PplWare Mobile

Huawei Mate 10 Pro – A inteligência artificial numa foto


Maria Inês Coelho

Gestora de conteúdo e de redes sociais do Pplware. Mestre em Economia, foi o fascínio pelo universo da tecnologia e da comunicação que falou mais alto.

Destaques PPLWARE

26 Respostas

  1. Vasco says:

    Isso requer um enorme processamento por parte da GPU para unidade de processamento neural. A minha pergunta o smartphone ao utilizar inteligência artificial utiliza algum GPU dedicado para o tal processamento?

  2. AiOGajo says:

    Agora colocar as settings em Full-Auto é considerado inteligência artificial?

    • Reparaste, com certeza, no pormenor da deteção de objetos e de cenários e que ao fazer isso ele ajusta as definições para que consigas a melhor fotografia possível.

      • Flávio Ferreira says:

        Nao sei se é a mesma coisa, mas a minha sogra hoje comprou um Xperia xa1 e ele no modo automático, também se adapta a certas situações. eu até fiquei admirado visto que é um smartphone que saiu para o mercado em Fevereiro

      • Ze_pombo says:

        Boas Pedro Simões,
        Não é preciso processador nenhum especialmente desenhado para IA para ter o reconhecimento de uns 13 ou 15 objectos. Telemóveis com 5/7 anos fazem isso…

  3. Tico says:

    Tenho um Huawei P8 lite a reparar em Portugal desde 31 de Dezembro de 2015 (um ano e dez meses), a lei diz que os bens móveis devem ser reparados em trinta dias… Já fiz mais de 1600 reclamações no livro vermelho, inclusive no livro de reclamações do regulador (entenda-se nas instalações da ANACOM). Apresentei o processo junto do Centro de Arbitragem de Lisboa, paguei o que me pediu (10€, dez euros), mas até ao momento nada… já passou quase um ano desde que o centro de arbitragem está a analisar a situação (N/ Proc. 3580/16), uma situação que naturalmente pouco ou nada tem para analisar…

    • Napoléon Bonaparte says:

      Mau!
      A essa velocidade, quando for devolvido, pode ir directamente para o museu…
      E a reparação foi pedida junto da Huawei? Ou foi junto de um outro representante que o vendeu? É sempre bom saber como essas entidade não funcionam.

    • Pelo número de vezes que já colocaste aqui essa queixa começo a ter vontade de te oferecer um P8 Lite…

      • Arlindo says:

        Caro amigo,

        Eu próprio já estive nesse Centro de Arbitragem no último ano. O “julgamento” arbitral, se o processo não for de espacial complexidade, dura um máximo de três meses (por Lei).

        O que eu acho que pode ter acontecido é que o senhor chegou à parte da mediação e eles acharam que o senhor não queria avançar. Diga que quer avançar para arbitragem

  4. Marcelo says:

    Já agora, as fotos foram tiradas na vila de Soure – parabéns!

  5. Hugo Gomes says:

    Quero la saber da huawei. A menina amanha quer jantar comigo

  6. Renato Nismo says:

    IA a dar as cartas, este ano é a maior revelação
    qual face id qual quê ? temos o do android há anos.

  7. Ze_pombo says:

    Boas Maria Inês coelho,
    Só um aparte, não é preciso nenhum processador especial nem é um grande avanço (isso já existe aos anos) tem o telemóvel (ou a máquina fotográfica) em automático e o aparelho escolher (ou tentar) as melhores configurações possíveis para tirar a foto… Eu não sei bem como é que as pessoas se deixam enfeitiçar tanto pela publicidade, mas toda a gente tem telemóveis mais antigos, e até máquinas fotográficas, que fazem exactamente o que descreve, no automático tentam escolher os melhores parâmetros para a foto é reconhecem objectos, uns aparelhos reconhecem mais e outros reconhecem menos… E faço uma pergunta, conhecem algum algoritmo de inteligência artificial que precise de um processador especialmente desenhado para tal algoritmo? Qual é essa especificação?
    Cumprimentos

