PplWare Mobile

Análise iPhone 3G em português


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Simões says:

    Sim senhor, grande artigo.

  2. JJanuario says:

    Grande trabalho. Esclarecedor.
    Parabéns.

  3. Suicide-Squad says:

    Meu rico Nokia N95 8GBs ou futuro N96…

  4. Redin says:

    Uma duvida que fica…
    O iPhone sendo o melhor de dois mundos (telefone + ipod) ano vem com qualquer tipo de camera de video?

    Obrigado.

  5. Alberto Costa says:

    Parabéns, excelente review.

  6. cyberpepe says:

    Incrivel, optimo trabalho neste review.
    O iPhone é uma grande revolução, mas sim para as pessoas que estão dispostas a “perder” algumas coisas que já dão como obrigatorias no seu dia-a-dia, e “ganhar” o poder do toque, a inovação.
    Mas para telemóveis, a Nokia nunca irá ser ultrapassada.

    • José F Moreira says:

      “Mas para telemóveis, a Nokia nunca irá ser ultrapassada.”

      Ler este comentário passados 9 anos e ver como as coisas mudaram é simplesmente priceless. 🙂

  7. azeiteiros says:

    Bonita review mas um tanto incompleta e a favorecer demasiado o dispositivo, de qualquer forma dá bem para perceber que é um brinquedo apenas para impressionar os amigos e passar o tempo, funciona bem como iPod mas como
    telemovel deixa muitíssimo a desejar.

    Uma coisa FUNDAMENTAL num dispositivo 3G é a câmara frontal, onde é que eles a meteram ? ahhh pois não tem, que chatice. Nessa review não mencionam a ausência da câmara frontal (mas posso estar enganado) ehehehe

    Agora venham lá os fanboys acusar-me disto e daquilo, uso um pocket pc com windows mobile 6.1 que funciona lindamente como telemovel e sem qualquer limitação parva, totalmente livre de tretas como itunes ou apple stores.

    Cumprimentos e sff parem de falar de iphone, dediquem-se a noticias realmente importantes, por exemplo nem falaram da beta do opera mobile 6.5 que saiu na passada quinta feira.

  8. Rui Jorge says:

    eu tenho1 iphone a 4 meses… e vivo sobretudo de sms. e quanto a SMS, o iphone é um dos telemoveis que acho mais agradáveis de usar, porque parece chat. Embora tenha demorado cerca de uma semana a escrever realmente depressa no iphone, o teclado é mesmo muito bom, mas requer habito… depois, é melhor do que qualquer teclado numerico…

  9. NT says:

    Podes continuar a escrever reviews… Que são isso mesmo que fizestes, sem grandes blá blá blás e com linguagem que até a avó da minha mãe entende, muitos reviews pecam por serem muito tecnicos e “afastados” do mortal utilizador.

    Parabéns!

  10. Voyager says:

    Isto depende do gosto de cada um. Na minha opinião, o iPhone não vale nem de perto nem de longe, o dinheiro que custa. Nunca na vida abdicaria de um telemóvel com mais funcionalidades e capacidades por um aparelho que tem como maior forte… o design. Câmara de 2MP? Sem Bluetooth? Sem ringtones?

    Curioso que a lista de contras, embora muito mais pequena, tem quase o mesmo peso da longa lista de “prós”. Muitos deles são coisas quase…insignificantes:

    “A forma estilo Slot Machine para ajustar as horas facilita imenso.”

    É discutível isto ser um “pró”… mas enfim. E a cena dos SMS serem agrupados não me parece uma vantagem, pois como foi depois dito, é impossível apagar-se uma única SMS, temos de apagar toda a conversação. Parece-me algo ridículo. Mas lá está, cada um sabe de si e sabe onde quer gastar dinheiro.

    De qualquer maneira, excelente artigo, muitíssimo esclarecedor!

  11. Bruno Silva says:

    A situação passou-se com um iPhone 3G comprado no Algarve Shopping. Ao chegar a casa, o nosso leitor verificou que o equipamento não estava a funcionar correctamente e, como tal, voltou à loja para solicitar a troca ou devolução do dinheiro. Na loja, recusaram-se qualquer uma destas hipóteses. A única opção proposta foi o envio do telefone para reparação nos Estados Unidos, processo que demoraria 30 dias.

    Segundo informações que o leitor recolheu, haveria uma «circular interna onde se proíbe a troca do iPhone se tiver anomalias».

    mais: http://livebetas.net/2008/07/19/problemas-na-reparacao-do-iphone/

  12. Antonio Leite says:

    Bom trabalho….
    Parabéns e obrigado

  13. Bruno Silva says:

    @ azeiteiros:

    APROVADO!
    Os meus lindos: Nokia N95 8GB | HTC TyTN II | HTC Touch Diamond |
    Em breve o HTC Shift e o iFONIX para fazer um vídeo, vou tentar remover a bateria com um martelo! 🙂

  14. Jarimba says:

    @ Redin
    O iPhone têm uma câmera de 2 megapixels que ainda só permite tirar fotos. Para gravar só futuramente (ou não) num próximo firmware.

