Samsung lança Z1, o primeiro smartphone Tizen
O ano de 2014 terminou com a promessa da Samsung que este novo ano seria de mudança. E as mudanças já começaram a acontecer.
Apesar de já se contarem novos smartphones Samsung com Android em 2015, que seguem a mesma tendência dos últimos lançados em 2014, nomeadamente o Galaxy Apha e o Note 4, agora é finalmente apresentado o primeiro Samsung com sistema operativo Tizen, o Samsung Z1.
O Samsung Z1 é verdadeiramente o primeiro smartphone Tizen. Apesar de em Junho de 2014, a empresa ter anunciado o Samsung Z, que prometia marcar o início da independência da marca sobre o Android da Google, a verdade é que este smartphone nunca saiu para o mercado.
As razões para que tal tenha acontecido não são claras, mas possivelmente o sistema operativo ainda não estava em condições de ser apresentado ao público.
Agora, 6 meses depois, é finalmente lançado para o mercado indiano o primeiro Samsung Tizen. O Samsung Z1 apresenta-se como um smartphone de entrada de gama dedicado ao entretenimento, com uma interface simples e intuitiva para qualquer utilizador.
Em termos de especificações, este smartphone, com a versão 2.3 do Tizen, tem um ecrã de 4" WVGA (480 x 800 píxeis), conta com um processador Dual Core a 1.2GHz, tem 4GB de armazenamento interno (expansível através de micro SD até 64GB) e apenas 768MB de memória RAM.
Vem equipado com duas câmaras, a frontal VGA e a traseira de 3.1MP, permite conectividade através de Wi-Fi e Bluetooth 4.1 e o único sensor de que dispõe é o acelerómetro.
Em termos de dimensões, estamos perante um pequeno smartphone de 120,4 x 63,2 x 9,7 mm de volume e 112g de peso.
O preço deste Samsung Z1 pode dizer-se que é um preço justo, face às especificações apresentadas e tendo em conta a marca que tem cravada: será de 5700 rupees (a moeda da Índia), ou seja, cerca de 90 dólares.
Tal como já foi referido, este equipamento encontrar-se-á apenas disponível na Índia e, tal como muitos outros dispositivos da Samsung, é provável que não chegue ao mercado europeu, ou a qualquer outro. Mas com alguma certeza é possível afirmar que este é apenas o primeiro Tizen de 2015 e que ainda este ano vamos poder ter nas mãos um Samsung Tizen.
Este artigo tem mais de um ano
vai durar pouco tempo de vida, assim com o Bada.
O Bada ainda durou alguns aninhos, tinha como visão abandonar o windows 6.5 dos omnias 😛
Pois ,
isso vai depender de quem compra…
Mas este SO é muito bom, e depois de a Nokia “matar” o melhor SO que já teve, a samsung não vai deixa-lo fugir!
desta feita sobre o nome Tizen, tecnicamente é muito bom, basta dizer que é baseado no Mer(que é uma base do MEEGO da Nokia).
A samsung não quer ficar dependente do Android, e agora que já sabemos que dia 27 de janeiro vamos ter novidades de mais uma concorrente, a Meizu, com telephones com ubunto triplo boot, etc, a Samsung ataca já, e sai na frente!
Mas acho que o ubuntu apesar de vir de empresas menores,tem na sua abertura, e conceito muitas vantagens…até ja é possível correr o LibreOffice nos equipamentos com ubuntu 😉
Mesmo as versões que ainda usam o servidor X, como base…porque a Canonical criou o xmir para estes casos 😉
Estamos cada vez mais perto de ter um computador no bolso, perfeitamente utilizável como computador, e até faz chamadas e tudo 😛
A menos que custe 50€ não vale coisa nenhuma.
Nossa que estratégia a deles.
é por baixo que se começa…. o primeiro android não era grande coisa… o primeiro iphone tbm….
Não é por nada, mas o nome de Z já mete nojo. 70% dos equipamente de novas tecnologias são Z´s. Já dá vontade de ir ao bacio.
