Desbloqueio do iPhone de San Bernardino custou 900 mil dólares
O confronto que colocou frente a frente a Apple e o FBI deixou marcas profundas na forma como as empresas devem defender a informação dos seus utilizadores e como estas devem fazer frente à vontade dos governos.
Este problema acabou por ser resolvido pelo FBI, através do recurso a uma empresa, não se sabendo na altura o valor pago. Essa quantia foi agora revelada e, do que foi dito, terá sido de 900 mil dólares.
Depois de ver recusada a intenção de forçar a Apple a desbloquear o iPhone do atirador de San Bernardino, o FBI acabou por consegui-lo recorrendo a uma empresa que muitos julgam ser a Cellebrite.
Agora, e numa audiência do diretor do FBI, James Comey, com a senadora Dianne Feinstein, foi revelado que o custo desta operação terá sido de 900 mil dólares. Quem o afirmou foi a própria senadora, quando se dirigiu a James Comey.
I was so struck when San Bernardino happened and you made overtures to allow that device to be opened, and then the FBI had to spend $900,000 to hack it open.
And as I subsequently learned of some of the reason for it, there were good reasons to get into that device.
O valor desta operação já tinha sido avançado antes, mas na altura foi estimado em 1,3 milhões de dólares. Na altura o valor tinha sido calculado com base em declarações do diretor do FBI.
Depois de uma luta nos tribunais para tentar obrigar a Apple a dar acesso a estas informações, que acabou por não ter qualquer sucesso, o FBI virou-se para métodos menos convencionais e acabou por conseguir ter acesso aos dados, que na verdade acabaram por ter uma utilidade reduzida.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Isto é tudo muito bonito da segurança e privacidade (o que acho muito bem), mas estamos a falar de um acto de terrorismo e não de um iPhone (ou qualquer outro smartphone) encontrado no chão ou de alguém que tenha assaltado uma loja para roubar um pacote de leite… Mais cedo ou mais tarde existiria sempre alguém/identidade capaz de o desbloquear, coisa que pelos vistos custou quase 1 milhão de dólares e atrasou uma investigação que poderia ter consequências em futuros ataques. Mas isso é a minha mera opinião.
Exacto, e por isso mesmo iria a Apple ou qualquer outra empresa dar ao FBI o poder de “abrir” qualquer equipamento…
Só alguém que nao pensa poderá achar que a Apple deveria de ter dado acesso ao FBI da forma como eles queriam.
Mas a Apple não precisava dar ao FBI o que ele pediu. Poderia ter trabalhado e desbloqueado aquele smartphone específico.
Na resposta da Apple ela até deu a entender que se o pedido tivesse sido feito na surdina, eles não reclamariam tanto, podendo até ter atendido (essa é conclusão minha).
É mesmo conclusão tua pois a Apple não deu a entender nada disso.
É mais do que sabido que o FBI pediu por mais do que uma vez ajuda à Apple para recolher dados do aparelho antes de ir a tribunal.
A Apple não poderia ter desbloqueado aquele iPhone específico. Se tiver interesse investigue o caso, mas não vale pronunciar se com ideias erradas.
Pois estamos.
Mas o que o FBI queria era uma ferramenta para desbloquear todos os iPhone que lhe apetecesse e não só aquele.
Achas que ele faz ideia do que eles queriam? Tipo portugues.
Se estivessses informado do caso, e da lei, saberias que o que o Helder diz é a verdade. Eu também sei. Essa maneira de falar só revela que não sabes nem queres saber, só armar-te.
pior do que isso, queiram uma backdoor universal, ou seja, acesso ilimitado e sem restrições a tudo o que quisessem e quando quisessem, mesmo sem terem o dispositivo fisicamente à disposição
Informação essa, que acabou por não ter utilidade. Isso é tudo muito bonito, dizer que é de terrorismo, mas depois de abrirem o primeiro, todos sabemos ao que isso leva. Abres um precedente que…. enfim.
