Quantcast
PplWare Mobile

Nokia aposta tudo com Nokia C9, Snapdragon 820 e Android 6.0

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. jose m says:

    telemovel prometido: em que medida é que se vai destacar dos 20 outros androids com snap 820 e exactamente o mesmo sistema operativo ?
    Pe

    • Vítor M. says:

      O facto de ser Nokia, que é uma marca que tem uma longa história no que toca a qualidade e inovação. Mas, sim referiste bem, não vai ser fácil, há muitos outros a combater.

      • Alvaro Costa says:

        O facto de ser Nokia não ajudou muito a Microsoft, pois não?

      • jose m says:

        A marca Nokia de facto tem peso, mas quem está a par da realidade da empresa, sabe que a divisão mobile foi vendida (trabalhadores, fabricas e know-how) à Microsoft.
        ps: uso nokias diariamente e desejo um forte regresso da marca 😉

        • TMJ says:

          A maior parte das patentes ficaram na Nokia. O know-how e as grandes mentes ficaram na Nokia.

          • Tomás says:

            as grandes mentes para os telemóveis não ficaram na Nokia, e parte do know-how também não ficou na Nokia

          • TMJ says:

            Na verdade não foi bem assim. Muitos dos veteranos desenharam o Nokia N9 ficaram na Nokia Tech. A Nokia andou a trocar técnicos entre divisões antes da conclusão da compra.

          • Tomás says:

            TMJ, o que dizes não significa que tenha ficado na Nokia muitos dos envolvidos no desenvolvimento de telemóveis, isso requere equipas multidisciplinares. A actividade actual da Nokia não é compatível com manter muita gente dessas áreas.

          • TMJ says:

            Verdade, mas se tu fores analisar o painel de técnicos da Nokia verás que muito deles estão lá e estiveram implicados nos seus grandes sucessos…

          • Tomás says:

            onde é que estão os designers, os engenheiros envolvidos nas míticas câmeras dos Lumia, nas baterias, materiais de construção, integração de ecrãs, etc, etc.

        • tavares says:

          Pelo que tenho lido em sites da especialidade a Nokia não vai fabricar ou desenvolver qualquer smartphone…vai apenas licenciar a marca “Nokia” a quem estiver disposto a pagar por isso! Vai ser mais um Android entre as centenas de modelos e dezenas de marcas que já existem…

      • Mr.T says:

        Hum… Qualidade e inovação… Tenho algumas reservas, principalmente quando se fala em qualidade de assistencia tecnica. No passado (quando os smartphones ainda não eram smartphones) só usava Nokias, até ao dia em que tive de levar um N80 (dentro do periodo de garantia) à assistencia tecnica. Qual nao foi meu espanto que quando o telefone veio da assistencia, não só não vinha reparado como ainda vinha pior e com outros problemas como capa trocada e teclado partido (entre mais alguns detalhes). Como o levantamento foi feito na loja perto do Marquês, e como o estacionamento era escasso e a confiança na marca era muita, nem o abri para verificar se estava tudo nos conformes. Resultado, quando chego a casa e me deparo com aquele péssimo serviço, volto à loja para reclamar só serviço e qual não é meu espanto que ainda me põem as culpas em mim, dizendo que o telefone nunca tinha saído dali assim e que tinha sido eu a adultera-lo para conseguir obter um telefone novo ou aquele reparado (que eu supostamente teria danificado de propósito). Toda esta conversa foi feita com a gerente da loja. De nada serviu. Acabei por reclamar no livro de reclamações (que diga-se de passagem, não serviu para absolutamente nada), e para minha sorte à saída da loja ainda apanho uma multa de estacionamento (apesar do carro estar com 4 piscas e sem estar a incomodar ninguém). Desde esse dia que a Nokia para mim, morreu. E sinceramente não me estou a ver a voltar a usar Nokias. É que a assistência e a credibilidade é tão ou mais importante que o próprio equipamento.

        • Alibaba says:

          Espera, mas quem fez a reparação? Foi a Nokia ou a o suporte da própria loja? É que culpar uma marca por causa de um retalhista, não é justo. Se foi a própria Nokia que fez a reparação, aí sim, tens todo o direito em ficar de pé atrás com a Nokia.

