Vídeo-Análise Completa: Acer Iconia Tab W500
Touchscreen e Teclado Virtual
Errata: O Acer Iconia Tab W500 permite 4 pontos de toque e não apenas 2, tal como mencionado no vídeo.
Ecrã
O ecrã do Iconia Tab w500 é capacitivo, embora também reaja ao toque de objectos duros (como as unhas), ao contrário dos smartphones com a mesma tecnologia. Limitado ao sistema operativo Windows 7, apenas permite 4 pontos de toque, o que é suficiente para o tão conhecido pinch-and-zoom, rodar imagens, etc.
A resolução deste ecrã chega aos 1280x800 pixels, mais que suficiente para um bom filme HD e respira qualidade tendo em conta a grande resolução num "pequeno" ecrã de 10.1''. A rotação automática da imagem também foi incluída, embora seja um pouco trôpega tal como se se alterasse a resolução de um PC com Windows, muito longe da suavidade da transição do iOS ou Android.
Sistema
Sistema Operativo - Windows 7 Home Premium
Uma das principais características deste tablet é a inclusão do Windows 7 para tablets, o que pode ser uma vantagem ou uma desvantagem. Se o seu objectivo é realmente adquirir um substituto do seu PC de trabalho, sem prescindir das funcionalidades completas do Windows, este é o seu tablet. O facto de incluir um teclado opcional que o transforma num verdadeiro netbook, traz consigo produtividade acrescida.
O pesadelo da usabilidade
No entanto, se a usabilidade e facilidade de utilização são características que valoriza acima de tudo, a escolha do Windows 7 para um tablet é questionável. E porquê?
Tocar em botões
Todos sabemos que o Windows é feito para ponteiros, para ratos ou touchpads, não para os dedos! Tendo em conta a grande resolução deste ecrã, é normal a pequena dimensão dos elementos da interface do Windows.
Elementos cruciais como cruzes para fechar janelas e tabs do browser são algo que não convém falhar ao toque - torna-se frustrante tentar executar certas acções e falhar diversas vezes. E os meus dedos estão muito longe dos dedos grossos de grande parte dos utilizadores do sexo masculino.
Teclado virtual
Outra questão é o teclado virtual do Windows que está a anos-luz do teclado de outros sistemas operativos móveis como o iOS ou Android. Quando se toca numa área de escrita é expectável o aparecimento do teclado virtual fora da área de escrita. Não é isto que acontece no Windows 7: em vez disso, é necessário tocar numa área extrema do ecrã de difícil acesso e assim obter o teclado.
Mas este teclado pode aparecer em qualquer área do ecrã, ocupando 70% do mesmo, o que na maior parte das vezes se revela verdadeiramente frustrante quando não se consegue ver aquilo que se escreve! Quando se toca nas teclas virtuais nota-se um ligeiro realce da tecla, mas está muito longe do habitual pop-up no iOS e Android, o que torna a escrita de texto vulnerável a erros.
Também é pena que a funcionalidade de sugestão de palavras esteja limitada ao Inglês. Existe ainda a possibilidade de escrever com a nossa letra à mão (handwriting) e o Windows reconhece a nossa caligrafia e converte para caracteres. No entanto, esta funcionalidade está apenas disponível para a língua inglesa.
Integração com aplicações
Quando liguei o Acer Iconia Tab W500 pela primeira vez, abri o Internet Explorer e descarreguei o Google Chrome. Depois de instalado, abri-o e naveguei um pouco pela web. Precisei de deslocar uma página e qual não foi o meu espanto quando desloco o dedo verticalmente sobre o ecrã e a única coisa que acontece é um simples seleccionar de texto... o que é isto?
Abri o infame Internet Explorer e repeti os passos anteriores - o scroll funcionava lindamente. "Querida Microsoft, o que aconteceu com a integração do tão proclamado touch nas aplicações do seu sistema operativo?".
Espaço no disco
Com um disco SSD de 32GB é previsível o enchimento precoce do disco. Uma instalação limpa ocupa mais de 18GB, mais de metade dos espaço disponível. Só com as actualizações do sistema operativo, é previsível a falta de espaço no disco. Tendo em conta que um tablet costumaser utilizado para armazenar ficheiros multimédia, este é de facto um grande inconveniente.
