Quantcast
PplWare Mobile

ChatGPT faz a Google tremer e a empresa já trabalha em respostas

                                    
                                

Autor: Rui Jorge


  1. José Bacalhau says:

    Já tarde piaram. Da Google só já uso o Gmail e o Android, e é porque não há alternativas realistas.

  2. Crash171 says:

    E assim nasceu a SkyNet hehehe

  3. AlexS says:

    A Google dará prioridade à “obtenção de factos corretos, garantindo a segurança e a eliminação da desinformação”

    Tradução: o Google usará censura contra aquilo que não gosta.

    • Naodouonome says:

      o chatgpt tanto pode dar informações corretas como informações erradas.
      Ou seja, o que que o Google quer fazer é só dar a informação correcta.

      • João Pereira says:

        Quem controla a Google? O que é certo e o que é errado para a Google?

        • Adeus says:

          O que é certo e o que é errado não tem discussão, só se fores daquelas pessoas que gostam das teorias da conspiração. Claro como a água…

          • Godlike says:

            Como que não tem discussão?
            Conversa de gado obediente, uma Maria vai com as outras, que não gosta de usar a cabecinha para pensar, só gente assim é que diz uma parvoíce dessas.

            A maioria dos problemas que existem no mundo são precisamente porque as pessoas não conseguem concordar entre si sobre o que é “certo ou” errado”.

            E isto não é exclusivo à nossa geração apenas, basta olhar na história para observarmos as antigas civilizações que habitaram este planeta, todas elas tinham diferentes costumes e percepções do que era “certo” ou “errado”.

            Quantas guerras religiosas já ocorreram por diferentes percepções do “certo” ou “errado”?
            Quantas revoluções/guerras políticas entre países já não ocorreram por diferentes percepções do “certo” ou “errado” ?

            Da mesma forma não existe “bom” ou “mau”, tudo depende do ponto de vista.
            Podemos dizer que um mosquito é mau por ser sua natureza sugar sangue?
            Um leão é mau por matar a zebra? Talvez para a zebra seja… Mas para o leão tratar-se de sobrevivência.

            Se nós não conseguimos concordar entre nós, como vamos esperar que algum homenzinho lá no céu, algum juiz divino ou algum tipo de polícia espiritual venha-nos salvar do “certo” ou “errado”?

            Se fosse assim, não estaríamos sobre o controlo das forças “negativas” à tantos séculos.

            Dualismo é uma ilusão, 2 lados da mesma moeda, um não sobrevive sem o outro.

            Dividir e conquistar, de facto.

            Mas não se preocupem, só continuem obedientes e a fazer o que vos mandam que, de acordo com a política/televisão/religião algum político/super herói/divindade (que não vocês próprios, claro) irá vos salvar…

          • Joao Ptt says:

            O certo e Errado não ter discussão é algo ingénuo.

            Sim, do ponto de vista espiritual o correcto, e o errado, não têm discussão, mas aqui na Terra (e nas suas proximidades) onde falta a clareza de espírito para ter acesso e aceitar tal informação o que é correcto e errado não só é debatível como muitas pessoas aceitam algo completamente errado como verdade absoluta incontestável… elas não aceitam sequer a contestação apesar de estarem objectivamente completamente erradas.

      • AlexS says:

        O ChatGpt já está censurar, com o Google ainda é pior.

    • secalharya says:

      O ChatGPT está incorreto muitas vezes.

  4. Naodouonome says:

    O lançamento do chatgpt no bing não faz com que o Google desapareça. O Bing continua a ser um péssimo motor de busca e o chatgpt não substitui o Google.
    São 2 ferramentas diferentes, existe uma grande diferença entre fazer pesquisas vs ter uma resposta.

  5. DFS says:

    O chatgpt é espetacular a interpretar o que se pergunta, incluindo várias perguntas numa frase. Qualquer assistente comum fica a milhas de distância.
    O problema está por vezes nas respostas, quando começa a cruzar diversas fontes às vezes sai informação irrada, e esse é um problema que um motor de busca ou assistente não deverá ter.
    Para ser mais certeira provavelmente terá de ter mais informação, e ser um pouco menos inteligente, não “inventar”, mas é uma tecnologia que poderá revolucionar as pesquisas, daí a grande preocupação da Google.

  6. Vítor says:

    A atitude da Google está fundamentalmente correcta. A Microsoft e a sua “sucursal” Github já estão a ser processados numa “class-action” por quebras de copyright já que o Copilot simplesmente copia grandes partes do código criados por programadores para outros programas. Já a Midjourney e a Stability AI estão a ser processados por copyright infringement pelo mining e scraping de imagens e trabalhos de artistas presentes em websites. Os dados são então incluídos num dataset e usados para treinar AIGs. Até haver legislação para controlar estes abusos as companhias deviam proceder com cautela ou arriscam-se a pagar muitos milhões em compensações.

  7. Joao Ptt says:

    Não entendo todo este modo de pânico.

    O principal negócio da Google sempre foi os anúncios nas pesquisas, e com o tempo expandiram os anúncios para estarem um pouco por todo o lado. Também ganham imenso dinheiro com a Google Play. E tem estado a tentar monetizar todos os outros serviços alguns dos quais que eram gratuitos.

    Em que é que o ChatGPT vem alterar este cenário? A Google estava a prestar serviços de inteligência artificial similares aos do ChatGPT?Não parecia, como é que isto é concorrência?

    Ainda por cima o ChatGPT não é de todo à prova de erros, as pessoas queixam-se que aquilo apresenta muitos erros, mesmo para coisas simples, a pessoa tem de entender do assunto para aproveitar as partes boas do contrário não se safa.

  8. metalunatic says:

    Google quer acabar com a desinformação?
    Saia mais barato eles e outros meterem na front page: “Seja lá naquilo que acreditas, que o planeta Terra é redondo ou plano, respeita e dá-te ao respeito por nem todos pensarmos de forma igual. É daí que nasce a genialidade do que é ser humano.”
    Não sei se os russos e outros continuariam a investir forte e feio na desinformação.
    Ah… mas se calhar também não dá muito jeito para a google. hmmmmmmmmmmm. Se calhar mais vale investir numa causa perdida e continuarem dominantes nesta selva de betão e transistores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.