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Lovemarks: O fenómeno de se ser “fanboy”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Bob says:

    No ponto 🙂

    “As marcas que sabem vender convertem os compradores em fãs que, por sua vez, convencem a outros a defenderem as decisões da companhia mesmo sem as entender.”

    Quando uma marca atinge o ponto, em que o consumidor vira fanboy, e usam argumentos como:
    “o tuga fala mal, daquilo que não pode ter/comprar”, está tudo dito.

  2. zé das iscas says:

    nunca percebi essa treta do fanboy, e se for uma rapariga? acho que fan já diz tudo, pra quê o boy?

    • Marisa Pinto says:

      Fangirl 🙂 Até acho bastante piada ao nome 🙂

    • Nezeht says:

      por acaso sempre vi o boy não como uma determinação de género, mas sim como uma analogia aos “boys” partidários, ou seja, aqueles rapazes que fazem campanha “gratuita” pelo partido.
      Também concordo com a Marisa, fangirl tem piada e pelo menos ainda não tem o sentido pejorativo de fanboy… 🙂

  3. AnaguaMateus says:

    Acho que mais do que FanBoy existe o conceito: Fui mais inteligente que toda a gente.

    E por isso defende que a sua compra foi a melhor usando todo o tipo de argumentos.

    • Alexandre says:

      Vejo a coisa parecida mas no entanto diferente 😀

      Para mim quando alguém defende tanto uma marca apenas pode ser por um motivo: pagou demais pelo produto e tenta justificar para si mesmo convencendo os outros primeiro que o dinheiro foi bem aplicado.

      Verifico mais isto em pessoas cujo dinheiro custa a ganhar. Quem ganha bem não se preocupa muito se fez uma boa ou má compra.

      Espero não ter ofendido ninguém

      • Marcas e Marcas says:

        Acho que não é assim tão linear, deixa-me dar um exemplo:

        Quando eu compro uma peça de hardware vou sempre pelo conceito (Bang for your Buck) mas há de facto algumas marcas que prefiro investir pela confiança que tenho. No Entanto! Há uma marca que sigo e é a AMD, que na maioria das suas vezes paga-se menos que a Intel e compensa, depende da aplicação, claro.

        E com este exemplo podemos quebrar o “ter que defender o produto por ter gasto demais”.

        E nas marcas dos carros também há alguns exemplos, quando se compra novo, isto é.

        Por vezes sou Fanboy mas as minhas marcas são sempre das mais acessiveis no mercado 😛

  4. Marco says:

    A “guerra” entre os adeptos do IOS e ANDROID é ridícula.
    Em vez de enaltecerem os aspetos positivos de cada produto, tentam deitar abaixo o produto concorrente. Generalizam a partir de um ou dois exemploa que tenha corrido mal. Insultam os outros com comentários sem argumentos. Não aceitam criticas ao seu produto….
    Diversidade precisa-se 🙂

    • Tony says:

      As marcas fazem isso por nos (nos aspectos positivos) e vão se copiado ou comprando patentes e com o evoluir vão tendo as mesmas capacidades. Por isso acho que W10M vai tornar o Android e iOS melhor e vice versa, não queiram que um saía de cena, perderiam todos.

    • Bob says:

      Haja concorrência!

      Quer de plataformas, ou hardware.

      Uso Android, e a fragmentação da plataforma, é a pior coisa, a meu ver.

  5. Chico says:

    “Para muitos, ter um iDevice é uma questão de identidade” ou “Para muitos, ter um iDevice é uma questão de iDentidade.”

  6. Tony says:

    Bom artigo! Até certo ponto interessante, desde que as battles sejam feitas sobre o que é dito e sobre os produtos e não insultos pessoais e gratuitos…

  7. Sergio J says:

    Como o artigo diz ser fa de alguma coisa é associar-se a algo com que se identifica, o faz sentir bem. Se assim é, não temos de criticar quem é partidário de algo, por mais supérfluo que o possa ser.
    Já a categoria oposta é muito dificil entender, que é o hater. Se um fã é porque gosta, o hater é por rancor. Usando o exemplo do artigo é muito feio ser anti-lampião. Posso até ficar contente que eles percam numa competição que actua a minha equipa, mas não faz qualquer sentido falar mal dos jogadores ou do clube só porque são rivais. Bem no meu caso, são rivais porque nos queremos meter em bicos de pés e por emancipação. 🙂
    Há alguns fanboys chatos, como vemos por vezes aqui no forum. Uma coisa é defender o seu ponto de vista, aquilo que acredita, outra é ter palas e por vezes ser arrogante.
    Mas aqui no pplware existem muitos mais haters. E se há um grupo de fanboys, existe um exercito de haters. Qualquer noticia da Apple atinge facilmente acima de 100 mensagens, sendo a maioria de ódio.
    Gostar é uma coisa, ódio não consigo entender.