Multimédia
Reprodução de vídeo
Basta ver o vídeo acima apresentado para perceber a fluidez da reprodução de vídeos até 1080p sem qualquer tropeço.
Áudio
O som tem mesmo muito boa qualidade, encorpado, com o selo Dolby Surround Audio e Virtual Surround Sound. As colunas ficam na parte de trás do tablet, em baixo, longe das mãos do utilizador. É claro que também é possível ligar os auscultadores à ficha de áudio de 3.5mm.
Índice:
- Página 1 - Introdução e especificações técnicas
- Página 2 - Unboxing e exterior (peso, dimensões, construção, botões, conectividade e câmara)
- Página 3 - Teclado físico e acessórios
- Página 4 - Ecrã touchscreen, teclado virtual, sistema operativo e reprodução multimédia
- Página 5 - Software incluído (Microsoft Touch Pack for Windows e Acer)
- Página 6 - Bateria e desempenho
- Página 7 - Vídeo-análise completa
- Página 8 - Preço e conclusões
Este artigo tem mais de um ano
Autor: Ana Narciso
Simplesmente fantástico!!!! Muitos parabéns Ana
Excelente Ana! Excelente análise! 🙂
O índice aqui não funciona!!!
No Results Found
The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.
Testa novamente sff. Acho que está já a funcionar.
Não consigo ver nenhum da página 7, e algumas páginas não têm conteúdo.
Já deve estar ok. Esqueci-me de colocar os vídeos públicos 🙂
hehehe “videos púbicos” humm…….. estranho
É impressionante, não acerto uma hoje!
Já corrigi, ninguém viu 🙂
Bom artigo!
Parece é que já estou a adivinhar o proximo, “Como instalar windows 8 num Acer Iconia” 😉
Cumps
A verdade é que estes são os computadores/tablets que começaremos a ver daqui para a frente, com algumas melhorias, claro.
O W8 vai dar um boost enorme neste tipo de equipamentos, os tablets com uma dock a fazer de teclado.. Serão computadores 2 em 1, com o metro style para quando se quer um tablet, e ambiente “old school” para quando é preciso trabalho mais exigente.
Mal o W8 esteja disponível eles vão aparecer nas lojas, e aí sim o Windows terá a sua oportunidade no mercado tablet (aquele Samsung para os developers parecia muito interessante!).
E eu não consigo ver os vídeos 🙁
“O vídeo não se encontra disponível”.
De resto, boa análise. Obrigado.
As permissões para os vídeos não estavam correctamente configuradas. Agora já deve dar, peço desculpa.
Obrigada.
Mais um artigo revestido do profissionalismo editorial e jornalístico a que a Ana Narciso e o PPLWare já nos habituaram
Ana, parabéns, excelente análise 🙂
Só faltou mesmo uma página “Windows 8 D.P. no Acer Iconia Tab W500” – isso seria demais ahah 😛
O Windows 7, apesar de ter todas estas melhorias em relação ao touch, não está mesmo nada adaptado a estes dispositivos e penso que não é uma alternativa “decente” em relação ao Android, que dá uma “abada” na questão de usabilidade e, de certa forma, rapidez.
“A RAM é naturalmente inferior dado que estamos a comparar 1GB RAM do tablet com 2GB no EeePC.” não está ao contrario? Pelo menos na 1ª pagina tem que o ACER tem 2Gb de ram. Esse valor dado pode ter a ver com o sistema operativo instalado ou estarei enganado?
Obrigado pela grande review!!! fiquei esclarecido 🙂
Tens toda a razão. Estamos a comparar 2GB de RAM dos 2 lados. Como vi a pontuação inferior e tinha estado a analisar o Iconia Tab A500 que tem 1GB RAM, confundi-me.Já corrigi.
Quanto à tua suposição, acho que estás certo. Isto supondo que a versão DDR é a mesma.
Obrigada.
Ecran capacitativo não conhecia hehe Agora a sério, excelente review, parabéns 🙂
Foi no vídeo não foi? Tenho uma mania de dizer assim… nem reparei.
