LG UX10 – Um protótipo Tablet com Windows
Existe uma grande expectativa na resposta do mercado ao novo produto da Apple, o iPad. Chegou-se a vaticinar um erro estratégico por parte da Apple, mas na verdade os resultados são totalmente contrários, as vendas do iPad são estrondosas.
Este sinal é positivo para o mercado em geral e mostra um indicador claro que há lugar para outros tablets com outros sistemas operativos tão ou mais operacionais que o iPad. Este tablet da LG é só por si um sinal positivo, tendo em conta a qualidade da usabilidade conseguida.
A Microsoft não faz por menos em mostrar à Apple o quanto está a levar a sério as suas intenções de competir no mercado de tablets e muitos dos dispositivos apresentados na Computex são disso um exemplo. O LG UX10, mostra neste segmento bastante potencial, possuindo um ecrã de leds de 10.1 polegadas de diâmetro com superfície capacitativa e uma construção muito sólida.
O protótipo encontrava-se equipado com um processador ATom z530, 1GB DDR de RAMm, Windows 7 Home Premium, câmara frontal de 1.3 megapixeis, entrada para cartões SD, WiFi 802.11b/g/n, bateria de 7200mAh e uma saida micro-HDMI.
A parte frontal é revestida com um acabamento em vidro e com uma pequena "bezel", bem como um acabamento a branco pérola. As similaridades do logo deste tablet com as da Apple, não passam despercebidas a ninguém.
Os representantes da Microsoft, não avançaram no preço de referência para este tablet, embora tenham afirmado que o dispositivo irá passar a fase de protótipo e que será comercializado algures no futuro.
O segmento de facto existe e é liderado pela Apple, mas a Microsoft ainda não jogou trunfos já prometidos. Vamos esperar novidades, este segmento é ainda muito jovem e promete forte crescimento.
Fonte e imagens: Engadget
Este artigo tem mais de um ano
A verdade é que há anos que leio notícias sobre tablets, depois no mercado vamos a ver…e nada de jeito! :/ Tá a custar arrancar…venham eles!!!
Faz-me muita confusão este “novo” produto. Qual é a diferença entre ter um tablet a um netbook? Touch vs Teclado? E?.. Já se pôs em causa o lugar dos netbook no mercado dado o avanço dos PDA e dos laptops, o mesmo acontecerá com um produto com tão pouco carácter.
bem para já é só promessas… Eu pessoalmente prefiro um netbook com ecra táctil + rotativo: quando se quer roda-se e fica um tablet, quando nao se quer…usa-se o teclado físico.
Mas sem dúvida que -apesar de nao ser tao fluido e directo como um iPAD- tem muito mais usos:
– mais tipos de jogos (desde os de PC compatíveis com estes CPUS até os imensos emuladores existentes)
– pode-se ligar um teclado + rato + usar photoshop/Microsoft Office e outros programas
– media center (até 720p com estas especificaçoes) com saída HDMI
– full browser (flash, html 5, etc)
– é um PC em todo o sentido da palavra e pode-se ligar a um monitor/TV e rato+teclado USB ou até sem fios
– pode-se imprimir, ligar dispositivos USB sem necessidade de extras
E com sorte pode-se fazer o upgrade para 2 ou 4Gb abrindo o “bicho”. O Z530 suporta o GMA500 que suporta h264, DX10, etc por HW.
Microsoft a tentar salvar a honra com o já falhado HP Slate com Windows 7, apresentado e gabado e cancelado?
Este protótipo está mesmo interessante, as a MS ainda não aprendeu que SO de um Desktop não é para tablets mesmo que o adaptem as aplicações ficam ao deus dará?…
São mesmo persistentes… ponham-lhe um Android ao menos ou a MS que faça um novo sistema 100% tactil…
O HP slate não foi cancelado, a versão com Seven é que foi.
E a Asus vai lançar o deles com o Seven. :/ esperar para ver…
Sim eu sei.. “.. falhado HP Slate com Windows 7” 😉
Um CEO (Steve Ballmer) todo lampão e apressado a apresentar um produto que não vai lançar é no minimo…ridiculo.
E isto para não falar da publicidade que a HP fazia a tentar “gozar” o iPad.
Resultado, virou-se o feitiço contra o feiticeiro e isso para os consumidores não transmite confiança alguma. Viram uma tentativa de venda de gato por lebre.
Eu sinceramente, digam o que disserem, pela lógica da MS ainda teriamos slates com pen para poder tocar em certos botões que os dedos não conseguem dadas as dimensões destes brinquedos, por isso é que falham constantemente e os tablets nas mãos da Microsoft nunca vingaram.
Sem ser o iPad, um tablet com WebOS ou Android convence-me muito mais que com Windows 7 ou até mesmo MacOsX!… Basta olhar para o passado e ver que se na altura não deu, não era agora que ia dar, e digam o que disserem a Microsoft nestas coisas não tem visão alguma. Inovação não é com eles.