    • Tony says:

      mas pelo que vejo os fanboys de uma marca, são haters das outras, mas também não fica o mundo melhor nem pior, se os comentários forem só sobre os produtos

    • Hugo says:

      Isso acontece nos posts da apple, mas parece-me (não fiz nenhuma contagem), que os posts mais ofensivos/sem argumentos acabam por ser por parte dos fanboys que a defendem.
      Vejo montes de gente simplesmente a dar opiniões bem construidas e providas de respeito e serem atacados logo a seguir sem dó nem piedade.

      • Sergio J says:

        Vês isso acontecer sim. Concordo em absoluto.
        Mas vês muito mais o contrário. Volto aos 100 posts nos artigos sobre a Apple. A maior parte é a destilar ódio. Sim ve-se fanboys ofensivos, mas vês muito mais haters.
        A ofensa não tem desculpa em nenhuma das partes. Mas continuo a dizer não consigo perceber o que move um hater.

        Note-se que por vezes se escreve um post que parece ofensivo, mas na escrita, principalmente sem revisão, facilmente se pode ser mal interpertado. Quantas e quantas vezes quando mais tarde vejo posts meus até eu proprio fico ofendido com o que transparece de alguns posts meus. Raio de vicio de não rever os posts. Mas como me acontece a mim, acredito que haja muita gente que escreve também por impulso.

        • Hugo says:

          ya mesmo lol.

          A meu ver um hater pode surgir por varios motivos:
          -Eu tenho um topo de gama aka status…vocês são todos uns tótós porque eu assim o digo e quem vier comentar contra leva por tabela.
          -Eu não posso/não quero gastar tanto dinheiro num telemóvel, portanto, quem o faz são todos uns tótós porque eu assim o digo e quem vier comentar contra leva por tabela.
          -Eu sei tudo e comento todos os posts, desde culinária a saúde, ou seja, vocês são todos uns tótós porque eu assim o digo e quem vier comentar contra leva por tabela.
          -Eu nem sei bem o que estou a dizer, mas de certeza que tenho razão, logo, vocês são todos uns tótós porque eu assim o digo e quem vier comentar contra leva por tabela.

          Basicamente anda tudo á roda destes motivos lol

  8. campeao says:

    Pior que os “fanboys” são os “haters” que apenas por não conseguirem adquirir um smartphone topo de gama criticam os outros por o terem. ou dizem que o smartphone em questão é mau.

    • Marisa Pinto says:

      eheh eu acho que é exactamente por causa de radicalismos e generalizações desse género que se criam os conflitos 🙂

    • Tony says:

      a questão é mesmo essa, o que que cada um acha que é um smartphone “topo de gama”

      • Sergio J says:

        Aqui entra a questão da relação qualidade/preço.
        Algumas pessoas acham que um telemovel com boa qualidade/preço passa a ser o melhor telemovel do mundo e depois compara o incomparável.
        Esquece que o telemovel mais rasca do mundo se for dado tem o melhor rácio qualidade/preço.

        • Hugo says:

          BINGOOOO 🙂

        • Hugo says:

          No entanto falhaste na matemática, pois há aí malta que tem telemoveis com qualidade “infinita, pelo que o rácio qualidade/preço é enorme.
          Nesses casos a qualidade justifica qualquer custo.

        • Miguel says:

          O problema é que matematicamente “qualidade/preço” não pode ser dividido por 0…

          • Hugo says:

            0 pode ser 0+ ou 0-.
            Para o exemplo vamos utilizar valores que se aproximam de 0 infinitamente, mas não são 0 😀

            oOu então pra simplificar vamos tomar por certo que telemoveis dados não são de todo o pior negócio que se possa fazer LOL

          • Sergio J says:

            podes dividir sim dá-te um racio infinito. Não pode é ter qualidade zero.

          • Sergio J says:

            Hugo obviamente não podes ter preços a tender para 0- (só se alem de te oferecerem estivem quase a dar ainda dinheiro também), portamto tende para 0+, logo o rácio é positivo.
            Caso te estivessem ainda quase a oferecer dinheiro teria o pior racio de todos. Mas que post mais parvo estou eu para aqui a escrever.

          • Hugo says:

            Matematicamente nem consegues dividir maçãs por batatas.
            Quando se fala em qualidade/preço nem há hipótese de fazer o cálculo a não ser que sejam definidos determinados parâmetros 😛

          • Miguel says:

            Por isso é que se chama Índice de Qualidade. 🙂

    • Xinuo says:

      Isso que falaste é uma falta de respeito. Vens falar de fanboys e haters, pois vejo algo pior, um arrogante com argumentos furados.