          Eu não queria falar deste ponto, mas tenho de o fazer já que o referiste:
          “à saída da loja ainda apanho uma multa de estacionamento (apesar do carro estar com 4 piscas e sem estar a incomodar ninguém).”
          Como é que eu hei-de dizer isto? Cá vai, os quatro piscas não significam que se pode estacionar em qualquer lado porque “vou ali e já venho, são só 5 minutos”. Por isso a multa de estacionamento foi bem aplicada, you fool! (aproveitando o teu nick 😛 )
          Existem também umas coisas que se chamam lugares de estacionamento que servem para estacionar o carro, em que não é necessário ligar os quatro piscas e também onde não se é multado e, quase, de certeza que também não se incomoda ninguém (este último ponto depende da forma como se estaciona o carro).

          • joao says:

            Alilbaba, nao sei em que país é que vives, ou se algum dia conduziste um carro…mas infelizmente no nosso querido país o planeamento urbano é uma anedota, estacionar em alguma zonas é um milagre. Bom senso de quem passa as multas devia imperar. Nao suporto ver pessoas em segunda fila com estacionamento livre a 10m so com a preguica de fazer a manobra, ou estacionar na passadeira que origina acidentes graves…..esses deviam ir presos na hora…para mim é igual a passar a um vermelho….agora nem todos os casos de estacionamento sao assim, e o bom senso devia servir….

      • apache says:

        O facto de ser… “NOKIA”, mas só de fachada. Porque é chinês, apenas licenciaram a marca para dar credibilidade ao produto.

        Não foi desenhado nem construído pela Nokia, nem tem a assistência que a Nokia tinha…

        • TMJ says:

          Não é chinês, é desenhado na Finlândia. Simplesmente é fabricado e comercializado por empresas externas?

          • Renato says:

            É porque é… lol!

          • TMJ says:

            Dessa maneira até o Iphone é Chinês…

          • lmx says:

            pois o iphone e não só, porque na Europa e nos EUA não se faz nada nos dias de hoje..

            A propria intel salvo erro so tem uma fabrica insignificante comparativamente…. a AMD desenvolve na Alemanha e manda produzir na china ou outro local, é tudo a mesma coisa…até o yotaphone, para puder concorrer com os restantes, a nivel de preço, vai passar a ser produzido na china 😀

            isto é um virus…a partir do momentos que deslocas uma empresa para a china, obrigas o resto do mundo a fazer o mesmo, porque depois se não fores não consegues vender mais barato, ou a preços mais competitivos…está tudo lá.

            É lá que se está a desenhar o futuro da internet, com redes com capacidades brutais e custos brutais por exemplo…

        • Rudua says:

          Vão seguir o mesmo conceito da apple. desenhado pela nokia mas fabricado na china.

          • Tomás says:

            se for como com o Nokia N1 então será bastante diferente da prática da Apple

          • TMJ says:

            Em que aspeto foi diferente Tomás?

          • Tomás says:

            A Foxconn participou no desenho do hardware do N1, não é apenas o fabricante, e é igualmente a Foxconn que é responsável pelo marketing, distribuição e suporte técnico do aparelho. Todos estes pontos são relevantes e diferentes do que acontece com os aparelhos da Apple

          • TMJ says:

            Se vires a apresentação do tablet eles dizem lá claramente: “Selecionamos um parceiro para fazer e vender”, nada mais

          • Tomás says:

            TMJ, lê a explicação dada para o tipo de USB-C usado, por exemplo, ou lê as novas opções estratégicas da Foxconn que saíram pouco tempo antes; ou olha para o tablet com olhos de ver e repara como aproveita a experiência da Foxconn no fabrico do iPad.

          • Tomás says:

            e se leres o site da Nokia Tech verás que o tablet faz parte da estratégia de “Brand Licensing”, colaborando com outros para o desenvolvimento de novos produtos.

      • Mota says:

        “depois das decepções quando a Nokia decidiu misturar Android com a sua marca”

        Pois acho exatamente o contrário. A Nokia deu um tiro no pé quando se lançou com o WP, na altura era um S.O. muito “raw” e lançar Android’s de gama baixa nunca funciona para nenhuma empresa.

