Ligação do Apple Watch 3 à rede móvel foi bloqueada na China
Apresentado na última Keynote da Apple, o Apple Watch 3 é a evolução lógica do smartwatch da marca. De todas as novidades apresentadas, aquela de fazer e receber chamadas foi a que mais atraiu os potenciais utilizadores.
Se para a maioria dos países esta é uma funcionalidade bem-vinda e foi aceite, o caso é diferente na China. Neste país a ligação do Apple Watch 3 às redes móveis foi bloqueada.
A venda do Apple Watch 3 na China está a ser feita, em exclusivo, pela China Unicom. A aceitação parece estar a ser bastante boa, mas há uma limitação que está a ser imposta aos utilizadores.
Segundo informações do Wall Street Journal, a capacidade de fazer e receber chamadas, de enviar e receber mensagens e todas as restantes funcionalidades associadas à ligação à rede LTE estão bloqueadas. Esta interrupção foi aplicada no passado dia 28 de setembro.
Não existe uma justificação oficial para este bloqueio, mas tudo indica que estará relacionado com a utilização do eSIM e da impossibilidade de identificar de forma direta os utilizadores que usam esta tecnologia. Caso esta seja a verdadeira razão, deverá estar associada a uma ordem do governo chines.
No site da China Unicom existe apenas uma simples referência ao facto da ligação LTE do Apple Watch 3 ser experimental e não existe qualquer informação sobre a sua reposição.
Todos os 3 operadoras que existem na China são detidas pelo estado chines, o que leva a que os utilizadores sejam obrigados a associar as suas contas a uma identidade real para poderem usar os serviços. Até agora o governo chines ainda não terá conseguido encontrar uma forma de seguir e controlar os eSIM.
Questionada sobre esta situação, a China Unicom recusou-se a comentar e as restantes operadoras seguiram o mesmo caminho, remetendo-se ao silêncio e não prestando quaisquer declarações.
Este artigo tem mais de um ano
em PT não estará para breve esta versão?
Não. 🙁
Abc