Xiaomi: vislumbra-se a queda de um império?
Durante os últimos anos, uma das marcas que mais se destacou no mundo da tecnologia foi a jovem chinesa Xiaomi. A empresa tornou-se na maior vendedora de smartphones do país e, claro, numa das maiores do mundo.
Agora, a tendência começa a inverter-se e a empresa, no segundo trimestre do ano, caiu 38%, vendendo menos 6,6 milhões de smartphones que no período homólogo.
A IDC apresentou os resultados de mais um estudo ao segmento tecnológico, neste caso ao mercado chinês, que não é nada positivo para a Xiaomi, uma das empresas que mais se destacou durante os últimos anos.
Segundo o estudo agora revelado, a Xiaomi teve uma quebra nas vendas de smartphones de 38% no último trimestre, face ao mesmo período do ano anterior. A empresa vendeu assim 10,5 milhões de unidades de smartphones, entre Abril e Junho, um número bastante inferior ao 17,1 milhões vendidos nos mesmos meses de 2015.
Com esta descida, a empresa chinesa salta do primeiro para o quarto lugar das empresas que mais smartphones vendem no país, posicionando-se atrás da Huawei, Oppo e Vivo.
O poder do marketing
Segundo a IDC, a Huawei e a Oppo tiveram um aliado de peso para conseguir ultrapassar a Xiaomi: o marketing.
A Huawei lançou um smartphone com uma câmara com duas lentes Leica (algo que a Xiaomi também já incluiu no seu último smartphone, Xiaomi Redmi Pro) enquanto que a Oppo apostou na tecnologia de carregamento rápido. Na verdade, a Xiaomi pouco inovou, lançando até vários equipamentos que mal se distinguem uns dos outros.
Espera-se que o próximo Xiaomi Mi Note 2, que deverá ser apresentado já a 5 de Setembro, surpreenda o mercado com um ecrã curvo, os 6 GB de RAM e a bateria de 4000 mAh com tecnologia de carregamento rápido.
A Xiaomi discorda deste estudo
Ao site Bloomberg, a empresa deixou a informação de que já contestou este estudo, uma vez que existem outros mais optimistas, ainda que todos indiquem que a empresa tenha obtido resultados nas vendas inferiores ao ano anterior.
Este estudo revela ainda que a Apple continua a perder terreno no país, o que, consequentemente, se reflecte de forma bastante negativa nos seus resultados globais, já que a China é o seu maior mercado exterior.
Este artigo tem mais de um ano
“Na verdade, a Xiaomi pouco inovou, lançando até vários equipamentos que mal se distinguem uns dos outros.”
O problema deve ser mesmo esse… não pode parar, não pode imitar a Apple também nisso.
Pois não, porque não têm uma legião de seguidores dispostos a pagar mais pelo mesmo, como na Apple. A Apple pode parar e vende na mesma, a Xiaomi não.
Legião de seguidores dispostos a pagar mais pelo mesmo é no Android!
S7 = S6, sem dúvidas
Nexus 6p = Nexus 6, sem dúvidas
A Apple apresenta novidades como o 3D Touch, e o Feedback táctil. Mais do mesmo.
6p e 6? Tas todo minado
foi isso que ele disse
Quem mais faz isso é a Samsung.. Sinceramente não percebo porque de lancarem tantos modelos por ano. A Xiaomi no inicio era meia duzia, agora apanhou-lhe o “gosto”..
Estratégia anquiquérrima… Inundar o mercado e não dar espaço para a concorrência. Você acha que a Nokia reinou por tantos anos como?
Qual império?
https://pplware.sapo.pt/informacao/xiaomi-lidera-mercado-dos-smartphones-na-china/
Aquela cena de ser o maior vendedor no maior mercado. Esse império…
Um dos maiores problemas que vejo da xiaomi esta nos rápidos updates prometidos.(não tem palavra)
Equipamentos a subirem de preço de lançamento para lançamento. (quem tudo quer tudo perde)
Falta de investimento em designe e inovação.
Dispersão. (Qualquer dia faz programas de culinária)
Quais são os critérios da PPLware em relação ao “O seu comentário aguarda moderação” caso dos meus comentarios.
Para todos estarmos em igualdade e jogarmos o mesmo jogo.
Ya, updates que nunca mais aparecem, eu tenho um Mi3 de 2013 e ainda só fizeram o update para o Android 6.0.1 na MIUI 8.