  15. azeiteiros says:

    @ Bruno Silva

    Neste momento tenho um eten M700 (já caiu mais de 10 vezes e esteve dentro de agua uns segundos mas continua a funcionar bem lol após uns dias de recuperação/secagem 😉 ) , só tem umas moças que lhe tiram a beleza e umas funções mais modernas que lhe faltam, mas já considerei comprar o Diamond, a bateria de apenas 900mAH e parte de trás irregular é que me têm feito pensar duas vezes 🙁

  16. BlinZK says:

    Bom artigo.
    Como o autor disse, a review é unicamente a SUA (a dele) própria opinião, após 1 semana de uso.
    Agora, já pode começar a corrigir os erros ortográficos 😛

    Então e o iPhone ainda não tem as aplicações e SO traduzidas para Tuguês? Pfff

  17. Bruno Silva says:

    @Jarimba:

    A câmar para filmar só na próxima versão a 700€, será a evolução 🙂

    @azeiteiros:

    Eu tive um Nokia Anti-Choque, caiu de 75 metros de altura “de uma Grua” e foi só remeter tudo e liga-lo!
    Agora o iFonix vou perder amor a cerca de 60€ mais uma assinatura e vou busca-lo aqui na Suiça, de seguida pego num martelo, ou marreta e tento ver se dá para remover a Bateria.

    Tive comentários no meu site, que nem imaginam, eu não sou anti-Apple, mas simplesmente defendo quem me oferece algo, na próxima 6ª feira Microsoft Open House em exclusivo para o http://www.livebetas.net/ e sei que não vou sair de mãos vazias, pelo que conheço daquela boa gente, dos quais só tenho a agradeçer!

    Ao contrário, a Apple, es preços, são de pensar não duas vezes mas umas 100! E ainda processam a PsyStar por vender clones Apple com licenças a 150% mais barato, será que a Apple quer o Monopólio exclusivo? Não é possível no mundo em que vivemos actualmente, existem entidades que defendem a venda libre de qualquer que seja o Produto!

  18. Bruno Silva says:

    @ BlinZK:

    s aplicações e SO traduzidas para Tuguês só para a próxima versão a 700 paus!

  19. Pedro Silva says:

    cada vez gosto mais do meu Asus P535 com Windows mobile 6

  20. Bruno Silva says:

    @ Pedro Silva

    Faz a actualização da firmware para WM6.1

  21. rafael says:

    Eu ja tive com as 2 verxoes do iphone, a prexo excelente hihi, mas nao me satisfaz, iphone pra mim, nao tem nada d bom, prefiro o meu n95 normal e o meu n95 de 8g bem melhor, s kerem algo como iphone optem sim pelo htc touch pro, isso no meu ver e um bom telemovel e um bom mini pc, iphone pra mim e so pro estilo, como nao gosto d andaar mostrar as minhas coixas prefiro algo + feio e k me satisfaxa os meus desejos… hhaaa sr vitor tou a chegar…pra ferias hihi..

  22. Bruno Silva says:

    in Review:
    Acelerometro com muitas aplicações, como por exemplo undo, navegação entre janelas, jogos, etc. Nos jogos esta funcionalidade torna o divertimento muito além do imaginado. É quase como ter uma Wii na palma das mãos.

    Se a Wii tivesse esses gráficos, jamais teria a pôle position de vendas Mundiais!

    😀

  23. Ana Narciso says:

    Gostei!
    Sejam menos agressivos e congratulem todo o trabalho que o João Coutinho teve, porque merece.

  24. azeiteiros says:

    Ok a Ana tem razão, o rapaz esforçou-se e merece que eu lhe diga sinceramente “bom trabalho” 🙂 , a parte dos textos tá bem pensada,
    espero ver mais reviews feitas pelo João.

  25. Nuno José says:

    Continuo a preferir ter tudo separado

  26. Geovane Gustavo Torres says:

    Bom review!

    Infelizmente o iPhone não tem TV Digital, que aqui no Brasil está sendo muito esperado por amantes de tecnologia em dispositivos móveis.

    Saudações.

  27. tenacyux says:

    grande artigo, e ja agora obrigado por ele
    mais uma vez um artigo que me faz olhar com outros olhos para o i-phone, ou seja aquele bang inicial das imagens bonitinhas e de tudo o resto, todo o fascinio que rapido passou, e que cada vez mais vai por agua a baixo, ja por varias vezes aqui no pplware critiquei o terminal, e esta nao sera excepção!!!
    deus me livre, apple ate pode ser muito bom, mas tenham dó, nao vale metade do que custa quando comparado com outros terminais, ok ok, ate tem qualidades a nivel de hardware, mas para mim o software é de fugir, boa sorte no próximo, talvez comecem a ter mais pratica e a saber para que serve um telemovel….lol….
    já agora e como eu sei que na apple se le o pplware todos os dias, as vezes mais que uma vez por dia….deixo aqui uma mensagem para eles…
    a tecnologia de nada serve se nao for acessivel a todos….