900’000$ em processos judiciaus e tudo…
Bastavam dar um prémio 15’000$ na Defcon ou outra hackatron qualquer aparecia logo um puto génio a fazer isso numa hora…
lol.
Haja dinheiro que ladroes nao faltam, podem é ser ou nao responsabilizados por isso.
Se a APPLE fosse uma empresa verdadeiramente seria, deveria processar quem fez o desbloqueio, ILEGAL.
Mas para a APPLE o que conta sao as cotações das acções, e que os “zombies” continuem a comprar desalmadamente, tudo o que tenha um logo de fruta mordida.
A Apple nem sabe que empresa fez o desbloqueio. Pensa-se que tenha sido a Cellebrite mas, oficialmente, não se sabe.
Hás de me explicar que lei é que existe que torna ilegal a criação duma ferramenta destas para as autoridades americanas. A Apple ainda tentou que o FBI divulgasse como foi feito, mas o FBI recusou-se a fazer.
Não ligues. O Major não leu bem a notícia e prefere disparar tudo contra a Apple sem ter conhecimento de causa. O que importa é disparar.
Porquê ILEGAL? A polícia não poderia ter acesso a sua casa, desde que tenham mandado judicial para tal?
O FBI estava legalmente de posse do equipamento, a Apple não têm nada a ver com isso.
A apple podia ter poupado dinheiro ao governo dos estados unidos, e ter mantido, mais ou menos, a sua reputação em termos de segurança. Agora, por se ter armada em fina, toda a gente sabe que qualquer um, que tenha meios para tal, pode entrar nos smartphones da apple.
E isso é bom
Faz lá mais um esforço para perceber o que está em causa 🙂
abc
Como é que sabes que qualquer um, que tenha meios para tal, pode entrar nos smartphones da apple?
A Apple assim é que manteve a sua postura e reputacao de segurança. Acho que tem de se informar do caso primeiro antes de disparatar.
A apple é boa é a extorquir dinheiro aos clientes…
Oi? Era suposto isto tem algum sentido implícito?
É quanto custa o “impossível” que a Apple apregoa.
Quantos não haverão com acesso ao iPhone e que lucram muito mais que isso…
Há algo que me deixa perplexo, se há uma empresa que o consegue fazer o fbi, nsa ou outra qualquer não têm conhecimento para fazer o mesmo??? Muito estranho
ou seja estavamos todos com medo de o FBI aceder ao nosso fofinho Iphone e por isso apoiamos a Apple, mas se for uma empresa a faze-lo entao tudo bem.
Devíamos era pensar bem se a nossa privacidade é mais importante que a nossa segurança
Onde é que viste se for uma empresa a faze-lo entao tudo bem?
Acho que não percebeste a dimensão do problema se conseguissem obrigar a Apple a ter que criar ferramentas para contornar as defesas que colocava nos aparelhos. Assim a Apple e outros podem continuar a manter a integridade dos sistemas, e se houver alguém que descubra alguma maneira para entrar à força nalguns aparelhos, isso tenderá a ser momentâneo/circunscrito (como foi neste caso), pois as empresas (como a Apple) podem actualizar a segurança dos sistemas sem terem que criar, possibilitar, manter backdoors.
Aquilo a que chamas privacidade entra na esfera de segurança de sistemas, e tem se visto com muito mais frequência nos últimos tempos como comprometer a segurança de sistemas pode afectar a segurança no mundo real.
Que privacidade? A Apple não espiona o que fazes com teu smartphone? A Google não lhe espiona? A Microsoft também não o faz com a telemetria do Windows? Facebook, etc. etc.
Reclamar do FBI e da NSA, só diminui um pouco a quantidade de espiões que existem.
Mas tu dizes que apoia a Apple, mas no caso específico, pesquisas nos EUA relataram que a maioria da opinião pública de lá estava do lado do FBI e não da Apple.
Os métodos da Apple e do Google são bastante diferentes Xinuo. Talvez se investigasse …