R.I.P
Penso que o pessoal coloca que este tipo de comentários tem uma visão pouco alargada da tecnologia. + de 90% das pessoas que conheço tanto faz que seja tizen, android, windows, ubuntu, bada, ios etc… Seja plástico, aluminio, aço ou carbono, o que pretendem é um telefone que dê para a net, facebook, tirar fotos e telefonar. Se lhe colocarem um smartphone topo de gama e um de baixa gama não distiguem a diferença, ou não justifica a diferença de valor.
Quando o android apareceu vi muita a gente a dizer isso não presta, queriam era nokias e afins, hoje nem falam dessa marca.
Sejam bem vindas novas plataformas,
Essa gente de que falas, que não liga e não nota a diferença, também não vai comprar topos de gama, nem vai comprar apps…
Por isso é que certa marca, com apenas 10% do mercado, controla 80% dos lucros… e tem a melhor oferta de software.
O melhor para ti não é necessáriamente o melhor para mim, tudo depende das necessidades de cada um .
Posso-te afirmar que conheço pessoas que nunca acederam a net através dos seus smartphones, e não é por isso que são menos exigentes com os equipamentos.
Então têm para quê? Para mostrar que têm?
muita gente, tem porque dizem que é bom…e sempre cai bem ao amostrar…
A mesma coisa nos processadores… actualemte com o nível de performance que os proc’s x86 nos entregam, não ha necessidade de a maioria da malta ir buscar nada caro..
AMD sobra!No entanto o que acontece??
A malta compra os topos de gama…e vai sempre haver estas coisas, porque as pessoas refugiam-se nisso para justificar a sua inteligência por exemplo, é como os carros, etc.
São objectos de servem para demonstrar o teu puder económico, mas não só!
No fundo demonstram o teu puder…e claro todos sabemos que é estupidez!
Mas vai la perguntar a malta que compra se estão dispostos a comprar apenas algo que podem utilizar…ainda te caem em cima 🙂
Eu acho muito bem que muitas pessoas venham ao PPLWare!!! A sério!!! Só para ver se aprendem alguma coisa de tecnologia!!!
Não é por nada, é só porque agora tá na moda que Android é o melhor… e pronto! Fecha-se a mente nisso!!!
Tecer comentários sobre algo que não se conhece devia ser proibido!!!
A verdade aqui é que Tizen é de facto superior a Android. (pronto lá vou eu ser bombardeado)
Tem alguns pontos em que há inferioridade (quantidade de Apps, por exemplo) mas que são contornaveis. Na verdade o Z1, se se pedir para instalar uma App do Android, pede para instalar uma camada de compatibilidade e a partir dai passa a suportar Apps Android. As desvantagens é que essas mesmas Apps (NÃO O TELM!!!) podem consumir mais energia do que no Android. O Sistema Operativo, no entanto, é de longe muito superior ao Android em termos de consumos energeticos (dura muito mais).
Ainda assim, e apesar de manter que o Tizen é actualmente superior a Android, não quer dizer que isso assim seja amanhã. A tecnologia está sempre a evoluir. Amanhã poderá aparecer outro sistema melhor.
Vá lá, não ponham umas palas. Não se fixem numa tecnologia e andem a pregar que nunca vai haver melhor. Está aqui Melhor. Aceitem-na! E amanhã virá outra coisa. Quem para, desactualiza-se. Evolua-se!!!
(pessoalmente, estou radiante por me ver livre do ART (ex-Dalvik) do Android… Acho que até por um FirefoxOS eu trocava heheheh embora esse ainda não esteja tão avançado como Android… por enquanto…)
O Android, é um bom SO actualmente 😉
Existem é muitos bons SO’s por ai, e na verdade um SO para dispositivos móveis, deve ser o mais enxuto possível, tornando-se rápido e fazendo durar a bateria..
O Tizen é bom, assim como outros SO’s, mas as aplicações em html…essas são fáceis de produzir, mas teem um desempenho consumo de energia brutal!
