PplWare Mobile

Windows Phone 7 – Primeiras impressões


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Yoshihiza says:

    Escolha interessante.

    Até fiquei surpreso, IE a bater os outros 2 browsers, andamos a melhorar MS.

    Mas mesmo assim acho que optava por um Firefox, aquele ícon não me motiva muito para ser sincero.

    Mas para primeira análise, tá um bom telemóvel sem dúvida.

    Mesmo assim, preço. 😛

    Bom Fim-de-Semana!

    • Vítor M. says:

      Pois e não ia com muita fé. O primeiro que testei era uma máquina muito menos poderosa que esta e… não gostei assim muito, mesmo no WebDay, daquilo que vi, não me impressionou…

      Recebi este equipamento ontem e estive a mexer assim numa de.. deixa cá ver o que vales… quando mais configurava aquilo com contas de mail, páginas favoritas, etc etc… aquilo voava de menu para menu… é realmente fantástico. Ao abrir o Pplware pela primeira vez, apresentou a página ao centro, impecavelmente desenhada e numa rapidez que foi surpresa para mim.

      O Android já carregava as páginas mais rápido que o browser do meu iPhone, mas este abusa.

      Pode ser por estar ainda “pouco recheado” de aplicações, também é verdade… mas….

      Vou tratar de o usar intensivamente no dia-a-dia para ver oq ue vale e depois voltamos a conversar.

      • Yoshihiza says:

        Yeps, o Nokia 3310 também voa de menu para menu, mas quando o atestas de “6 mensagens” e uma lista de contactos bem recheadinha.

        Mais vale ir ter com a pessoa para lhe dar a mensagem do que estar a espera 😛

        A parte de carregar páginas web também tenho a dizer que foi uma ideia inteligente, carregar em low-res e posteriormente ir carregando para a qualidade normal.

        ” Outras Funcionalidades: Bing Search. ” Estranho, pensei que fossem optar pelo Google.

        O que também era muito fofinho era conseguir tirar o Outlook e meter Thunderbird, isso é que era… e pra mim tava já todo “tweakado” 😀

      • Afrsa says:

        Foi o que eu disse a muito papagaios que andavam por aqui! Peguem no telefone, teste e depois falem! Muita gente vai mudar de opinião… mesmo aqueles que batem sempre para o mesmo lado…

        Diz-me uma coisa Victor… depois de estares com o telefone na mão… não achas o UI mais bonito e interessante agora? 😉

        Atenção que o browser ainda desconfigura algumas páginas… principalmente no tamanho dos textos dos tópicos… um pouco estranho mas será resolvido certamente.

        Cumps!

        • Vítor M. says:

          O UI é interessante pela simplicidade e simultaneamente pelo desempenho.

          Combinado dá uma efeito interessante e ainda bem que entraram na onda da carneirada atrás do aspecto que o iPhone talhou há uns anos (sem bem que até isso é discutível)

          Claro que para determinados segmentos este UI é um bocado pita demais… percebes?

          No mundo empresarial este UI tem de ser trabalhado com as cores e alternativas que existem e que irão aparecer, para ter um aspecto condizente.

  2. the_doop_man says:

    esperamos pela analise final e completa, mas o que se quer num SO de tlm pelo menos para mim e rapidez e fluidez, e claro um mercado com app e jogos para os tempos mortos (em que o patrao nao esta na “loja”)

  3. Y3l says:

    Bem… Eu ando bastante indeciso entre comprar Wm7, Android ou iOs. Confesso que fui utilizador de WM6.5 no HTC HD2 e fiquei satisfeito com todas as funcionalidades oferecidas, visto que sempre fui um utilizador regular do mesmo mas… agora sem o meu HD2 e como normalmente quem usa um smartphone raramente deseja voltar para o “velhinho” telemovel, pretendo comprar um novo… dúvidas que me surgiram… Htc trophy(que já tem umas capacidades bem boas com Wm7), HTC Hd7(nem é preciso especificar nada…excepto ser WM7), HTC desire HD com android ou iphone 4…
    Não digo que o objectivo seja comprar já já.. mas interessa-me bastante ter uma noção concreta de cada um deles e, sendo esta análise favorável, deixa-me mais indeciso sobre o OS pretendido…

    Aguardo por uma nova análise mais aprofundada 😀

    • Vítor M. says:

      Eu sugiro vivamente que testem, antes de comprar, as 3 ou 4 opções do mercado. Pois cada uma tem argumentos que se adaptam a específicos segmentos de utilizadores.

      Este So ainda não tem tudo o que um verdadeiro tem… falta muita coisa (multitask, Apps, etc…) quando tiver e o peso for maior, aí vamos ver. Para já… é uma bala.

      • nomad90 says:

        Boas faz copy/Paste
        faz video chamada
        da para ligar ubs

        • Em Janeiro, não nestes modelos de lançamento do sistema, e a última não percebi.