      1 – não conhece a quem está se dirigindo, porquê acha que a pessoa que lhe critica não têm dinheiro para adquirir o quer que seja?
      2 – atribuir a inveja dos outros as criticas que recebe pela futilidade que transparece. Não é porque alguém lhe critica que significa que esteja com inveja, já pensou que a pessoa simplesmente têm razão para criticar?
      3 – E outra coisa: acredito que boa parte das criticas não são pessoais, certamente muitas vão para o aparelho, para a empresa, para as escolhas técnicas ou de design, para atitudes dos dirigentes, etc. mas um fanboy toma às críticas como algo pessoal e muitas vezes revida da mesma forma, de forma pessoal.

      Eu acho que nos posts da Apple essas guerras aparecem mais, pois o público que a Apple mira é um público que compra produtos premium. Então certamente dentro desse grupo, estão pessoas fúteis, que querem aparecer, que querem ser melhores que as outras, pessoas arrogantes.

      • Hugo says:

        Exactamente. Não vamos é como é óbvio generalizar o “arrogantes”, mas a prova disso é o iwatch de ouro num post de há alguns dias atrás, em que alguns seguidores do pplware defendiam o produto como se realmente a qualidade justificasse o seu valor.
        Quem compra um relógio daqueles só tem 2 motivos:
        Ou tem dinheiro de sobra (nada contra)
        Ou lá está, fútil. (nada contra desde que não sejam hipócritas)

    • Britney Spears says:

      Até neste post vêm mandar indiretas. 😉
      Mas achas mesmo que o facto de não gostar do iOS ou do MacOS tem a ver com o facto de não ter dinheiro para comprar??? Então e os que compram Galaxy s7, Nexus 6p, Lumia 950XL… Não têm dinheiro para um iPhone que custa no mínimo 500eur???
      Que mentezinhas… Sempre a tentar espalhar que têm inveja deles. LOLOL

  9. RVM says:

    “Lovemarks”?

    “Marcas” como Apple, Google, Tesla, etc. não são “marks”, são “brands”. O correcto é “lovebrands”.

  10. hmmn says:

    o problema são os fanboys a comentarem ou são os administradores a validarem os comentários? e já agora fazem este post dedicado para quem é fanboy e comenta no pplware mas os administradores já são fanboys.

    • Hugo says:

      E se forem? É proibido ser fanboy de alguma coisa?
      Não queiram mandar em casa alheia 🙂
      Respeitem, e quem não gostar não é obrigado a “entrar”.

  11. Marco says:

    Devíamos, todos, ter feito uma declaração de interesses antes de comentar.
    🙂
    Toca a postar ai o que usam…

    • Hugo says:

      Eu tento usar o melhor para as minhas necessidades em relação à qualidade/preço.

    • Miguel says:

      Eu simplesmente tenho o melhor possível:

      Lumia 950

      🙂

      • juliuscaesar says:

        uso com base na experiência que tenho/tive com a marca.
        Sony e Apple são as minhas marcas de eleição.
        Samsung, ultima smart tv que comprei foi a gota de água, espero não precisar de comprar mais nenhum produto electrónico da marca

    • juliuscaesar says:

      uso com base na experiência que tenho/tive com a marca.
      Sony e Apple são as minhas marcas de eleição.
      Samsung, ultima smart tv que comprei foi a gota de água, espero não precisar de comprar mais nenhum produto electrónico da marca

    • Britney Spears says:

      iPhone 6s Plus, iPod Classic 6th, MacBook Air, Xiaomi Redmi Note 3, iPod Shuffle 1st.
      Uso aquilo que eu gosto, A Apple é aquilo que gosto, é a minha marca preferida, mas nem por um momento critico outra marca só pelo simples facto de não ser a minha marca preferida. Estive sem iPhone desde Outubro e usei durante esse tempo Windows Phone e recentemente Android (MIUI) e gostei muito. A Apple tem concorrência à altura. O Windows 10 não deixa a desejar nada ao MacOS. O Samsung Galaxy s7 Edge e o Xiaomi Mi5 são os smartphones mais bonitos do mercado e a MIUI é a interface mais bela que já vi, está ao nível do iOS. Gosto tanto que adoro o meu Xiaomi Redmi Note 3 e mantenho-o ao lado dos meus produtos Apple.

      Ser cega não me ajuda em nada, só me prejudica, pois faz com que eu seja inculta, não me permite conhecer outros horizontes para além do que eu conheço e gosto.
      Se trocaria os meus iDevices por outros produtos? Já o fiz. Se manteria os outros produtos não Apple na minha mão? Não, pois a Apple é PARA MIM (leiam bem o “para mim”) o que mais se adequa à minha pessoa e o que mais satisfaz os meus gostos, mas JAMAIS penso que isso é uma verdade absoluta e que é a melhor marca do mundo. Para mim é, para todas as restantes pessoas não. Pois felizmente vivemos num mundo livre, onde cada um pode ter os seus gostos e usar aquilo que gosta.

