GYENNO, o copo inteligente que lhe lembra para beber água
Não haverá médico que não diga que devemos beber todos os dias água em quantidades que normalmente são acima do que bebemos "por sede". Há quem diga que devemos beber oito copos de água por dia, outros até 2 litros outros ainda 3 litros... ouve-se um pouco de tudo mas na verdade temos mesmo é de beber água várias vezes ao dia.
Muitas vezes não nos lembramos de o fazer porque estamos de tal forma distraídos e compenetrados no nosso trabalho, que nem damos conta que o tempo passou e perdemos a oportunidade. E se houvesse algo que nos alertasse para essa tarefa de beber com frequência?
Parece que já há! Chama-se GYENNO cup e foi desenhado para nos lembrar que temos de viver uma vida saudável durante todo o dia. O copo é um invenção da GYENNO Technologies, uma empresa que fabrica acessórios tecnológicos, como bandas fitness e relógios desportivos.
Este modelo não responde só pela inovação tecnológica, a verdade é que a inovação no seu design enquanto copo também é um motivo de orgulho da própria empresa. Mas na verdade, mesmo sendo um copo "bonito" é a sua componente tecnológica que o destaca.
Este copo traz tecnologia embutida que permite parametrizar uma série de notificações. A sua "memória" é apresentada num ecrã LCD bem implementado que não compromete o desempenho da bateria que alimenta toda esta tecnologia. Além disso, o ecrã mostra a hora actual, a meteorologia, o calendário e os lembretes que o utilizador tem apontados.
O ecrã LCD é feito num vidro Corning Gorilla Glass 3 com tecnologia anti dedadas. O copo é feito de material antibacteriano higienizado que garante uma eficaz prevenção contra a reprodução de bactérias. Assim como o revestimento do copo GYENNO é desenvolvido por forma a não libertar material químico quando sujeito a altas temperaturas. Tem também uma tampa magnética para proteger o conteúdo do copo.
Contudo, o segredo ou a mais valia deste copo é a possibilidade de poder programar o GYENNO para este o lembrar que tem de beber água e este faz questão de nunca se esquecer. Mas há mais... os lembretes podem ser luminosos, usando a luz do próprio ecrã mas também vibratórios, sim o copo vibra para lhe lembrar que tem de beber água.
E mais, este é um autêntico smartcup... um copo inteligente que irá prevenir que beba água muito quente ou muito fria, pois irá avaliar a temperatura da mesma e enviar-lhe essa informação no ecrã do copo.
A empresa GYENNO Technologies colocou o projecto numa campanha crowdfunding no serviço Pozible para angariar participantes que irão permitir produzir o copo e colocar à venda por 19,38 dólares. Até ao momento já angariaram 1.605 dólares em apoios, estão envolvidas pelo menos 80 pessoas que já ajudaram aos projecto e ainda faltam 19 dias para terminar o prazo de angariação de apoio.
Depois do dia 31 de Julho, o dinheiro angariado irá ajudar para começar a produção em massa do copo GYENNO, do software de suporte e de investigações futuras para aumentar as utilidade do produto.
Este artigo tem mais de um ano
Continuo a preferir o Aqualert.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.overseasolutions.waterapp.app
A sede é o nosso mecanismo fisiológico que nos lembra de beber água e a não ser que tenhamos algum problema, não precisamos de outro.
típico português.
O típico português agora anda com a garrafinha de água atrás para beber sem ter sede, porque é moda, porque os outros também andam, porque ouviu dizer, porque não tem cabeça para pensar por ele próprio, arrisco-me a dizer que será certamente o teu caso. Se pegar a moda de continuar a encher o deposito de combustível do carro depois de cheio, lá vais tu sujar o chão.
Não é uma questão de moda, mas sim o facto de os portugueses estarem cada vez mais a dar entrada nos hospitais com cálculos renais devido a ingerirem pouca água, esses mesmo são os que costumam dizer “só bebo quando tenho sede”. Cada um é livre de fazer o que bem entende, esta é só mais uma maneira de prevenir dores horríveis.
Não conheço esses números, mas para essa teoria ser válida os portugueses teriam de estar a ingerir cada vez menos água, o que não é verdade. Nunca se andou com garrafas de água atrás a apitar de meia em meia hora, nem as pessoas beberam sem ter sede, como agora. A origem da litiase renal é multifactorial e outros factores relacionados com os novos estilos de vida poderão contribuir para o seu eventual aumento de incidência, como o sedentarismo, ou até a substituição da água por outros líquidos, inibindo o mecanismo fisiológico da sede.
X2
Sim, é verdade que também temos o “nossos sistema automático” mas na verdade, deveríamos beber antes de sentir sede, por pouco que seja, isto segundo os entendidos… mas!!!!
Sim, os entendidos que querem vender os seus programas/equipamentos. A vida no nosso planeta floresceu durante 3.6 milhares de milhões de ano sem a necessidade de programas/equipamentos que digam quando beber, certamente que isto vai continuar a ser verdade nos anos vindouros.
As pessoas esquecem-se que não deixamos de ser animais.
Claro! Só sentimos sede quando o corpo precisa absolutamente de líquidos porque temos elevadas concentrações de sal, por exemplo. O bom funcionamento cerebral, entre outros, requer muito mais do que o mínimo para não sentirmos sede.
Nós não somos camelos, e portanto, ao contrário da comida, não conseguimos acumular água, a que entrar a mais é simplesmente eliminada, acabando por sobrecarregar os rins com trabalho desnecessário e com o risco de hiponatrémia.
A nosso corpo funciona naturalmente com um intervalo de hidratação e a sede surge quando se atinge o limite inferior, sem consequências nefastas, como foi evidenciado p.ex. num estudo publicado não há muito tempo no bmj.
e com esse paleio todo aposto que não bebes a dose recomendada de agua diaria :D, assumo até que nem saibas qual é 😀 ( vai la pesquisar no google )
Não vás nas cantigas dos outros nem nos sites manhosos que encontras no Google, pensa por ti e pesquisa a informação nos locais certos, por último, ninguém sabe tanto sobre o teu corpo como ele mesmo, é uma máquina naturalmente perfeita e com uma impressionante capacidade homeostatica que nós teimamos em destruir.
Quando nosso corpo nos informa que tem sede , já está desidratado , logo já é “tarde de mais”
– Não quero agua agora.
– O cachopo, bebe a agua, vá lá.
Caro, achei um pouco estranho o preço que referiu para tanta tecnologia envolvida. Na verdade esses 19,38 (mil) dólares é o que o projeto já angariou. O copo está disponível de momento para um “pledge” de $65 ou mais, e ainda conta com o envio para fora da China de $21. Após conclusão do projeto, provavelmente será ainda mais caro.
Produto de moda, a este preço.
Que “lhe” lembra? Não será que “o” lembra?