Android 4.2 Jelly Bean – novidades e situação actual
Faz quase um mês que foi mostrado pela primeira vez a versão 4.2 do Android que adoptou o mesmo nome da versão anterior, Jelly Bean, não se verificando o rumor de que teria o nome Key Lime Pie.
Inicialmente lançado com os novos equipamentos Nexus, o smartphone LG Nexus 4 e o tablet Samsung Nexus 10, e posteriormente disponibilizado para quase todos os outros equipamentos Nexus, está também disponível o código-fonte no AOSP e traz várias novidades interessantes, embora também já sejam conhecidos vários problemas.
Conheça as novidades e a situação actual desta versão.
As novidades do Android 4.2 Jelly Bean
A quantidade de novidades apresentadas vêm no seguimento do que já é habitual no Android. Mesmo considerando que se trata de uma minor release, a quantidade e qualidade das novidades são bastante agradáveis e desafiam a inovação perante a concorrência.
Concretamente, falamos de:
- Múltiplas contas de utilizador: esta é uma funcionalidade especulada há uns meses e acaba de ser disponibilizada! Está claro que a sua implementação só faz sentido em tablets e foi aí mesmo que surgiu, no Samsung Nexus 10, com o nome de Tablet Sharing. Cada utilizador com conta criada ficará com o seu próprio espaço, organização, Homescreens e aplicações.
- Fotos panorâmicas Photo Sphere: são fotos equiparadas ao que é possível ver no Street View, com a possibilidade de navegar pelas foto com uma rotação de 360º. Essas fotos podem ser vistas apenas (para já) no Google+ e têm este aspecto - link. Mais detalhes aqui.
- Teclado com escrita por gestos: é uma funcionalidade já possível de utilizar em teclados de terceiros como Swype ou Swiftkey mas agora disponível no teclado incluído no Android.
- Melhorias no ecrã de bloqueio: agora é possível colocar Widgets no ecrã de bloqueio, dando assim ainda mais utilidade a esse ecrã.
- Acções a partir das notificações expansíveis: este tipo de notificações já estava disponível na versão 4.1, no entanto agora é possível desencadear acções directamente a partir da notificação, caso tenha sido feita para tal.
- Melhorias no Gmail: tal como já tínhamos dado conta aqui, mesmo antes do lançamento oficial, agora a aplicação Gmail está mais funcional e permite fazer zoom em qualquer email, onde o texto é automaticamente ajustado à largura do ecrã. Foi ainda melhorada a gestão de anexos, a possibilidade de fazer um deslize horizontal sobre um email para o arquivar/eliminar e a interface sofreu melhorias no geral.
- Protecção de ecrã Daydream: é uma protecção de ecrã inteligente que permite fazer slideshow de fotos da galeria, notícias e outros. Poderá não ser muito útil num smartphone mas num ecrã de tamanho mais generoso será bastante funcional.
- Melhorias na acessibilidade: porque a acessibilidade também é uma questão de grande importância, agora é possível fazer um toque triplo para aumentar todo o ecrã ajustar o zoom com 2 dedos. É também possível a reprodução de texto em voz e modo de navegação por gestos para utilizadores invisuais.
- Partilha de ecrã sem fios Miracast: o Miracast é um protocolo de partilha de ecrã, criado pela Wi-Fi Alliance, e permite fazer a partilha de conteúdos multimédia com qualquer TV que suporte Wi-Fi Direct (não necessita de ligação à rede local).
- Melhorias no Google Now: este assistente inteligente agora tem a capacidade de utilizar o Gmail como fonte para novos cartões, melhorou as reservas de hotéis e restaurantes e as recomendações de filmes e músicas, entre outros.
Existem ainda pequenas actualizações nalgumas aplicações e muitos outros melhoramentos. Poderá ver a lista completa aqui.
Problemas reportados nesta versão
Quando foi lançada a versão 4.1 Jelly Bean, na Google I/O 2012, o feedback foi bastante positivo em geral. O aumento na velocidade de resposta do sistema foi bastante evidente (concretamente devido ao Project Butter), e as novas notificações juntamente com o Google Now foram excelentes novidades, sem grandes problemas ou bugs.
No entanto, em relação à nova versão 4.2, algumas semanas de utilização já permitiram a "criação" de um conjunto de problemas que se têm vindo a verificar nos dispositivos Nexus que foram actualizados (Galaxy Nexus e Nexus 7) e lançados com esta versão (Nexus 4 e Nexus 10).