Não estar no Android 6.*.* não quer dizer nada. O Redmi Note 3 Pro nem com Miui 8 está mas tem na mesma as funcionalidades, os patches de segurança e tudo aplicado. No mundo da Xiaomi que eles personalizam ao máximo o sistema, ter 5.1.1 ou 6.0.1 nada quer dizer.
Eu tenho o redmi note 3 pro e tenho a miui 8
Eu tenho um mi4c que ainda nem um ano tem e até agora nem promessa de MIUI 8.
Já tens o Miui 8 disponível há muito tempo. Tenho um Mi4C já com Miui desde Junho, e há stable também há muito.
Tenho um MI4C e tem a miui 8 com Pt_PT
Também tenho MI3 e vai na versão 6.8.11
As atualizações semanais não são bem semanais mas quase
Quanto à marca e equipamento só tenho a dizer bem.
Só para informar que há updates diários, semanais e mensais.
Não sei porque queres sempre estar atualizado no máximo. O telemóvel trabalha na mesma.
A questão q se coloca é : não cumprirem a palavra.
Exemplo. Foi prometido o miui para 16/8, depois 23/8 e agora já nem compromisso de data.
Promessa de actualização para marshmallow a quando do lançamento de vários produtos. Redmi note 3 etc.
No meu mundo de valores, a palavra é importante. Muitas das compras são baseadas nesses pressupostos.
Quanto à querer estar actualizado, correção de problemas de segurança diz te algo?
Comprei um Xiaomi Mipad 1 em Janeiro do ano passado e até ao dia de hoje continua com a mesma versão do android (4.4.4), enquanto o Nvidia Shield, que tem o mesmo SOC, já vai no 6.0.1. Se ao menos tivessem lançado a source do kernel os devs podiam fazer alguma coisa. Lá de vez em quando há uma actualização do MIUI mas pouco ou nada muda. Em relação ao MIUI 8, andam eles no forum á procura de alpha testers…
Teoricamente um kernel genérico pode ser manipulado para funcionar com o telefone. Alguns modulos (drivers, etc) podem ter de ser adicionados de forma a compatibilizar. Ja experimentaste procurar versoes do cyanogenmod ou outras baseadas em AOSP para o teu telefone?
Não existem ROMs AOSP para este tablet e não tem suporte por parte da Cyanogen. Eu cheguei a usar uma versão baseada na CM11 (BDITA) mas entretanto voltei para uma versão baseada na MIUI 7 (MIUI SMOKE) que com alguns tweaks consegue ter melhor gestão de RAM do que a primeira. Houve um dev que chegou a compilar uma ROM baseada no lollipop (CM12.1) mas tinha problemas (não tinha câmara, lentidão nas animações e a abrir aplicações, etc) e, segundo me lembro, o dev tinha referido que sem a source do kernel e sem os drivers proprietários da xiaomi era muito complicado fazer melhor, entretanto deve ter desistido.
Tenho um xiaomi redmi note 2 desde 2015, ainda não troquei porque nos modelos seguintes pouco ou nada tem de novo
Mas não poderia estar mais satisfeito com a marca e com o telemóvel
Vamos ver se esse xiaomi MI note 2 me conquista
Tenho um Xiaomi mi5 64GB Preto e nem quero saber de estatísticas nenhumas, incrivelmente rápido, ecrã brutal, bateria top, acabamentos premium, etc…
Com o dinheiro que dei por ele comprava um charuto da Samsung ou tinha que pagar um iPhone aos boxechos…
Agora a Xiaomi está a dar tiros nos pés ao lançar montes de telemóveis onde as specs são quase iguais e nada muda.
Se eles se mantiverem na Qualcomm e reduzirem o número de telemóveis lançados arrasam a concorrência.
Estás contente, porque compraste um telemóvel em que não pagastes impostos, e a empresa que o vendeu não fez lucro nenhum, ou até teve prejuízo, sendo financiada por “tubarões” chineses, há dinheiro para tudo no início.
Agora os tubarões querem o seu dinheiro, e com juros, a Xiaomi vai ter de aumentar os preços, diminuir os custos, e só está no começo.
O problema, é que há agora outras empresas a serem outra vez financiadas por esses tubarões que há 1-2 anos nem se falavam, e a história repete-se.
Tu é que sonhas com tubarões!
O facto de não vender tanto pode ser sinal de qualidade e satisfação dos clientes
Acho que a marca está no bom caminho, o ppl com xiaomi não precisa sempre de trocar de equipamento, o meu redmi 1 com quase 3 anos ainda funciona bem e com updates iguais a um modelo de 2016.
