Compras disponíveis no Android Market: saiba como comprar!
Tal como o Pedro Pinto referiu aqui há uns dias, a possibilidade de comprar aplicações no Android Market estava confirmada e agendada para Portugal, a decorrer num prazo de 2 semanas.
Afinal foi em muito menos tempo que isso e já é possível fazê-lo!
Mas como funciona a compra? Como se paga? E se a aplicação não funcionar ou não for 100% compatível, é possível a devolução?
Não são muitas as aplicações pagas que têm feedback dos utilizadores, o que pode colocar um comprador "de pé atrás" na altura de a adquirir. Por esse motivo, existe a política de devolução de aplicações do Android Market que permite ao utilizador testar e usufruir de livre vontade, durante um período de 24 horas. Caso não goste, basta desinstalar e devolver. O valor será reembolsado.
Como se processa?
O processo inicial é idêntico ao da instalação de uma aplicação gratuita, mas agora a opção é "Comprar". Fiz uma simples pesquisa pela aplicação que pretendia.
O comprador é depois direccionado para o "Google checkout" onde é escolhido o método de pagamento. O único método é por cartão de crédito. Seria bem mais interessante poder usar o PayPal mas, ao que apurei, o processo encontra-se em negociação.
Assim que o método de pagamento é seleccionado, aparecem os campos para preenchimento da informação relativa ao cartão de crédito. É obrigatório preencher todos os campos, incluindo a informação para facturação.
Note-se que toda a informação do cartão de crédito fica memorizada, facilitando assim o processo numa próxima compra.
Após isso basta aceitar os termos de utilização e confirmar a compra. Daí a momentos chegará um email a confirmar a compra com toda a informação e detalhes.
Depois de todo este processo, o estado da transferência da aplicação que comprei encontra-se, como se pode ver abaixo, em "A autorizar compra...".
Esperei, esperei, esperei... e nada. Assim se manteve até ao final da escrita deste artigo (que tive de alterar). Não era possível fazer nada àquela transferência, nem cancelar, mesmo que reiniciasse o Android. Contactei o vendedor e não me deu resposta.
Pelo que se pode ler na imagem direita acima, "AymonSoft é responsável pela cobrança e pelo envio da sua encomenda", portanto, provavelmente a venda teve de ser aceite manualmente pela empresa. Este tipo de problema já anda a ser reportado há mais de um ano e pode ser visto, por exemplo, no fórum do Android Market. Deve ser um tipo de política adoptado por algumas empresas que vendem no Market. Portanto, é de esperar que este problema reincida.
Passadas cerca de 3 horas, a aplicação é finalmente transferida. Como o objectivo é também conhecer e fazer uma devolução (e como a aplicação até é inútil), vai-se seguir o processo de devolução, apenas com um toque, tal como se desinstala uma aplicação!
Daí a momentos chega outro email a informar que a encomenda foi cancelada com sucesso.
Note-se que, tal como está referido na política de devolução de aplicações do Android Market, o prazo de devolução é de 24 horas, ou seja, a cobrança só é feita após esse período. Uma aplicação só pode ser devolvida apenas uma vez, embora possa ser adquirida posteriormente.
Este artigo tem mais de um ano
em portugal já está disponível? é que o meu boston não tem as pagas e estou com a última actualização
No meu boston, também actualizado, já aparecem as apps pagas.
Sim, pelo menos desde ontem.
Nos destaques aparecem até mais aplicações pagas que gratuitas.
Vai às Definições->Aplicações->Gerir Aplicações, procuras a app do Market nessa lista, clickas para abrir e no ecrã pressiona o botão limpar cache e tenta de novo (talvez só lá vá com um reboot ao sistema).
Se continuar podes tentar, nesse mesmo ecrãn, recorrer ao botão de desinstalar actualizações para forçar uma actualização ao market (ao que parece nem todos os dispositivos permitem isso, no meu caso foi assim que funcionou).
Há quem diga que limpar a cache e aceder ao market com uma ligação 3G em vez de uma Wi-fi faz com que o acesso às apps pagas fique acessível a partir daí.
Já testei no meu Galaxy S e funciona às mil maravilhas.
O pagamento e o download foram feitos na hora e sem problemas.
O leque de oferta aumenta consideravelmente. Por vezes não custa nada pagar quando sabemos que vamos ficar devidamente servidos com o que precisamos.
Ja viram as aplicações da empresa Unbound Medicine? Tem uma quantidade enorme delas, relacionadas com saúde, mas com 1 preço gigante.
E a “DON’T BUY THIS”? Quem compra? 😆
No meu Legend já aparecem as aplicações pagas…menos uma que eu queria, angry birds…alguém me sabe dizer porquê que não se encontra disponível no meu telemóvel?