Os problemas mais conhecidos são:
- Falta do mês de Dezembro na aplicação Pessoas (contactos)
- Problemas com o Bluetooth
- Consumo exagerado de carga da bateria
- Tempo de carregamento longo
- Problemas no ecrã de bloqueio
- Ajuste automático do brilho desajustado
- Reinícios aleatórios
Estes problemas não surgem com um padrão nem em simultâneo na sua totalidade, no entanto a quantidade de reclamações referentes a cada um deles, torna-os de facto em problemas conhecidos.
Relativamente ao problema da não existência do mês de Dezembro, a Google já fez saber que o problema será corrigido muito brevemente e afirmou que "as datas de nascimento e aniversário de Dezembro da família e amigos não serão esquecidos", o que indica que a actualização surgirá via OTA antes do início do próximo mês.
Quanto a todos os outros problemas, não há nada relevante a referir (para já) mas como já é hábito, as actualizações continuarão certamente a surgir de acordo com os problemas reportados.
Acerca da esperada versão de nome Key Lime Pie, o mais provável é que seja lançada oficialmente no próximo evento Google I/O, em 2013, e será provavelmente a versão 5.0. Por falar nessa versão, surgiu recentemente um relatório de benchmark da aplicação Nenamark onde mostra o resultado do Sony Xperia T (LT30i) na versão 5.0.0 do Android. A ser verdade, demonstra que a Google está já a trabalhar na nova versão com bastante antecipação.
Já utiliza a versão 4.2 do Android? É afectado por algum dos problemas apontados?
Este artigo tem mais de um ano
Boa tarde ,
A Google não para mesmo , têm uma cadencia de trabalho frenética o mais positivo de tudo isto são as constantes evoluções no sistema operativo , embora nesta versão com demasiados bugs alguns deles incompreensíveis , esperemos que a Google rapidamente resolva este problema , eu entretanto já me decidi finalmente o SGIII está a ser comercializado com o 4G e já vem com o 4.1 e vai ser mesmo este que eu vou comprar .
Cumprimentos
Serva
O galaxy S3 com 4G não tem 2GB de ram e 1,6GHZ de processador?
Se não me engano a versão i9300 ja tem 4G não?
Só a versão i9305 é que tem 4G
O processador é o mesmo, a ram é 2 gigas.
Sim e não. Usa o mesmo processador mas tem realmente 2Gb, enquanto que o “normal” GT9300 só tem 1Gb, não percebo porque. Deviam ter todos 2Gb. Tenho um S3 e faz bem falta.
Samsung just released it’s Android 4.1 Jelly Bean kernel source code for the LTE Samsung Galaxy S III (GT-I9305). Don’t confuse this device with the dual-core snapdragon S4 US Variant as this is the European LTE variant. GT-I9305 has the same Quad-Core Exynos 4412 CPU and the same ARM’s Mali-400MP GPU as the international Samsung Galaxy S III (GT-I9300). The only differences are that the European LTE variant uses 2GB RAM instead of 1GB and has LTE Radios.
Ja vais tarde a comprar o teu SGIII, daqui uns meses ja sai o SGIV, neste mundo agora ja nem vale comprar um dispositivo de top, que passado pouco tempo sai outro, enfim! Pelo menos com actualizaçoes podem fiar mais tempo!
Muito Bom! Bom fim de semana a todos! Epa o google ja xega de tantos wallpapers roza no android! foi bonito no inicio mas agora ja enjoa!
Boas. neste momento estou com as aplicaçoes google da versao 4.2,mais concretamente,o Photo Sphere, a escrita com deslize do dedo,as contas multiplas,a nova versao do gmail,e mais algumas funcionalidades adicionadas pela comunidade CyanogenMod,pois é a rom que tenho no momento no meu S3
Até ao momento,tenho tido alguns bugs,mas nada de especial.
Até a data,relativamente a bateria,com full charge, apos 15H e 30 minutos,resta-me ainda 40% de bateria,mas acho que é um valor perfeitamente aceitavel para uma rom que está em constante atualizaçao,pois sao as Nightly Releases…
Enfim,ate ao momento,bastante satisfeito com as novidades da google e inovaçoes da team Cyanogen 😀
Anyway,keep up the good work PPLWARE 😉
Eu consigo um máximo de 2 dias com a rom FoxHound 1.5 (4.1.2)…
nada mau..eu consegui tambem atingir um pouco mais que as 48h com a Xpower mas essa ficou-se pela versao 4.1,pois o developer desistiu da rom,mas é uma rom bastante estavel e com bastante fluidez e sem lag’s..