  28. Nuno says:

    o que nacional e bom! aconselho o Ndrive S300 telemovel, pda e gps e posso dizer que tou bastante satisfeito com ele e pra alem disse e metade do preço do iphone

  29. André Berenguel says:

    Antes de mais parabéns pelo excelente artigo.

    Queria só comentar algumas coisas….

    1º – Em relação ao GPS

    Existe já uma empresa que já desenvolveu um software muito parecido com os actuais Tom Tom. Deve aparecer no mercado dentro em breve.

    2º – Em relação aos toques de tlm.

    Não é verdade o que está no artigo.
    Podes fazer os teus toques muito facilmente de duas maneiras.
    Ou fazes à mão, usando um ficheiro de musica com o tempo máximo de 30 segundos. Convertendo de seguida para AAC (extensão m4a) e fazendo posteriormente a conversão para m4r. O itunes irá logo reconhecer o ficheiro.
    Ou usando o programa “iringer” que faz isso tudo sozinho. Pode-se sacar aqui: http://www.iringer.net/

    De salientar que também dá para mudar os toques das sms, mas é necessário perder os que já vem com o Iphone. O toque das sms, tem extensão Caf. E o ficheiro terá que ser numerado de 1 a 5.

    De resto nada mais a salientar.

    Melhores cumprimentos,

  30. Gerardo says:

    “A Psystar, uma pequena empresa que vendia PC económicos com sistema operativo Mac OS X Leopard, foi alvo de um processo judicial movido pela Apple. ..”

    Abaixo a Microsoft, viva a Apple que são só tipos porreiros…. afinal a Apple não tem um SO como muita gente diz, mas sim hardware com software. Quando compramos um carro moderno ele também tem um SO mas dizemos que compramos um carro e não um SO. Se a Microsoft nos obrigasse a comprar uma certa máquina para correr o Vista, se calhar também não dava metade dos problemas que dá, e também não era lento, e se calhar também era baratuxo, ou mesmo oferecido dependendo do custo da tal máquina… pensem nisso.

  31. Tiago Monteiro says:

    O IPHONE TEM CAMERA DE FILMAR!!!

  32. asturmas says:

    Muito boa review parabens!

  33. thesubsidal says:

    Para mim o iPhone traçou o início de uma nova era nos telemóveis.
    Chegou assim do nada e abanou o mercado totalmente dominado pela nokia.
    Apesar de não ser perfeito, longe disso, o seu “motor” é por demais diferente e inovador.Falta-lhe algumas coisas, mas, podem crer que vai ser um sucesso.

    @Gerardo acho que o teu comentário não tem nada a ver.

  34. O telemóvel não é de todo um “bom” telemóvel… muitas das condicionantes são impostas pela Apple (filmar, BT completo- está la, só não está activo), outras são por falta de software (todas as funcionalidades de sms são desenvolvimento de sw para manipular o sms), outras por negociação com os fabricantes de software (GPS/TomTom) em busca de um modelo de negócio que sustente o crescimento de 50% ao ano das receitas da Apple. Eles são uma empresa, tal como todas as outras empresas do mundo e como tal têm um objectivo…dosear a sua oferta de forma a obter o máximo lucro possível.

    O que eu acho divertido é que *todos* os fabricante de telemóveis a sério resentiram-se com o lançamento de um telemóvel que não presta, de um fabricante com zero experiência no mundo móvel, com hardware da treta, mas que desperta realmente paixões e com um nível de vendas dificilmente atingido por outros lançamentos de fabricantes com o mesmo nível de preços para o hardware que tem. Afinal de contas, um produto de sucesso não é só o Hardware, os megapíxeis, e a expansibilidade…todos eles estavam errados?!?

    Eu não vou comprar nenhum, tal como não vou comprar nenhum de outra marca pois dar mais de 100€ para fazer chamadas e ter contactos à mão… acho um pouco desperdício. Mas que tiro o chapéu à Apple, tiro…

    Boa review!

  35. Bruno Silva says:

    Estou contente, por ver os meus patriotas a abrirem a pestana!

    @ Tiago Monteiro:
    Próxima geração, e podes crer será uma revolução

    @Gerardo:
    Não paro de o dizer! 🙂

    @Nuno
    Sim sr. o ndrive é dos mais avançados a nível tecnológico!

    @André Berenguel
    “De salientar que também dá para mudar os toques das sms, mas é necessário perder os que já vem com o Iphone. O toque das sms, tem extensão Caf. E o ficheiro terá que ser numerado de 1 a 5.”

    Fonix, até o meu 3110 dá para mudar de música sem ter de apagar as que lá estão, e tem quase 10 anos!

    AGORA PERGUNTO:
    ISTO É REVOLUÇÃO?
    Não, vais ver a Bolsa vês a Apple em Alta e os clientes em baixa!
    Baixa na carteira e no Humor, desgostosos de terem comprado gato por lebre, até o N80 é melhor! E FILMA! 🙂

  36. Nuno Pereira says:

    Walt Mossberg “Existe o windows o mac e o iphone!!”

