Durante o ano de 2019, muitos foram os smartphones testados aqui no Pplware. É certo que o ano ainda não terminou, mas as novidades do ano são mais do que conhecidas.
Como tal, com base nos modelos testados durante todo o ano, estes foram os 5 que se destacaram em diferentes categorias.
É importante referir que, tal como a nossa classificação nas análises, também as nossas escolhas têm sempre em conta a gama onde o smartphone se insere. Assim, não se tratam de “melhores absolutos” mas sim dos que melhor se qualificam em qualidade/preço.
A melhor Construção e Design
Apesar de muitos smartphones se terem destacado com câmaras pop-up, com capas traseiras com cores distintas, com recortes no ecrã e ecrãs com margens absolutamente diminutas, o destaque vai para um smartphone “simples”.
O Xiaomi Mi 9 SE recebe a nossa melhor avaliação, no requisito Construção e Design. Este smartphone disponível por menos de 300 €, na altura do seu lançamento, conseguiu apresentar acabamentos de topo.
O Mi 9 SE é um smartphone com uma construção exímia.
O ecrã e a traseira são em vidro com acabamento curvo e as laterais em metal, boleado. Estas características conferem-lhe uma excelente ergonomia, já para não falar que acaba por ser um smartphone pequeno, apesar do seu ecrã de quase 6 polegadas.
O melhor Ecrã
O Samsung Galaxy Note10+ recebeu nota máxima no parâmetro do ecrã. A Samsung foi sem dúvida uma das marcas que mais surpreendeu com os seus ecrãs. Em primeiro lugar tivemos o Galaxy S10, com as suas câmaras embutidas no ecrã de forma intrusiva. Depois veio o Note10, este já mais harmonioso.
[…] este Dynamic AMOLED é absolutamente fantástico.
Desta vez a Samsung conseguiu ir ainda mais além com a proporção de ecrã face à estrutura do equipamento, oferecendo assim uma área ocupada pelo ecrã superior a 90%. Este ecrã é de 6,8″ e a câmara perfurada é menos intrusiva que nos modelos Galaxy S.
Além disso, o smartphone tem uma adaptação perfeita às variações de luminosidade. Apresenta ainda uma excelente reprodução de cores e um contraste incrível. Não há nada de negativo a apontar.
O melhor Desempenho
Neste tópico, sinceramente, a escolha foi difícil. Qualquer smartphone de topo ao logo dos vários lançamentos durante 2019 apresentou um desempenho de excelência.
O Apple iPhone 11 Pro Max, por exemplo, com o seu processador A13 Bionic e sistema operativo desenhado à sua medida, seria um excelente candidato. No entanto, os seus mais de 1500 euros, não poderiam oferecer outra coisa.
A relação entre qualidade e preço pesa bastante nas nossas avaliações. Como tal, seria injusto não atribuir este título ao smartphone que mais nos surpreendeu verdadeiramente.
Assim, o título de smartphone com melhor desempenho vai para o OnePlus 7T Pro. Na verdade, também poderia estar como vencedor de melhor ecrã do ano. Contudo, onde se destacou verdadeiramente foi mesmo no desempenho.
O OnePlus 7T Pro vem equipado com um processador de topo, o Snapdragon 855+, um octa-core, composto por 1×2.96 GHz Kryo 485 + 3×2.42 GHz Kryo 485 + 4×1.78 GHz Kryo 485. Adicionalmente, integra a GPU Adreno 640 (700 MHz). O modelo que tivemos em testes, por exemplo, trazia 8 GB de RAM, sendo a gestão de tarefas é feita de forma exemplar. Não há bloqueios, não há atrasos, a navegação é muito fluida e em jogos o desempenho é de excelência. É claro que a OxygenOS 10 e o Android 10, dão uma ajuda importante.
Se é desempenho de excelência que procura, é com segurança que sugiro o OnePlus 7T Pro.
Nos testes de Benchmark também não resta margem para dúvidas com, por exemplo, 488629 pontos no Antutu. Aliás, a Antutu coloca apenas o ROG Phone 2 à frente do OnePlus 7T Pro, que infelizmente não tivemos oportunidade de testar.
A melhor Câmara
Apesar de ter sido lançado o Huawei Mate 30 Pro, o Xiaomi Mi CC9 e até o Apple iPhone 11 Pro, o ano ficou marcado pelo lançamento do Huawei P30 Pro que revolucionou de facto o segmento da fotografia nos smartphones. Como tal, é ele que recebe o nosso título de smartphone com melhor câmara de 2019.
O grande destaque deste smartphone vai sem dúvida para a sua câmara de 40 MP, uma grande angular de 27 mm, abertura f/1.6 e OIS (estabilização ótica de imagem). Mas existem ainda outras três câmaras neste módulo. Uma ultra grande angular de 20 MP, outra de 8 MP, capaz de fazer zoom digital até 50 vezes e zoom ótico até 10 vezes. Por fim uma ToF, que faz basicamente um mapeamento de profundidade e pode criar a imagem com efeito desfocado mais perfeito.
O ruído fotográfico que tantas vezes é apontado nestes testes não é de todo um problema no P30 Pro.
Outra particularidade desta câmara de 40 MP prende-se com o seu sensor RYYB, que vem revolucionar os sensores das câmaras fotográficas, até então RGGB. É um sensor com maior sensibilidade à luz, ideal para imagens captadas à noite ou em ambientes mais escuros.
A melhor Autonomia
As baterias dos smartphones sofreram uma grande revolução neste último ano. Além dos carregamentos sem fios, carregamentos ultra rápidos, temos aquilo que realmente interessa: autonomia.
Quanto tempo um smartphone pode ser utilizado com uma utilização intensiva, sem preocupações com a bateria.
Foi assim conseguida uma excelente marca na autonomia, para um dispositivo de entrada de gama com desempenho bom. “Well done, Xiaomi!”.
O Xiaomi Redmi 7, um smartphone de entrada de gama, foi capaz de oferecer 15 horas e meia de utilização intensiva.
A Xiaomi, aliás, tem sido uma das marcas que mais inovação tem conseguido oferecer com nas baterias dos seus smartphones. Recentemente, mostrou ao mundo a sua tecnologia Super Charge Turbo. Esta é capaz de carregar uma bateria de 4000 mAh em apenas 17 minutos, a 100W.