Mas obrigado pela tua informaçao,pois assim ja sei qual a proxima rom a testar 😉
Para te deixar mais a par do assunto, testei algumas das roms que estão no Forum XDA e perdi algum tempo a testar roms como OMEGA, WanamLite, FoxHound e Android revolution HD. Também testei várias kernels e combinações diferentes com estas roms, para já a rom com melhor performance e bateria que te posso recomendar é a 1) Android recolution HD ou a Foxhound. E a nivel de Kernel a melhor é sem duvida a Perseus Kernel do AndreiLux, testei todas as outras inclusive Syah Kenrnel mas o drain de bateria era elevadíssimo. Mas aviso já que gosto de manter todas as funcionalidades do telemóvel (smart rotation, smart stay, motion etc…), tento sempre ter o mais bateria possível sem comprometer a capacidade do telemóvel, se tiveres disposto a abdicar de algumas consegues facilmente uns 3 dias porque posso te dizer que eu já consegui os 3 dias de bateria no S3. Para além disso meto também uns tweaks para melhor deep sleep e o meu S3 em standby gasta-me para ai 1% a cada 8 horas. mas repito em standby….
agradeço toda a informaçao dispensada,pois sou um avido leitor tanto do XDA como do PPLWARE
Contudo considero-me ainda um pouco inexperiente,pois apesar de entender bem o ingles,e ser bastante curioso,mas ainda ha algumas coisas que nem sempre compreendo e sei qual a finalidade delas,apesar de ir googlar de imediato…
Contudo(se o pplware me permitir),deixo-te aqui o meu email para podermos trocar algumas impressoes relativamente ao flashar rom’s e suas respetivas capacidades: bcuraboy@gmail.com
Desde já o meu muito obrigado pelas tuas respostas e informaçoes dispensadas 🙂
@bcuraboy, podes usar o nosso fórum para qualquer questão mais específica que tenhas: http://forum.pplware.com/
mr.peacexda@gmail.com Fica aqui com o meu mail.. quando quiseres informações avisa-me… já passei por várias rom e tweaks.. posso facilmente recomendar.te as melhores e inclusive enviar-te alguns prints do ecrã caso seja necessário para te ajudar… 🙂
Há que tirar partido do ferrari 🙂
Eu tenho a rom miui, 3.1 acho eu, e nem um dia aguenta x.x
Fico parvo como voces falam em passar e ate chegar aos 2 dias omg ^^
experimenta a Android revolution HD que referi junto com a perseus kernel… foi mesmo a melhor combinação que encontrei para o galaxy s3. Mas tudo depende também do uso que dás 🙂 Eu sou um usuário médio… e consigo os 2 dias…ainda a sobrar 20%. (carrego sempre aos 20% porque não é recomendado deixar abaixo deste valor)
Além que tenho sempre cuidados de desligar wifi e mobile data quando não preciso… sync desligado também quando não preciso.. e auto brightness sempre on..
eu tambem ja tive a miui(era a que tinha antes da Cyanogen) e honestamente,desisti dela por dois motivos: a bateria e o facto de eu querer uma experiencia Android pura e nao uma interface que parece saida da concorrencia 😉
Obrigado Hugo,e é com satisfaçao que frequento o vosso forum. Ja sou resistado ha algum tempo e nao hesito em colocar la questoes que me sejam relevantes 😉
Há uma coisa que não entendo, já o escrevi algumas vezes por aqui:
A malta não dorme todos os dias? No local de descanso, não há corrente eléctrica? Porquê querer que atinja 2 dias para ficarmos sujeitos a esgotar a carga e ficar enrascados?!
Eu, todos os dias ao deitar, logo depois de afinar o despertador, o smartphone fica a carregar, quer tenha 90% ou 10% de carga.
Engane-se quem pensa que é prejudicial colocar a carregar ainda com níveis altos de carga…
Mas o que referes é verdade, níveis baixos já é prejudicial, o inverso não.
São opiniões… eu prefiro ter o máximo que puder de bateria, para não ter que carregar sempre… se puder aumentar o nível de bateria durante o uso do telemóvel melhor… se tiver a fazer algo que faça o telemóvel durar menos que um dia então convêm espremer a bateria o máximo que puder… dai tentar-mos fazer com que ela dure mais.
Claro, mas dependendo da utilização, o que em utilização normal dure 2 dias, pode não chegar a 1 dia numa utilização anormal, é sempre bom ter o máximo de autonomia possível… tal como é sempre bom começar o dia com 100% da carga 🙂 é essa a ideia.