  37. Bruno Silva says:

    @ asturmas:
    jamais vais me virar a cabeça! sabes do que digo meu caro amigo! 😉

    @thesubsidal
    tens razão, a era de: “Óh tempo volta para tráz” 🙂

  38. Bruno Silva says:

    @ Nuno Pereira

    Não percebi, Windows mac e iFonix?

    Nada, Windows Mobile, Windows, MacLone_iPhonix, assim é que é a lista!!!!!
    😉

  39. Tiago says:

    Esses contra que falas-te ai na parte de software pelo menos no iphone antigo existem aplicações para esses problemas quase todos na nova versão do iphone ainda devem estar a desenvolver.

  40. Bruno Silva says:

    @ Tiago:

    Então a Appl€ lançou um iFonix em faze de testes? 😀
    Ainda falam da MICROSOFT! lolada incrível!

  41. Miguel Machado says:

    Boa review! Objectiva, embora não concorde com algumas falhas apresentadas em outras tivessem ficado esquecidas, como ao falta de relatorios pelo menos na vodafone. Mas é sempre bom ver alguém ao escrever sobre os iphone com experiência do mesmo. Farto de comentarios de gente que não passou mais do que 1min de volta dele a dizerem que não filma, já está a net cheia…

  42. Nuno says:

    Fiquei sem perceber se o aparelho faz chamadas telefonicas

  43. Element says:

    @ Nuno

    Obviamente que nao!

    @ Autor da Review

    Antes de mais Parabéns pela forma clara como a fizest, mas há um aspecto que para mim é importante, que é a autonomia do telefone. Como é que ele se safa?

    Thanks

  44. CarlosMC says:

    Constatação imediata: a Apple continua demasiado merdosa para sequer pôr o bicho em Português – para mim era devolução imediata.

    Quanto aos prós e contras, os prós até podem impressionar, mas quando os contras são tão básicos e fundamentais que é de fazer cair o queixo e deixar um gajo parvo, é de pensar que estudos de mercado são coisas a que essa gente é demasiado superior para fazer. :/

  45. Bruno Silva says:

    @Element:
    És capaz de ter razão 😀

  46. Bruno Silva says:

    @CarlosMC
    Nada disso, a tradução aumentava o Budget previsto, e ai na vez de lucrar 99% com o bicho, iria só lucrar 98€

    😀

  47. Snakk3 says:

    grande artigo 😀
    mas n percebi essa da cerveja…

  48. Luis Ribeiro says:

    Um grande artigo.
    Parabens pelo trabalho

  49. Tiago says:

    NOKIA N95, só quem aprecia mesmo um objecto de design, digamos de culto, quem é apaixonado pela Apple é que compra o iphone.

    De resto está mt atrás do N95, já para não falar da CAM de 2MP…..

  50. André T. says:

    @CarlosMC, por muito que não gostes do iPhone não digas que o SO dele não está disponível em Português, pois eu já mexi num, e como alguém o pôs em Português do Brasil, tive eu que o colocar em Português de Portugal. 😉

  51. JoãoArnauth says:

    Para ser sincero, já me tinha passado pela cabeça de futuramente comprar um iPhone, mas depois de ler algumas noticias e esta reviw acerca dele, é que eu digo… prefiro o meu nokia N73 Black Edition, embora seja um bocadito lento, mas em certos aspectos, ganha ao iPhone, como por exemplo a câmera (3,2 megapixeis, lentes Carl Zeiss)..

    Mas, é claro que não tem comparação..

    Cumprimentos

  52. Carlos Sousa says:

    Eu sinceramente, não percebo determinadas críticas que aqui se fazem ao Iphone(nos comentários):

    1 – Não têm nenhum telemóvel no mercado com um Ipod como o presente no iphone, podem até ter a mesma qualidade de som em alguns aparelhos, mas nunca o mesmo tipo de navegação, facilidade de uso, simples e sempre à distância de um toque com o dedo…e claro a qualidade sonora que se lhe conhece.

    2- o leitor de vídeo, não tendo nenhuma característica em especial, é ainda assim algo que graças ao seu magnífico ecran a concorrência não consegue acompanhar. Ver um vídeo é simplesmente fantástico.

    3- O visualizador de imagens simplesmente não tem concorrência e eu já experimentei tudo, as fotos ficam impecáveis naquele grande ecran, e digam-me outro modelo onde se navegue pelas fotos de forma tão simples, bonita, prática e rápida…

    4 – quantos telemóveis têm por aí já com 16 megas ????