          Este equipamento equivale mais ou menos ao Iphone inicial, ou ao G1 do android em termos de maturidade.

          Quem não quer trocar de telemóvel dentro de um ano, o preferível é comprar um concorrente e manter-se a par das novidades deste sistema até estarem a par e passo. 🙂

          Para já surpreende mesmo mesmo pela fluidez, e pela integração… sabiam se mudarem o tema do telemóvel, as apps de terceiros que foram desenvolvidas de acordo com as guidelines simples de perceber também têm o seu aspecto visual actualizado. 🙂 é um simple touch… mas relevante que mostra bem o enfoque no utilizador…

          e.g. No Android tens dois programas de e-mail um para o Gmail, outro para outras contas. em que tudo funciona de forma algo diferente. FAIL!

    • viperbruno says:

      Espera pelo MeeGo e depois decide-te por um SO. Tem em conta sempre a possibilidade de colocar outro sistema operativo, ou seja um equipamento com o menos restrinções possiveis, para que não fiques preso ao fabricante, para uma maior personalização, etc…

      2011 é um bom ano para comprar um equipamento (no fim, de preferencia), visto que se prepara camaras com opticas novas, novos GPUs que ainda nos vão surpreender mais, e principalmente, o mercado dos SO está ao rubro.

      A comprar compra algo barato (o n900 já se encontra abaixo dos 400 euros), e que te permita “aguentar” o que ai vem. Sabesse que o n900 vai receber (já recebeu o sistema base) o MeeGo da “Nokia” (interface que a Nokia usa), mesmo que seja de forma não oficial (a comunidade dá sempre uma enorme ajuda). Mas, o Maemo em si já é um grande sistema, com excelentes criticas, continua a ter actualizações passado 1 ano (o que surpreende vindo da Nokia) e ainda tens a possibilidade de correr jogos e aplicações do Palm/WebOS e podes colocar um dual-boot com o Android!

      Por 400€ (menos até) tens isto e até mais.

      • a Friend® says:

        Eu tenho uma breve opinião sobre o Megoo.

        Ele já estava na corda bamba por causa do Android e iOS… e agora com a entrada do Windows Phone 7 que acredito que será bem sucedido, a Nokia vai ver-se obrigada a mudar de estratégia.

        O sistema até pode ter poténcial, mas a falta de suporte é enorme, e agora com o WP7 os programadores vão-se focar mais nos 3 grandes e tendo o Android um suporte mais “cuidadoso” devido à fragmentação, eles não vão querer perder muito tempo em sistemas que estão pouco enraizados, como o Meego, o que lhe poderá trazer uma morte antecipada.

  4. NYyankee says:

    Estou à espera que a santíssima TMN o disponibilize para empresas (TMN Negócios).

  5. pfbatista says:

    É verdade que encontrava-me na expectativa relativamente a este S.O. Fiquei surpreendido pela análise positiva… aliás… demasiado positiva.

    Era de esperar que a Microsoft fizesse um bom trabalho quanto a este S.O., pelo tempo que demorou a aprimora-lo, tinha de sair bem fluido e intuitivo.

    Vitor, mal possas, faz uma análise mais detalhada, principalmente a um ponto relevante, instalação e acesso a várias aplicações. Gostaria de saber se a instalação está limitada como se diz desde o início… espero que continue com a filosofia das versões anteriores.

    Aguardamos, de certeza, por uma análise mais aprofundada. Mas sem dúvida que esta análise é uma má notícia para os apple fanboys, pelo que eles andavam a divagar, julgar e até a “insultar” o produto antes de aparecer no mercado…

    • a Friend® says:

      A microsoft foi esperta, deixou os restantes “desbravar” o terreno e estudou os rivais e aquilo que fazia sentido (em termos conceptuais) adopou, aquilo que danifica o sistema (fragmentação e falta de padrão) excluiu.

      Ou seja, renasceu o Windows Phone 7 com base nesse estudo, e agora a pouco e pouco irão adoptar as tecnologias necessárias para enriquecer o sistema.

      Não tem copy past… não tem multitasking.. mas terá um dia.

      É uma das razões de ainda estar bastante rápido e fluido… ainda é um sistema “crú” a nível opcional. E a escolha de “duo-tone” em grande parte dos icons não foi ao acaso, isso permite que eles sejam mais leves e ocupem menos “kb’s” no sistema, o que permite transições mais fluídas que icons com mais cores.

    • Vítor M. says:

      Fui apanhado de surpresa, podia estar a “esconder” alguns resultados deste primeiro contacto (dentro do que testei, como Internet, mail, contactos, navegabilidade, etc…) mas é essa a verdade. Não sei a durabilidade da máquina em termos de bateria, não faço ideia de como este ecrã se comporta com muita luz… as primeiras impressões foram essas.

