PplWare Mobile

Router ZAPO Z-1200, um design arrojado para ligações Gigabit


Maria Inês Coelho

Gestora de conteúdo e de redes sociais do Pplware. Mestre em Economia, foi o fascínio pelo universo da tecnologia e da comunicação que falou mais alto.

Destaques PPLWARE

40 Respostas

  1. Paulo Pereira says:

    Faltou dizer que um dispositivo que se ligue ao router vai usar 1 dos 2 protocolos e por isso a soma, sem esta informação, é enganadora.

    • Paulo Pereira says:

      Por outras palavras: um dispositivo que se ligue ao router não vai ter 1167 Mbps.
      No máximo tem 300 Mbps ou 867 Mbps.

    • Hugo Cura says:

      Como é enganador? Tu é que estás a assumir isso. Cada frequência tem a sua rede e o gráfico no artigo ajuda a perceber a composição da largura de banda nas duas frequências.
      Além disso, diz-me: qual o dispositivo Wi-Fi que tenhas que suporta mais de 867 Mbps? 😉

      • Jorge H says:

        Hugo, acaba por ser enganador porque é um cenário que aparentemente apenas tu usas. Quem é que liga 2 adaptadores wi-fi para estar ligado a 2 redes wi-fi diferentes? Parece-me um pouco rebuscado. Isto é a minha opinião.. posso estar enganado. 🙂
        Isto não seria igual a tantos outros routers que disponibilizam 2.4Ghz e 5Ghz em simultâneo?

        • Hugo Cura says:

          Eu não disse que usava, apenas disse que é possível e, por essa razão, não vejo o “porquê” de ter sido referido como enganador.
          É óbvio que sim, é igual a toooooodos os routers com ambas as frequências, o Paulo Pereira é que deve ter visto isto pela primeira vez 😉

  2. Ivo says:

    Uma questão: posso ligar uma box da operadora a isto?
    Obrigado,

  3. Joao ptt says:

    O que é esta coisa de “Please send by method ZPTD for free-taxes”? Como funciona? Eles enviam para outro país Europeu tipo Alemanha e só depois vêm para Portugal mas sem a descriminação de vir do estrangeiro?
    Serve para tudo? Só para algumas coisas? Todos que enviam do estrangeiro sabem o que é, só alguns?

  4. bs says:

    Dá para ligar em modo bridge a um router da NOS?

  5. Shark77 says:

    Bom dia.
    Não percebo muito disto!!! Basta ligar este Router ao da operadora e posso aceder ao Wifi através deste ou tenho de fazer alguma reconfiguração???

    • Hugo Cura says:

      Cada router ficará com a sua rede Wi-Fi. Há routers que necessitam de ligar em modo bridge, outros não. Normalmente os routers das operadoras suportam as duas formas, portanto é apenas necessária a configuração básica inicial.

  6. Theboice says:

    Boas, não se pode simplesmente trocar o modem (por ex. da Vodafone) por este, evitando assim gastos energéticos e ocupação de espaço? Obrigado.

    • Hugo Cura says:

      Depende. Que tipo de ligação chega ao router da Vodafone? É ethernet que vem do ONT? A generalidade dos routers suporta PPPoE para fazer a autenticação no operador, este ZAPO não será exceção. Portanto, sendo estas as condições, som, poderás substituir integralmente o router da Vodafone, podem é haver outras questões relacionadas com a TV e telefone, que normalmente utilizam VPNs especiais para funcionarem sem problemas.

  7. peixaticus says:

    Boas!

    Preciso de uma ajuda em relação a este produto:

    1. Este caso do “Please send by method ZPTD for free-taxes” funciona mesmo, ou seja, não vou ter surpresas com a alfândega? Falei com eles no chat mas não me souberam dizer nada disso, apenas disseram que se tiver problemas para mandar um email para eles…

    2. Tenho um modem/router da nowo, é só ligar a porta WAN deste com a LAN do router Zapo e está ready to go? Fico com acesso à Internet na mesma a partir das portas LAN e através do wireless do modem/router da nowo ou passa tudo para o router Zapo?

    Obrigado desde já!

    • peixaticus says:

      Obrigado por responderem às minhas dúvidas e é bom saber que após o meu comentário já foram respondidas dúvidas a outros comentários. Eu sei que não têm que responder a toda a gente, como é óbvio, mas parece-me que estão mais preocupados a responder a “certas” pessoas e a “certos comentários”..

      Obrigado pela ajuda, foram muito “úteis”!

    • Hugo Cura says:

      1. Já me apercebi, não só com esta loja mas com outras, que estes métodos de envio são muito específicos, orientados para cada país, e que o apoio ao cliente geral do site nem sempre está a par das práticas utilizadas. Deixei mais detalhes num comentário acima.

