Nubia X, o smartphone Android com dois ecrãs e sem notch
O notch topo do ecrã para alojar as câmaras e demais sensores foi uma das maiores tendências no mercado mobile em 2018. Contudo, em 2019 esta tendência definhará. As evidências são já muitas e o Nubia X é um dos que comprova esta teoria.
A Nubia quer que 2019 seja um ano de afirmação no mercado, contando já com um dos mais poderosos de sempre, e com o irreverente Nubia X, sem recortes e com dois ecrãs.
Criado pela fabricante chinesa de smartphones Android, parcialmente detida pela ZTE, a Nubia tem aqui um produto peculiar. Torna-se até desafiante encontrar adjetivos para descrever um smartphone com dois ecrãs, mas cá está ele.
Este é o Nubia X, o smartphone Android com 2 ecrãs
O primeiro ecrã do Nubia X utiliza um painel IPS LCD com 6,26". Já a sua resolução é de 1080 x 2280 píxeis, preenchendo, portanto, o padrão FullHD+. Proporciona uma densidade de 403 píxeis por polegada (ppp).
Este ecrã principal apresenta ainda um formato alto e estreito, o rácio 19:9 para uma utilização mais confortável. Por fim, cumpre ainda destacar a proteção conferida pelo vidro Gorilla Glass 3, da Corning.
Neste primeiro ecrã não temos nenhum recorte, nem mesmo um ecrã perfurado. Temos apenas um belo ecrã, esticando-se de canto a canto e ocupando 87% da área deste seu painel frontal.
O ecrã secundário do Nubia X
No painel traseiro deste smartphone Android encontramos um segundo ecrã, agora de menores dimensões. Consistindo num painel OLED de 5,1" com 720 x 1520 píxeis de resolução.
Este ecrã preenche assim o padrão HD+ sendo igualmente protegido pelo vidro Gorilla Glass 3, da Corning.
Mas, para quê um segundo ecrã se já temos um perfeitamente funcional à frente?
De acordo com a Nubia, elimina-se assim o notch no ecrã principal. Ao mesmo tempo, este segundo ecrã é utilizado para permitir o enquadramento desejado ao capturar um autorretrato ou selfie.
Ademais, pode ser utilizado para mostrar alertas, bem como notificações e outra informação a definir pelo utilizador. O Nubia X é, acima de tudo, uma prova daquilo que esta empresa é capaz de fazer.
Contudo, esta não é de todo uma das soluções mais económicas, pois não deixam de ser dois ecrãs e, por norma, estes são os componentes mais dispendiosos num smartphone.
As características do Nubia X
Concebido de raíz para ser um smartphone Android de topo, o Nubia X apresenta-nos especificações técnicas dignas das suas ambições. Em primeiro lugar temos aqui o SoC Snapdragon 845 da Qualcomm.
Na altura do seu desenvolvimento este era o melhor processador disponível no mercado. Aliás, continuará a ser até que a nova geração de dispositivos móveis chegue ao mercado durante o primeiro trimestre de 2019.
Em segundo lugar temos um total de quatro configurações de armazenamento interno e memória RAM. A versão base deste smartphone Android chega com 64GB de armazenamento e 6GB de memória RAM.
Em seguida, com 8GB de memória RAM, podemos optar por 128GB, 256GB ou 512GB de armazenamento interno. Ademais, o smartphone não aceita cartões de memória para expansão da sua memória interna.
As câmaras do Nubia X
O Nubia X apresenta ainda uma câmara principal composta por dois sensores fotográficos. Esta configuração dupla será utilizada para selfies e para fotografia normal (paisagem, etc).
O primeiro sensor conta com 16 MP de resolução e uma lente com abertura focal de f/1.8. Por sua vez, o sensor secundário apresenta-se com 24 MP de resolução bem como uma abertura de f/1.7.
No seu interior temos ainda uma bateria com 3800 mAh de capacidade. Esta conta com carregamento rápido a 9V/2A com 18W de potência. Por outras palavras, utiliza a tecnologia Quick Charge 4.0 da Qualcomm.
Este smartphone Android utiliza o sistema operativo Android Oreo 8.1, bem como a interface Nubia UI 6. Além disso, temos também dois leitores de impressões digitais nas suas laterais.
YotaPhone, a origem
Apesar do burburinho em torno do Nubia X, a verdade é que esta ideia de colocar dois ecrãs num smartphone não é nova. Em dezembro de 2014 chegava ao mercado o YotaPhone 2, um dispositivo móvel de origem russa e também ele com dois ecrãs. Contudo, o segundo ecrã, na traseira, utilizava um painel e-ink, reduzindo assim imensamente o consumo energético.
Preço e disponibilidade
O Nubia X está disponível em duas versões, uma de 6 GB + 64 GB e outra de 8 GB + 128 GB, desde 470 €, um preço que se revela bastante interessante face ao hardware e à tecnologia inovadora dos seus ecrãs.
Este artigo tem mais de um ano
Que raio de modas:
1) Sem Audio Jack;
2) Sem cartões MicroSD
Qualquer dia metem luzes RGB à volta para ser mais piroso, como aqueles teclados.
… e qualquer dia é sem ecrã, isto realmente, ou seja pagas mais por menos!!
É voltar ao passado, já que antigamente também não tinham essa porta ou era através de conector proprietário.
Não estejas com ideias inovadoras porque já existe…
https://www.thenophone.com/
Ponto 1 concordo agora cartões esquece, isso é o cancro do Android.
Depende do cartão que colocas… se meteres um micro sdhc já não tens problemas. Abaixo disso só mesmo para guardar fotos/musicas/documentos.
Os ecrãs estão a ficar horríveis para uma utilização regular, sem ser ver vídeo e jogar. De tão estreitos, ficam desconfortáveis para aceder a sites para tratar de serviços ou leituras.
Bem bonito…
Ora aqui está um belo conceito. Porquê ter cameras nos 2 lados quando com este conceito podemos ter um bom par de cameras apenas de um lado e outros sensores, deixando a ‘frente’ ou ‘transeira’ como queiramos interpretar, com ecra total sem sensores ou cameras a tirar espaço?
Assim quer-se uma selfie, vira-se o telemovel que tem a mesma um ecra nessa parte e tira-se a selfie. Tendo em conta que a grande maioria dos telemoveis de hoje sao vidro atras e a frente não há a desculpa de ‘com 2 ecras fica mais fragil a traseira’.
Isto para mim é um conceito muito melhor que notch e que nao tira qualquer funcionalidade ao telemóvel face aos convencionais, pelo contrário, usar as cameras traseiras para selfie é garantia que teremos as melhores cameras a funcionar , e na frente temos simplesmente ecra e nada mais que isso para tirar o máximo partido para 90% das tarefas que se fazem num telemóvel que não passam por cameras frontais
Na minha opinião é bonito, é funcional mas para smartphone de topo peca em alguns pontos
1. SD845 quando já há anunciados com o SD855
2. Sem MicroSD? Ok… mas preferia que tivesse
3. Android 8.1? se é topo já deveria vir com o 9.0
4. Gorilla Glass 3? Já vai no 6.
Sei que ao preço que se apresenta não pode ter tudo, mas dizerem que é um de topo com alguns pontos de cima…
Espero ver ao vivo como funciona mesmo este 2º ecrã