Não troco está marca por nada!
Precisam de trocar, não trocam é por outro Xiaomi!
Esses foram os gajos que disseram (podem procurar), que a Apple e a Samsung “já eram”, com o CEO vestido com a roupa à Steve Jobs…
Daqui a uns 2 ou 3 anos vai ser giro fazer uma compilação…
Define roupa à Steve Jobs? Calça de Ganga e Camisola de gola alta?
Sim, basicamente é isso. E não esquecer que a camisola tem que ser preta.
e de caxemira, e ja agora uns NB nos pés.
E o sinto a abanar
*cinto
É um assunto um bocado off topic mas o que acham do oukitel k6000 pro?
Acho que não tem nada a ver com o artigo.
por isso é que ele disse off topic..
gostas de escrever o óbvio.
Tens que trocar o teu avatar de maçã por um android. Acho que é esse o motivo da tua tamanha inteligência.
Já cá faltava… eu até estava a achar estranha a demora…
A inteligência dele é como no avatar dele, falta lhe um bocado xD
Boas, tenho um e a minha namorada também. Até agora estamos super satisfeitos. a bateria realmente é uma mais valia, consigo jogar clash royal, pokemon etc ver videos, tirar fotos e ela dura e dura. Pelo preço que é, recomendo. Dá para fazer root e kita-lo todo.
“Xiaomi teve uma quebra nas vendas de smartphones de 38% no último trimestre”, pois eu julgo que sao 2 os factores para isto acontecer.
1º mercado saturado, já todos tem smart…qualquer coisa.
2º como os equipamentos sao muito fiaveis, levam aos clientes nao sentirem necessidade de trocar por outro quase igual em características,
Soluçao ?
Baixar a qualidade dos equipamentos, para uma mais rapida rotaçao (compra), o Henry Ford descobriu e fomentou isso mesmo há 100 anos nos automóveis, está perfeitamente documentado.
Outra das hipóteses é inovar, mas ai meto duvidas pois os Chineses fazem exactamente a mesma coisa que antes fizeram os Japoneses, COPIAR e produzir a baixo preço baseado nos baixos salários, mas esses mesmo salários um dia vao ter de subir mercê do maior poder reivindicativo dos trabalhadores e ai….vira o disco e toca o mesmo, será a Índia, ou outro qualquer em África a produzir a baixo custo e adeus Xiaomi e outros que tais.
A culpa é de estarem sempre a lançar novos equipamentos sem terem nada que se distingue dos anteriores.
Precisam de começar a inovar.
O mercado foi inundado com smartphones. Agora já que esperar, ou que comecem a dar o “berro”, ou que apresentem inovações que levem o utilizador a trocar, sem ter dúvidas.
Concordo com a afirmação de “tlm quase iguais com 1 ou 2 meses de intervalo”, talvez não seja a melhor política de marketing.
Agora lançam o miFalência…
É engraçado que eles falam muito e põem nos slides das apresentações o marketshare quando lhes interessa, agora a mesma empresa, e já discordam!
Quando à Apple, não interessa, porque não existe só na China, os resultados oficias já são bem sabidos, o 6s vendeu mais que o 5s e menos que o 6… não vale a apena inventar!
Não sei se será o caso da Xiaomi, mas quando a economia chinesa der o berro, e já faltou mais, muitas destas tecnológicas que agora surgem que nem cogumelos vão ser varridas do mapa e só as mais fort$s vão sobreviver. Infelizmente para o mercado.
A Xiaomi para mim é dos melhores fabricantes de telemóveis no mundo ; tenho um tablet deles que 3 anos depois ainda recebe atualizações e funciona como novo apesar da idade e das múltiplas quedas que sofreu (o meu miúdo é terrível) . A Xiaomi teve um bom de vendas e como nada dura para sempre está finalmente a entrar numa fase de consolidação o que é perfeitamente normal ; já aconteceu com a Apple mocosoft e outras empresas no segmento. Na minha opinião a empresa deveria ter menos diversidade a nível de modelos no segmento móvel e apostar em mais inovação. E espero receber o meu mi max e redmi note pro da minha esposa esta semana hehehe 😉 obrigado Xiaomi por permitir que pobretanas como eu tenham acesso ao melhor que a tecnologia tem para oferecer
Tenho 1 Mi4i 32gb e bate tudo o que tenho visto.
ecran fantastico
a interface MIUI é excelente e torna completamente indiferente ter android 6 ou nao.
actualizacoes, novas features semanais, a contrucao, ecran, enfim tudo é bom neste telefone…e sempre fui fa de grandes marcas…vim dos xperias e depois galaxy S3, S4, S5….