    5- a sua grande mais valia as apps, já deram uma vista de olhos,..por lá…têm aplicações e muitos poucas para já, que nem em sonhos encontram noutros telemóveis…

    6 – consultar o mail (gmail,) navegar na net, ou simplesmente usar o gps…é básico de tão simples..o wifi é instantâneo…

    Dito isto:

    não é perfeito e tem todas as falhas que acima estão referencidas…mas tenham juízo naquilo que dizem….quando criticam sem nexo nenhum…

    porra tenho de ir jantar…depois acabo…agora fica assim uma coisa à pressa

  53. Bruno Silva says:

    @ Carlos Sousa:
    1 – Nokia N95 | HTC Touch Diamond | Samsung Omnia

    2- Nokia N95 | HTC Touch Diamond | Samsung Omnia

    3- Nokia N95 | HTC Touch Diamond | Samsung Omnia

    4- Nokia N96 | HTC Touch Pro | Samsung Omnia

    5- quais apps? GPS? Jogos? tens tudo nos melhores, e mais rápido que nos Clones

    6- Nokia N95 | HTC Touch Diamond | Samsung Omnia

    Pensa mas é antes de vir para aqui armado aos cagados, o iFonix só deu raia, desde o MobileFail até aos clientes com problemas, e ser-les recusada a troca ou devolução do dinheiro!

    BEM VINDOS À NOVA ERA, ERA APPL€

  54. Francisco says:

    Nao sei se foi referido aqui, visto que ja houveram muitos comentarios mas a falta de uma camara secundaria e sendo um dispositivo essencialmente multimedia e ter 2 megapixeis na camara principal, sao dois erros essenciais. Essa da falta de gestao de perfis era coisa que nao sabia.

    O iphone so valeria apena pelos 130eur que a apple anunciou. Acho que por 500euros é muito dinheiro. Compramos ou um nokia E71 ou o samsung i780 por 400euros e ficamos melhor servidos… Isto e a minha opiniao.

    Obrigado pela review!;) belo trabalho…

    O iphone ainda tem de evoluir bastante mais, mas ja ficou mais longe da perfeição.

    Abraço

  55. azeiteiros says:

    @Carlos Sousa o tipico apple fanboy

    Capacidade de 16Gigas é só meteres um cartão flash SDHC num dispositivo que o suporte (por exemplo os pocket pcs mais recentes da HTC e não só), com vários cartões podes até ter centenas de gigas sempre contigo, consegues fazer o mesmo com o iphone ? eheheheh Eu ando com 4 gigas e chega bem para o dia a dia, musicas, podcasts, videos, software gps, gravação automatica de chamadas, pdfs, etc …

    Interface simples tambem encontras e até com várias escolhas, por exemplo para windows mobile tens a TouchFlow da HTC e até já tem versão 3D, muitissimo melhor que o interface do iphone.

    E que tal falares de multitask ? quantas aplicações consegues correr em simultaneo no iphone ? hmmmmmm
    Consegues por exemplo fazer downloads, ouvir musica, ler feeds, etc. Tudo em simultaneo ? ehehehe

    Em relação a aplicações disponiveis o melhor era estares calado pois há vários anos que se faz software para windows mobile, fazem tudo o que for preciso e a grande maioria é livre, não crasham sem mais nem menos como a maioria das que foram feitas apressadamente pro iphone :p

    Quem devia ter juizo és tu porque não estás ao corrente das tecnologias actuais, cumprimentos e desculpem a agressividade 🙂

  56. André T. says:

    Pessoal, concordo com muitos argumentos sobre o iPhone, embora pense que muitas das funções que este ainda não possui ou que precisem de melhoramentos possam ser adicionadas/implementadas por actualização de software, mas não vamos começar a discriminar as pessoas que gostam e que tenham adquirido ou que queiram adquirir o iPhone. Devemos respeitar as opiniões e/ou gostos dos outros, mesmo que nós digamos (e com razão) que haja produtos com melhores características. 😉

  57. RaCcOn says:

    óptimo trabalho…
    Pelo menos para já não o irei adquirir devido ao elevado preço que se paga por ser uma novidade…
    no entanto…é muito bom…
    Offtopic
    Restaurante casa grande, muito bom restaurante!:) passando a publicidade!:)

  58. Bruno Silva says:

    @ André T.

    Ninguem desrespeita, e se faltei ao respeito a alguem, peço desculpa!
    Cada um aprende com os erros que comete, faz-me lembrar a primeira vez que quiz comprar um telemovel fora da Nokia, escolhi a Motorola, ao fim de dois dias fiquei com o v5 partido em 2, um grande desgosto!

    Agora, desde que experimentei HTC, só estou à espera do HTC Shift com o Origami 2, em setembro ou outubro 😀 cá para o eu!

  59. André T. says:

    @Bruno Silva, eu também não disse que tu ou outra pessoa desrespeitaram. 😉 Eu vou adquirir o iPhone mas vou gastar o meu Sharp 903 até ao máximo. 😀

  60. André T. says:

    Vítor M., se não for grande incomódo, pode apagar o meu comentário que ficou acidentalmente todo a negrito, SFF?

    Ficar-lhe-ei agradecido pelo pedido.

  61. raages says:

    Acho uma piada!
    Dizem que o iPhone está dependente do iTunes (que por sinal é um óptimo programa).
    O windows mobile não está dependente de nada?
    Funciona em osx?

    Pensem um bocado antes de dizerem barbaridades!

