MWC16: O primeiro tablet com Ubuntu convertível para PC é da BQ
Depois de apresentar o seu novo smartphone Aquaris X5 Plus, a versão evoluída do Aquaris X5, a BQ deu a conhecer a Ubuntu Edition do Aquaris M10, o primeiro dispositivo com Ubuntu convertível para PC.
Saiba mais sobre este tablet, o primeiro tablet do mundo com Ubuntu OS.
O Aquaris M10 Ubuntu Edition é o primeiro dispositivo que oferece uma experiência convergente entre Ubuntu e o PC e é também o primeiro tablet do mundo com este sistema operativo.
Estamos perante um tablet desenhado e desenvolvido na Europa e que vem reforçar o compromisso da empresa com a diversidade, tanto em termos de hardware como de software, e consolida a sua colaboração com a Canonical, a empresa responsável pelo Ubuntu.
A convergência Ubuntu para PC
O Aquaris M10 Ubuntu Edition, ao oferecer uma experiência convergente de Ubuntu para PC, permite reproduzir a experiência de escritório em dispositivos móveis. Ao conectar o Aquaris M10 Ubuntu Edition a um teclado e a um rato, pode ser utilizado em Modo ambiente de trabalho, enquanto o Modo tablet mantém a funcionalidade táctil habitual.
A convergência faz deste dispositivo a ferramenta mais prática para trabalhar, já que combina a utilização de um dispositivo móvel com um ambiente PC. A opção multi-tarefa e a utilização de janelas permite usar, em simultâneo, documentos, aplicações e outras funcionalidades, favorecendo a produtividade. Igualmente, a interface do software adapta-se ao tamanho do ecrã, um factor de diferenciação na experiência multidispositivo.
As especificações
O Aquaris M10 Ubuntu Edition conta com um ecrã capacitivo Full HD de 10,1 polegadas multitátil em 10 pontos e uma bateria de 7280 mAh.
Inclui um processador MediaTek Quad-core MT8163A até 1,5 GHz e um processador gráfico Mali-T720 MP2 até 600 MHz. É, sobretudo, um tablet leve e compacto, com 8,2 mm de espessura e 470 g de peso.
O Aquaris M10 Ubuntu Edition estará disponível em preto e será lançado durante o segundo trimestre do ano. O preço e os mercados onde estará disponível serão disponibilizados em breve.
Este artigo tem mais de um ano
Cool…dependendo do preço…:) Mas parece-me uma boa opção!
A mim parece-me que o problema vai sempre prender-se com a disponibilidade da AppStore em termos de aplicações. Caso essa questão seja “ultrapassada”, poderá vir a ser uma possibilidade de mercado bastante válida. Já usei o Ubuntu durante bastante tempo, neste momento tenho um PC a correr Linux Mint. Mas esta facilidade de ter um tablet que se “transforma” em PC é sempre uma mais valia e que é cada vez mais explorada. Esperemos que tenha sucesso porque quanto mais oferta, mais o consumidor sai a ganhar.
Falta de apps? Sabes que o tablet tem compatibilidade com qualquer app Linux, desde que também funcione em ARM certo?
cpu mediatek? ja foste…
Mesmo.
Gosto + do Surface, até porque da para fazer dualboot com o Ubuntu.
Eu também gosto mais do surface, mas minha carteira gosta mais deste M10…
é normal, o surface é o topo e a grande referencia nesta classe de dispositivos
Este Tablet tem um SoC ARM muito inferior aos ARM típicos, entao nem falar comparando com os x86 da Intel…
Acho que em valores acima de 400€ nao faz sentido um tablet/hibrido Android + ARM porque um Surface 3 “x86” pode ter Windows, Ubuntu e Android.
Ou com Android.
Em dualboot RS.
Gostaria de saber se pplware vai falar sobre HP Elite X3 – um smartphone com Windows 10?
A palavra chave é: não
WP 10 + HP = M E D O…….
Será q vai ter skype tao atualizado como o android e IOS ahahahahahahaahhaahhaahahahahahhahaaaaaaa
Desde quando foste nomeado procurador do pplware?
@123456789
Tens alguma razão no que dizes mas noutro contexto.
será que, neste momento o android e o IOS fazem aquilo que o WM10 + HP vão conseguir fazer?
A palavra chave é: não
Mtu bom, e bom ver o ubuntu crescer assim, e acredito que com o tempo sua loja de app vai so evoluir, e questão de tempo, todo sistema novo não vai ter muitos Apps de inicio não, isso é totalmente aceitavel, e tbm pelo visto o sistema ubuntu será uma coisa só tanto nos dispositivos móveis como no desktop, então usarao a mesma loja de aplicativos, ou seja o q esta la na versão desktop será usado tbm pelo mobile.
Boa boa! Gostava muito de ter um brinquedo destes 🙂
Apesar de não ser grande fã do unity mas o modo tablet e smartphone está muito cool!
Espero um preço bom.
Eu sou um grande fa do Ubuntu. Mas a windows levou o conceito mais a frente,
eu gostava era de ver o w10 mobile em x86 para ver onde o conti… podi achegar.
Podemos estar a falar que a Windows tem mais $$$ que a Canonial e tem mais poder no mercado mas ……
Bom de mais