é o que digo são opiniões xD não me afecta começar o dia com 50% lol se os outros 50% duraram bem num dia… os restantes 50% darão para o mesmo… nunca me deixou ficar mal… e já tive em situações que exigissem um gasto de bateria maior (gps)
Boas amigo…
Eu tenho um Galaxy Nexus ainda com o 4.1.1 (vou esperar pelas actualizações via OTA para não perder a garantia nem ter problemas) e gostaria que me desses umas noções melhores sobre isso da bateria.
Eu uma vez ou outra fico completamente sem bateria, o tlm desliga por completo. Isso é prejudicial?
É melhor carregar antes de chegar aos 15%?
Sei que estas novas não viciam, mas quanto ao resto pouco ou nada percebo.
Algumas dicas seria brutal 😉
Abraço
Ricardo, temos no Pplware um artigo interessante acerca de baterias no Android:
– https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/o-mito-da-calibracao-da-bateria-no-android/
Resumindo, existem 2 questões chave que devem ser cumpridas para maximizar o rendimento e durabilidade das baterias:
– evitar chegar a níveis de carga demasiadamente baixos (há quem recomende mínimo de 15%, outros de 20 ou 25%)
– proteger de temperaturas mais elevadas enquanto tem níveis de carga próximos de 100%
É inevitável que, esporadicamente, chegue a níveis de carga muito baixos, mas não será isso que a matará.
Temos também outro artigo acerca de baterias de lítio em geral:
– https://pplware.sapo.pt/hardware/toda-a-verdade-sobre-baterias-de-litio/
O meu tio com a rom original 4.0 conseguiu 4 horas e com a 4.1 5 h.. conforme se vai habituado ao S3 vai reduzindo isso.. Eu com tudo ativo (menos o bluetooth) e com o ICS consigo quase 48 h contínuas.. foi a maior surpresa que tive depois de migrar de um optimus 2x
o galaxy s3 tem uma boa autonomia… e o ICS não é mau de todo no que respeita á bateria… mas como sabemos a performance também não é a mesma… prefiro ter menos bateria e tirar partido total do telemóvel com o jelly bean. Afinal dure 1 dia ou 2, o telemóvel é para se usar. senão comprava um de 100 euros, que dava para o efeito.
O Android está impar com qualquer outro sistema operativo móvel. Lidera e os outros seguem.
Não duvides. E a samsung até tem contribuido, sendo o grande destaque (mas não a única novidade) na próxima rom deles o multiview. Há no note2 oficialmente, mas já está presente o leak para o S3 que anda aí a circular. Se é que se pode chamar leak, porque aquilo, por experiência própria, é sólido como uma pedra. Não me dá problemas de nenhuma espécie.
Tanto quanto eu sei, o multiview não existe no aosp e nem em mais lado nenhum. Corrijam se estiver enganado.
Para quem não sabe, o multiview é a capacidade de colocar 2 apps a correr em splitscreen no telemovel, com direito a redimensionar o espaço de ecrã que cada uma usa e tudo. MUITO útil para mim. O multiview de base só inclui algumas apps, mas há um mod simples que as acrescenta todas.
Não acho que a Versão 4.2 tenha trazido novidades estrondosas, antes pelo contrario, troce alguns bugs e problemas já relatados. No meu entender penso que o estilo do android puro já começa a enjoar, pelo menos a mim, e a google devia de começar a pensar em mudar alguma coisa. Eu sei que posso ter mil e um launcher’a mas não é a mesma coisa 😀
Visto que ainda é uma versão em desenvolvimento é normal os bugs e os problemas… em relação a algo diferente, não percebi, mais diferente que o android não arranjas… Agora se estás a falar de funcionalidades tudo isso depende do telemóvel e não do sistema.
A aparência do ICS e do JB e praticamente a mesma. São adicionadas algumas funcionalidades mas a aparência do launcher fica na mesma. Por exemplo as notificações tiveram novas funcionalidades e mudaram um pouco o aspecto lá e para mim ficou melhor.
Eu sei que há outros launchers, ex.: Go launcher, Launcher Pro, etc…
Pois é que é assim, existe mesmo outros launchers que mudam a aparência.. Pessoalmente adoro o touchwizz e nao troco por mais nenhum…. Mas se há pessoas aqui que se sentem monotonas e tem um android, imaginem os IOS users lol
Lol, eu tb tenho touchwizz(o novo) e é o que gosto mais. Mas andei muito tempo com CM 10 e ja me estava a fartar daquilo. Eu tenho um ipad e até agora nao me fartei do aspecto, pois pouco podes fazer no “ambiente de trabalho” e abrires a App que precisas e mais nada. Lol
Mas olha em qual passas mais tempo? no android ou no ios?