  62. Carlos Sousa says:

    Bruno – dá uma vista de olhos pelas reviews de quem sabe do que está a falar…mais do que eu ou tu…entre editores de tecnologia dos maiores jornais mundiais, ou simplesmente o engadget mobile etc…e vê a comparação que fazem com os modelos que referiste…adianto-te já o iphone ganha…

    A seguir dá um qualquer iphone a um grupo de pessoas menos entendidas em telefones (sim não só para os techies) , e um dos modelos que referiste…adianto-te já tb, todos vão gostar mais do iphone…E não me venhas dizer que a estéticas, ou o “bonito” não é importante para as pessoas …é muito importante…e sabes-lo muito bem.

    A seguir ainda vê quantos telemóveis touch a nokia vai lançar até ao fim do ano, redefinindo toda a sua linha e estratégia de marketing, devido a um simples telefone sem valor nenhum… o Iphone…

    Eu não o defendo como o supra sumo dos telemóveis, tem defeitos, não é perfeito e sei-o…e quem dizer o contrário está errado, mas marcou a viragem no que são os telemóveis, desde que praticamente todos se copiam de há 2 ou 3 anos para cá…

    Tu pelo contrário e muitos do que o criticam, parecem demonizar o aparelho ou a apple de forma algo irracional e não lhe conseguindo encontrar nada de bom…isso é que não é normal…e alguns dos argumentos provam-no…então o iphone é mau e é caro…e depois falas-me em andar com vários cartões de memória (caríssimos) no bolso….ai…ai..ai..

    • Nuno Peixoto says:

      LOL Se calhar este cromo carrega um iPhone com ele. Que cromo…
      UI Nokia isto, Nokia aquilo…Faliu. E agora meu inepto?
      Que pessoa irritante sempre a dizer barbaridades.

  63. vitocas says:

    Olá criador básico de artigos básicos. Uma coisa é não querer ter quaisquer pretensões jornalísticas outra, é não querer ter “qualquer pretensões jornalísticas”. O aparelho que você analisa não “trás” nada de novo. Traz sim. Sabe o que é a acentuação? Sabe colocar vírgulas de forma a não inventar uma variante da língua “Português”? Se sim, disfarça bem. Mas continue no mesmo caminho. Para as pretensões deste site, a sua maneira de escrever é suficiente. Só mais uma coisa: as introduções que faz nos seus artigos também são péssimas. Abraço.

  64. Bruno Silva says:

    @ Todos:
    Não é por estar aqui a escrever o que penso, que não dou valor ao excelente trabalho realizado neste tópico.
    Também sou Bloguer e sei o trabalho que dá por vezes fazer uma review, este trabalho por muito que as pessoas não gostem, não o devem queinar, o Victor M. tem feito muito e de excelente qualidade, respeito, o ppware é o maior blog Tuga na net, respeito.
    A review sobre o iPhone está super bem contruída e elaborada, ele deu a sua opinião, como eu tenho a minha sobre o que defendo, respeito.

    O que mais gostos, são os que vem para aqui queimar, e responder, coloco-me nesse grupo 😀 tambem!

    WinTech : O que pensas da Microsoft e dos seus produtos ?
    Patchou :Sou daquelas pessoas que gosta da Microsoft e que não perder tempo a criticar a empresa sem qualquer razão. Eles têm as suas falhas, mas muitos de nós usam o Windows diáriamente, assim penso que todos lhes devemos agradecer pelo seu trabalho desenvolvido desde que começaram. Sem eles, o mundo dos computadores pessoais era bem diferente do que é actualmente e não acredito que fosse melhor…

    Patchou é o criador do Messenger Plus!

    Entrevista completa: http://www.wintech.com.pt/content/view/1954/5/

  65. Pedro says:

    o meu asus p535… é um pouco… não tenho, instalo! já mexi um, e fica muita atras do meu p535. e visualizador de fotos?… existe igual para o windows mobile.

  66. Vítor M. says:

    Quero aqui também dar os parabéns ao Grande Senhor João Coutinho. Quero agradecer pelo artigo,fantástico, pela disponibilidade que dispensou para fazer este trabalho e pela paciência em elaborar tão detalhado review.

    Obrigado meu caro.

  67. TopPlus says:

    Boa review, manda mais 😉

    Se calhar diminuía o tamanho das imagens ou cortava algumas.

    Deixem-se de tretas, ninguém é obrigado a comprar!

    Cumps,

  68. Nuno says:

    quem este panisca do vitocas??

  69. Vítor M. says:

    Nuno, é um ressabiado. Só pode!!! Mas sabemos que esta gente gosta de dar nas vistas. Seja como for (aqui vai mais uma vírgula) o Vitocas é pseudo-jornalista e quase que aposto que numa das suas próximas crónicas, iria falar da experiência de ter um iphone nas mãos, mas… como já o viu aqui… que chatice “bitocas” diz lá?

    Enfim, toma só o que puderes 😉

  70. preto says:

    Muito bom o artigo os meus parabéns, vai um pouco de encontro aquilo que eu tinha pensei, e que já aqui tinha escrito num outro post ( apesar de o iphone que experimentei não ser o 3G). Não acho o artigo bom por a opinião ser parecida com a minha, mas por estar bastante completa, prós e contras ficam sempre bem numa analise.

