Mouse Box: Um PC dentro de um rato
No mundo da tecnologia há ideias simplesmente fantásticas! Como temos vindo a debater, o Desktop, tal como o conhecemos, deverá adaptar-se à nova realidade da computação e nesse sentido é preciso criar novos conceitos.
Foi a pensar na mobilidade que um engenheiro polaco da Nokia Networks criou o Mouse Box – Um PC dentro de um rato.
Imagine que na hora de arrumar o PC na mochila apenas tem de levar o rato porque este é de facto o seu computador ! Com um aspecto muito semelhante aos ratos para PC, o Mouse Box tem no seu interior componentes que fazem deste gadget um autêntico computador.
O Mouse Box tem um CPU ARM Cortex a 1,4 GHz e possui armazenamento flash de 128 GB. Vem ainda com uma interface HDMI para ser ligado ao monitor/video-projector ou TV e também duas portas USB USB 3.0. Esta mini PC pode ainda ser ligado à rede sem fios através de um módulo Wifi.
Demonstração do Mouse Box
Até ao momento não há qualquer informação sobre o preço do Mouse Box mas, segundo o mentor do projecto, o Mouse Box deverá ser muito barato e estará disponível à escala Internacional.
Via mybroadband
Este artigo tem mais de um ano
O rato funciona sem uma ligação USB? No vídeo diz que só é preciso um ecrã, mas pelo que sei não é possível alimentar um dispositivo pela ligação HDMI ou o Chromecast não precisaria de ligação USB certo?
No vídeo diz também que há a possibilidade de uma bateria opcional, mas com aquele tamanho a bateria nunca será muito grande.
Acho que este é um daqueles projectos para demonstrar é possível fazer isto, mas não creio que venha a ter muita utilidade.
Até porque quando se ligar 2 USB, mais HDMI, vai ser bonito mexer o rato, com 3 fios a irem atrás…
Mais valia fazerem isto numa trackball…
Foi o que pensei quando vi,
E podia ter carregamento por wireless 🙂
Boas Paulo Martins,
O HDMI tem alimentação (Um pino +5V e o GND que passa na malha dos cabos de sinal TMDS Channel x, CEC e DDC)
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/94/HDMI_Connector_Pins.jpg
O que quer dizer que a corrente que pode ser consumida pelo dispositivo é limitada, daí no caso do Chromecast (ou do Rasberry Pi) ser necessário alimentação exterior.
A plataforma que aqui é utilizada, suponho que já seja de uma geração mais recente de Low-Power Electronics como o “STM32” da STMicroelectronics ou outros da TI e da Microchip.
Quanto á bateria hoje em dia tens baterias, como por exemplo as de 3,7V 700mAh LiPo que têm 43 X 25 X 7 mm com apenas 15.0g e que podem descarregar até 20x as sua Capacidade sem problemas. (Refiro me aqui a este exemplo para não alongar muito mais o post, mas os dados podem ser facilmente confirmados online.)
Las but not least, existem aplicações muito promissoras com esta tecnologia, mas vejo a como aqueles Wireless Presenter que são muito xpto e têm n features, mas é para quem faz apresentações diariamente.
Cumps. 🙂
Wow obrigado, este tipo de comentários é o que se quer 😀
Já agora há alguma informação quanto ao SO que tras?
Boas,
Estive a pesquisar um pouco, mas não encontrei nada de concreto assim á primeira. Encontrei o site deles:
http://mouse-box.com/ Mas não há referência ao SO. Parece me porêm, que dado o “CPU ARM Cortex a 1,4 GHz” e algumas imagens no site que referi acima, se tratar de SO Android. (O que faz sentido dada a portabilidade.)
No “mybroadband” o developer diz que o carregamento sem fios e possivelmente a integração de OS Windows (suponho estariam a pensar Win 8 RTM) estariam a ser desenvolvidos.
Continuo a achar um projeto interessante apesar de todos os comments que não é práctico e what ever.. Temos de ver que aquela equipa pegou numa ideia e a tornou realidade, faltam pormenores? Sim, daí o R&D nestes projetos ser ongoing. 🙂
Estava a pensar no mesmo…
Alem disso, um equipamento desses com bateria, torna o rato muito pesado, deixando de ser pratico.
Alimentar-se por USB seria uma ideia, mas eles tinha de desenvolver um cabo duplo com USB e HDMI, para ligar ao ecrã e a uma fonte USB.
Outro ponto, em todos os cenários apresentados como sendo util, a opção cybercafé é a menos recomendada… O café ficava sem os “ratos” em pouco tempo.
E mesmo que só tivessem o ecrã/teclado, sendo o cliente a levar o “rato”, seria um risco muito elevado, podendo facilmente ser roubado. É que roubar um portátil dá mais nas vistas que um simples rato.
Se a bateria é opcional a energia vem de onde, do HDMI??
Veem dos cabos que ligas ao rato 😉
“veem” ?
Sim, ele avista a energia, e puxa-a.
Wireless, via mousse pad?
Seria mais interessante num mini teclado com rato touch. Aí sim, seria uma coisa independente.
+1 como o logitech daria também mais espaço pra componentes
Sim isso sim tb concordo, sempre se podia colocar uma bateria razoavel.
Quem sabe alguém tenha essa ideia 🙂
Pois é, voltávamos ao tempo do Amiga 600 e dos Spectrum. héhé
Não é prático. Mouse (rato) são dispositivo que estragam facilmente. Comigo nem os da Microsoft ou Logitech duram muito. Normalmente o botões param de funcionar.
Ainda o mais prático seria tudo junto em um teclado dobrável, como um antigo teclado desenvolvido para o PDA Palm Vx.
http://vi.sualize.us/palm_bluetooth_iphone_tablet_pc_mini_bluetooth_bluetooth_iphone_folding_keyboard_for_ipad_picture_yvZj.html
E vamos andar com os cabos todos atras? a ideia está bastante interessante mas nada funcional
Fala-se muito dos cabos. Mas ainda existem ratos sem ser wireless e muita gente ainda usa desses, mesmo muitos de nós certamente os usámos durante anos. É certo que depois de nos habituarmos aos wireless custa voltar aos ratos com fios, mas…