      • bikes says:

        pois…a única possibilidade competitiva será o preço. Quem está fora do mercado de forma agressiva perde capacidade imediata de resposta…por isso ou entregam tecnologia de ponta a baixo preço ou é mais do mesmo com a consequente oferta concorrente já instalada. O nome nokia só por si não chega.

    • Miguel Nóbrega says:

      Concordo, mais um para a festa onde todos se matam uns aos outros..
      Boa sorte para a Nokia, tenho um e desejo o melhor

    • daiquiri says:

      eu respondo-te: nunca, mas nunca vi telemóveis com tanta qualidade de rede como a nokia. Vais ter 4G e GSM com estes telemóveis onde os outros ficam sem rede, por exemplo.

      Isso é fiabilidade e dá-me vontade de preferir nokia

      • apache says:

        É igual aos outros! É Snapdragon, não interessa a marca.

        Só se for em comparação com mediateks… esses, pronto… só cai quem quer…

        • galo says:

          percebo o teu ponto mas não estás 100% correto…a qualidade da rede também depende da concepção e materiais usados na estrutura do smartphone e nas antenas usadas…se fosse apenas pelo snapdragon ou pelo mediatek, entao todos os modelos equipados com 1 desses teriam rede igual..

        • daiquiri says:

          Não. Tou a falar de rádio mesmo. Ondas. Física. Não processador ou bandas suportadas.

          • Tomás says:

            Se usar o snapdragon o mais do que provável seria usar a tecnologia da Qualcomm para modular o rádio, a Física. Só mesmo pelo desenho das antenas é que a Nokia conseguiria diferenciar a qualidade de resposta, mas não sei se nos dias de hoje teria muito como diferenciar no desenho.

  2. Jorge Désirat says:

    Penso que hoje em dia a Nokia é só mais uma.
    3210/3310 foram outros tempos, agora a concorrência é exponencialmente maior!
    Será o mais o fator “fan” que outra coisa

  3. rand says:

    Eles que lancem uma capa com teclado do mesmo tamanho que o tlm e façam updates a tempos e horas e podemos ter um sucessor ao n900

  4. Rui says:

    Eu só compro Nokia, para já o meu Nokia Lumia 730 dual está novo e não penso em trocar mas de futuro só compro Nokia e com Windows de preferência espero que não larguem o Windows android é que nem pensar!

  5. Andre Gomes says:

    Aplaudo o regresso da Nokia, mas penso que se querem marcar diferença com equipamento de topo que optem por Windows Phone 10, já que Android é o que não falta no mercado e a preços mais baixos.

    • Felipe Teixeira says:

      Windows phone também não faltam, a preços muito bons, e não vendem.

      • Mylittlelife says:

        A MS deu um tiro no pé quando com o WP8 limitou imenso as possibilidades do Hardware e o acesso ao hardware por parte dos developers, isto para além de chegar em plena luta iOS vs. Android.

        O W10M terá a possibilidade de mudar isso se…e só se… a MS e parceiros lancarem modelos de alta gama a precos atrativos (“chineses”) e incentivarem (€€€) o desenvolvimento de jogos e Apps.

  6. Milton says:

    Eu acredito na Nokia ! acho que é um grande passo dado e espero que venha com força e trabalhem em cima das necessidades dos clientes principalmente no âmbito das baterias e SO enxutos, sem frescuras , inovado/resistente e com Interface que ofereça uma nova experiência com usuário.

    ps: reconhecer que houve um erro estratégico não é fácil, Não existe inovação sem pelo menos um prévio fracasso !

  7. g0tH1c.X says:

    A solucão seria diferenciarem-se…mas com esse preço e specs…não vão muito longe…
    Lá vai ser outro fiasco da Nokia…
    Por vezes, parece que estão a querer acabar com o que resta da Empresa…

    • Mikes says:

      Para a Nokia é indiferente o sucesso ou não do tlm. Isto é um licenciamento de marca, quem perde é quem alugou a marca. A Nokia ganha sempre porque já tem o dinheiro do lado dela – a não ser que o licenciamento seja apenas numa base de royalties, mas acredito que não.

      De resto… é mais um Android para o cesto das milhentas marcas que tentam ganhar alguma coisa além da Samsung e Xiaomi.

