Palm Pre Plus na Europa
Já todos devem conhecer o Palm Pre, aquele concorrente do iPhone que teve uma morte prematura e que morreu mais ainda com a chegada do Android. Mas a Palm não parece nada morta e surge com este Palm Pre Plus, apresentado dia 7 de Janeiro, e que traz o dobro da memória interna e passa a ter 512 de RAM.
Se adicionarmos isso a um rumor que indica versões GSM para a Europa (e rede AT&T nos EUA), então temos um dos meus smartphones preferidos.
Vou falar um pouco desta máquina, que tem passado um pouco ao lado. Para começar devo dizer que pesa 138 gramas, tem 10cm de altura por 6cm de largura e 1,7cm de grossura. Tem um teclado deslizante que parece bastante pequenito mas faz a função dele. E para todos os que se queixam de tamanho, esta é claro, uma opção a considerar.
Não vou falar do Palm Pixi Plus porque o que quero falar é um smartphone pequeno, compacto, potente, que satisfaça o utilizador mais exigente. Para já fiquem com um vídeo da demonstração do que este "bixinho" é capaz de fazer.
Muito sucintamente:
- Ecrã mais pequeno que o do iPhone mas com a mesma resolução;
- Sistema operativo dos mais polidos no mercado;
- GPS;
- Câmara de 3 megapíxeis com Flash integrado;
- Aplicações 3D.
- Multitouch;
- Flash player;
- Browser bastante rápido;
- Uma besta no que toca a multitasking.
Como podem ver, é bastante divertido e potente para o seu tamanho. Mas esta conversa toda traz-nos a um sítio obscuro: o multitasking! Pois vamos ver então se o Pre Plus é assim tão bom como dizem para correr muitas aplicações em simultâneo. No WebOS conseguem correr um jogo, parar o jogo, correr o browser, ir ao Peopleware ver as últimas, voltar ao jogo do sítio onde tinham ficado. Quem fala em jogos e em browsers fala em qualquer aplicação. E podemos fazer isto com muitas. 50 para ser mais preciso. Não acreditam?
Exactamente. Ok, ninguém corre 50 aplicações em simultâneo. Mas, se com o iPhone só corremos uma de cada vez, então aqui temos tudo isso e muito mais.
A Palm tem-se saído bem nos EUA com o Pre, mas o Android está a dificultar-lhe a vida. O sistema do Google é tudo aquilo que a Palm não precisava. A única coisa boa é que o Android não está nem de longe nem de perto tão evoluído como o WebOs. Ainda assim receio pela Palm, que tem de preparar uma bomba (e já deu provas que é capaz disso) para sair por cima da guerra de smartphones.
Para quem não conhece nada sobre estes dispositivos (Pre e Pixi) também não conhecem a sua forma inovadora de carregar. Eles utilizam o Touchstone. Uma "pedra" magnética que carrega o dispositivo sem que este esteja ligado via cabo. Só através de íman. Esta Touchstone, aproveitando o íman, funciona também como dock e esta pode ser ligada via usb ou ao PC ou à electricidade.
Impressionados?
Mas e quando é que podemos ver o Pre Plus na Europa?
Ninguém sabe ao certo. Mas surgiram os rumores que estão a preparar uma versão GSM (a rede portuguesa) do Pre Plus para a Europa tal como fizeram para o Pre. Resta esperar pela confirmação daquele que é o smartphone menos divulgado e um dos mais evoluídos. Pode ser que a Palm confirme isso na WMC. Ninguém sabe.
Desde o início que o Pre se afirmou como um concorrente ao iPhone. Morreu na praia por não só "copiar" o iPhone mas também por inovar. Mas a Palm não desiste, e sabendo que não consegue derrotar golias, continua na sua aventura pela guerra dos smartphones, e se não tem um lugar no pódio dos melhores, tem uma merecidíssima menção honrosa. Fevereiro está aí à porta e nós queremos smartphones destes em Portugal.
Homepage: Palm Pre Plus
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia
Verifica os tamanhos..
Creio que em vez de “cm” sejam “mm”
Só a altura estava em cm, mas já está tudo bem
Obrigado pelo reparo.
Pois era o que eu ia dizer…
Aparte disso, este smartphone parece muito fixe!
Gosto bastante deste telemovel 🙂
Uaaauhhh fiquei impressionadissimo com praticamente tudo…e bonito, o sistema e apelativo aos olhos e divertido de se mexer, e então o multitasking nem comento… Ando a pensar daqui a uns tempos(quando juntar dinheiro suficiente) comprar um smartphone, e se este já estiver em portugal com certeza que será uma carta lançada para a minha mesa de escolhas..
