Um iPhone sem portas Lightning ou USB? Tal poderá ser uma realidade no futuro!
Os rumores sobre as próximas gerações do iPhone são sempre abundantes. Alguns provenientes de fontes de confiança mostram-nos o que esperar por parte da Apple... E agora, um analista muito famoso, indica que a empresa de Cupertino poderá lançar smartphones sem quaisquer portas Lightning ou USB!
Começam assim a acumular-se os rumores, não só quanto ao iPhone de 2020, mas também relativos a gerações seguintes. A Apple parece empenhada em inovar e trazer novas soluções para o mercado!
O analista Ming-Chi Kuo é famoso pelas suas previsões relativamente ao iPhone. Já por diversas vezes conseguiu antecipar diversos pormenores de forma antecipada. Tal deve-se sobretudo aos seus contactos próximos das linhas de produção e parceiros da empresa.
Depois de já ter divulgado várias informações relativamente ao iPhone 12, incluindo da sua câmara, o analista começa agora a revelar mais sobre as gerações seguintes!
Tal já tinha sido feito no passado, quando revelou que o Touch ID pode voltar a partir de 2021. Não obstante, desta vez adiantou novos rumores que nos indicam uma jogada arriscada por parte da Apple!
Segundo a pesquisa feita por Kuo, o iPhone de 2021 não irá ter nenhuma porta física! Ou seja, a empresa de Cupertino irá eliminar a porta Lightning e parece que o USB não é alternativa! Assim sendo, o iPhone irá depender sobretudo da conectividade wireless nas suas mais diversas variantes.
Tal mudança é substancial e representa algo inesperado. A Apple, há algumas décadas atrás, tinha computadores que eram conhecidos pelo reduzido número de portas, algumas delas proprietárias... E agora parece que tal agora pode chegar de forma radical ao seu iPhone!
Será interessante, caso tal rumor se revele realidade, ver como a empresa de Tim Cook conseguirá criar um smartphone que apenas dependa de conectividade wireless. A indústria caminha nesse sentido... Mas sem dúvida que a jogada da Apple é inédita e representa um passo arriscado!
Para além do iPhone, que produtos irá a Apple apresentar em 2020?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Verge
Neste artigo: Apple, iPhone/iPod, Lightning, Mobile, smartphone, smartphones
Enquanto não tiver audiojack esquece…
E que tal usarem o telefone enquanto carrega e estão na cama…
É meter fita-cola à volta do telefone e prato do carregador sem fio, para aprenderes a ser moderno.
É Apple tipo… O iPhone não tem bateria? Vai buscar o iPad. Facil.
Ou vendem um adaptador (wireless charging station style) com as portas que o utilizador precisar, à parte por metade (com sorte) do preço do telemóvel…
A Apple não sendo pioneira nesta “inovação”, ao que parece poderá fazer o mercado mover-se mais rápido na concretização deste “fenómeno”. No que a história recente regista, os dispositívos móveis caminham há muito nesta direcção.
Eu uso maioritariamente carremento wireless (já o faço desde que tinha os Lumia), mas volta meia preciso de ligar o tlm a um cabo, seja para carregar porque estou num local sem pads, ou para ligar os headphones para fazer chamadas (é maioritariamente para isto que uso a porta de ligação do iphone).
Sim, tenho phones wireless também, mas estão na mala. No local de trabalho tenho os headphones da apple com cabo porque, bem, foi os que a apple me deu e porque servem bem para fazer chamadas telefónicas e eles andam sempre em cima da mesa.
Para mim se tirarem a porta do iphone não tem um grande impacto no dia-a-dia, a não ser quando preciso de o ligar a um carregador ou energy bank.
Por outro lado, seria ridiculo a Apple tirar a porta uma vez que não tem solução de jeito de carregamento wireless (nem pads nem energy banks wireless).
Inovação: tirar funcionalidades.
O utilizador que se adapte, que compre 5 pads e espalhe pela casa, emprego e carro.
Se isto for verdade para o ano estão falidos.
Já o estão há 5 anos ….
Abc
E continuam a ser líderes.
Abc
E vão continuar, só quando acabar a história do “status”, mas as pessoas já estão a abrir os olhos, todos os anos um smartphone que é mais do mesmo.
Desgraçadamente, o único dentro da Apple que tinha a visão suficiente para apostar em ideias completamente estapafúrdias e elas funcionavam, era Jobs …
Por outro lado, imaginem um automóvel sem portas, onde a única forma de o conduzir é através de wireless. E agora, como me consigo transportar se não consigo entrar ? Já sei ! Vou no capô !!! Mas lá está, a Apple para vender um monte de bosta aos seus clientes, basta enrolar com um lacinho amarelo que eles já compram.
Não precisa de enrolar nada, basta meter lá o logotipo em cima do monte
“A Apple, há algumas décadas atrás, tinha computadores que eram conhecidos pelo reduzido número de portas, algumas delas proprietárias…”
Curiosamente o que fez a Apple se tornar uma grande empresa foi o Apple II, cujo sucesso na maior parte se devia a uma generosa quantidade de conectores e grande capacidade de expansão através desses conectores. Sim, eram conectores proprietários, mas não havia padrão algum à época, portanto todos eram proprietários.
Mas o Apple II recebia enorme quantidade de placas de expansão diferentes, tornando-o interessante para as mais diversas tarefas.
Foi a partir do MacIntosh que essa filosofia mudou e a Apple tornou-se uma empresa focada no hardware fechado e soluções próprias, com grande verticalização.
Atualmente há uma gama relativamente ampla de equipamentos (microfones, câmeras, colunas de som, sensores de diversos tipos, etc) que se conectavam pela porta Lightning, com essa decisão arriscada da Apple nem um simples pendrive poderá ser utilizado.
Podem reclamar o que quiserem e podemos não gostar das tendências mas o que é certo é que toda a indústria segue a Apple seja no melhor ou no pior.
“conseguiu antecipar diversos pormenores de forma antecipada”… Um feito, sem dúvida!
Efectivamente sem utilizador da apple não me desagrada a ideia, embora que não seja nova…
“MEIZU Zero, eis o primeiro smartphone do mundo sem botões… ou portas! ” post daqui em Jan de 2019
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/meizu-zero-smartphone-botoes-portas/
mas independentemente de não ser novidade, como alguem já o disse… podem reclamar ou dizer mal, mas o que é certo todos vão atras da APPLE
*sendo
O Marketing é muito mais poderoso que a Meizu, isso é o que faz vender. Mas vão chorar quando tiverem que pagar forte e feio só para carregar o smartphone ou usar outros acessórios que têm que ser da Apple.
Como é sabido, geralmente o pessoal que não é utilizador da Apple é que reclama, e MUITO!
Mas as não portas da Apple vão ser superiores em tudo.
Por acaso vai ser bonito se assim acontecer, o pessoal vai comprar e depois devolver a dizer que tem defeito por não ter a coisa para carregar
Já estou a ver a malta a pagar 129,99€ para algo que dantes era só recuperar o telemóvel via itunes…