    Obrigado

    P.S. Espero não ter posto muitas virgulas,,,, lololol

  71. Tiago says:

    @41
    “Então a Appl€ lançou um iFonix em faze de testes? 😀
    Ainda falam da MICROSOFT! lolada incrível!”

    Bem parace que nadas mesmo atrasado, ou andas de a fazer disso, caso nao saibas saiu um iphone antes desde 3G. As caracteristicas sao quase iguais o outro tinha EDGE e não 3G e não tem GPS

  72. CD says:

    Concluímos então que o IPhone ainda se encontra numa fase para cobaias, acredito que num futuro próximo se torne mais perto das necessidades do utilizador, mas com certeza que as outras marcas não vão andar a dormir.
    O futuro está aí e anda risonho pelo menos no que toca a tecnologia

  73. codezulo says:

    è por estas e por outras que a nokia continua a ser a companhia mais ” OPEN MINDED ” ou seja tudo em prol do consumidor permitindo flash, java por ai fora aplicaçoes que a nivel de navegaçao de internet que sao essenciais…

    A companhia MAC continua a ser a aquela que dá o chupa a uma criança para logo a seguir o tirar …tanto tempo e esforço para criar o DEVICE ou aparelho perfeito e depois de o criarem impoem lhe montanhas de condicionalismos que nos fazem remeter de novo para os primeiros telemoveis que apareceram, ringtones a pagar musicas a pagar, aplicaçoes a pagar sem claro contar com a enorme factura mensal pela utilizaçao de serviços por operadora.

    CONCLUSAO – iphone ( e qualquer produto da companhia MAC), continua a ser um produto para deslumbrados com muito dinheiro pa gastar e muito tempo para brincar, mas um produto fraco a nivel empresarial e pobre em termos de funcionalidade..coisa que tendo em conta preço, opçoes, fiabilidade a NOKIA leva muito a melhor !

  74. 4everus.net says:

    Review? Nem é bem uma review, é um manual de características!!! Excelente!

  75. lincex says:

    meu belo asus p535!!!!!! LOL ah e já agora quem quiser enviar MMS no iphone uuuuuuupppppppssssssss 😀

  76. Andrioleto says:

    Pelos vistos n ha crise neste pais, so vejo e pessoal a gastar fortunas em telemoveis topo de gama…e noutros topo do desig =p

  77. Bruno Silva says:

    è pa´h o iFinix já era

    OFFTOPIC:

    http://livebetas.net/2008/07/20/welcome-windows-server-7/

    detalhes, estes de um Server com a Milestone2 de Windows Server 7:

    Server Name: TK5-WING-DC-01
    Security: Users
    Registered Owner: Windows User
    Registered Organization: MSIT
    ProductID: 00484-082-2500885-76802
    Original Install Date: Fri Jul 11 13:37:56 2008
    Base Source Path:
    Version: 6.1
    Build: 6608.winmain_win7m2.080511-1400
    Current Type: Multiprocessor Free
    Product Name: Windows Server (R) 2008 Enterprise
    Product Options: ProductType
    HAL.DLL is 6.1.6608.1 – Microsoft Corporation – 6.1:6608.1

    System Up Time: 0 Days, 13 Hr, 41 Min, 29 Sec

  78. Vítor M. says:

    Para ficarem com uma ideia do acelerómetro:

  79. Manewinho says:

    Para aqueles que dizem que o iPhone é fantástico…

    HTC TOUCH DIAMOND… E melhor que tudo: é mais barato e tem muitas mais aplicações possíveis de instalar do que o iPhone alguma vez terá (ou vocês duvidam que a APPLE apenas vai querer vender a partir do iTunes?)

    Abraço

  80. azeiteiros says:

    Vejam a comparação entre o iphone, omnia e diamond
    https://www.youtube.com/watch?v=is4jFZn866w

    Falta só o HTC touch pro que é bastante melhor que qualquer um desses dispositivos.

  81. João Coutinho says:

    Antes de mais, gostaria de agradecer a todas as vozes de apoio. Fiz esta review com muito prazer, embora ela me tenha mostrado o lado menos positivo do iPhone. Quando mudei de PC para MC, senti que estava a mudar para uma plataforma muito melhor. Os processos tornaram-se mais simples sem que eu perdesse o controlo sobre deles. Quando à passagem de Nokia para iPhone, fez-me um pouco mais de confusão (ou está a fazer). Tudo ficou muito simplificado, o que implicou a perda do controlo sobre muitas das coisas às quais tinha acesso no Nokia. Claro que isso para mim é um contra, para outras pessoas poderá ser um aspecto muito positivo. Tenho um iPod que por ser tão simples, me permite centrar na música que toca.

    Esclarecimento geral: Todo o iphone está traduzido em português. Uso em Inglês apenas pelo facto de ser mais fácil encontrar soluções na net para os problemas que vão surgindo.

    Gostava de aproveitar para responder a algumas questões ou comentários.