No entanto e SO é muito enxuto, e pode compensar…se estas forem poucas…porque se todas as app’s forem em html…esquece vai ser um flop!
Se forem nativas, ai temos aqui um concorrente de peso, que apenas as pessoas vão deliberar, se cresce ou morre.
João, acho que o consumo de bateria começa a ser relativo, tendo em vista as hipóteses propostas para combater isso por muito empresas, sem contar com tecnologia que está para chegar. Cada vez mais as empresas apostam em carregamentos rápidos(este ano foi apresentado uma bateria que demora 2 minutos para ser completamente carregada) ou via wireless. Mas enquanto isso não acontece de uma forma decente ou barata tens baterias externas que não custam, tanto a nível monetário como transportar contigo.
Em relação a diferença de SO entre Tizen e Android, não tive tempo para ver qual o melhor. Mas isso é um bom bocado relativo, só as coisas que podem mudar num espaço de 1 ano é brutal, sem contar que a google cria SO conforme projectos previsto, e não com os projectos do presente.
A cima de tudo e cagando para a Samsung como para a Apple e por aí fora, acho que o futuro (espero eu), esteja no projecto ara 🙂
querem imitar a apple que faz software para o seu hardware mas acho que não se safam
Será que não aprenderam nada com o Bada OS? =/
Vai ser como o LiMo… tambem usado pela samsung…
morreu e deixou os utilizadores agarrados…
O LiMo…era um excelente OS…baseado em Linux…ainda me lembro 🙂
Era sim senhor… pesquisavas pelo apelido de alguem nos contactos e ele não o encontrava. foi dos bugs mais estúpidos que lá encontrei (na altura estava a aprender a programar e só pensava “porra, era só fazer isto em vez de isto LOL”).
Era bastante engraçado, pelo menos no meu H1, mas tinha alguns bugs estúpidos e era relativamente limitado (lá está, apps mais uma vez)
mas isso era uma aplicação…
O SO era rápido 😉
E diziam eles que iam lançar menos produtos em 2015, bem basta comparar este com p ex o tb novo lumia 532 http://www.microsoft.com/en/mobile/phone/lumia532/specifications/… ou ate com o 432..http://www.microsoft.com/en/mobile/phone/lumia435/specifications/..e de facto ha coisas que n se percebem !
Já morreu na praia.
What is that?
A Plane?
A Train?
The superman?
Oh no its just a new Samsung smartphone…
new=one more :p
Outro que não vai vingar.
Um tiro da Samsung… no pé!
Sem dúvida, anda mesmo desorientada a Samsung…
Vocês são todos uns aleijados xD
Têm um software bonito, eficiente e que pode usar aplicações android!!(enfim, um sistema que tem muito para dar)
mas como é da Samsung já não resulta..enfim…e por favor não comparem o tizen com o anteriores…este esta muito mais evoluido 🙂
Nunca ouviram falar da lei da física (de Newton, parece que é): “Dois corpos não conseguem ocupar o mesmo espaço, sobretudo se for pequeno. Uma das forças que se cria é o atrito” ?
Agora expliquem-me lá como se metem estes serviços, duplicados, no mesmo smartphone Android com a Google a exigir aumentar os seus, reduzindo os dos fabricantes? Está aí grande parte da explicação do Tizen.
http://cdn.arstechnica.net/wp-content/uploads/2014/08/Samsungs-ecosystem2.jpg
qual é o mal de uma empresa querer criar as suas próprias aplicações? lá porque a outra é melhor.
como exemplo: A maioria das pessoas usa e gosta de facebook e no entanto a google criou o g+
Com estas specs duvido que o Tizen venha a revelar-se muito bom… O bada também tinha tudo para o ser, não tivesse sido abandonado. Todo este anúncio fede a dejá vu.
O artigo não refere as apps disponiveis para o Tizen. Existe uma app store Tizen ?
sempre dá para usar a máquina calcular quando o meu telemóvel ficar sem bateria…