Obrigado
Já ouvi dizer que essa app é viciante!
É mesmo…já joguei no iphone e é muito bom. Já saiu para android mas no meu não consigo encontrar no market… 🙁
É porque esse modelo não cumpre os requisitos necessários para essa aplicação.
Provavelmente requer o Android 2.2, já que no meu a1, embora apareçam alguns resultados com esse nome, suponho que não está a aparecer a que interessa.
O Angry Birds funciona no Android 2.1, é um jogo engraçadinho e por vezes dá para distrair um pouco. 🙂
Off Topic:
Alguém sabe para quando o android 2.2 no Legend??
Abraço e obrigada.
Angry birds é simplesmente a aplicação paga mais comprada de sempre no iPhone!
Infelizmente a versão final ainda não está disponível no android. Apenas nos USA é possível fazer download de uma versão BETA para android.
A versão final deve estar disponível em breve! Podes subscrever a newsletter em android.angrybirds.com
Eu já tenho a versão beta no Boston. Procurem no app brain market e instalem pelo fast web installer.
E já agora, o jogo é horrível. Não achei piadinha nenhuma aquilo. Mas é a minha opinião.
Boas pessoal, deixo aqui o link desse Angry Birds embora seja beta funciona muito bem, tenho jogado no meu Desire 2.2.
Enjoy!
https://www.dropbox.com/s/sbwdxo0ks80s1bk/Angry%20Bird%20v1.3.5%20Beta%202.apk
Obrigado pela partilha.
Não funciona no a1. Abre com a imagem do jogo e fecha imediatamente.
Experimenta este https://www.dropbox.com/s/pi6efflmoov0djl/angrybirds_lite%201.3.5.apk
Esse sim, impek 😀
Já posso brincar com a fisga! Obrigado mais um vez 🙂
sorry about off topic, but ..
alguem me sabe dizer uma app para tirar “print screens” do meu HTC Desire???
cumps
Tens acesso à root?
nao…
tenho a rom de stock ainda :s …
Sendo assim não poderás usar as boas aplicações que o fazem. Existe um método que, embora trabalhoso e arcaico, funciona muito bem: https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/dica-capturas-de-ecra-no-android/
Interessante seria um método de pagamento pelo saldo do cartão SIM, acho que desta forma o processo de compra era mais simplificado e muitas mais pessoas comprariam as aplicações. Eu por exemplo, não tenho cartão de crédito pq não necessito e de certeza que não será por causa do Android que o vou adquirir.
Eu também não tenho CC, tenho uma simples conta à ordem na CGD e activei o MBNet, sem qualquer custo ou vinculação associados.
Também tenho MBNet mas cada vez que uso esse serviço pago 1€
A taxa paga-se apenas quando é necessário fazer uma conversão cambial. Mas eu não tenho pago 1€, pago $1.
Os pagamentos que fiz realmente foi em dólares, o euro que referi deve ser então 1 dolar, já n m lembro bem. Mas pensava que tinha que se pagar sempre uma taxa.
Assim já fiquei a saber, obrigado 🙂
Também concordo! Se fosse através do saldo do cartão SIM, seria mais prático! O problema é que aqui tinham de entrar as operadoras móveis com o “avanço” do pagamento ao Android Market! E depois, seria mais complicado para elas no caso de haver insatisfação e o pessoal querer devolver a App e receber o dinheiro de volta ao seu saldo.
E pior que tudo, ia existir uma comissão para eles… e é óbvio quem o iria desembolsar.
Quero acrescentar que o meu Market está diferente, tenho um HTC Hero Rom 2.1 e já me é possível actualizar todas as aplicações com updates disponiveis de uma vez só e marcar aplicações para actualização automática, pensava que esta funcionalidade só estaria disponível no Froyo 2.2 🙂
Também verifiquei isso e está significativamente melhor! Só aconteceu hoje, ontem ainda não estava.
Já é possível ler mais que apenas 3 comentários relativos às aplicações, num separador separado, e como dizes basta um toque para actualizar tudo o que estiver em condições disso. Já não é preciso a parte chata de ter de fazer 3 ou 4 toques para uma só actualização, confirmar e aceitar todas as permissões de acesso etc.
HUGO CURA. Para quando o tutorial para mudar a ROM no A1, vi um post teu que referia isso e os links nos comentários não estou a funcionar ou são confusos. Obrigado 😉
É para quando tiver tempo! Mas está prometido!! 😛 E eu cá não sou como o Sócas! Eheh
Tenho apenas 1 review como prioridade, assim que lhe der conta trato disto, até porque se não for para breve fica obsoleto.