  8. Ze_pombo says:

    Caro Pedro Simões,
    Não sei porque, mas o último comentário que fiz não foi aceite pela moderação, mas faço a pergunta final do comentário, conhece algum algoritmo de inteligência artificial que necessita de um processador especialmente desenvolvido para o efeito? O processador Kirin 970 vale por si? Isso é tudo menos preciso… Eu no meu computador tenho um algoritmo que tb reconhece objectos e não tenho lá nenhum processador especial para inteligência artificial. Todas as marcas têm de ter “bandeiras” para vender, e a AI é a bandeira da moda. O Pedro (se for formado em computação) sabe até demais (teve, ou devia ter tido, alguma cadeira de AI) que a coisa funciona sempre do modo sensores (para input de dados) e poder computacional (em paralelo é mais rápido) para correr o algoritmo que se resume sempre a contas, seja ele um simples KNN, ou uma rede neuronal, ou todas as centenas de outros algoritmos que há… E o que toda gente faz é usar a gpu para paralelização. Simples, o resto é marketing…

    • A ideia do NPU é libertar o GPU e o CPU dessas tarefas, liga ganhas em performance

      • jonas says:

        bastava eles dedicarem um ou 2 nucleos dos processadores ja existentes dedicados a isso visto que duvido que o software fotografico use todos. todas as apps que faco so usam 1. programar para multicore é muito mais dificil e de forma exponencial os problemas que podem surgir. mas fica bem no papel dizer que tem um NPU dedicado. os leigos engolem tudinho….pelo menos a google caladinha fez um “mini computador” escondido no pixel 2 para nao gastar muita bateria.

        • Não era a mesma coisa, e tu sabes bem disso. Tens um processador dedicado e especializado nisso, por isso o melhor é mesmo aproveitarmos.

          • jonas says:

            é assim, já estive a ler sobre o assunto…e de facto o processador é superior em reconhecimento AI do que o SD 835 e afins.. a questao é como é um procesador novo, precisa de software..sem software é um pisa-papeis..ate agora existem 0 apps que tirem proveito do NPU e como programador….por mim vao continuar a existir 0 visto que eles so vao disponibilizar para os topo de gama deles…porque raio vou fazer uma app para algums milhares de aparelhos alvo quando posso fazer para milhoes? custo beneficio é zero para mim..para alem de ainda ter que perder tempo a aprender a API…que so vai servir para os huaweis..a serio? resumindo….sem incentivos da parte da huawei (como fez a microsoft no inicio..e deu no que deu) mesmo que venha para a frente…so daqui a uns aninhos é que o NPU vai ser util…ate la, ja todos temos aparelhos novos e comprar este topo de gama agora por causa do NPU é simplismente markting. pelo menos no meu htc 11, o edge sense utilizo todos os dias..alias nem tou a ver a pegar num telemovel sem ele. tem uma opcao em fase beta (que ate agora nunca deu problemas) que posso atribuir a cada app que tenho uma funcao ao “apertar” o telemovel…no google maps ja vem com o zoom por defeito por exemplo..mas no snapshat por exemplo posso tirar uma foto sem meter a mao a frente do ecra. da para definir seja o que for em qualquer parte do ecra substituir o dedo pela pressao lateral do aparelho. isto liberta o ecra a 100% que sempre é melhor que andar sempre com metade do ecra “escondido” com a mao a frente. tambem uso bastante a lanterna no meio da noite a ir a casa de banho 🙂 e quando num predio a luz desliga-se.

          • A Huawei fez o papel dela e criou o hardware e as APIs de comunicação. Agora têm de ser os programadores a tratar do resto. A própria Huawei tem já a uso todas as potencialidades em algumas apps deles, como a da máquina fotográfica, mas o resto tem mesmo de sair da cabeça de quem programa.

            Depois, o Kirin 970 não vai ficar só no Mate 10, os restantes (novos) modelos vão fazer uso dele e por isso o leque de ofertas vai abrir e muito.

          • Jonas says:

            Só os topo de gama da Huawei é que vão ter. Logo um mercado muito limitado. Como te disse, ainda vão preciso largos anos que se justifiquem o npu é pior com os porc ssaodres a ficarem tão rápidos duvido que seja preciso mais do que os cpus de xistentes. Se fosse algum consórcio de todos fabricantes android ainda era aquela…Mas aplaudo a iniciativa….vamos ver no qe da

  9. Ricardo says:

    A Maria Inês piscou-me o olho… uhuhuuhuhuuhu!!!!

  10. AcmSeBr says:

    No meu simples Mi6 faz vídeos parecidos 😀

    #OFF Acho que vi uma gatinha no vídeo S2, vou fazer as malas e ir morar em Portuga! #Maria Inês Coelho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Blogs do Ano - Nomeado Inovação e Tecnologia