Smartwatch ou smartband? Três propostas que deve conhecer
Ter um estilo de vida mais saudável ou querer apenas uma extensão do smartphone no pulso, tem impulsionado largamente a procura por smartwatches e smartbands. Neste universo, marcas como a Apple, Samsung, Xiaomi ou Fitbit, destacam-se entre tanta oferta, mas há opções que conseguem ser tão boas ou melhores que estas, a preços verdadeiramente competitivos e ao alcance da maioria dos consumidores.
Hoje damos-lhe a conhecer três propostas da marca Makibes.
A marca Makibes tem hoje uma grande oferta de relógios e bandas inteligentes. Estes são dirigidos aos mais diversos tipos de consumidores, mas sempre a preços acessíveis. Dos mais simples, que contam passos, medem batimentos cardíacos e mostram as horas, aos que já interagem com o smartphone, têm GPS e adaptam-se a diferentes desportos.
Makibes HR2 - a smartband
Esta é a opção mais simples e acessível das três que hoje aqui apresentamos. É uma banda inteligente compatível com Android e iOS, através da app WearFit 2.0, o que permite ao utilizador receber notificações e alertas do smartphone no pulso e manter toda a informação do relógio registada.
Esta smartband tem certificado IP67, o que garante que é resistente a água e a poeiras, inclui um pedómetro, faz monitorização de sono e tem alertas de sedentarismo. Inclui ainda um sensor de batimentos cardíacos.
Tem ecrã OLED de 0,66 polegadas e uma bateria de 105 mAh que, segundo a marca, terá uma autonomia de 14 dias. A bracelete do relógio é em silicone em três cores: azul, vermelho e preto.
Makibes BR1 - o smartwatch para quem gosta de corridas
O Makibes BR1 já é um relógio inteligente que traz GPS incluído e que, não só é compatível com Android e iOS, recebendo notificações de mensagens, chamadas e outras apps, como também ainda suporta ligação ao serviço Strava.
Inclui 7 diferentes modos de corrida, nomeadamente, freestyle, modo de distância, duração, modo energia, queima gordura, resistência e cardio, adaptando-se assim aos objetivos de cada corredor. Mas além da corrida ainda se adapta a outros desportos.
Além do sensor de batimentos cardíacos ainda inclui sensor ECG. Durante o desporto, tanto os batimentos cardíacos como a distância podem estar a ser monitorizados de forma constante.
Tem um ecrã IPS quadrado de 240 x 240 píxeis, de 1,3 polegadas, uma bateria de 250 mAh para uma autonomia em standby até 7 dias e tem certificado IP67 de resistência a água e poeiras.
Makibes G06 - o smartwatch para qualquer desporto
O Makibes G06, o mais caro da lista, tem um ecrã redondo OLED de 1,2", com 5 botões de controlo na lateral. Já inclui certificado IP68, podendo ser utilizado em desportos aquáticos. Inclui 7 modos de desporto, nomeadamente, maratona, montanhismo, escalada, bicicleta, golfe, corrida e passadeira.
Tem sensor de batimentos cardíacos e GPS, para uma monitorização mais afinada do exercício. É compatível com Android e iOS, recebendo várias notificações do smartphone. A bateria é de 450 mAh com uma autonomia para uma utilização normal de 4 a 9 dias, segundo indicação da marca. Com utilização de GPS a autonomia baixa para 10 a 14 horas.
Pode ainda juntar-se ao grande evento de promoções de março, com diferentes cupões de desconto para todos os produtos, e a oportunidade de ganhar um Elephone U Pro, para quem fizer compras de 14 de março a 2 de abril.
Este artigo tem mais de um ano
“certificado IP68, podendo ser utilizado em desportos aquáticos. ” Cuidado com estas afirmações, em especial porque no site para onde o link aponta, diz numa imagem “swimproof, water resistance to 3 meters” e “Do not press button undewater, do not flushing hot water, do not use when taking a shower”. O que sugere que o IP68 deles é estar quieto a 3 metros de profundidade, já que a nadar crawl (por exemplo) facilmente se atingem pressões maiores que os 3 metros…
O problema está com o marketing que é enganoso e não com a certificação. O Ip68 não fornece protecção suficiente para ser usado enquanto nadamos.
O IP68 nada tem de garantir quanto às condições de uso “excepcionais” como o nadar, tem de garantir quanto a profundidade e tempo de imersão (mais de 1 metro de produndidade – com a profundidade máxima definida pelo fabricante mas geralmente é até 3 metros -, pelo menos 30 minutos).
Tudo o resto que se lê, pode nadar/não pode nadar, não pode ser àgua quente/pode ser àgua quente, etc., é definido pelo fabricante… pelo que com um equipamento com certificação IP68 pode fazer-se desportos aquáticos e com outro não, embora ambos tenham a mesma certificação. Já para poderem dizer que isso é possível, no contexto da certificação IP68, os equipamentos têm de ser testados a suportar essas condições (i.e. se quando referem o IP68 dizem que pode nadar ou pode tomar banho de imersão em àgua quente, etc., então o equipamento teve de ser testado nessas condições, imerso a mais de 1 metro – até ao limite definido pelo fabricante) de outra forma não podem fazer ambas as afirmações (que é certificado IEC 60529 com rating IPx8 e que pode fazer essas coisas todas).
Ou seja, nada tem a ver com o IPx8 se oferece protecção para essas actividades por omissão, o rating do segundo dígito só por si só diz respeito a profundidade de imersão, as condições que suporta em conjunto com dizer que é certificado IPx8 para essas condições é que interessa.
Por curiosidade, há outros standards a ter em conta quanto a natação/desportos aquáticos: ISO 22810:2010, em que define não só profundidade (a ser correcto, pressão) como temperatura, duração, amplitudes térmicas (choques térmicos).
Daí teres os Samsung Gear Sport cerificado a 5 ATM (pressão equivalente a uma profundidade de 50 metros, 5 atmosferas) segundo o ISO 22810:2010, por exemplo.
https://www.thrillist.com/gear/what-your-watch-water-resistance-numbers-mean
Mais uma vez, a certificação IPx8 não é suficiente para este ser usado enquanto nadamos. É possível um aparelho com certificação IPx8 que aguente enquanto nadamos, mas isso porque este pode ir para além do que a certificação exige. Dou-te um exemplo um relógio com a profundidade permitida de 10m tem a certificação IPx8, um que permita até 100m também é IPx8. Por alguma razão não é esta a certificação usada nos relógios que suportam grandes pressões, porque a IPxx não serve para nada para estes.
Acabaste por dizer exactamente o que eu escrevi. Sei que é extenso, mas lê antes de responderes…
Tu é que não percebeste o que eu disse. Lê novamente o meu primeiro comentário, é curto e não demora muito tempo. Eu não disse em parte alguma que aparelhos com IPx8 não davam para ser usados enquanto nadamos, disse sim que a certificação por si própria não garante que este dê para utilizar. Se um aparelho respeitar a certificação à risca não vai dar para usar enquanto nadamos.
Preciso de um SW com o básico: nano-sim, gps, receba apps, blud pressure (fiável), 2G+16G, por menos de 100 aéreos.
No.1 F5
O F5 tem 512 ram e n tem blood pressure, hearth rate nao e’ util para mim.
Alguem tem mais propostas?
CF007, se é fiável não sei, mas se queres tudo isso e top 5 em fiabilidade e ultra especificações, então meu amigo, 100 euros é pedir um avião com preço de carro.