Rhythmi-Kamu, mastiga e controla a música no teu ouvido
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Há tecnologias que são novidade não pela utilidade actual, mas sim pela concepção que intriga e desafia os limites da imaginação. O que hoje é aparentemente inútil e bizarro, amanhã pode ser o hit que faz toda a diferença no mais essencial gadget do nosso dia a dia.
É este o pensamento dos "criadores" de tecnologia e foi assim que uma empresa de confeitaria japonesa e coreana Lotte surpreendeu o mundo com a sua nova criação... bizarra!
Lotte é uma empresa japonesa e coreana especializada em confeitaria que entrou no mundo das tecnologias com o seu mais inovador produto, um protótipo de auscultador de ouvido que podem sentir quando os utilizadores estão a mastigar assim como também o número de "mastigações" efectuadas pelo utilizador. A empresa com este protótipo quer fornecer ao mundo uma nova forma de controlar os dispositivos de reprodução de áudio.
Estes auscultadores foram denominados de Rhythmi-Kamu e estão equipados com um sensor que pode detectar o movimento do canal auditivo. Estes earphones podem ser utilizados nos dispositivos da Apples, desde que o Bluetooth esteja emparelhado.
Mas como funcionam estes auscultadores?
O funcionamento é muito simples, basta mastigar duas vezes rapidamente para que a reprodução seja iniciada. Se voltar a mastigar rapidamente duas vezes, a reprodução irá parar.
Em conjunto com os auscultadores foi lançada também uma aplicação para iPhone onde os utilizadores podem controlar o número de vezes que mastigaram por minuto.
Com a construção deste protótipo a empresa pretende estudar a relação entre a mastigação e a saúde.
Este protótipo está a ser desenvolvido por um conjunto de investigadores da Hiroshima City University e da Tokyo Dental College. Além de fornecer ao mundo uma nova forma de controlar os seus dispositivos, os investigadores querem incentivar os utilizadores a mastigar de uma forma mais saudável e correcta os alimentos, podendo isso trazer benefícios para a sua saúde a médio e longo prazo.
A empresa ainda não comunicou se vai comercializar este dispositivo e se o irá alargar a outras plataformas (o que é bem provável), mas caso decida fazê-lo, será que estamos mesmo perante uma nova forma de controlar os nossos dispositivos de reprodução de áudio? Uma tendência?
Este artigo tem mais de um ano
Portanto uns auscultadores para as horas de almoço/jantares…
Se as conversas durante as refeições, são cada vez menos, então agora ainda vão reduzir mais.
Pois, também pode ser, mas creio que não, esta tecnologia deve vir na mesma onda do que já existe do tipo, agitas o dispositivo e ele muda de música, outros têm sensores de gestos, outros comandos de voz, outros botões de pressão, outros botões multi-toque, outros quando piscas os olhos passam para a música seguinte… e estes é quando mastigas… um dia alguém ainda vai usar esta tecnologia 😀
Acho que não entenderam onde queriam chegar (ou posso ser eu), não é só a questão da música e como se controla. Basicamente comer de forma errada (depressa demais) vai fazer com que o aparelho pare, salte de música, etc. Em suma, pretende “educar” as pessoas a comer, para evitar o erro de comer depressa demais, que causa problemas de saúde.
Os asiaticos adoram gimmiks, basta ver os androids samsung ou lg que tem tanta coisa que ninguem usa
Usam eles e já viste a quantidade “deles” que são? 😀
Sim como o partilhar o heart beat 😉
Momento “WTF” do dia.
Uma palermice que pode ser útil… ou então não.
Pensei o mesmo 🙂 mas tudo tem um início e quem sabe um dia esta tecnologia não vire moda 😀 em vez de clicar no botão, de agitar o dispositivos ou sacudir a mão, de piscar o olho ou dar um comando de voz… não damos uma “matigadela”…
Isto não da jeito nenhum enquanto se toma a refeição…ora liga ora desliga…
com estes auriculares, mascar uma pastillha elástica enquanto se ouve música é impensavel
“nos dispositivos da Apples” xD
Mas se querem uma visão maior… vão ter de saltar rapidamente para o mundo Android.
Pois, também pode ser, mas creio que não, esta tecnologia deve vir na mesma onda do que já existe do tipo, agitas o dispositivo e ele muda de música, outros têm sensores de gestos, outros comandos de voz, outros botões de pressão, outros botões multi-toque, outros quando piscas os olhos passam para a música seguinte… e estes é quando mastigas… um dia alguém ainda vai usar esta tecnologia……
tudo coisas uteis p útil. com necessidades especiais !!