Quantcast
PplWare Mobile

SwiftKey Keyboard chega ao iOS dia 17 de Setembro

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Eduardo Monteiro says:

    Para terem esta função nativa no Windows Phone 8.1 instalem o teclado PT-BR e funciona.

  2. Sergio J says:

    Ainda hoje estive a ver qd chegava. Eu já perdi a conta sobre coisas que eu ando a procura e vocês ou publicam naquela altura, ou na mesma semana. Eu acho que às vezes pensamos que temos livre arbítrio, mas na realidade somos todos influenciados por algo. Isto pode-se estender, por exemplo, tb à moda. Mas, adiante…

    Já esperei mais ansiosamente pela chegada do swiftkey. Mas quero experimentar. Neste momento estou extremamente contente com o teclado nativo do iOS 8. Está muito, muito bom. O teclado deveria ter sido sempre assim e não aquela porcaria de antigamente (sim eu tb critico o iOS qd é preciso criticar).

    Tenho experimentado escrever textos longos e escreve-se super rápido, quase sem erros e acima de tudo sem o risco de trocar palavras. A parte predictiva também é boa, mas não sei se será melhor que a do swiftkey. Quero experimentar e ver.

    • Nuno says:

      @Sergio , presumo que estejas a usar iOS 8, gostava de um feedback da aplicação facebook, isto porque aqui nos 3 devices que instalei até agora está aplicação está mais lenta.

      • Sergio J says:

        Eu uso pouco a app do facebook. uso bem mais o messenger. No entanto, há cerca de uma hora atrás também pensei isso 🙂 Se calhar é por o resto estar mais rápido. Mas tb tive essa sensação. Pode ser por não ter nada em cache. Notes-e que isto é uma GM e há coisas que ainda não estão a 100%. Há muitas aplicações que tem sofrido actualizações para o ios8.

        Ainda hoje mandei um mail para o suporte de uma app que não abre (gas cubby). Felizmente já vem a caminho.

        Já agora aproveito e coloco outras pequenas coisas que ainda não estão a 100%.

        – Dialer: Pequeno bug na localização do botao de ligar (sobrepoe com os icons abaixo)
        – Mapas. Agora já não é preciso andar com truques de clicar na opção bus para navegar com apps de terceiros. No entanto, não funciona.

        acho que é tarde, porque não me lembro de um terceiro bug que tinha detectado 😀

        Mas, Já agora os mapas melhoram imenso. Fora das cidades havia muitas ruas não identificadas ou sem numero de porta. Agora sofreu uma melhoria substancial.

      • João Pereira says:

        O que eu notei foi na app do Fb Messenger a localização não está a funcionar.

  3. Filipe says:

    Pelo menos no Android eu não gostava dele. Achava complicado ou simplesmente nunca percebi como se usava da maneira correcta.

    Vamos ver como vai ser no iOS.

    • Sergio J says:

      A parte fantastica do swiftkey não é o swipe, mas sim ele adivinhar o que vais escrever a seguir.

      • Francisco Castro says:

        O word prediction já existe há muito em Android, e não apenas no Swiftkey.

        Quanto ao teclado, nunca me acostumei ao swype (a verdade é que também nunca me esforcei para isso); o que uso (tenho Android) e gosto bastante é o TouchPal X (teclado da Blackberry) que é bastante personalizável, tem vários modos de escrita (incluindo swipe), redimensionamento, etc.

        • Sergio J says:

          Antes do swiftkey, no Android 2.1-2.2, o teclado do Android sugeria palavras à medida que as estavas a escrever. Era baseado nas primeiras letras da palavra que estava a ser escrita. Já era bom, mas nada tinha a ver com o prediction do swiftkey.
          O swiftkey olha para o contexto da frase e para o teu estilo de escrita. Muitas vezes, quando acabas de escrever a primeira palavra ele sugere a segunda sem ainda não teres escrito nada. Por vezes, a seguir sugere uma terceira palavra, quarta e por aí fora. Esse é o grande argumento do swifkey.

          Com essa característica poderosa vem outra também super poderosa. A correcção de palavras é feita de acordo com o contexto. Por exemplo um «fato» e «facto» ou um «e» e um «é» são corrigidos de acordo com a construção da frase.

          Estes são os argumentos de peso do swiftkey. O swipe só foi inserido depois. É um metodo interessante de escrita, mas para um utilizador normal não é mais rapido. Eu escrevo relativamente rapido e sem olhar para o teclado. Antes do ios 8 isso era muito perigoso. Muito, Muito perigoso 😀

          Por exemplo, eu experimentei escrever os 3 primeiros parágrafos de artigo de forma corrida, sem ver o que estava a escrever. No final tinha a palavra «customização» mal escrita, mais 2 palavras que tinha junto e depois sugeriu outra palavra, um erro e um «é» por «e». Ou seja, 95 palavras com 5 erros de digitação, a cerca de 20 palavras por minutos. Claro que há muitas pessoas a escrever mais rápido e mais assertivo. Eu sou um utilizador normal. Acredito que com o swifkey o numero de erros poderia ainda ser mais baixo. Mas acho que assim também não está mal. Com o teclado antigo isto era quase impossível. Tinha de ser com a autocorreção desligada e ficava cheio de erros.

