Projecto Jacquard – Google a revolucionar o que vestimos
A Web Summit foi uma montra de criações invejáveis, muitos dos projectos, ou mesmo de produtos finais, são saltos tecnológicos inegáveis.
A Google, no evento de Lisboa, apresentou uma tecnologia wearable – o projecto Jacquard. Nas suas análises de interacção com o utilizador a Google conclui que muitas das acções que os utilizadores necessitam realizar sobre os seus dispositivos, quando estes não estão acessíveis, por exemplo quando estão no bolso, são acções simples. Acções como atender uma chamada, mudar de música, modificar o volume poderão, a partir de agora, ser ainda mais simples.
Com a introdução desta nova tecnologia da Google é possível interagir com os dispositivos através de gestos e toques sobre a roupa. Esta interacção é detectada por sensores incorporados no tecido, contudo todo o processamento será feito no transmissor Bluetooth a instalar na peça de roupa.
Chegou a roupa inteligente
Basta apertar o transmissor ao botão do casaco e já está! A peça de vestuário passa a ter a capacidade de comunicar como nosso dispositivo móvel. Basta ter um único transmissor, até porque hoje podemos usar nas calças e manhã no casaco.
O nome do projecto não foi escolhido ao acaso. Joseph Marie Jacquard desenvolveu em 1804 um tear completamente automatizado baseado em cartões perfurados. Esta tecnologia centenária de teares usada actualmente é a mesma onde serão produzidos estes novos tecidos.
A inovação está no fio. São introduzidos finos condutores metálicos em combinação de fios de lã, algodão ou fibras sintéticas. Estes tecidos são à primeira vista idênticos aos tecidos convencionais, contudo, permitem detectar os gestos que são exercidos sobre eles. Esta é a primeira inovação que não necessita de alterar o processo produtivo que está na base do produto.
Os vários gestos que o utilizador realiza sobre as partes sensíveis da roupa são passados ao transmissor onde são interpretados com algoritmos preditivos e enviados ao dispositivo móvel. Estes gestos serão contextualizados em cada momento podendo ser sempre configurados às preferências dos utilizadores.
A Levis em parceria com a Google, vai lançar no início do ano o primeiro casaco com tecnologia Jacquard. Trata-se, segundo Paul Dillinger director de inovação da Levis, de um casaco para os ciclistas citadinos e irá incorporar zonas sensíveis no pulso.
Ivan Poupyrev, director de projecto da Google, referiu na sua apresentação durante a Web Summit que apesar deste primeiro projecto a plataforma está aberta a qualquer fabricante de vestuário.
Será esta a tecnologia que irá permitir a massificação do vestuário Smart?
Este artigo tem mais de um ano
Google, revolucionando o cancro da pele (e possivelmente mais alguns).
Mentalidade tuga no seu melhor, sempre do contra. Se não queres não uses. Já agora, mantém-te afastado de redes Wi-Fi, elas dão cabo dos menininhos (se bem que gente como tu nem devia procriar)
Ui, alguém não gosta de ler piadas na net. Se bem que é meio piada, meio a sério.
É capaz de dizer mal da google, mas é capaz de ter um smartphone e fazer buscas no google ahahahaha. mas até os proprios filmes futuristas, levam a esse avanço. Portanto onde está o problema
João Terra não acertaste em nenhuma. Parabéns. Já agora, tudo o que vem nos filmes não tem necessariamente que se tornar realidade.