      • TMJ says:

        A Nokia vai desenhar o telemóvel…

        • Mikes says:

          Lá vem esta conversa novamente…
          O que é que isso interessa para o caso?
          O investimento do seu lançamento é todo de quem licenciar a marca.
          Tal como qualquer licenciamento, a detentora da marca (Nokia), terá sempre uma palavra a dizer sobre o design e outras especificidades do equipamento – seja a Nokia ou não a desenhar.

          A Walt Disney também licencia a marca mas controla sempre o que sai.

          • TMJ says:

            E se o telemóvel não tiver sucesso que interesse terá para a a Nokia continuar esse modelo de negócio. Para dar o seu nome e ser mais do mesmo do que acontece no mercado é preferível que estejam quietos. O chairman da Nokia já disse que se fosse para voltar era com algo diferente inovador… Portanto é montar o puzzle…

    • Felipe Teixeira says:

      Este comentário não faz mesmo qualquer sentido, primeiro não sabemos as specs, mas as anunciadas são do melhor que há, depois o preço é ate abaixo de outros concorrentes, é so mesmo para dizer mal.

  8. omzz says:

    agora é que o windows mobile vai a falência

    • Mikes says:

      Sim… e era por causa de um equipamento com a marca Nokia que isso ia acontecer.
      Aliás, acho que a Samsung já deve estar a tremer com medo de perder os seu 90% de quota no Android.

  9. Bruno M. says:

    parece que vai ser muito bom.. so falta mesmo amoled display, e uma boa bateria

  10. Entra Sapo says:

    Penso que logo que o Windows Phone 10, esteja a funcionar devidamente compatível com o PC, irá revolucionar os S.O. móveis.
    Eu estou nessa expectativa.

  11. Alberto Gomez says:

    Se eles apostassem novamente no maemo… agora android!!!!

  12. Nunes says:

    Finalmente a Nokia com Android! Agora sim, estão de novo no mercado.

    • Ana Riviera says:

      A nokia morreu. O wp seria excelente mas sem apps morreu. Isto é mais do mesmo, o rei vai nu..que launcher vai lancar este terminal? Gostei muito dos nokias mas acabou, e estamos no reinado do iphone que não sera eterno tb. Mais cedo ou mais tarde as grandes marcas adormecem a sombra do sucesso. Foi assim com a Nokia, Microsoft, entre outras. Se o sensor da camera for ao nivel dos melhores nokias talvez seja uum ponto a favor pois nenhum tlm em android tem um bom pos processamento, basta ver galaxy s7, lg5 cheios de overshapening e cores demasiados amarelas etc.

      • Mikes says:

        O WP/W10M não morreu. Vai-te lá informar melhor.

      • TMJ says:

        Onde é que a Nokia morreu?

      • Roberto says:

        A Microsoft pode ter vendido muitos aparelhos, por ser da Nokia, mas isso não foi suficiente, porque esse nopkia com sistema windows é uma bosta, uma porcaria de aparelho e cheio de restrições, volta Nopkia, fora Microsoft.
        Reinado do Iphone aonde cara, a Samsung está pau a pau com eles amigo e não troco meu S6 Edge por um Iphone nem que me paguem, ecaaa Iphone.

  13. lAML says:

    Nokia com windows fazia a diferença, como o meu Nokia Lumia 1520 com windows 10 mobile faz, agora androi, nem pensar!!

    • lmx says:

      Nokia fazia a diferença com MEEGO, o windows??ese matou-a lol

      cmps

      • rxl says:

        desculpa mas a Nokia já estava morta quanto recorreu ao Windows Phone, o symbian nunca foi um SO para Smartphones. o Windows Phone ajudou sim a prolongar a Nokia, infelizmente a moda dos Androids muito ajudada pelo telefones baratos, não deixou crescer. e pena porque comparativamente para o mesmo HW o WP8 sempre era mais rápido que o Android.

  14. Joao says:

    Comecei a utilizar WP por causa da Nokia e não da microsoft.
    Toda a vida tive nokias e nunca tive razão de queixa.

    Sou bem gajo para voltar ao android.

    • Mylittlelife says:

      Nao vejo nada de mau no Android, muito pelo contrário, permite a todos (50-1000€) usufruir (quase) das mesmas Apps, aceder à net, email, jogos, etc. Sem dúvida que o W10 agora também mas até atingir a quantidade/qualidade das Apps do Android ainda lhe falta um pouco.