      Agora com calma e mais tempo de utilização, vou adicionar e acumular mais informação. Depois componho um post.

  6. fran says:

    cada vez gosto mais deste WP7.

    Sou fã das marcas que arriscam e a microsoft aqui arriscou e não imitou a apple como todas as outras marcas fizeram.

  7. Lino Oliveira says:

    Para mim, a grande falta neste momento é a sincronização com o Outlook que se sou utilizador compulsivo! 🙂

  8. Lino Oliveira says:

    Para mim, a grande falta neste momento é a sincronização com o Outlook de que se sou utilizador compulsivo! 🙂

  9. Daniel Gomes says:

    Bem, sabemos todos que o windows phone ainda e novinho e tem muito que aprender e amadurecer. Mas depois de conhecer os erros dos outros e também os cometer…. deixo-vos em baixo algumas das funcionalidades (ou melhor não funcionalidades que me desiludiram.

    1- Ausência de copy&paste (só disponível em Janeiro a correr bem)
    2- Ausência de multitasking
    3- Não permite configurar redes wireless ocultas (ou seja p/ detectar a rede temos de a manter sempre aberta. Se a abrirmos p/ configurar e voltarmos a fechar não funciona.)

    Para concluir a performance em si é boa, rápido a processar aceder menus, configurações, etc.

    • RickyA says:

      Daniel, quanto tempo demorou a apple a ter copy&paste e multitasking?? .. temos de dar o beneficio da dúvida à M$ tal como foi dado à apple… e a concorrência entre todas as plataformas só vai beneficiar o utilizador … com a M$ a dar-se bem de certeza que todas as outras plataformas ainda vão se mexer mais rápido… ninguém aguenta ficar atrás da M$ .. 🙂

  10. Flacco says:

    Este sistema, apesar de importantes limitações, tem uma pinta dos diabos!

  11. Alexandre Alves says:

    Duas coisas

    1. “… nesta fase o Windows Phone 7 não taz o idioma português …” <– taz? xD
    2. Já tive a oportunidade de "brincar" um bocado com o Win Mob 7 mas num LG Maximo 7. Tenho um HTC Desire com Froyo e fiquei com ciúmes de não ter esperado mais um bocado. No entanto para mim o UI necessita de habituação mas nada que não seja rápido, como mencionado, os icons dizem tudo. As transferências entre aplicações é super smooth e rápida apesar do exagero de animações de slides/fade in's e out's etc.

    • Vítor M. says:

      Alexandre, para não perder tempo editas o texto e corrige na próxima 😉

      Obrigado pelo reparo… é sempre abrir… e depois..

      Em relação ao hábito… isso é porque a ideia está naquela formato iPhone e todos os outros lá foram atrás.

    • Afrsa says:

      Eu tenho um Desire com froyo e não fiquei com ciúmes! Escolhi um sistema que até à altura era para mim o melhor… e ainda é! Já se sabe como são as coisas… em tudo há vantagens e desvantagens! E daqui a 5 anos irá sair algo melhor… é a ordem natural das coisas.

      😉

  12. Pedro says:

    Quando e se a Microsoft lançar um sistema open source, como a Google faz com o Android, talvez aí pense nisso. Por agora não!

    Viva a liberdade!

    • Bruno Silva says:

      Liberdade bastante cara!

      Quando nos referimos a Smartphones da Google!

    • António Mendes says:

      Isso só interessa para o utilizador final para quem usa cooked roms (customizadas). É esse o teu caso?

      • phoenux says:

        As vantagens do modelo mais aberto da Google não se resumem à possibilidade de criação de rom’s alternativas: ter uma API mais aberta e acessível é importante para quem desenvolve aplicações e pretende trabalhar com um sistema a um nível mais baixo.

        Outra das vantagens (que alguns podem considerar desvantagens pela fragmentação inerente) é a possibilidade de os produtores de hardware poderem personalizar o sistema operativo com as features que entenderem diferenciando os seus produtos dos concorrentes.

        • Shogun says:

          Então dizes que a framework para Android e melhor que a framework para o WP7? É que a framework .Net e o Silverlight são simplesmente algumas das melhores coisas que a Microsoft já fez.

          • phoenux says:

            Melhores porque funciona tudo à base do drag and drop? Ou porque tens componentes tão carregadinhos que quando aquilo cracha tens de fazer artimanhas do diabo para por aquilo a funcionar?

            Eu já vi o .net a trair muita gente e a rebentar por motivos que não lembra a ninguém (por exemplo, colocar uma classe dentro da pasta app_code manualmente).

            Com isto não estou a dizer que o java é melhor: sinceramente no fim, é tudo uma questão de gosto. No entanto neste momento, e no que diz respeito a frameworks de telemóveis, a do android é a melhor simplesmente porque te permite controlar mais aspectos do dispositivo (tenta lá controlar a câmara com o windows phone 7).

