A Google vai começar a apagar contas dentro de dias! Veja se a sua está nessa lista
A Google já tinha alertado que estaria a preparar uma limpeza grande nas contas dos seus utilizadores. Estas vão ser simplesmente eliminadas caso não estejam a ser usadas, permitindo poupar recursos. A data aproxima-se e as contas que querem manter ativas têm de seguir alguns passos. Descubra como o fazer e evitar que a sua conta Google seja eliminada.
É já a partir do dia 1 de dezembro que a Google começará a eliminar as contas inativas nos seus serviços. Esta não é uma novidade, passando para a prática as novas regras que a gigante das pesquisas definiu para os seus utilizadores e as suas contas.
A Google define uma conta inativa como aquela que não foi usada por um período de dois anos. Uma vez considerada inativa, algo que acontece já dentro de 3 semanas, a partir de 1º de dezembro, a Google poderá excluir todo o conteúdo e dados da respetiva conta.
Esta alteração foi revelada em maio e antes a empresa excluía apenas o conteúdo armazenado na conta, não a conta em si. A mudança pretende reforçar a segurança, uma vez que contas não utilizadas são mais suscetíveis de serem comprometidas.
Para manter a sua conta, basta ativá-la. Para isso só necessita de fazer login e usando qualquer um dos serviços da gigante das pesquisas. Abaixo tem exemplos de ações que pode tomar para mudar a sua conta para o estado de ativa:
- Ler um e-mail no Gmail
- Usar o Google Drive
- Assistir um vídeo do YouTube
- Usar a Pesquisa da Google
- Usar o login da Google para fazer login num serviço de terceiros
Deve ter em consideração que esta política da Google aplica-se apenas a contas pessoais. Contas de organizações como escolas ou empresas não são afetadas por esta política. Ainda assim, quem quiser manter a sua conta ativa tem mesmo de a usar, algo simples, que pode fazer periodicamente.
Este artigo tem mais de um ano
Todas as empresas deveriam fazer o mesmo, mas o prazo deveria ser, de 1 ano.
O maior problema é que os utilizadores não são reciclados, e hoje em dia quem quiser criar uma conta na Google vai ter um username estapafúrdio, visto que todos os mais vulgares estão ocupados.
Se fossem reciclados podia roubar a entidade de alguém.
Imagina que alguém está em coma, acidente, .. depois esteve em fase de recuperação ou outra situação num período de um ano.
Ao reciclares ias ter acesso aos dados de outras contas, informações, …. .
Bem bom para quem quer ter acesso a informações de outros, roubos, …..
o mesmo acontece com o numero de telefone que após ser desligado voluntariamente ou involuntariamente é reutilizado passado um determinado periodo de tempo. No entanto, qualquer sistema decente vai sempre requerer mais dados ( ex 2FA ) 🙂
Quem tem 6 contas ou mais é difícil de as gerir, felizmente não é o meu caso. Só tenho 3 portanto é fácil. Eu também acho que devia haver uma remoção de contas que não são utilizadas em outros serviços (paypal)
Obrigado pelo aviso. Já estou a ver que tenho de dedicar uma tarde inteira para fazer logins…
Eu tenho uma do Gmail e nunca precisei de outra da Google. Tenho também uma do SAPO e outra do Outlook, por causa da Microsoft.
Tal como aqui…já tinha uma do Hotmail ( agora outlook ) e quando passei a usar a do Gmail, deixei de usar a outra mas de vez em qd vou lá só para dizer um olá e sair…para não perder o acesso como a Google agora está a fazer.
Fundi meu Hotmail no Outlook e nunca mais precisei logar nas duas, pelo contrário, Lugo uma e já conta como as dias ficou em alias