirar que a Google tenha demorado tanto tempo… talvez seja por causa da publicidade!
@Nunes
Este comentário nem parece vir de quem vem.
Ou talvez ainda não tenha atingido a implicação do comentário: a Apple não bloqueou o Flash no desktop e esta funcionalidade do Chrome é só para desktop! De modo que vir com a história do Steve Jobs, ignorando os contextos, torna isto tudo uma salganhada
Ahhhh. Agora percebo o sentido do teu comentário. Estavas a falar em Android e afins.
isto dava reportagem para a national geographic..
..a especie dos apple fansboys, uma das mais loucas e burras do planeta, está finalmente a revoltar-se uns contra os outros, em defesa do território imaginário..
🙂
@ ptpedropt
delirante é aceitarem por aqui comentários como o teu.
Talvez ainda estejas à espera de alguma inteligência artificial para deixares de dizer baboseiras
🙂
Tás doente ou roubaram-te a conta?! 😀
Ou viste a LUZ!! 😀
tou a brincar, porque acho de valor a isenção 😉
Se eu abrir algo que usa flash vai ser possível eu ativar logo o mesmo?
Como posso obter a versão beta?
em activo por omissão. Podes é desligar
E como posso obter a versão beta?
Luís,pode descarregar a versão beta(dá tanto para sistemas de 32 ou 64 bits) do Google Chrome daqui—»https://www.google.com/chrome/browser/beta.html?platform=win64#eula Esteja à sua vontade.Um abraço. 🙂
Obrigado 🙂
Nota: Na altura que a Apple disse ser contra o flash, também a Microsoft já tinha começado a sua luta contra o flash.
Sim, temos isso registado em artigo 🙂
https://pplware.sapo.pt/informacao/apple-e-microsoft-concordam-contra-o-flash/
Mas mesmo assim começam este artigo com a Apple!! 😀
Depois admiram-se que sejam vistos como site de apple fans
“A Apple foi uma das primeiras empresas a declarar guerra ao Flash”. O que não percebes daqui?
O que não percebo é que se o artigo é sobre a google, como é que se começa o artigo a falar da Apple! Estranho, não?
O primeiro parágrafo de uma notícia deve ser um resumo da notícia, coisa que este artigo não faz.
Enquadramento amigo!
Mikes tudo isto começou com a Apple a querer banir o Flash dos seus dispositivos móveis. Depois, se bem te lembras (se é que te lembras) a Google também no Android foi atrás dessa mesma política. Agora… estendeu ao Chrome. Qual é a parte que não percebeste do enquadramento que tem de ser feito?
Se cai assim a notícia, sem fazer o enquadramento com o passado, onde tudo começou, fica meio dito e meio por dizer.
Chromium anyone?
@ Master of Piglets
Isso quer dizer alguma coisa!?? O chromium suporta o plug-in do Flash, não tem nada de diferente quanto à prática já com muitos anos na maioria dos browsers.
Certo não ligues. Isso foi por causa da licença. É mais ou menos o mesmo, a motivação é que é diferente.
licença!??
O Chrome continua a usar o Flash!
Outra nota: Flash nunca foi reconhecido pela W3C (World Wide Web Consortium). Os browser so lhe deram suporte por dar mais “vida” aos sistes que entretanto é superado pelo HTML5. Não tem lógica continuar a utilizar Flash que por mim ja tinha morrido ha muito…
Uma pequena grande diferença, a carta de Steve Jobs era para defender uma posição já tomada em relação ao Flash nos produtos da Apple [especialmente com o iOS], enquanto que a opinião da Microsoft era só uma intenção sobre o futuro, dado que naquele momento continuava a desenvolver o suporte para Flash em todas as suas plataformas.
Uma pequena grande diferença, a carta de Steve Jobs era para defender uma posição já tomada em relação ao Flash nos produtos da Apple [especialmente com o iOS], enquanto que a opinião da Microsoft era só uma intenção sobre o futuro, dado que naquele momento continuava a desenvolver o suporte para Flash em todas as suas plataformas.
A posição no mercado da MSFT é diferente da Apple. A MS é a base para muita coisa, tem de agradar a gregos e troianos, a Apple não.
MAS, a MSFT no WP não usa flash e no IE (versão “metro”), também não usa por defeito.
