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Fossil poderá em breve abandonar o WearOS e a Google nos seus smartwatches

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Jose Lapao says:

    Isto prova o que eu tenho dito há muito tempo, o software da Google já não é da Google, mas sim dá Samsung, e por isso todas as outras marcas o estão a abandonar. A Samsung retarda ao maximo as atualizações para todos ou outros pois interessa que seja eles (os donos neste momento do software) que tenham durante o máximo de tempo possível com as exclusividades. Isso passa-se no Wear OS, Android, Android TV tudo.

  2. Tromp says:

    Até quem enfim.
    Farto da Graboid.

  3. FlorDoMar says:

    A Samsung não precisa do Android para nada, já a Google precisa da Samsung.
    Nestes últimos anos, o desenvolvido do Android bem como do WearOS teve um enorme contributo da Samsung. Especialmente o WearOS.

    A Samsung tem o TizenOS que é bem melhor em praticamente tudo, especialmente no consumo energético e só não opta exclusivamente por ele nos Smartphones e optou também por voltar ao WearOS, devido aos acordos de negócios que tem com a Google, os quais são economicamente vantajosos. No entanto, e apesar de obviamente tudo se resumir a negócios e muito dinheiro envolvido, não torna esta decisão, por parte da Samsung, de abdicar de investir no seu próprio ecossistema menos estúpida / burra.

    • Jose Lapao says:

      Exactamente por isso é que a Samsung está a “matar” a essência do Android tornando-o só seu, todos os outros fabricantes podem fazer o seu próprio android, podemos ver isso pela Huawei, mas a essência de ter um SO base onde todos tem acesso e partem de igual patamar terminou com esses acordos. Já há rumores de que o “Nearby Share” vai se unir ao “Quick Share” da Samsung. Ao tornar o Android cada vez mais seu a Samsung está a fazer com que os utilizadores abandonem o android e vão para o IOS, pois o android deixou de ser personalizável, (tudo fechado) passou a ter muitas funções só exclusivas da Samsung, e neste momento é mais barato (a pesar de os valores serem maiores) ter um iPhone, iPad, Apple Watch, que qualquer outro produto Samsung, porque o ecossistema da maçã vale o dinheiro investido mesmo depois de anos, e basta ver estamos no iPhone 15, e ver o valor de um iPhone 13 no mercado dos usados, e vejam quanto custa um S21, ou mesmo S22.
      Nunca gostei do ecossistema da apple, mas estou quase a engolir o “sapo” e dar jus ao velho ditado “pela boca morre o peixe” e passar-me para IOS.
      Quanto ao “a Samsung não precisa do Android, mas sim a Google precisa da Samsung” não tenho a certeza. Não foi a Samsung que originalmente desenvolveu o Android, logo precisou, e se o android deixa ” comercialmente ” de pertencer a Google – hoje em dia o nome vale muito – a Samsung perde a guerra pois se não fosse o nome Google e a Samsung não tinha software, mesmo que seja feito por ela. Se não fosse os biliões da Google talvez já nem a Samsung vendesse Smart nada, pois é um nome que impulsiona o mercado, veja-se pela PlayStore e pela Aptoide, que tem ganho sempre???? Os milhões e acordos secretos da Google.

      • Petro says:

        Tudo depende das necessidades e preferências de cada utilizador. Se forem equipamentos de topo é indiferente dar mais 200 ou menos 100 não é pelo preço que se muda de ecossistema, não é prático, funcional e produtivo. Sobre o IOS estar equiparado? Nem por sombras. A própria Apple estará a dar graças a Deus que à boleia da nova legislação da UE possam se uniformizar em alguns aspetos de forma a ficarem mais atrativos para os consumidore.
        Estarás a baralhar um pouco a informação entre o que é o Android e o que as marcas acrescentam. Pegas num Xiaomi de topo, um Samsung linha S, um Sony, um Plus ou outro de um gigante chinês e verás diferenças enormes.

        • Miguel A. says:

          Por acaso é o contrário. Na camada jovem a Apple está a ganhar cota de mercado, enquanto a Samsung está a competir com outros players Android. Ao nível de topo de gamas, os Androids herdaram a evolução começada pelo Cyanogemod e a LineageOS, com a introdução de muitas features, algumas delas muito engraçadas, mas que a esmagadora maioria das pessoas não usa. Com a introdução da linha Pixel, o Android amadureceu e imitou precisamente o design e a filosofia clean e sóbria do iPhone (não foi por acaso que no ano em que o Pixel 1 foi lançado, o aborto do Touchwiz foi abandonado pela Samsung), surgindo o OneUI da samsung (porque será?). A partir daí o Android fez um caminho de uniformização para tentar resolver o problema do Android, que era a fragmentação do SO. Nessa lógica, os Androids começaram a ficar, melhores, mais maduros, mais caros. Quando chegamos ao patamar do preço, temos muita gente a equacionar o seguinte: Já que eu tenho que dar 1500€ por um Android topo de gama, então compro um iPhone. E voilá… Vê-se a Apple a ganhar cota de mercado…. Eu próprio, como utilizador Xiaomi, vi-me nessa situação. Queria comprar um Xiaomi topo de gama, mas com um tamanho confortável para colocar no bolso, não mais de 6 polegadas de ecrã, solução, Xiaomi 12 que custava 750€, resultado… comprei o iPhone 12 por 720€. Até podes dizer que o Xiaomi faz muito mais coisas, mas o que é que isso interessa se não vai mudar nada a minha vida? Pelo contrário, como tenho Macbook a integração é óptima. A nova legislação da UE é muito gira mais trás problemas que existem e ninguém liga. Como cabos USB-C que não funcionam em todos os dispositivos, abertura do iOS a lojas diferentes (trazendo o maior problema do android para iOS, o malware nas apps). Quando tens youtubers de renome internacional que colocam o iPhone 15 Pro Max e o Samsung S23 Ultra taco a taco nas câmaras, não podes dizer que as “diferenças são enormes”….

  4. Miguel A. says:

    Cá em casa foram 2 Fossil com WearOS. Vendi o meu quando mudei para Apple. O da minha mulher já não aguenta meio dia de bateria. E o WearOS não chega aos calcanhares do Apple Watch. Assim não vão lá….

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