          Eu não tenho paciência para escrever. Acho que se nota bem na construção das minhas frases. Eu escrevo sempre corrido, quase sem pensar no que escrevo. Muitas vezes depois de postar discordo completamente do que escrevi, mas isso é outra história. Para mim é importante um teclado que seja o mais assertivo possível.

          Pedro, eu ontem respondi ao Nuno. Vi o meu comentário em moderação, mas nunca apareceu.
          Tenho reparado que nos artigos teus, tenho muitos comentários meus que não são publicados. Nunca percebi o porquê. Também acontece com outros autores de artigos, mas acontece especialmente contigo.

          • Marisa Pinto says:

            Estava ainda em moderação 🙂 às vezes pode demorar mais, temos sempre imensos comentários e queremos ao máximo impedir comentários desadequados.

            Obrigada pela compreensão 🙂

          • Francisco Castro says:

            Sim, tens razão, apenas estava a dizer que não é algo exclusivo do Swiftkey, algo que há quem pense ser.

            Uso o Touchpal X e gosto bastante, mas realmente o Swiftkey a prever palavras é incrível, dado que aprende de diferentes fontes as palavras que usamos e frases que contruímos. Muito bom mesmo! O TouchPal infelizmente só aprende do twitter, mas se melhorasse neste aspecto…

            🙂

        • Sergio J says:

          Marisa, eu entendo isso perfeitamente.
          Apenas estava a realçar que nos artigos do Pedro isso é mais comum

      • João Pereira says:

        Mas o novo teclado do iOS8 já faz isso. Finalmente eles melhoraram o teclado

  4. zézé camarinha says:

    O melhor teclado do mundo vai finalmente chega à maça.

  5. Bruno Moura says:

    Não acredito!! Os iphone não tem SwiftKey?!! Eu já uso isso há mais de 3 anos! Bem pelos vistos diz bem em não comprar iphone, SwiftKey é um descanso 🙂

  6. piri_vm says:

    Mais uma boa notícia para os utilizadores Apple. O melhor teclado que alguma vez foi feito (agora grátis, eu tive que o pagar) chegou ao iOS.
    Finalmente a Apple tomou uma boa medida em relação a abertura do SO.

  7. Pedro says:

    Vocês falam todos bem deste teclado; pessoalmente, quando era utilizador de Android, nunca achei tanta utilidade.
    Fui mais de escrever tudo “letra a letra” apenas com corretor ortográfico.
    No entanto, vou dar outra oportunidade para verificar se, de facto, faz muita diferença na minha escrita.

  8. irlm says:

    offtopic

    quanto é preciso ter de memória livre para o upgrade IOS 8?

  9. luis rocha says:

    Aplicação inventada pela Nokia, para Windows Phone 8.1, das lumias

  10. Pedro Miguel Pestana Camacho says:

    já não era sem tempo

  11. Full says:

    sem utilidade alguma!

    • AJ says:

      É tão sem utilidade que estava tão habituado a isso no Sony ericsson Xperia Neo que há uns tempos vendi o iphone e uma das principais razões foi por não ter teclado swype/swiftkey (como lhe queiram chamar).

  12. António Batista says:

    Para quem não tem Windows Phone ou Android e só agora, anos depois, vai ter acesso a este teclado no IOS, instalem que vai valer a pena, porque o software consegue quase sempre adivinhar o que vamos escrever e quando se habituarem ao sistema não vão querer outra coisa porque reduz o tempo de escrita. Mais uma boa aposta do IOS que a pouco e pouco vai reduzindo o atraso que tem para a concorrência.

    • Nuno says:

      Atrasado numas coisas adiantado noutras:
      64 bits em smartphones
      Touch ID (que realmente funciona)
      handoff
      family sharing, entre outras,
      não podemos ver só para um lado.

      • Anónimo says:

        Para um “clã” que afirma a pleno pulmão que as specs não contam importam-se demasiado com os 64 bits…

        Depois a tirada do “que realmente funciona” acaba por indiciar que responder a este comentário é uma perda de tempo.

        Olha, esqueceste-te de apontar o campo onde estão mais “adiantados”: Preço! Aí é que eles vão bem “adiantados”!

  13. irlm says:

    18h00 toca a fazer upgrades dos iphones/ipads,
    faço ideia, tudo entupido a esta hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.