TappLock: Um cadeado que se abre com a sua impressão digital
Cada vez mais a tecnologia começa a chegar a áreas onde não a esperavamos ver tão cedo. São pequenas melhorias que nos facilitam o dia-a-dia e que na maioria dos casos melhoram a usabilidade e a segurança.
O TappLock é um desses exemplos. É um normal cadeado, mas com uma particularidade única. Dispensa chaves e é apenas aberto com a impressão digital.
A mudança que o TappLock vem trazer é algo que se esperava que acontecesse e que vem facilitar os utilizadores. Com um simples dedo passa a ser possível abrir este cadeado, garantindo toda a segurança necessária e retirando também a obrigatoriedade de se usar uma chave ou memorizar um código.
Construído para ser completamente seguro, a todos os níveis, o TappLock tem um leitor de impressões digitais FPC 1020, normalmente usado nos smartphones de topo, como no Huawei Mate 7.
Mas como hoje em dia a interacção com outros utilizadores é cada vez maior, o TappLock permite memorizar várias impressões digitais e cujo acesso é controlado directamente a partir de uma aplicação que corre no Android ou no iOS.
Este cadeado está disponível em dois modelos, o TappLock Lite e o TappLock, com a diferença entre eles a ser principalmente ao nível da duração da bateria, que no primeiro caso dura seis meses e no segundo até 3 anos.
Mas porque o TappLock pode ser usado em qualquer ambiente e em qualquer situação, os seus criadores tornaram-no à prova de água e de outros elementos. Tem ainda um alarme incorporado para reagir sempre que for aberto sem autorização ou em caso de tentativa de arrombamento.
Segundo os seus criadores, abrir o TappLock demora menos de um segundo, bastando colocar o dedo no leitor para que ele de imediato se desbloqueie.
O TappLock não está ainda disponível para venda, estando no Indiegogo a recolher financiamento para avançar para produção. Neste momento o valor pretendido foi já ultrapassado, sendo para Setembro deste ano uma realidade. Os preços praticados são de 29 dólares para a versão Lite e 49 para a versão mais robusta.
Este pode não ser o primeiro modelo a surgir com a capacidade de ser desbloqueado com um dedo, mas é de certeza o mais rápido e o mas interessante.
É também mais um passo na integração de tecnologia em objectos do nosso quotidiano e que não esperávamos ver evoluir, melhorarem e tornarem-se mais simples de usar.
Este artigo tem mais de um ano
Será engraçado – nada engraçado, digamos – quando houver um golpe no Dedo. Gordura no dedo, transpiração. Allways the same trouble.
Eu diria que seria mais engraçado, quando o suposto “gatuno” se chatear com o dito cadeado e estragar propositadamente o sensor de impressões digitais… Aí quero ver o que faz o dono do cadeado.. xD
Obrigado pela dica! [Daqui uns anos] Já sei uma nova „brincadeira” para o S. Pedro na minha freguesia 😉
Controlo é feito pelo telefone, pelo que (presumo) poderia ser desbloqueado dessa forma.
No entanto, estas coisas não funcionam do ar, como é a bateria? E quando esta se evapora?
Permite guardar várias impressões digitais. Então quando tiver algum problema num dedo é só usar outro.
Nos tradicionais também vem múltiplas chaves suplentes por algum motivo.
Eu tenho um smartphone com leitor de impressões digitais e problema de leitura só tem quando tenho os dedos mesmo molhados (húmidos ou com gordura nunca foi um problema). Daí que se não funciona é só passar o dedo nas calças e há está. Quanto ao “gatuno” se chatear e estragar o sensor: os gatunos não estragam o sensor, eles cortam o aluquete. Os putos cuja disfunção psicológica é divertir-se estragando coisas, aí sim seria possível, mas felizmente isso é caso raro
Caso raro? Manda aí as coordenadas do teu planeta, que isto no meu não anda assim tão perfeito.
E se a bateria acabar como se faz? É possível de trocar a mesma com o cadeado trancado (o que poderá não ser muito fácil) e depois o leitor tem memória para guardar a impressão digital de quem abre?
É curioso e poderá ser útil, caso se elimine/reduza os aspectos negativos.
Se acabar a bateria só tens que ter um smartphone ou portatil para carregar 10 segundos para reconhecer a tua impressao digital.
Gostaria de ver o Sr. Manuel (o Empreiteiro) ou o Sr. José(o Agricultor), a abrir o estaleiro com uma coisa destas…
Já agora, para a bateria durar 6 meses, será apenas em stand by…com notificações, abertura, etc, durará muito menos.
Se funcionar bem, creio que será apenas para um nicho de mercado…
Mas isto sou eu a divagar…
Abre como os outros… com um martelo ou corta cabos…
Por acaso tem um design muito fraquinho mesmo .. Nem a cena do suposto alarme o safa
Até me fizeste rir.
Ficando sem bateria…: boa sorte para abrir 😉
Só conectar ao portatil e já tem bateria, ou até carregar com o smartphone e pronto problema resolvido!
Não estou a ver alguém a andar com um portátil só por causa de um cadeado… É muito menos, duvido que alguém com pressa para ir embora queira esperar que um simples cadeado carregue a sua bateria para poder retirar o objecto no lugar a que ele se confim… Prefiro mil vezes – mas de longe – utilizar o tradicional.
Acho muito interessante… vai ser um sucesso de certeza e com a app a funcionar em conjunto vai ser delicioso.
No caso de ginásios é Top, para motos acaba por ser um muito interessante, mas mais fácil de cortar que os tradicionais cadeados de disco.
O pessoal aqui que aqui comenta poderiam ver o copo meio cheio ao invés de o ver meio vazio… O objectivo é funcionar. Caso por alguma razão não funcionar, de certeza haverá forma alternativas de abertura. Ex: um cofre estilo hotel que introduzimos um pin de 4 digitos para trancar, se por ventura esquecer-nos do pin, existe um pin mestre que permite a abertura ou se o painel já não funcionar podemos abrir com uma chave física.
LOL eu acho tão estúpido este tipo de invenções sem pensarem 1 pouco que me farto de rir, para que server ser digital ou nao ? Fica aqui o HACK para esse cadizadozinho, infalível até aos dias de hoje.
http://www.lojastamoyo.com.br/loja/resize/image.php/176572_1.JPG?&image=/loja/arquivos/produtos/imagens_adicionais/176572_1.JPG
Sim, isso dentro de um ginásio, dentro de uma escola, dentro de uma empresa… sim isso encontra-se num bolso e é totalmente discreto!!!!
Poderá ser uma solução engraçada para quem vai para a piscina e depois necessita de abrir o cacifo.. sem chaves, sem preocupações! Quanto a bicicletas e motos.. a versão mais robusta pois claro, pode ser interessante para não se ter que andar com mais chaves, e o preço até nem é mau.. Mas.. segundo o que vi, isto só vai estar disponível (para entrega) lá para o final deste ano!
Talvez um sensor para carregar através de energia solar não fosse má ideia. Assim teria sempre bateria. De qualquer modo parece muito fragil para guardar uma boa bicicleta ou mota. Para esse efeito ter que ter no mínimo 16mm de espessura.