            Com isto não estou a dizer que a framework do wp7 não vai melhorar nas iterações wp8 e posteriores (tem de melhorar senão será mais um kin)… Mas neste momento ainda é demasiado jovem e não está no ponto.

  13. António Mendes says:

    Vítor, podes também ver na review a customização do HomeScreen? Pelo menos mudar a cor. :S.

  14. Ryan says:

    Fanboismo a parte. Acho que o consumidor so tem de ficar a ganhar. Se ha duas opcoes que sao boas haver uma terceira ou quarta ainda melhor. Eu estou a espera de deitar as maos ao Maego e tambem a estes novos W7 phone. Espero que realmente existam coisas que facam realmente o consumidor final desejar alguma coisa. E nao ir por ser moda. O iPhone ta nas gracas. O Android parece ser o phone dos geeks o W7 phone sera para quem queiram experimentar algo diferente. Vermos o que da esta guerra. Ouvi e li coisas boas e mas de todas as plataformas

    • Vítor M. says:

      Sim e é verdade, todas apresentam grandes argumentos.

      Dos que já testei (iOS, Android, Bada, Megoo, BB OS e agora WP7) gostei particularmente de aspectos como adaptação ao utilizador ao invés do que existia antes do utilizador se adaptar ao sistema operativo.

      Uns mais do que os outros, é uma verdade, mas todos estão a evoluir nesse conceito, adaptar-se às necessidades de cada utilizador.

      • viperbruno says:

        Vitor é MeeGo, e já testaste? O que testaste foi Maemo 5, penso eu. Se já tiveste acesso ao MeeGo faz uma analise do que achaste da beta inicial (adverte o pessoal daqui que aquilo não será o resultado final, bla, bla…)

  15. Rui Guedes says:

    500 mA/h não será pouco num aparelho destes?

    • kekes says:

      Neps não tem uma bateria de 500 mas sim de 1500 senão me engano deve ter sido um erro do Vitor a passar, acontece 🙂

      VITORRRRRRRRRRRR

      É so para chamar mais atenção xD para arranjares 😀

  16. Ricardo says:

    Bem, o que mais interessa nisto tudo é o SO, que é o que menos falam.
    Mas ok.

  17. Daniel Gomes says:

    Ricky, concordo contigo mas tinha de fazer como os outros? Não podia já ser mais esperta que os outros.
    essa sena do wireless e que fica atravessado… Até o meu velhinho WM 6.1 faz isso. 🙂

    • RickyA says:

      …talvez tenha sido esperta demais … criou um pouco de polémica por ter errado como as outras… E QUANDO for hora… ZASSS … vai nos surpreender a todos com o seu copy&paste e multitasking… LOL .. já sou eu a fazer filmes hollywoodescos…

      • kekes says:

        Muahahaha «supreender a todos» xD ahahahah, ri-me imenso xD, mas pode ser que em breve tenhamos essas pequenas coisas, a Ms prometeu melhorias em breve resta rezar que sim 🙂

  18. Daniel Gomes says:

    Vítor esse contador de sms no Galaxy S arranja-se onde?
    🙂

  19. kekes says:

    Sinceramente estou em grande duvida… HTC HD7 ou Galaxy S é uma grande duvida, e que tenho adorado o que exprimentei do WM7 mas tambem adoro Android e o Galaxy S tem uma grande capacidade de processamento melhor que a concorrencia no entanto… Não sei… Ainda tenho até Novembro para pensar epoca que a movistar lança o HD7

  20. aver says:

    Há quem diga que o Windows Phone 7 (WP7), em termos de design, é um cruzamento entre o iPhone e o Blackberry. Do que li destaco:
    – A obrigação de o smartphone ter certos requisitos mínimos de hardware, ter os 3 botões (voltar, home e pesquisa)sempre no mesmo local e não admitir skins à vontade de cada fabricante. Ou seja, qualquer que seja o fabricante, o smartphone é sempre um WP7. Considerando ainda a navegação entre ecrãs, há quem diga que a Microsoft não fez a coisa por menos – ou se gosta do interface do WP7 ou se detesta.

    Está toda a gente de acordo que a versão actual do WP7 ainda não está completa,falta-lhe o multitasking, o copy/paste, e a pesquisa não é universal (só traz o Bing), mas do que tenho lido as apreciações são positivas e dizem que o WP7 vai agitar o mercado dos smartphones.

  21. Miguel Sousa says:

    Alguém já o viu numa loja física?

  22. Octavio Mendes says:

    É possível tranferir a os dados do outlook para o HTC HD7?

  23. Octavio Mendes says:

    É possível transferir a os dados do outlook para o HTC HD7?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.