A Apple teve uma queda de 20%. A maior que já teve, e nem um parágrafo teve direito.
Tens razão, não teve direito a UM PARÁGRAFO, teve direito a um artigo completo: http://bit.ly/2aoONFn 😉 mas há olhos que mesmo a olhar, não conseguem ver, porque os olhos são um periférico que sem o “processador” nada consegue fazer.
lol
Ele não foi arrogante, mas sim directo na resposta.
E ainda pôs smile a piscar o olho.
🙂
Ele não é de ferro. Principalmente neste meio empestado de Fanboy’s…
Vítor, estás desatualizado. Vens com uma notícia de julho?
Olha esta, http://www.macrumors.com/2016/08/17/sales-of-apple-products-down-20-at-target/
Tanto queres falar, que falas errado.
O que eu falei não tem nada a ver com aquilo que mostraste. Mas isto acontece a toda a gente que gosta da apple?
Não, tu é que estás a misturar assuntos. Uma coisa são as receitas dos trimestres e outra coisa são as vendas em termos individuais (que não é o caso que falas). Tanto queres dizer mal que misturas alhos com bugalhos… tu disseste “A Apple teve uma queda de 20%” (mais vago não poderias ser, até porque não enquadraste)… mas isso foi referido na apresentação de resultados. Se leres esse artigo que colocaste verás que fala nos resultados do segundo trimestre, tal como o link que te coloquei.
Aqui não se trata de quem gosta ou desgosta da Apple, é desonesto estares a dizer asneiras e atiras areia para os olhos 😉 só por que sim 😉
Vá, se queres de facto criticar, faz com conteúdo, factos.
Abraço.
Filipe, qual arrogância? 😀 Só porque se responde é ser arrogante? 😀
Estás mal habituado, aqui, como se respeita os visitantes, nós temos a boa prática de conversar com eles, afinal são pessoas, e não números ou bonecos.
Paciente sou… mas não desprezo os nossos visitantes.
É impossível estarem sempre em crescimento 🙂
A Apple também teve queda nas vendas…
Ninguém vai mudar de smartphone 3 vezes por ano.
Agora com a entrada no segmento dos portáteis, vamos ver novo crescimento, certamente 🙂
Já vi várias notícias do género para a Samsung, LG, Apple, HTC entre outras.
As notícias da Nokia só começaram a vir já a empresa não tinha volta a dar grandes analistas.
A apple quanto menos inova mais vendas tem.
As únicas empresas que ainda não vi notícias do género foi a Huwaei e a Asus (a nível de telemóveis) e mesmo essas deixem vender menos 10 unidades que no ano anterior que começa logo.
Em resumo a “queda do império” que se fala em exagero pode ainda diminuir mais e voltar depois ao topo, a Nokia pode ter aprendido a lição e fazerem telemóveis decentes outra vez tanto uma empresa como outra têm 2 vantagens a Nokia tem nome, a Xiaomi tem um mercado global inteiro para onde se pode virar (têm que trabalhar as Miui Global mas ainda assim se quiserem investir no mercado global passam a Huwaei na boa).
Mercado global fazia com que os reviewers dos canais populares da youtube focassem atenção nos Xiaomi’s = publicidade praticamente grátis para já existe apenas um canal que faz reviews de Xiaomis (Android Authority) e há a Pplware que só português conhece.
Eu tenho a solução !!
Basta só mudar o nome da impressa de Xiaomi para ixiaomi
sucesso garantido
Já foste!
Como utilizador da marca (powebank + mi5 64gb) só tenho coisas boas a dizer deles e se forem aos fóruns tudo fala do quão excelente é. A única “insatisfação” que vejo é da empresa não gostar muito de dar o código fonte para poderem por outras rom’s.
Quebras de vendas são normais não é possível estar sempre no topo especialmente quando se fabricam telemóveis que duram e duram (porque é um facto). Agora com os portáteis a coisa anima de novo 😉
Sou mais um utilizador super satisfeito da Xiaomi, só tenho elogios ao”good ol” Redmi2 Pro com atualizações miui.eu 8.0; smart shoes Li-ning+Xiaomi; Mi band 1s,…
Mesmo que as vendas de smartfones tenham caído, acho improvável que eles estejam declínio.