Claro que a aparência é idêntica. Ambas são a versão 4.* do Android.
Quando saiu, por exemplo, a 2.2 e depois a 2.3 também eram completamente idênticas.
Espera pela versão 5 e aí irá haver novidades nesse campo!
eu acho que agora(desde o ics) a aparência do android está espectacular, instalar outro launcher pra mim é estragar aquilo… e o jb está dentro do ics, logo eles não podiam mudar muito aquilo…
na minha opinião a google não devia mudar a aparência, apenas corrigir bugs e ir melhorando aquilo que já fizeram… pena é não haver concorrência pra este sistema operativo, nunca usei wp8 mas agrada me o aspecto e penso que tem pernas pra rivalizar com o android, o ios tem o dias contados, vamos la ver se o firefox os muda o jogo…
Concordo… o android esta fantastico como está agora… este touchwizz é do melhor…
Se tivesses o iOS então é que pegavas de cabeça, aquilo não dá para custumizares praticamente nada…
Viva! 🙂
Sabem se o samsung galaxy III vãi ser vendido como o nexus 4, na loja da google, pelos 300euros?
Obrigado!
duvido lol E ficava chateado visto que paguei os 600 euros oO
Lol, esquece essa ideia.
lol achas mesmo???
Preferi ficar na 4.1.2 mesmo. Testei a 4.2, mas não consegui usar ela por muito tempo não.
Utilizo o 4.2 no meu Gnexus, para alem do problema do calendário, não tenho problema nenhum dos relatados. Alias, acho que o consumo da bateria está melhor..
Obrigado pela partilha.
“Consumo exagerado de carga da bateria”
Este problema é daqueles que nunca vai ser resolvido no android.
Ou nos smarthphones
Fanboy detected xDD, nao gostaste que falaram mal do teu brinquedo ne? Mas nao deixa de ser verdade o que disseste tambem! O problema de todos os smartphones é a duraçao da bateria! Mas eu ja reparei em diferentes Rom’s no meu robozinho o bateria dura sempre diferente! Tempos que admitir que nosso rbozinho gosta de comer bateria!
isso tem muito que se lhe diga… se dás uso ao telemovel a bateria evapora-se lol
Com toda a honestidade, discordo.
Vamos começar por definir uso exagerado de bateria. Começa por pensar que isto é um computador de bolso, não um telemóvel e já bastante potente por sinal. Por ex o S3, quadcore a 1.4Ghz com 1Gb de ram. Tenho clientes com pcs de trabalho que nem isso tem lol. Ou seja, é fácil aceitar que estes aparelhos TEM que consumir mais que um telemóvel tipo nokia 3310.
Então eu defino o meu conceito de consumo de bateria bom em algo que não me perturbe e seja incómodo ao meu estilo de vida. Por exemplo, não vejo qualquer tipo de inconveniente em ter que o carregar todos os dias, enquanto durmo. Não o vou usar a dormir de certeza, para além da função despertador. E 1 dia ele aguenta nas calmas, com tudo que eu quero dele (e o uso até é bastante intenso). Até aguenta 2 mas não quero arriscar ter que precisar dele e ficar enrascado.
O que nos leva ao próximo ponto. Não tenho experiência com WPhone mas já tenho com o iphone e também não dura mais que isto. Aliás, se tivesse que dizer, até durava menos, porque faço mais coisas ao mesmo tempo no S3 (que até tem um ecrã maior) que fazia no 4S e a bateria dura sensivelmente o mesmo. Suponho que se fizesse estritamente o mesmo, a bateria até durasse mais no S3.
Obviamente bugs são um assunto à parte mas ninguém está isento deles. A apple também sofreu de problemas de uso exagerado de bateria algures no ios5. No entanto, não representam uma situação normal por isso não podem entrar num comentário tão generalista. Acontecem, são corrigidos e o mundo segue em frente 🙂
TL,DR: Desde que a bateria dure 1 dia, não é consumo exagerado e por conseguinte não é um problema.
Tenho um ASUS Transformer Pad TF300T
Nunca se fala dele
Tambem vai ter o android 4.2 ?
Obrigado.