Quer a posição no mercado seja ou não diferente, continua a não fazer sentido quereres colar a Microsoft à carta de Steve Jobs quando a Microsoft demorou anos a seguir o que a Apple fez relativamente ao Flash!
A Microsoft que eu saiba não tem nenhum tipo de desenvolvimento com a Adobe sobre o Flash. A única coisa que desenvolveram foi a capacidade do IE correr plugins. O mesmo se passa com o Windows Mobile, Firefox, Chrome, Android, Safari,… Como por exemplo o Android de momento não têm suporte para Flash, não porque a Google assim o decidiu, mas sim porque a Adobe decidiu terminar o suporte a esta plataforma. A grande diferença para o iOS é que este simplesmente não permitia instalar qualquer tipo de plugin para ler conteúdos em flash. A sina do Flash já tinha sido traçada bem antes do iPhone aparecer e a grande culpada é mesmo a própria Adobe.
Capacidade para correr plugins é tb suporte para Flash. Para além disso estava a referir-me a 2010 altura em que a Microsoft ainda trabalhava com a Adobe para ter o Flash Lite no Windows Mobile… ter só suporte para plugins não dava todas as garantias que o Flash funcionasse decentemente de modo que a Adobe trabalhava com outras empresas como a Microsoft…
Mais vale tarde do que nunca. O que disse Steve Jobs em 2010 sobre a Adobe e o seu Flash:
“They are lazy. They have all this potential to do interesting things but they just refuse to do it. They don’t do anything with the approaches that Apple is taking, like Carbon. Apple does not support Flash because it is so buggy. Whenever a Mac crashes more often than not it’s because of Flash. No one will be using Flash. The world is moving to HTML5.”
Sobre as cobras e lagartos que disse o pessoal do Android, por o iPhone não suportar Flash, basta pesquisar. E vendo que também não funcionava bem no Android (deixou de ter suporte da Adobe em 2012).
Obrigado Benchmark pela info. O pessoal esquece-se rápido 🙂
Estes dois comentários, e a resposta (pior ainda) chegou para eu ter a minha conclusão. Eu e muitos mais! E é a conclusão de que este site deve ser financiado pela apple porque passam os dias a gabar a apple e quem está associado a ela. Sai num dia uma notícia de algum problema da apple e parece que ficam contrariados de a publicar pois os artigos muitas das vezes não são claros. E depois da notícia de um problema é uma semana a dar graxa. A apple já deve brilhar no escuro com tantas ovelhas a dar graxa. Vejam lá se mudam isso porque este site era o melhor site de informação sobre tecnologia. Agora é só informação sobre a apple. Tudo o que é demais, enjoa.
Lê e respira:
https://www.apple.com/hotnews/thoughts-on-flash/
Francamente, tenho que concordar. O pplware de vez em quando consegue ser muito pouco imparcial.
Façam como eu, não respondam lololol, o que não interessa não serve de comentário….
Jaime, à homem, argumenta com dados, os putos é que se escondem nessas frases de catraios. Força aí, justifica o teu ponto de vista.
Vamos lá ver então. Estou à espera.
Vitor, não vás por aí… numeros:
Apple: 178 páginas de artigos;
Google: 97 páginas de artigos;
+1
Apple dita o mercado, diziam os fandroids que flash era bom..e agr engolem em seco eheh.
Ninguém disse que o flash era “bom”. Disseram sim foi que no ano de 2005 (ano de lançamento do primeiro iphone) ainda existiam muitos sites que usavam flash. Basicamente muitos utilizadores não poderam aceder a certos sites e conteúdos porque assim impôs uma companhia.
Uma coisa que gosto pessoalmente é darem-me a liberdade de escolher o que quero. Nem que fosse terem um botão de activação de flash apenas para certas páginas.
Uma coisa é dizer ter suporte para um formato que estava em quase tudo, outra é dizer que o formato é bom, coisa que nunca foi e só um delirante diria bem do flash.
Agora não foi a Apple que ditou o HTML5. Eles apenas limitaram-se a constatar o óbvio e a antecipar medidas nesse sentido.
Mesmo o HTML5 é coisa para sites, preferencialmente para browsers desktop. Que apps do tipo “webview” a embrulhar HTML5 são verdadeiras porcarias, independentemente de ser IOS, Android ou WP. Basta ver a porcaria que era a “app” HTML5 do facebook.