    Bruno Silva
    Certamente que os gráficos de um telemóvel jamais se aproximarão de uma consola. Acredite contudo que com o ecrã das dimensões do iPhone, a experiência é muito boa.

    André Berenguel
    Pretendi fazer uma análise tendo em conta o equipamento em bruto. Sei das soluções existentes para colocar ringtones no iPhone, mas são necessários estratégias que não o simples “drag and drop”. Além disso, não é possível definir o tipo de toque para além da chamada, sms e alarmes. Tudo o resto, fica definido o que está por defeito.

    Tiago
    Os contras de que falei não tiveram em conta o cem número de aplicações que posso instalar no telemóvel. O meu nokia E61i não tem aplicação de GPS. Tive que a instalar, mas não posso assumir que a Nokia me deu a oportunidade de ter um telemóvel com Orientações via GPS acabadinho de sair da caixa.

    Nuno
    O iPhone faz chamadas, e com boa qualidade de som…

    Element
    Ainda não posso dizer ao certo. A autonomia não é das melhores. Deixa-me usar mais 15 dias que eu anuncio aqui no pplware. Hoje cheguei às 18 horas apenas com 20% da bateria… Tenho carregado todas as noites.

    azeiteiros
    A grande vantagem das APPs para iPhone é que estão disponíveis via APP Store que se encontra no iPhone. Num simples click, imensas aplicações podem ser imediatamente instaladas (pelo menos as que têm menos de 10MB).

    vitocas
    Gostava apenas de lhe perguntar o que vem cá fazer? O que lhe pareceu o iPhone? Vale a pena comprar um?
    Meus artigos? Acho que ainda só escrevi um para o pplware.

    Para finalizar, acrescento apenas o facto de o iPhone poder mudar da noite para o dia. A experiência relatada pelos donos do iPhone 1.0, a quando da actualização para o 2.0 é que ficaram com um equipamento cheio de novas funcionalidade. Poderá aparecer muita coisa nova entretanto.

  82. João Coutinho says:

    Correcção “quando mudei de PC para Mac”

  83. azeiteiros says:

    João Coutinho a apple store não é nada de novo, não podes considerar tal coisa como uma mais valia porque na verdade é o contrário, qualquer pessoa com poucos clicks também instala aplicações no seu dispositivo e sem gastar um único cêntimo, apenas a apple impõe restrições ao que as pessoas podem instalar nos seus dispositivos.

    Fico um bocado incrédulo ao ver tanta gente a comprar um dispositivo que na verdade não precisa e que vai destruir a sua produtividade.

  84. João Coutinho says:

    @Azeiteiros:
    Já tive 5 Pda’s de várias marcas até hoje e sei que existem aplicações gratuitas, bem como outras pagas. O que me refiro na APP store é a possibilidade de ter acessível todas as aplicações disponíveis de uma forma simples e num único local. De todas as aplicações que já instalei no iPhone, 90% são gratuitas. Claro que já pisquei o olho a algumas pagas…

  85. jouze says:

    Boas
    E porque não um artigo semelhante sobre o HTC Diamond, que se diz ser um, se não o principal concorrente do iPhone.
    Fica a ideia,
    Cumps
    😀

  86. PC says:

    Concorde-se ou não, goste-se ao não, um bem-haja ao João Coutinho pelo seu trabalho.
    É um ponto de partida e não o fim da discussão

    PC

  87. Hawk says:

    Ótimo artigo/review, parabéns.

  88. Ruben Dias says:

    o diamond e uma porcaria…
    alem de ser lento como tudo…
    as fotos vistas serem uma… mer…
    e o software……
    e o visor…

    ai meu Deus

    que é so defeitos— pa ti bruno silva e jouze
    so digo uma coisa,

    “IPHONE BITCH”

  89. Nuno L says:

    Alguem sabe se existe ja algum software que permita consultar documentos de word ou excel?

    obrigado

  90. O iPhone suporta estes formatos quando anexados aos email’s. Poderá instalar o File Magnet e transferir ficheiros word, excel e pdf para o iPhone (http://magnetismstudios.com/FileMagnet/). Espero ter ajudado!

  91. Tino says:

    Para quem quer saber como pode fazer jailbreak ao iPhone, para poder instalar aplicações não suportadas pela Apple, deixo aqui este link:

    http://www.piratices.com/informatica/iphone/jailbreak.html

  92. luminoso says:

    para mim este telemovel reflete consumismo e estupidificacao das massas.
    algo super caro e com opcoes que 90% das pessoas usa durante apenas a primeira semana.

    enfim…
    enjoy your failure

  93. Nuno says:

    O iphone é fabuloso. É daqueles equipamentos que mudaram a minha vida e a forma como me relaciono com a tecnologia. Obrigado Apple.
    Deixo como nota final de conhecimento uma empresa nacional que desenvolve programas para o aparelho e parece-me serem os únicos em Portugal a fazerem programas para o iPhone – http://www.emptyfactory.com

  94. lili says:

    oie!entao nao consigo achar uma opcao para repitir o alarme do meu iphone…uma vez que eu dou ok,ele nao toca mais…nao existe isso??obrigada 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.