Só a Asus poderá fazer com que se fale dele, é dar-nos motivos para isso 😀
Mas já se falou dele aqui: https://pplware.sapo.pt/gadgets/analise-tablets-asus-transformer-prime-tf201-pad-tf300tg/
A falta de mes de dezembro afeta todos…
A parte disso, meia volta o meu ecrã liga sem razão… ate agora é só isso 🙂 (Galaxy Nexus)
Tenho o Nexus 7 há uns dias, mas ainda não o utilizei a fundo porque tenho um Galaxy Tab 7 e um S2 e penso apenas dedicar-me ao N7 depois de fazer umas experiências com o Galaxy Tab 7. Em ordem a este Tab, diziam que não suportava o ICS 4 (tinha o Gingerbread 2.3.6) mas conseguio instalar-lhe a versão 4.0.3 e está a comportar-se muito bem. Quanto ao Nexus 7 ainda não notei bugs…
No meu Nexus, não consigo ativar o Bluetooth, não tem jeito!
Espero logo uma solução, pois uso muito o BT, mas tirando isso o 4.2 é excelente, de longe o melhor que já usei, é claro com root, para usar o android de VERDADE!!!
Experimentei agora mesmo o Bluetooth no Nexus 7 e ele funciona… Foi imediatamente reconhecido pelo PC…
Quando sai uma nova versão do iOS é um chorrilho de vozes dos Android fanboys com a lenga-lenga “não traz nada de novo”.
E o Jelly Bean trouxe o quë ? O “Fotos panorâmicas Photo Sphere” 😉
Sabes o que significa minor release? E major release?
Sabes quando foi a última major release?
A penúltima minor release trouxe mais ao Android do que a concorrência lança como major release.
Estamos sempre a aprender, né? 😉
O que significa minor release ? P’r’aí “Nexus release”, não ?
Ninguém até agora veio com a treta dos fan boys… tinhas de vir tu atirar lenha? Parece duas matilhas à guerra por um lugar no território. Deixem-se disso! já chega..
Alguém já experimentou a ROM do Rashed para o Lg P500, nomeadamente o 4.1.2? o que têm a dizer?
A par da falta do mês de Dezembro no “Pessoas” tudo bem no Nexus 7. É um tablet mt bom e com uma portabilidade fantástica.
Boas, sobre o Galaxy S3 alguém me pode dar algum feedback? Como é ao trabalhar com ele? Se o comprar agora quantos anos irão ser precisos para estar ultrapassado? Sei que estão sempre a surgir novos modelos mas em principio deverá servir para muito tempo certo?
Abraço,
Rui Martins
Boas,
por acaso alguém sabe para quando o Nexus 10 em Portugal? Já não falo nos preços porque vai ser a vergonha de sempre.
Obrigado!
Boas,
No meu caso, ainda não recebi a notificação de actualização para o 4.2 para o meu Galaxy Nexus, é normal ou algo de estranho?
Obrigado!
Tambem ainda não tenho o update para o 4.2. Tenho instalado o 4.1.1
Viva,
Poderás ter a versão yakjuxw como eu tinha quando comprei o meu Galaxy Nexus. O ‘mal’ desta versão é das atualizações serem lançadas pela Samsung e não diretamente pela Google, o que normalmente significará mais tempo até teres a atualização.
Para saberes se és yakjuxw ou yakju, vai ao Google Maps no teu Android, Menu > Definições > Acerca de > Dispositivo.
O meu diz: “samsung yakju”.
O meu também diz: “samsung yakju”.
Enquanto isso, esqueceram-se de fazer upgrade aos dispositivos com 2.3.6 mais recentes, que possuem bom hardware…depois vem-me falar de fragmentação.
O que tem a Google a ver com isso?
Saiu a 4.2.1 e já tenho Dezembro 😛
Eu a queixar-me e olha já cá está… 4.2.1 😛
Quando se instala uma Custom Rom 4.2 ou 4.2.1 corre-se o risco de se ver apagado o SDcard interno conforme se diz aqui e na thread indicada:
http://www.xda-developers.com/android/guide-released-shows-how-to-update-to-4-2-without-losing-sd-card-formatting/
Isto já me aconteceu duas vezes no Asus Transformer e é bem real. Uma a testar uma 4.2 outra a instalar a 4.2.1 que tenho agora a rolar.
Alertado como estava copiei antes o SDcard interno para o SDcard Externo.
Isto é devido ao novo sistema Multi User. O conteúdo do SDcard pode aparecer em /SDcard/0 ou no caso do Transformer TF101 em /data/media/0.
Fica aqui o alerta. Noutros dispositivos não sei como será.