      2. Sim, em princípio será como dizes, com internet nos 2 routers.
      Há ainda outra questão, dependendo do que se pretende e das funcionalidades de ambos os routers, onde o 2º router pode ficar ou não na mesma rede do router principal.
      O 2º router poderá funcionar então em:
      – modo router, sendo um cliente na rede, onde cria uma rede independente do router principal. Embora ambos tenham internet, a gama de IPs é diferente. A rede que cria é totalmente gerida por ele e normalmente é ligado à porta bridge do router principal.
      – modo “repetidor”, onde é feita uma extensão à rede já existente que continua a ser controlada pelo router principal, que também continua a fazer a atribuição de IPs. Neste modo há a desvontagem de não poder utilizar em pleno as funcionalidades do 2º router, nomeadamente no que diz respeito à gestão de portas, VPNs e outros.

  8. Nonnus says:

    Atenção que as vezes as coisas não são como parecem. Esta-me a dar a ideia que querem fazer deste router a coisa melhor que já apareceu e pode não ser assim.

    Há muitos anos que muita gente tenta substituir routers das operadoras por routers próprios e poucos tem conseguido. Os routers das operadoras tem funções muito especificas, ao substituir um router de uma operadora por um router próprio este ultimo tem de ter firmware especifico que permita que algumas das funções funcionem tal e qual os routers das operadoras, por exemplo só a pouco tempo é que alguém conseguiu por um router da marca TP link a substituir um router da NOS e mesmo assim a função telefone ficou inactiva porque esse router não tem porta rj11 (telefone), o mesmo acontece a este (router do artigo) caso dê para que todos os outros aparelhos (box) funcionem.

    Depois mesmo que este router permita essa configurações para suporte da box e internet as configurações não plug and play (não é ligar e já esta) normalmente são precisas configurações especificas e o utilizador comum não conhece e não sabe fazer, ainda para mais num router que trás todas a interface em inglês com os termos técnicos que isso implica.

    Acho que antes de se afirmar que este router consegue substituir um router de uma operadora devem fazer o teste e depois então afirmar e mesmo assim pode dar para substituir um router por exemplo da vodafone e o da NOS já não dá. Isto não tão linear como possa parecer.

    • Hugo Cura says:

      A questão é: quem falou em substituir? Por que razão estás a assumir que foram ditas coisas que na realidade não foram?
      Mais, ainda é dito o seguinte no texto: “Tem 5 portas Ethernet sendo uma dedicada a ligações Gigabit (WAN), adequada para receber Internet a partir do router do operador.”

      No tempo que estiveste a escrever o comentário, tinhas aproveitado para ler o artigo e ainda sobrava 😉

      • Miguel says:

        Também não está 100% correcto. A porta wan serve para ligar directamente a um modem. Para ligar router a router usa-se uma porta lan.

        • Hugo Cura says:

          Não vás por aí.
          No caso específico aqui falado, com um router NOS, o 2º router (porta WAN) deve ser ligado à porta LAN 4 que pode ser utilizada como “bridge”. A porta não deixa de ser LAN e o router não deixa de ter um modem.

      • Nonnus says:

        Ivo 25 de Janeiro de 2018 às 21:52
        Uma questão: posso ligar uma box da operadora a isto?
        Obrigado,

        Hugo Cura 26 de Janeiro de 2018 às 00:19
        Sim, essa é mesmo a primeira coisa referida no artigo.

        Bom, sou eu que leio mal ou tu é que afirmas-te que era possível e depois de leres o meu comentário foste rasurar.

  9. Alberto Pereira says:

    Explique-me como fazer esse método de compra? Qual é a opção escolhe? E depois mete esse comentário apenas no checkout? É que estou interessado no router e noutras coisas do site.

  10. Pedro says:

    Alguém comprou e já recebeu?
    faz 8 dias que comprei, o pedido está ainda processando.

  11. Ricardo Santos says:

    aproveito esta página para alertar que o meu zapo chegou e vem avariado.
    não percebo o porquê dos responsáveis do pplware nunca terem respondido aqui a 2 pessoas que no fundo visitam o vosso site.

    • Hugo Cura says:

      Ricardo, julgo não haver nada para responder às duas questões que foram feitas acima. Naturalmente que não temos qualquer controlo sobre o envio de um produto por uma loja que, por acaso, é vendedora do produto que demos a conhecer.

      Quanto à questão do desalfandegamento, foi colocada a frase na caixa de comentário do checkout tal como sugerido?

      E quanto a vir avariado… que sintoma apresenta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.