Eu acho espectacular vir com Win7 *MAS* precisava de vir também Dual Boot com um SO + jogos + apps completamente adaptadas a touch. Um WinMo 7, um Android, um “meego”, whatever mas dual boot.
Uma outra soluçao é construir uma plataforma estilo “media center” sobre Windows 7 mas mais virada para “touch” e que corre jogos nela optimizados para DirectX/OpenGL. Hipoteses há muitas, nao vejo é a Microsoft a trabalhar nelas… Pega no HW duma marca e espeta-lhe um SO normalíssimo deles. Enfim.
A culpa também é das marcas que lançam os produtos (HP, LG,…) que poderiam criar essa plataforma mas nao estao “nem aí”.
Não é a MS que decide que SO é usado no hardware mas sim quem “constrói” o hardware, estas empresas é que deviam ganhar juízo(alguma estão no caminho) e fazer escolhas melhores, embora acredite que seja possível fazer um tablet com Windows, as empresa que o tentam são empresas de hardware e não percebem que o segredo está no software. O Windows 7 sendo um sistema “semi-táctil” precisa de um toque magico para funcionar bem, ou esperam que a MS faça uma versão táctil(windows phone) ou usam um SO já capaz.
Não tarda sai uma GUI táctil para linux e está tudo a usar “tubuntu”. O Windows vai perder terreno com o atraso neste campo.
Este realmente tem muito mais funções que o iPad, mas todos sabem que a Apple é assim lança um produto sem grandes possibilidades, para depois vir lançando outros modelos com mais opções, vejam o iPhone que foi muito criticado e mesmo assim é uma sensação até hoje.
A vantagem é que a Apple esta sempre inovando e lançando tendencias, diferente da Micro$oft que só sabe copiar e tenta melhorar depois que já foi feito.
Tenho a sensação que 90% das pessoas pensão que Microsoft=Windows.
Se pensares bem a Apple também na maioria dos casos não faz nada de novo, pega em algo e da-lhe um toque magico. O problema da inovação é que é feita por empresas de hardware que não sabem fazer bom software para os seus produtos.
Concordo contigo, mas e a Micro$oft neste ponto faz um bom software, mas não tem a capacidade inovativa de produzir algo alem do Windows, Office, Xbox360, Zune. Se olhares bem ela copia mais do propriamente cria. Melhorar o que já foi feito é mole, difícil é ter a ideia de fazer algo que não foi feito ainda.
São poucas as empresas que criam algo novo, e essas empresas acabam por criar um produto pouco optimizado, empresas como MS e Apple pegam nesses produtos e dão lhe um toque magico.
Olho para isto e não me parece um LG, parece mais uma versão chinesa de fraca qualidade.
http://edition.cnn.com/2010/TECH/gaming.gadgets/05/31/asus.msi.tablets.mashable/index.html?eref=rss_tech&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+rss%2Fcnn_tech+%28RSS%3A+Technology%29&utm_content=Google+International
“The screen is a 1024×600-resolution capacitive display, and MSI added its own Wind Touch UI on top of Windows 7.”
“As similaridades do logo deste tablet com as da Apple, não passam despercebidas a ninguém.”
Não percebi, eu tenho um LG bem anterior ao lançamento do ipad e o logo é o mesmo. Se calhar a apple copiou lol. E não tem nada a ver um com o outro só por acaso também.
Quanto ao tablet em si, parece-me algo com futuro. Claro que não tem o design e estatura do ipad, mas parece-me a mim que proporcionará uma experiência muito semelhante a um pc aliado a um transporte muito facilitado.
O que o Victor M. queria dizer, é que os produtos são visualmente semelhantes e isso salta “logo” à vista. Não tem nada a ver com o “logótipo”!
Cumprimentos
Bom, muito antes da apple lançar um rectangulo vidrado com uma borda preta e de bordes redondos já muitas marcas têm TVs, monitores muito semelhantes, veja-se a HP, SONY, PHILIPS, etc. Qual é a parte deste LG que poderia ser “semelhante” ao iPAD? (pelo menos mais do que o iPAD é parecido com um monitor/TV em miniatura da HP/Philips/Sony).
Sao pontos de vista…há que respeitar.
Em todo o caso gosto MUITO da estética deste tablet e espero que o Wind Touch evolua bastante, nao só como UI para o SO mas também que surjam plataformas de jogos especificas para touchscreen (sem ser necessário um rato ou teclado).
Só acredito nestas “coisas” quando vir alguma no mercado! até lá não passa de especulação!
isso também é verdade. Principalmente porque preferia ver algo mais adaptado graficamente ao “touch”, ao invés de icones/jogos/apps feitas para o uso de rato.
Concordo com o aFriend quando diz que o sistema operativo devia ser mais virado para o táctil. É por essas e por outras que antevejo um bom futuro para o Android/ChromeOS.