Zero Terminal 3: O mini PC com um Raspberry Pi Zero e ecrã touch
Os mini PCs ainda estão na moda e são cada vez mais completos e poderosos. Através de uma "pequena caixa", conseguimos ter máquinas capazes de nos oferecer poder computacional para realizarmos a maioria das tarefas diárias.
Um dos projetos mais recentemente no segmento dos mini PCs é o Zero Terminal 3 que é do tamanho de um smartphone e tem características muito interessantes.
Ainda se lembram do Raspberry Pi Zero? Sim, aquele pequena placa da Fundação Raspberry que foi lançada em 2015c continua a ser a base para alguns projetos.
O Raspberry Pi Zero vem com processador ARM11 a 1 Ghz, tem 512 MB de RAM, duas portas USB (sendo uma delas para alimentação do dispositivo), um leitor de cartões microSD e uma porta mini HDMI. Tal como outros modelos, o Pi Zero vem com uma interface GPIO de 40 pinos.
Zero Terminal 3 - O poder de um PC que cabe na mão
Com recurso a um Raspberry Pi Zero e a integração de um ecrã touch foi criado o Zero Terminal 3. Este mini PC é modular, tem bateria incluída, tem leitor de cartões microSD e vem com sistema operativo Linux.
Principais características do Zero Terminal 3
- USB 2.0
- interface micro USB para carregamento
- interface 3.5mm
- 3 botões programáveis
- Power switch
- Bateria 1,200 mAh LiPo
Este mini PC ainda não está à venda, mas o conceito é muito interessante. Quem tiver curiosidade em conhecer o projeto mais a fundo poderá visitar a página NODE.
Este artigo tem mais de um ano
Era fenomenal se desse para ter um leitor de cartões de telemóvel, seria um micro computador com capacidade para fazer chamadas, mensagens e aceder à internet.
Já não tem uma assim na sua mão chamado “smartphone”?
Kkkkk
O problema destes mini pcs é que quando se coloca uma simples tarefa contínua que exija apenas algum processamento estes tornam-se instáveis a longo prazo, por sobreaquecimento, bugs, problemas de energia ou outra razão qualquer…como não são fiáveis a esse ponto ficam fora de muitos projetos.