Gosto bastante. Mas se calhar a palm ganharia mais em apostar no android, não sei.
Pois é verdade, provavelmente ganharia, mas a verdade e que o OS que usa parece estar muito bom mesmo, talvez ate melhor que o andoid, como também disse o João “A única coisa boa é que o Android não está nem de longe nem de perto tão evoluído como o WebOs” …Mas android sem duvida que daria mais nome a este Palm
Ou se calhar o google ganharia mais em apostar no WebOS, sabe-se lá…
O WebOs pareceu-me muito bom…adoraria experimentar…e segundo o João “A única coisa boa é que o Android não está nem de longe nem de perto tão evoluído como o WebOs”
Mas sim, talvez a Palm ganha-se mais com android, na pela qualidade, mas pelo impacto que tem o andoird
Será algum dia comercializado na Europa?
Os gigantes,do ramo,não deixarão,tásse mesmo a ver.Apple,Nokia e afins
É muita concorrência
Era bom,era,existir à venda em Portugal,parece muito bom.Saber só por quanto será o seu valor,e quem paga é o Zé povinho,aqui querem ganhá-lo todo.
Veremos,estarei à espera.
O Pre foi comercializado na Europa (ainda que com pouco entusiasmo face às alternativas já existentes na altura).
Em Portugal, infelizmente, acho que as operadoras só o “adoptavam” se soubessem que era uma aposta ganha.
Em termos de preços, e fazendo um apanhado dos diversos dispositivos do género, aposto num valor entre 500 e 600 euros, desbloqueado e sem contracto.
Boa tarde! alguem me sabe informar o preço deste telemovel??
A Palm nunca se conseguiu impor na Europa, infelizmente.
Tem excelente material.
Este smartphone parecia estar espetacular e ainda me lembro quando o lançaram que cativou muita gente. Mas o maior pecado dele foi o preço que pelo menos nos EUA era quase o mesmo que o iPhone, o que fez muita gente pensar, “Para isto mais vale o iPhone”.
Este Palm teria ganho um bom mercado se tivesse uma distancia de preços do iPhone mais acessivel, coisa que fizesse os clientes pensar: “Bem este pequenino é parecido ao iPhone em termos funcionais, é bastante engraçado e bem mais barato”
Vamos lá ver que surpresa nos reserva agora com a chegada dele à Europa, se bem que acho que a situação dos recem chegados Androids piorou a maré aqui para o Palm… “Bad Karma”.
O Pre chegou à Europa (a muito poucos países mas era GSM) e, continuando a maré da Palm, não teve muito sucesso.
Concordo totalmente contigo pois foi alias a minha opinião. Para aquele preço mais valia o iPhone. Além do mais, a falta de developers (que tem aumentado a um ritmo agradável) também me fez torcer o nariz.
Gostava de o ver mais popularizado por estes lados, até para ver como os developers reagiam ao sistema e se começavam a fazer mais aplicações. Mais uma vez temos de esperar pela WMC.
pois tal como o iPhone o preço é injustificável e não é um objecto de culto como o mesmo daí parte do seu parcial fracasso …
Estou maravilhado! Só espero que saia em Portugal e
* e que seja bastante acessivel =)
Tive a oportunidade de mexer nele em uma recente viagem que fiz, e lhes digo, o Web Os é o melhor SO móvel que já experimentei, muito bem construído, não um kernel linux capado e completado com java (google, estou apontando para você).
Eu tenho este Palm e posso-vos dizer que não estou nada arrependido por ter gasto 340€ nele, prefiro-o de longe ao iphone!
Design espectacular, um SO muito intuitivo, ecran que me enche as medidas…O multi-tasking dá um jeitão!
O único senão é ainda não haverem tantas aplicações para ele made-in Portugal. Aliás, é nisso que eu vou tentar agora começar a trabalhar.
PS: duvido que saia em PT, comprei-o a um tipo que o arranjou de Espanha. Para já, só se vendem em Espanha, França, Alemanha, UK e USA.
E sabes onde se vende em Espanha? Livre ou em operador?
EUA: Sprint (hipótese de sert alagado à AT&T e Verizon)
UK: O2 e Orange
Alemanha: livre
Espanha: Movistar e Telefonica
O meu veio de Espanha, com o logo da Movistar na caixa, por isso calculo que a venda livre apenas se restrinja à Alemanha (e apesar disso não sei como tenho o meu desbloqueado).