      Deixem de ser fanboys! A Apple jamais é perfeita e a Samsung, Microsoft, Google, Xiaomi também! Aceitem os defeitos das marcas e admitam as más atitudes das empresas.

  12. Dc says:

    É das coisas que mais detesto são fanboys e infelizmente é o que não falta no pplware….
    Sinto cada vez mais que eu é que acabo por ser o “anormal” no meio das ovelhas…

  13. Boss says:

    Note-se que o “hate” aparentemente incompreendido é maioritariamente pelos “lovers” de outras marcas e não pela marca em si. Quanto mais cego for o “love”, mais “hate” gera, e “o caso mais conhecido é o da Apple”.

  14. Narco says:

    De alguma maneira vejo pessoas sem ambições, ou que acham que ser fan de uma marca é sinonimo de ser bem sucecido.

    Chego a ter pena dessas pessoas.

  15. fakir says:

    O ser humano sempre viveu enclausurado em tribos. Logo, uma marca para perpetuar a sua existência/lucro tem de se transformar numa tribo/culto, sob pena de se marginalizar e consequentemente se extinguir, como aliás demonstra a evolução humana.

  16. Rui LUX says:

    a cena dos fanboys ou fangirls não tem nada de mal.. até chegar ao ponto da cegueira extrema.. aí é que começa o mal..
    – como quando tentam à força converter outros;
    – quando acham/afirmam que o seu produto é melhor.. mesmo sabendo que afinal já há (ou já havia) outros melhores;
    – quando começam com insultos aos outros só porque gostam mais do device A, B ou C.. ou so SO A, B ou C..
    No caso mais específico dos ifanboys.. normalmente são cegos.. mesmo.. tipo: wireless charging.. isso não serve para nada.. tel algum jeito. … um dia destes a apple lança um iphone com esta tecnologia.. e a reação vai ser: espetacular! excelente! sempre a inovar!! mais uma invenção da Apple!! 😀 LOL .. isto é o que eu chamo de cegueira já sem cura.. e nestes casos é preciso dar um desconto e não contrariar muito.. 😀
    PAZ! no fundo no fundo.. o meu NOKIA 6310 com 15 anos e ainda a bombar.. continua a ser o melhor! será que sou fanboy da nokia? 😀

  17. Um Cidadão says:

    “Fanboy” = “Fã” = “Fanático” = “Problemático” = Errado
    Por isso deixem-se de fanatismos.

  18. Vlad says:

    Chama-se a isso consumismo.

  19. Goncalo says:

    Um discurso à prova de burros. Acho que com esta explicação ninguém fica com duvidas sobre a diferença entre empresas como a Apple e outras de melhor qualidade em que ninguem acredita.
    A Apple tem uma forma especifica de atacar o mercado, que em Português simples e claro quer dizer “uma maneira de influenciar, ou até quase enganar”, mas não é a única marca a fazer isso e não é só neste mercado que isso existe. Cabe a cada um de nós detectar a maneira que os produtos são vendidos para tomarmos decisões e até mesmo de avaliarmos se vale a pena acreditar nas empresas e nos seus produtos.
    Pessoalmente, eu acho ,e a experiencia confirma que se uma companhia tenta vender um produto através de técnicas invasivas ou pouco ortodoxas quando comparadas com aqui lo que é éticamente correcto, é porque quase com certeza o produto não tem qualidade suficiente para fazer concorrência aos seus rivais, e/ou está a ser comercializado por um valor muito acima daquilo que seria justo tendo em conta a relação qualidade/preço.
    Este vídeo é uma prova bem clara e informativa daquilço que tenho vindo a dizer e a pensar desde as minhas experièncias a adquirir produtos de forma irracional, tal como portáteis aparentemente topo de gama (baseados no preço), assim como telemóveis. Mas agora vejo as coisas de uma forma mais clara, e tenho sempre em conta a qualidade do produto, o preço, o suporte ao cliente, e faço muitas comparações com os concorrentes, chego sempre à mesma conclusão: muitos dos produtos de marcas como o Samsung são realmente muito atrativos, mas há outras opções com valor bem mais baixo, e talvez até com melhor qualidade e com o mesmo nível de evolução tecnológica. No entanto para marcas como a Apple nem sequer encontro um justificação para a sua insistência nas mesmas ridicularidades, ou até mesmo para a sua existência. O que me traz a uma outra conclusão: a Apple tem de ser mesmo algo mais que os outros, para conseguirem vender produtos com preço muito mais elevado a outros produtos de maior qualidade de outras marcas.

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