4 câmaras num smartphone é pouco? O novo LG V40 terá 5!
A Huawei com o seu P20 Pro criou uma nova forma de olhar para a fotografia através de um smartphone. A marca colocou na traseira do seu smartphone um módulo de três câmaras, onde uma é capaz de captar fotografias a 40 MP. As câmaras triplas ainda são pouco usuais, mas já são muitas as marcas que optam pelas câmaras duplas tanto na traseira quanto na frente.
Mas num segmento que parece estar tão estagnado, as marcas têm que inventar alguma coisa para se distinguirem. A LG parece estar a preparar um smartphone com 5 câmaras!
Os rumores de um smartphone LG com a inclusão não são de hoje, mas com o aproximar da data de mais uma edição da IFA em Berlim, estes começam a ganhar mais força. A marca que outrora foi um caso de sucesso, principalmente com o seu LG G2, hoje luta por um lugar no mercado e a aposta na fotografia parece ser o seu grande trunfo.
O conhecido site de rumores do mundo da tecnologia Slashleaks partilhou recentemente um novo vídeo onde é projetado aquilo que será o próximo topo de gama da LG, o LG V40.
Ver original no YouTube
Neste vídeo é visível um módulo de 3 câmaras posicionadas na horizontal na traseira, logo acima do sensor de impressões digitais, com um flash LED ao lado.
Além destas 3 câmaras, na frente são visíveis mais duas, colocadas no notch do ecrã. Um notch que, por sinal, parece mais pequeno que o de outros smartphones Android. O ecrã, que deverá ter cerca de 6,3" tem também uma moldura muito estreita seguindo a tendência atual do mercado.
É evidente que este vídeo, bem como todas as imagens que o site disponibiliza, trata-se apenas de uma representação gráfica com base em todos os rumores que já existem em torno do smartphone. No entanto, sabemos também que muitas destas representações correspondem quase de forma fiel àquilo que as marcas lançam efetivamente ao mercado.
O que se sabe sobre o LG V40:
O novo LG V40 terá então as suas 5 câmaras e pelo que já se pode encontrar pela Internet, o módulo traseiro será composto por uma de 16 MP (f/1.6), outra de 13 MP (f/1.9) e a terceira de 8 MP com estabilizador ótico de imagem e zoom 3X.
Deverá chegar ao mercado com o processador da Qualcomm que hoje equipa a maioria dos topos de gama, o Snapdragon 845. É ainda possível que venha em duas versões, uma de 6 GB + 128 GB e outra de 8 GB + 256 GB.
Tecnologias como Wi-Fi ac, Bluetooth 5.0, suporte da banda 20 da rede LTE, USB Tipo-C e sistema de som em stereo, são também dadas como garantidas neste novo topo de gama.
O preço deverá seguir a tendência demasiado alta, mas ainda assim poderá ficar abaixo de alguns dos topos de gama da atualidade, devendo rondar os 800 €.
Este artigo tem mais de um ano
Começámos a apostar na quantidade em vez da qualidade… Para onde caminhamos ?
Eu acho que ainda é pouco… vamos acrescentar mais algumas… umas 4 ou 5 atrás e mais umas 4 ou 5 à frente…
Isso é que é inovação!! Para quê apostar em sensores de melhor qualidade ou lentes de melhor qualidade?! Mete-ser mais uma ou duas câmaras e problema resolvido!!
Grande HTC…. a pioneira da câmara dupla nos smartphones… Embora fosse para imagens 3D.
Desde que seja para melhorar/inovar é sempre uma mais valia agora se for para “enfeitar”, talvez dizer o seguinte não trouxer algo de novo mais vale estar quieto.
O interessante de se ver/conseguir é melhorar a captação de fotografia em espaços de pouca luminosidade isso sim é que seria um feito, eu bem vejo que existe um esforço por ultrapassar essa questão mas até à data só se remedeia.
Boa, quantas mais camaras mais expiam a malta. Já tiram fotos a socapa, gravam conversas pelo microfone e já tem leitores de impressão digital, falta aprimorar o reconhecimento facial e a leitura da íris mas isso deve estar para breve e o dito smart torna-se o espião perfeito. Watch out 007
Falem sobre o Hubblephone Turing, terá 6 cameras e 3 telas.
Este é o maior problema da natureza humana : testa-se um fórmula, ela é bem sucedida e toca a exagerar…até cair neste ridículo sem se pensar muito bem no que se está a fazer. Faz sentido um telefone com 5 camaras ?? Com 6 então …
E é feito a brava!
Digo: feio!
Eca, tem o dentão da mônica (aka Notch)
Tou fora! Sai pra lá
Hummmm 6 camaras…
Se uma ainda fosse uma camara que tirasse fotos com tudo transparente, ainda tinha piada.
*5
Alguem falou 6 em cima e perdi-me no meio de tanta camara…
Acho que te enganaste a pensar nas transparências…!! 🙂
Ganda coisa, o futuro iphone vai fazer e servir o pequeno almoço.
e se o fizesse cozinharia melhor que 90% da populacao, duvidas?
com 10 cameras ainda deve ser melhor…
Em vez de aumentar o número de câmaras, era preferível inventar em como colocar um sensor maior num smartphone, sem aumentar o volume do mesmo.
Colocar algo maior que seja do mesmo tamanho?
Toni da Adega, quantos smartphones existe actualmente no mercado com o ecrã maior e ser do mesmo tamanho de outros com o ecrã mais pequeno, explica lá isso, sem ir muita vez á adega.
Nem li a noticia… e a responder ao titulo, digo isto: o que é demais, enjoa!
5 câmaras ? Onde é que isto vai parar. O Google Pixel 2 XL só tem uma câmara traseira e tira fotos espectaculares.
PS: ecrã com notch ?! Não gosto dessa nova moda. Cá para mim vou mudar para a Samsung se essa for a tendência.
Para quê tantas câmaras num simples aparelho, em vez disso podiam fazem com câmara 360 que seria ótimo