Foi logo no inicio, pormenores 😉
@Ana ,
Bom dia , excelente artigo detalhado e cheio de profissionalismo , os meus parabéns @Ana por este serviço que prestaste a esta comunidade
Aceita os meus sinceros cumprimentos
Serva
É um tablet que se transforma em laptop ou um laptop que se transforma em tablet…? hmmm 😛
Tablets com android é para teenagers! Espero o W8, aí sim teremos tablets para homens! hehe
vi o primeiro video, quero dar os parabéns
mas perdi a vontade de ver os seguintes por causa da publicidade insistente que não dá para fechar (como é possível no youtube)
Cumps
Desculpem-me a pergunta, mas não seria mais adequado compararmos o Iconia com o EeePad Transformer ? Apesar de SOs diferentes e, também por isso mesmo, são tablets com teclados à la netbook e concorrem para o mesmo grupo alvo de utilizadores?
Gostei do ensaio.
Estamos a falar de que tipo de comparação? Se for a nível de performance, é complicado, porque como disseste e bem, são SOs diferentes, logo o software de benchmark vai ser diferente.
Se for a nível de aspecto geral, infelizmente não tenho o EeePad comigo para o poder comparar, mas daquilo que puder ler acerca dele, considero-o superior. Basta olhar para o teclado que estende a autonomia.
Só pelo facto de não se segurar em posição quando acoplado ao teclado e a questão do teclado virtual tornam este tablet quase uma anedota. Para mim fica completamente posto de parte.
Na minha opinião o Windows, pelo menos nas formas actuais, não é um sistema indicado para tablets. Eles querem-se leves e expeditos, coisa que o Windows não consegue…
Que radical! Tem alguns problemas de estabiliade, de facto, mas segura-se bem na esmagadora maioria das situações e é uma gde vantagem ter um teclado próprio, para processamento de texto, ao contrário de muitos outros. A “leveza” de outros tablets, como diz, fica descompensada pelo facto de não poder correr programas windows com a mesma facilidade com que o faz no W500, o que é mua grande desvantagem. Com a chegada do windows 8 ficará um tablet ainda melhor. De facto, o peso, o tamanho do disco, a autonomia e o gde caixilho à volta do écran são os pontos mais fracos.
Boa avaliação e apresentação do produto, tinha uma ideia diferente dele. 🙂
A análise é muito boa, parabéns. Contudo, penso que pessoas diferentes (como em tudo) podem tirar conclusões diferentes.
Uma delas é esta: tanto quanto sei, se eu QUISER um tablet e PRECISAR MESMO do Windows 7, esta é a única alternativa.
Ora, nesse caso, este é um produto que não tem comparação com qualquer outro… Just my 2 cents. 🙂
Sem dúvida e frisei bem isso no artigo. Mas tem comparação, considerando a utilização que é comum entre todos os tablets: entretenimento, navegação na web, redes sociais e algum trabalho.
Muito boa análise, gostei imenso 😉 Espero ver tablets com W8 hehehe será um grande avanço.
só nao percebi o que queres dizer com “Reprodução via HD a 1080p, mesmo pelo Youtube.”
1080 é sempre 1080, quer seja youtube ou não. !!!
até posso perceber que um MKV 1080 com som dts , ie, possa ser mais pesado que o youtube, mas apenas pelo facto do som tb pesar na apresentação do video.
Claro que é independente do Youtube. Usei o Youtube como um exemplo pois foi a forma mais fácil de aceder a conteúdo Full HD, só por isso. E também porque é Flash, tipicamente mais lento.
Exemplo concreto:
O EeePC, o qual fui sempre comparaNdo com este tablet, nem a 720p consegue reproduzir, no Youtube. Reproduz, mas “engasga-se”. Por isso achei interessante mostrar que este tablet vem bem equipado em termos gráficos e o CPU também ajuda, conseguindo reproduzir filmes a 1080p, ainda por cima em Flash.
Fui clara?
ae pessoal.
tenho um iconia tab, e esta com problemas no ponteiro do mouse. ele fica trancando na lateral da tela onde tem a barra de menus ali no canto pra mostrar area de trabalho. não sei o q fazer. me ajudem por favor
Já descobriu como se faz o uso da internet atravês de um chip 3G?por que eu ainda não. por favor responda me.