O flash era mau e toda a gente rezava para que aparecesse algo melhor. Eis então que chegou o html5, frustrando todas as expectativas e tornando quase impossível, por exemplo, a visualização de vídeos no YouTube num netbook comum de 1,6Ghz, 1GB ram. Para compensar isto, até houve quem criasse uma extensão para Firefox chamada YouTube Flash Player, só para forçar o browser a usar flash. Explicação do desenvolvedor: “Why you should use it? Because the HTML5 player consumes much more material resources (CPU, RAM) than Flash Player, and because Flash Player offers more resolution choices.” Subscrevo integralmente.
Não é isso que os testes indicam! Na maioria dos aparelhos o video HTML 5 consome menos recursos que o Flash! O que pode acontecer é alguns sites não fornecerem video HTML 5 com a mesma variedade de resoluções e qualidade que o que usam com Flash. Se a versão Flash usar metade da resolução é óbvio que poderá ter menos peso, mas aí a culpa não é da tecnologia mas de quem fornece o video!
OK, Nunes, não me interessa o que esses testes dizem. Até podem dizer maravilhas do html5, só que eu tenho de poder verificar isso tudo na prática, o que não está a acontecer. Para mim, o teste é abrir vídeos no Firefox em html5 e depois abrir exactamente os mesmos vídeos no Firefox em flash, com a mesma resolução. Numa máquina modesta, como um netbook, é claríssimo que a performance do flash é muito superior. Tanto é assim que, com flash, consigo ver vídeos a 360p decentemente; com html5, às vezes, nem a 144p. E eu não sou o único a achar isto, se bem que isto não é uma questão de achar ou deixar de achar, mas sim de constatar. Os fóruns da Google estão apinhados de reclamações contra o hmtl5, sobretudo desde que o YouTube decidiu impô-lo por omissão, em detrimento do flash.
pois eu digo o oposto, quando apanho alguma coisa com Flash é mais do que certo que vou ouvir a ventoínha do computador em funcionamento. Já com o video em HTML5 posso desfrutar do “silêncio” da ventoínha.
Talvez o problema seja com o Firefox e com o decoder que usa!
Nao sabes do que falas. O flash come 3x mais recursos que html5. Eu usei cerca de 1 ano o chrome no macbook pro e nunca conseguia ficar na bateria mais de 5 horas, especialmente se estivesse a ver um stream no twitch, durava cerca de 2.5 horas e a ventoinha disparava para as 5000rpms, à cerca de 2 meses mudei para o safari sem flash, consigo ter mais de 7 horas de bateria, no twitch gasto 8% de bateria por hora e a ventoinha nem a ouves. HTML5 é o futuro, tem muito melhor performance que flash.
Pronto, só faltava vir alguém dizer “não sabes do que falas”, apenas porque teve uma experiência diferente da minha. Ou seja, “no meu computador é assim, portanto no teu também tem que ser”. O facto de existir a tal extensão para Firefox destinada a forçar o uso do flash, em que o próprio desenvolvedor refere expressamente que o html5 consome mais recursos, isso não te faz pensar nem um bocadinho. Para ti, se calhar, o indivíduo que perdeu tempo a desenvolver aquele projecto é tolinho, não sabe do que está a falar, nem as outras pessoas todas que passaram a ter problemas no YouTube desde que o html5 foi definitivamente implementado. Somos todos parvos, tudo porque no raio do teu mackbook o html5 corre melhor.
Em resposta ao Armando.
Vou falar por experiência própria também, o que o sr (Armando) referiu é um facto real, realmente em maquinas não muito potentes em hardware se usar o Firefox a ver vídeos no youtube em Flash, tem muito mais performance e muito mais estável do que usar o vídeo em HTML5 isto no Firefox, agora aqui não sei se o problema esta no Firefox, mas que perde muito performance isso perde com HTML5.
Eu na minha maquina posso discordar um pouco, mas se realmente não tivesse provas comprovadas iria ficar com duvidas como pode ser possível isso acontecer, mas vou passar ao meu exemplo comprovado.
Na minha maquina com bom hardware até acho que ver vídeos no youtube no Firefox em HTML5, noto uma performance bem melhor do que em flash, acho que os vídeos ficam mais suaves noto mais fluidez no vídeo sem duvida, mas estou a falar numa maquina, com um CPU AMD FX-8350 8 cores, com 8GB ram DDR3 , com disco SSD, e Placa Gráfica GTX970 OC.
