5 novas aplicações criadas pela Google que são úteis e divertidas de usar
As aplicações tomam conta dos nossos hábitos. Como resultado, passamos a usar apps e serviços para tudo o que fazemos dada a facilidade de usar e obter respostas à medida. A Google sabe disso e tem lançado pequenas ferramentas que são gratuitas e de excelente qualidade.
Desta forma, falar destas aplicações é transmitir qualidade. Embora uma ou outra já tenham sido abordadas noutros conjuntos, hoje deixamos 5 novas aplicações criadas pela empresa pertencente à Alphabet.
Há dias fizemos um conjunto de ferramentas onde estava incluída uma app web criada pela Google. Mais tarde, lançamos uma outra em carácter individual devido à sua importância no capítulo da segurança. Agora, atacamos com 5 software da casa Google.
1 - Transcrição instantânea (Android)
A Transcrição instantânea é um novo serviço de acessibilidade criado pela Google. Como se pode ler na página do serviço, esta suporta a transcrição em mais de 70 idiomas e dialetos e foi desenhada para servir os surdos e pessoas com dificuldade de audição.
Através da revolucionária tecnologia de reconhecimento de voz automático da Google, a Transcrição instantânea efetua uma transcrição em tempo real de voz para texto no ecrã para que possa participar em conversas no mundo que o rodeia. Além disso, pode manter um diálogo constante ao escrever a sua resposta no ecrã.
Homepage: Google
Preço: Gratuito
2 - Squoosh
Esta é uma ferramenta com o cunho Google. A gigante das pesquisas sabe da importância do espaço ocupado pelas imagens. Desta forma, a empresa quer ajudar a tornar os sites mais leves e pretende começar por otimizar as imagens. Para isso, a empresa lançou há algum tempo o Squoosh.
Esta é uma ferramenta capaz de comprimir as fotos e reduzir as suas dimensões.
Este projeto, desenvolvido pelo Google Chrome Labs, tornou-se numa ferramenta que pode ser usada no browser. Contudo, por trás existe WebAssembly para guardar imagens nos formatos mais tradicionais, como JPG e PNG, ou naqueles voltados para a Internet, como WebP e MozJPEG.
3 - Password Checkup (Chrome)
Chama-se Password Checkup e foi desenvolvida pela gigante das pesquisa, com a intenção de alertar os utilizadores do Google Chrome, caso a sua palavra-passe tenha sido comprometida. A extensão é completamente gratuita e foi agora anunciada pela gigante norte-americana.
É simples e cumpre um único propósito, o de verificar a integridade das suas passwords. Trata-se de mais uma ferramenta, uma nova extensão, para que saiba exatamente se a sua palavra-passe ainda garante a segurança da conta.
4 - Shadow Art (Web)
A propósito do Ano Novo Lunar, a Google lançou um novo jogo para a web. Chama-se Shadow Art, usa inteligência artificial com base na plataforma de aprendizagem automática de código aberto da empresa, a TensorFlow.
O jogo está disponível em português e começa por descobrir qual é o signo lunar do jogador. Posteriormente, este solicitará o acesso à câmara e usamos as mãos para "desenhar" as imagens dos animais propostos.
5 - Google Earth Voyager
Por vezes perdemos horas a viajar no planeta de forma virtual, mas com uma qualidade de dados que quase parece que estamos lá.
O Google Earth Voyager, lançado em 2017, ainda é pouco conhecido do público em geral. Contudo, esta nova versão mostra a Terra recorrendo a imagens aéreas e de satélite, mas na função Voyager. Esta funcionalidade chegou através de uma parceria que a gigante americana fez com várias empresas, cientistas e organizações sem fins lucrativos.
O novo Google Earth já está disponível via Google Chrome. Desta forma, o utilizador põe fazer as malas e, nas asas do serviço Voyager, passear por mais de 50 “viagens interativas”, vislumbrando a vida selvagem no Parque Nacional do Gombe, na Tanzânia, os tesouros da cultura Maia, no México e outras cidades deste mundo com um detalhe incrível
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Nao ‘e American first, ‘e America first
“2 – Squoosh”: Nos tempos da internet dial-up, existia uns aplicativos que faziam isso para reduzir o tamanho das imagens e consequentemente providenciar um carregamento de página mais rápido. Se não estou em erro era distribuído com os CD’s da CLIX e NETCETERA…