O Android Wear também está a chegar ao Windows 10 Mobile
Quando lançou o Android Wear, a Google abriu as portas à criação de smartwatches por qualquer marca. Se inicialmente estava "preso" ao Android, depressa se alargou ao iOS e assim alargou o leque de utilizadores.
Mas se tudo parecia ter parado, sem novidades para novos sistemas operativo, eis que surge a primeira abordagem ao SO móvel da Microsoft.
A aplicação para ligação ao Android Wear está limitado ao Android e ao iOS e tudo parece indicar que a Google não o quer presente em mais sistemas.
O próximo candidato seria o Windows 10 Mobile, um sistema que a gigante das pesquisas parece ter abandonado há já alguns anos, sem ter uma presença digna desse nome e limitando-se a ter uma ou outra aplicação.
Foi por isso que um programador resolveu meter mãos à obra e criar o que poderá ser em breve o cliente de ligação entre o Android Wear e o Windows 10 Mobile. Ainda é um trabalho muito primário e muito básico, mas já mostra a ligação entre estes dois sistemas, com troca de mensagens.
Recorrendo a APIs muito básicas que permitem a ligação ao Bluetooth, TMKirA, um utilizador do Reddit, conseguiu ligar o seu Lumia 950 ao seu LG Watch Urbane e enviou uma notificação personalizada.
Não se sabe onde este projecto vai acabar e se TMKirA o vai terminar algum dia, mas mostra bem que existe a possibilidade de ser criada uma integração do Android Wear com o Windows 10 Mobile.
Este sistema operativo móvel não tem uma presença forte no mundo dos smartwaches, ficando limitado a pouco mais que a Microsoft Band, mas esta pode ser o início de outros tempos.
Este artigo tem mais de um ano
Está tudo dito aqui.. “um programador resolveu meter mãos à obra e criar o que poderá ser em breve o cliente de ligação entre o Android Wear e o Windows 10 Mobile. Ainda é um trabalho muito primário e muito básico (..)” Ou seja, não será uma realidade.. pura e simplesmente porque a Google faz força para que o Windows Mobile nunca saía do fundo..
Quer queiramos quer não, a Google (Ou empresa X) não irá querer nunca que um produto do concorrente, que por sinal é melhor, ganhe quota de mercado…
Isto poderá estar relacionado com o facto de na semana passa a microsoft ter disponibilizado os API’s relacionados com o GATT server, essenciais para notificações em wearables por exemplo. Nestas próximas semanas são capazes de aparecer mais noticias do género, da fitbit e assim
Fogo, só agora é que vão poder ter smartwatches?
E ainda dizem que são só as App’s!
Microsoft Band e Band 2. E há outros.
O que acontecia é que só a microsoft é que tinha acesso aos API’s praticamente. Basta ver que na fitbit as notificações não funcionam no windows phone porque eles decidiram que era mais rápido esperar que a microsoft disponibiliza se o GATT server