      Em todo o caso o Android 6.x vem colmatar praticamente todos os problemas do Android e um update para o N (mais velocidade ainda) é a cereja em cima do bolo. Se a NOKIA voltar com as vantagens de antigamente (excelente qualidade, fiabilidade, ferramentas úteis, camaras de topo, baterias que duravam imeeeeenso, etc) vai ser o concorrente directo da Samsung.

      Sinceramente para mim os SO actualmente mais atrativos sao o Android 6.x/N e o W10M e espero pelo desenvolver da coisa.

  15. João Cardoso says:

    Se tiver o estrondos sucesso do tablet N1…. Eu gostava de ver a Nokia a voltar em grande mas todos sabem que os lucros estão todos centralizados numa empresa e não tem nada a haver com Android.

  16. Bruno Jesus says:

    Bom era darem a possibilidade de flashar o MeeGo e continuarem a apostar nele.

  17. Miguel says:

    Agora Nokia/Microsft?

    Já é tarde, e ainda por cima com specs que já existem no mercado em mais de 20 equipamentos, enfim…

  18. Bruno says:

    Assim que vi esta notícia lembrei do erro ao ver relançar Alcatel… e confiar neste marca para o futuro!!!

    A nokia antes de vender a “alma” ao diabo, deveria ter explorado outras alternativas!!!

  19. MMM says:

    O artigo não está grande coisa, podiam melhorá-lo ao invés de fazer uma tradução directa, não? É que nem o headline faz muito sentido…
    A Nokia está a apostar tudo sim, mas é nas redes. O core business da Nokia ainda é o Mobile Network, seguido de IP&Optical, Fixed Networks, Applications & Analytics e por fim Technologies, onde fazem a gestão (e alguma criação) de patentes e propriedade intelectual e gestão dos labs. Os móveis, a retornarem, serão uma pequena parte do negócio da Technologies, que irá tratar do desenho e do SW, cabendo aos parceiros o fabrico, venda e assistência.

    Apostar tudo, só se for a feijões.

    http://andro4all.com/2016/03/nokia-c9-snapdragon-820-android-rumores-caracteristicas

  20. MMM says:

    Apenas pra complementar com o tema dum comentário acima, a guerra das specs está finalmente a acabar e em pouco tempo já teremos HW mais avançado que SW. Enquanto esse tempo não chega, qualquer um que entre no mercado estará a fazer guerra de preços ou de marketing, sendo o foco sempre nas specs.
    O que fez a Nokia não entrar na guerra do Android há ~4 anos foi justamente o estado em que o mercado se encontrava, em que a mais valia de cada marca era o rácio spec/preço, já que quase ninguém tinha outra coisa a acrescentar.
    Quando deixarmos de olhar para GHz, Mpx e GB e começarmos a olhar para o valor, o mercado volta a abrir espaço para quem cria mais do que processos industriais altamente eficientes.

  21. paulo says:

    Chega logo não quero mais Windows Phone eles não estão nem ai com os usuários . So estão enrolado com Windows 10 e nunca chega não conseguem nem um app completo Facebook por exemplo é um lixo volta logo Nokia

  22. Ricardo Moura says:

    A unica coisa que esperava da nokia, era que não lançasse mais um Smartphone android. Afinal foi Rigor mortis, a nokia continua morta.

  23. Tico says:

    Para vender os nokias usava como argumento o serviço de gps gratuito e vitalício, agora sem o here, vamos ver…

  24. Miaggy says:

    Se eles quisessem distinguir-se era fácil: faziam isto dualsim, com cartões SD e metiam uma ROM de Android sem alterações e actualizável mal saísse nova versão. Umas apps exclusivas na playstore para dispositivos nokia que as pessoas pudessem instalar posteriormente e tinham um argumento bem pesado para comprar isto em vez de outro Android qualquer

  25. Roberto says:

    A Microsoft pode ter vendido muitos aparelhos, por ser da Nokia, mas isso não foi suficiente, porque esse nopkia com sistema windows é uma bosta, uma porcaria de aparelho e cheio de restrições, volta Nopkia, fora Microsoft.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.