Mas quando pego no computador das filhas, que usa um CPU Dual Core com 2GB memoria ram , com uma placa gráfica fraquíssima, e disco HDD normal, quando vejo um video no youtube com o Firefox em HTML5, a maquina desamarrasse toda, os vídeos estão sempre a parar constantemente, já em flash com as mesmas resoluções 480p , não posso dizer o mesmo alem de carregar mais rápido o vídeo, tudo fica bem melhor mas de longe, agora onde esta o problema essa é que é a questão.
Tripax, obrigado pela sua resposta. De facto, desde o início venho dizendo que o problema é verificável em máquinas modestas, no Firefox. Não sei como é a performance do html5 em computadores potentes, porque não tenho um, e aquilo que posso dizer em relação ao Firefox é que o problema pode realmente estar no browser. Essa foi uma pista útil, porque entretanto andei aqui a ver alguns vídeos no Chrome e o leitor de html5 comportou-se de forma totalmente diferente, para melhor.
@ Armando
Isso era algo expectável, a equipa do Firefox andou sempre na “corda bamba” relativamente ao suporte para video HTML5, com uma grande confusão relativamente aos codecs a usar – fica sem se saber se o Firefox anda a usar WebM ou H264 e qual a qualidade dos decoders.
Isso só se for problemas do Firefox…
Porque sempre trabalhou bem em Macs…
…flashblock à anos…
Boas noticias para utilizadores de sistemas GNU/linux , o flash player nunca funcionou bem no Linux o Html5 ve é mais universal funciona em todas plataformas com a mesma qualidade com suporte de codecs nativos para reprodução de video , com suporte GPU , menos utilização do cpu .
Voçês e os titulos exagerados.
infelizmente muita gente ainda utiliza para visualização / inserção de videos e outros afins o Adobe flash.
Se a google que incentivar o uso da tecnologia html5 e respetivas API, tem de começar por si, eliminando de vez o flash do youtube.
Agora, peço desculpa, mas como ja li aqui, realmente o exemplo do steve jobs não foi melhor porque não se insere realmente neste contexto, de ambiente de browser para desktop, onde por sinal a Apple não eliminou o suporte para o Desktop, somente smartphone / tablet.
Mas a google em vez de se preocupar se flash gasta recursos, a nivel energético do portatis do utilizadores, devia preocupar porque que o seu browser consome muitos recursos.
Outra coisa, lembro que o safari ja faz este tipo de bloquei, mas nao faz por omissão, pelo menos nao fazia quando utilizava o browser, ou seja, bloqueava o conteudo flash e so executava se o utilizador clicka-se em cima do local do conteudo para ele reproduzir.
O Safari/Mac tem plugin da Adobe para Flash. Para iOS é que nunca houve suporte, desde “nascença”.
Na realidade, não vai ser bloqueado.
“So we’ve been working with Adobe to ensure that your experience on the web can be power-efficient as well as rich and interactive…….When you’re on a webpage that runs Flash, we’ll intelligently pause content (like Flash animations) that aren’t central to the webpage, while keeping central content (like a video) playing without interruption. If we accidentally pause something you were interested in, you can just click it to resume playback. This update significantly reduces power consumption, allowing you to surf the web longer before having to hunt for a power outlet.”
Deviam ter mais atenção ao interpretar as noticias antes de publicar…
Jorge, o “bloquear” que referimos é “pausar”
Hoje o Flash amanha o Java e para a semana o JS.. Pois se hoje ñ gostam de ver ads em Flash, amanhã quando os mesmos forem em JS tb ñ gostaram de os ver..
o problema n é o ads, é mesmo a tecnologia. Segurança, consumo de bateria. Basta ver que desde a Apple não suportou o flash no iOS a Adobe veio logo a dizer que não consumia muito que ia sair uma nova versão mais poupadinha(optimizada), até que tem ali o flash meio morto.
Meu rico firefox é o que tenho a dizer.
Mas uma coisa é certa: facebook a correr videos em flash derrete qualquer cpu, basta irem ao task manager que se percebe logo o que quero dizer. Cumpts.
O chefe de tecnologia do Flash da Adobe foi para o desemprego há alguns anos, e depois foi para a Apple, agora sim, ele trabalha bem…
ha tanta cena feita em flash… inluindo jogos