Samsung não quer que os clientes usem peças de outras marcas e pede que lojas os denunciem
Um documento divulgado por uma loja de reparação independente levanta o véu sobre as condições contratuais da Samsung. Uma delas parece implicar que os comércios denunciem os clientes, caso vejam que o smartphone foi previamente reparado com peças de substituição assinadas por outras marcas. Mas há mais...
Aparentemente, é mandatório que as lojas de reparação independentes celebrem um contrato com a Samsung para poderem vender peças genuínas da marca. Conforme apurou a 404 Media, que teve acesso a um destes documentos, a sul-coreana exige que a loja forneça o nome, informações de contacto, como o e-mail e número de telefone, identificador do aparelho e a natureza da queixa dos clientes a uma base de dados da empresa - não é claro se os clientes estão cientes do fornecimento das informações à Samsung e se esta situação também se verifica em Portugal.
Mais, se a loja de reparação detetar que o seu dispositivo foi previamente reparado com uma peça que não seja da Samsung, a empresa exige que o estabelecimento "desmonte imediatamente" o seu dispositivo e "notifique[-a] imediatamente".
A empresa deve desmontar imediatamente todos os produtos que são criados ou montados a partir de, compostos por, ou que contenham quaisquer peças de serviço não adquiridas à Samsung.
[A loja] deverá notificar imediatamente a Samsung por escrito sobre os detalhes e circunstâncias de qualquer uso não autorizado ou apropriação indevida de qualquer Peça de Serviço para qualquer finalidade que não seja de acordo com este Contrato. A Samsung pode rescindir este Contrato se estes termos forem violados.
Lê-se no contrato, conforme avançado por vários órgãos de comunicação social.
Segundo ressalvado pelo Android Authority, desmontar o produto de um cliente porque possui peças que não foram compradas à Samsung parece ser uma prática "flagrantemente anti-consumidor".
Ainda mais, se considerarmos que a(s) peça(s) em questão pode(m) estar a funcionar perfeitamente e o problema do cliente pode nem estar relacionado com ela(s). Esta abordagem da Samsung pode resultar em substituições e pagamentos desnecessárias pelas lojas e pelos clientes, respetivamente.
A notícia surge depois de a iFixit ter anunciado, no dia 23 de maio, que estava a terminar a sua parceria de reparação com a Samsung. A loja citou o preço das peças de reposição, a recusa da Samsung em permitir que a iFixit ajudasse as lojas de reparação locais e vários outros motivos para o fim do vínculo.
Gozam e criticam a apple mas fazem igual. Todas as marcas sao iguais, e incrivel. Depois admiram se que as pessoas preferem apple, ao menos esses tem a qualidade de pautar o mercado os outros apenas seguem e fazem pior
Mas uma peça para substituir no iPhone não é barata, bem pelo contrário. Tal como na Samsung.
Continua o abuso, pelas marcas, de considerar que um produto, apesar de comprado, continua a estar na posse do fabricante.
Aquilo que compro é meu, e por isso faço o que quiser e o que me apetecer com ele, sem que alguém possa a ter a ver com o assunto. Uma compra não é um direito de uso temporário. Há que acabar com estes procedimentos.
Exactamente, concordo plenamente consigo.
É o normal e é assim em todo o lado. Basta só abrir, qt mais se usar peças de terceiros no periodo de garantia, fica sem garantia. Tem bom remédio, é continuar a fazer as reparações na loja do indiano.
Mas quem é que vai usar peças de terceiros no período de garantia?
Em que parte do post se fala em garantia ou ficar sem garantia? Não, o que faz a Samsung não é nada normal, nem a Apple faz isso.
Quem parte por exemplo o display, não era difícil chegar lá..
Eu ate concordo. A marca não deve assumir responsabilidade se o equipamento ja foi intervencionado por terceiros tecnicamente não certificados, com peças não certificadas.
Portanto concordas que o dispositivo seja apreendido, que os dados pessoais sejam partilhados á marca e seja colocado numa lista negra. Só falta pedir que se seja preso.
Depois queixam-se que a malta vá comprar Xiaomis e afins.
Aliás a partilha de dados mesmo que seja à Samsung, da direito de por uma ação em tribunal, a menos que assines um papel a ceder esses dados. Portanto se fizermos uma reparação fora de uma loja da marca ou certificada, é só não ir lá mais vez nenhuma com o telemóvel em questão.
Acho que pelo menos nas televisões a Samsung leva mesmo o tema da obsolescência programada muito a sério e não verá com bons olhos qualquer um que utilize outras peças, em especial se permitir que o dispositivo funcione melhor por muito mais tempo do que aquele que a marca gostaria (pois eles querem é vender).
Esta prática de forçar a compra dos componentes à Samsung, parece claramente anti-concorrencial, e isso cá na Europa não costuma ser bem visto, e até nos EUA é mal visto em especial se não for uma empresa dos EUA a fazê-lo.