Obrigado por seguires 😉
Ora ai está um tutorial que certamente MUUUUUITA gente ia gostar!…ter uma rom cocked tipo flb no nosso TMN A1.:D
E pra vender a aplicações que nos desenvolvemos???
alguem sabe??
Já comprei a Full Version da aplicação Documents To Go à algum tempo através de PayPal
Mas isso nada tem a ver com o market, é uma compra como outra qualquer.
Bom dia,
Nós adquirimos uma licença paga de um determinado software. Se tivermos de formatar o dispositivo como fazemos para repor a mesma licença. Aconteceu-me esta situação relativamente ao Cam360 que adquiri a versão completa. Após a formatação e reinstalação da aplicação assume a versão completa. Algum procedimento?
Fiquei confuso com o teu comentário. Querias afirmar que “Após a formatação e reinstalação da aplicação assume a versão completa.”?
Afinal conseguiste recuperar a compra ou não?
AJUDA
gostava que me indicassem as apps para poder ler ficheiros em .pdf e em .wmv. o meu tel é um sonyericsson x10 mini pro – android 1.6
obrigado a todos
Aqui uso o Adobe Reader para .pdf e RockPlayer para os vídeos.
Pois eu no meu LG 540gt estava a usufruir disso, Mas entretanto ele começou com um problema.
Já alguem teve o problema no Android Market,
Que ele fica em Starting Download e não sai do mesmo, tendo o wifi ligado.
Porque razão é que isso acontece, e cm posso dar a volta a isso??
Será por tar a usar a net da empresa que vem com acesso por “Certificate”? Porque de resto ele funciona bem, tanto no youtube, cm a pesquisar apps no market, mas nos downloads, e no acesso ao GoogleChat ja nao.
Quando uso em casa, há aplicações que demoram uns segundos a começar a descarregar.
Já na faculdade, tanto ligado à eduroam como à guest-eduroam, nunca consegui instalar uma aplicação directamente do Market. Não sei qual é o motivo mas nunca deu.
Nesses casos, quando quero mesmo algo na hora, googlo pelo package correspondente e instalo “à unha”.
Pessoal, será que me podem dar umas ajudas/dicas?
É assim, adquiri um galaxy S e gostava de utilizar o android market. Como sabem é necessario ter conta google, já a criei. Mas quando me ligo por wifi a uma rede e clico na aplicação do market aquilo faz duas opções : criar conta google ou ligar com uma já existente. Eu sigo essa escolha da já criada e aquilo diz-me para aguardar 5 min. Ao fim de 1 min e pouco aparece a dizer que nao foi possivel aceder.
O que tenho que fazer?
cumps
Olá. O procedimento é o que descreves. Talvez seja um problema de rede ou… sei lá. Experimenta abrir essa conta num browser para confirmares que estás a usar a palavra-passe correcta.
Eu acedo ao market aqui pelo pc, dá tudo bem com o user e a pass mas escolho uma app qualquer para fazer download e aparece uma msg a dizer que nao há nenhum telemovel android associado á conta…
Pois, porque tens de aceder primeira a partir do smartphone.
ok. entao quando tiver disponibilidade faço isso e depois digo aqui o resultado.
Obrigado pelo esclarecimento
Boas, já consegui aceder pelo smartphone, já fiz varios downloads e tudo. Á cerca de uma semana para ca, quando quero ligar-me por Wifi e aceder ao market ou ir ao browser, aparece um erro “falha no servidor”. O que será que posso fazer para ultrapassar isto?
boas malta.
so existe esta maneira de fazer pagamento?
é que nao tenho visa, n sei como fazer. obrigado
Se o teu banco MBNet podes criar um cartão de crédito virtual no MBNet (com valor máximo definido e validade máxima de 1 mês) associado à conta à ordem com cartão de débito.
Uma pequena dúvida, agora com esta promoção dos 10 cêntimos, comprei umas apps e reparei que quando crio o MBnet e uso, eles tiram 1 euro, possivelmente para verificar o cartão, eles voltam a depositar esse 1 euro? Mesmo com o cartão abatido?
Bom dia, aconteceu me exactamente o mm que ao David, tb me retiraram 1 euro, alguem sabe se esse dinheiro e devolvido??
Tiraram mesmo ou ficou cativo (saiu apenas do saldo disponível)?
Aconteceu-me algo semelhante na compra de músicas a $0.00, no Google Music, e o valor esteve “indisponível” no saldo (embora aparecesse na totalidade no saldo contabilístico) e passados uns 3 ou 4 dias voltou à normalidade, portanto acabou por não ter sido sequer retirado.
Para mim o Android Market é exelente… Só tem um defeito. Não ser possivel efectuar pagamentos com o saldo do cartão SIM. Se fosse possivel era optimo!!!