A Google continua a querer que a Apple adote o RCS e agora usa publicidade de rua na CES
A Google entendeu que o futuro das mensagens vai passar pelo RCS e pelo que este serviço tem para oferecer. Já tem a sua implementação no Android e tenta por tudo que a Apple siga o mesmo caminho, para assim criar um sistema verdadeiramente universal.
Com várias campanhas já em curso, em que mostra as vantagens do RCS, tentou agora novamente chamar à atenção. Foi na CES, numa publicidade bem visível por todos, que a Google voltou a apelar à Apple para que aceite implementar algo que parece ser muito simples.
Apple, é hora de adotar o RCS e deixar os SMS?
Está mais que provado que o SMS é um sistema falível, inseguro e que está ultrapassado. Os utilizadores continuam a querer trocar mensagens e exigem mais, o que não podem ter acesso com o sistema tradicional e que sempre se habituaram a usar.
É neste cenário que surge o RCS, que traz segurança à troca de mensagens, mesmo em grupo, e capacidades multimédia. Este é já o sistema de facto no Android e deverá ser em breve em outras plataformas que estão no mercado.
Com a Apple a ter um papel importante no mundo dos smartphones e das comunicações, é natural que a Google queira que a sua concorrente abrace também o RCS. Este não é uma alternativa ao que a criadora do iPhone oferece, mas sim um complemento para unir os 2 ecossistemas.
@uptin First time I’ve even seen an ad for android and it’s going all out
♬ Funny Song - Cavendish Music
Google quer que este passe a ser o padrão das mensagens
A procura da adesão da Apple é de tal forma grande que mais uma vez a Google apelou aos utilizadores. Colocou uma publicidade bem visível na CES e um texto que explica que será simples resolver o problema das fotografias e vídeos pixelizados.
Para complementar o anúncio que tem presente, a Google incluiu ainda várias linhas de código a serem mostradas aos utilizadores. Estas parecem ser as necessárias para resolver o problema da Apple e implementar o RCS no iOS e em outros sistemas da gigante de Cupertino.
Naturalmente que a Apple deverá seguir a mesma posição que teve no passado, ou seja, simplesmente ignorar a Google e o RCS. O seu CEO, Tim Cook, já comentou sobre o tema e revelou que não existe qualquer interesse da empresa em ter este sistema e a interoperabilidade a funcionar entre o Android e o iOS.
Este artigo tem mais de um ano
Mas porque razão, 2 empresas não podem ter serviços diferentes?!
A Google é chata!
Aceita que dói menos.
Sem falar que o RCS não pode ser tão universal como o SMS, simplesmente porque utiliza a rede de dados, que nem toda a gente tem ou esgota o limite em alguma altura, dependendo do plano tarifário… vale lembrar que mesmo que você tenha dados ilimitados isso não é a realidade da esmagadora maioria da população mundial que utiliza redes móveis.
Quanto à segurança, essa é para rir, segundo por exemplo uma análise à mesma por parte da SRLabs: https://www.srlabs.de/bites/rcs-hacking
Resta saber se a Google fez alguma coisa para solucionar todos os problemas, ou se ficou para as operadoras descobrirem como fazerem bem as coisas ou seja: os clientes estão tramados.
“mesmo que você tenha dados ilimitados”
Nós temos é “todo o trafego incluido” LOL
Muito bonito a Google queres que os outros usem tecnologia deles, os rayalitis tambem contam.
Quando a Apple distribuiu o codigo do iMessage a Google tambem disse que não….
Já me aconteceu enviar mensagens por RCS para pessoas que não tinham dados ou não estavam ligados e por isso não receberam as mensagens.
O SMS garante que a pessoa envie e receba uma mensagem “offline” (daquelas mais importantes por exemplo) e continua a ser o modo mais fidedigno para isso.
Eu, que geralmente não sou atraido pelos produtos da Apple, concordo ocasionalmente com as decisões da empresa.
Este é um desses casos!!!
Acho que a Apple esta coberta de razão.
E mais: se apple cede é mais um sistema controlado pela Google (como acontece com o Chromium, o Android, o MV3 dos browsers, etc…) o que diga-se: é mau!
A partir do momento em que é um sistema online, não se entende muito bem como isso não é um concorrente por exemplo aos múltiplos mensageiros já existentes (iMessage, WhatsApp, Signal, Facebook Messenger, Telegram, Threema, etc.).
Teoricamente cada operador terá o seu próprio servidor RCS, mas a própria Google disponibiliza um servidor RCS, o que obviamente lhe permite ter acesso às mensagens, a não ser que a mensagem seja enviada de 1 pessoa para 1 outra pessoa e ambas suportem mensagens cifradas, e ainda assim não sei, porque se for como no WhatsApp ou iMessage por exemplo a pessoa não controla a chave privada e então nada garante que a Google ou Apple não leia tudo na mesma seja permanentemente ou quando quiserem. Aliás por causa do receio de que a Apple lê-se as mensagens é que os próprios funcionários quando andavam a organizar protestos e assim não utilizavam a própria plataforma da Apple, tal era a desconfiança que eles próprios tinham na segurança e privacidade das comunicações… que eles certamente sabiam que se a empresa quisesse, e naquele caso existia uma motivação clara para isso, poderiam interceptar e decifrar as comunicações e agir com base na informação interceptada, e claro até eventualmente ir mais longe e interromper comunicações e talvez até modificar as comunicações.
A partir do momento em que é produto google; limita tudo !!!
mas por carga de agua um sistema aberto (teoria) como o RCS tem de ser google ! podia ser como os sms que não precisaram da google para se afirmar.