“Xiaomi” sempre fica entre as primeiras cinco palavras mais procuradas de todos os portais de compra chineses e, por mais que tenham diversificado muito, todos os produtos têm um algo a mais que os tornam objeto de desejo. Até vaso de plantas eles vendem, mas com sensores de umidade. Sempre têm um “algo a mais” acrescentado a muita qualidade.
Bem aqui vai ,só tenho pena que a xiaomi não lançe 1 ou 2 terminais com WM10 de RAIZ .
Vá lá ,podem malhar á vontade .
A Xiao-mi (escrevo assim para induzir a pronúncia correta) não já lançou equipamentos com a opção de atualizar para o falho Windows Phone?!?!? Como tudo no Windows Phone, deve ter muito pouca gente interessada, daí o projeto nem se estendeu para o resto do mundo.
A Microsoft desistiu, por enquanto, de dar murro em ponta de faca. Agora ela, mais que nunca, está focando no seu S.O. principal, para desktops e notebooks, para depois tentar novamente no mercado de telemóveis, com esse WM10. Espero que falhe novamente.
Se é para ter monopólio, melhor é tê-los espalhados em várias áreas, do que ficar na dependência completa de uma empresa só, como era na época do Win95 e XP.
Hoje têm-se Facebook/WhatsApp, Google, Oracle, dominando setores diversos.
Veja lá o post acima do seu .
Deve haver malta que foi enrrabada pelo Bill gates ,tal é a raiva que têm á MS.
Esta resposta era para o Nitroglycerine
Sr xinuo, a xiaomi tem uma rom com WM10 ,não teve um telemovel feito de raiz para WM10 ,é diferente .Eu se fosse de raiz comprava ,agora instalar rom´s é que nem pensar,e como eu deve haver muito mais gente . Só é pena é que muita gente não compreenda que o WM10 é o único SO concorrente do android ,para equipamentos abaixo dos 500 euros .A apple é um mundo á parte .Se o WM10 morrer ,como muitos desejam ,o sr se quiser um aparelho abaixo dos 300 euros por ex,ou compra android ou compra android ,caso não goste de android (o meu caso,atenção não estou a dizer que o android não presta ) compra um dumb -phone de 10 euros .
Está a ver o filme Sr Xinuo
Não. Porquê malhar?! Até tinha o seu quê, pois era mais um player a utilizar um outro SO. Mais escolha, mais diversidade, pois o consumidaor não tem nem deve ficar limitado a apenas uma escolha possível. Por isso é sempre uma vantagem que haja máquinas com IOS, android e W10M, de forma a que cada um possa escolher dentro das suas preferências e capacidades financeiras. A concurrência e a diversidade é saudável para todos nós. Negar isso não faz sentido e só mostra falta de visão.
Não admira muito, estes só vendem para a India e China, esperem só chegarem a todo o mundo que ninguém os apanha!!! Só me admira foi a treta da Huawei estar à frente, mas também temos de entender que vendem para todo o mundo…a OPPO sóe stá à frente devido ao OnePlus que é deles, porque senão fosse, não estavam sequer nessa lista!
O mercado segue o líder (Apple), o problema são as curvas…
Continuam a lançar updates para o Mi2 que saiu há quase 4 anos e para todos os outros modelos desde que o hardware suporte. Coisa que salvo erro mais nenhuma marca faz com android. Se fizerem como todos os outros android e limitarem (e mal) a 2 anos os updates, talvez os chineses se vejam obrigados a trocar de equipamentos com mais frequência, apesar do pouco poder económico e serem as gamas low-end as que mais vendem.
Venderem menos 5 ou 6 milhões de smartphones não significa menos lucros, há um ano não havia drone, não havia Yi Cam 4K nem TV 4K nem uma série de outros produtos que foram entretanto lançados e estão vendendo.
Mas por vezes quanto maior o voo maior a queda e podem não estar isentos de colapsar a qualquer momento por motivos…
O defeito da Xiaomi fora da china é mesmo o Nome!
“Que telemovel tens? Tenho um Xiaomi
:-() que é xi o que?”
Um dos problemas da Xiaomi é ter dezenas e dezenas de modelos idênticos entre si, este tem mais um megapixel, mas este tem um processador melhor mas já perde na camera, e outro tem uma bateria melhor.
O cliente pega e olha para outras marcas que tem menos oferta, mas fica menos confuso ao escolher.