USB Killer: A segurança levada ao extremo está em Crowdfunding
As campanhas de Crowdfunding por vezes são estranhas e centram-se em produtos que muitas vezes nem deviam existir. Em boa verdade o próprio sistema acaba por fazer a sua selecção natural.
Está a decorrer uma campanha no Indiegogo para patrocinar uma pen USB que promete eliminar todos os problemas de segurança de um computador. Como? Destruindo essas mesmas portas USB.
O conceito do USB Killer não é novo. Já antes esta forma de segurança tinha sido falada, existindo inclusive implementações reais e funcionais.
A grande diferença que USB Killer é que até agora apenas existiam provas deste conceito, plenamente funcionais, passando agora a ser um produto que tenta vingar no mercado, mantendo a sua capacidade destruidora.
O seu principio de funcionamento é simples, mas a sua utilidade bastante dúbia. O USB Killer consegue garantir a segurança de qualquer máquina através da destruição das portas USB onde é ligado.
Na prática este dispositivo faz uso de um conversor DC/DC (corrente contínua) e uma séria de condensadores que armazenam energia. Quando a USB Killer é introduzida numa porta USB, dá-se inicio à passagem de corrente eléctrica para dentro do dispositivo, acabando por queimar o mesmo em segundos.
Os seus criadores apontam o USB Killer como podendo ser usado em várias situações. A mais básica é para limitar de imediato o acesso físico à informação, através da inutilização das portas USB.
Mas existem outros cenários em que será possível a utilização do USB Killer. Casos em que o roubo de dados se dê diretamente da pen, conseguindo esta depois estragar o PC do ladrão.
A utilização do USB Killer não é isenta de risco. Pode acontecer que a pen USB tenha um efeito superior ao esperado e estragar vários outros componentes no computador.
Please be aware: USB Killer may cause damage to the motherboard, depending on your computer. By making a pre-order you acknowledge that you are aware of this fact.
O risco fica nas mãos do utilizador, que terá de a usar com cautela, mas sempre sujeito a surgirem problemas graves.
É pouco provável que o USB Killer chegue a entrar em produção. A apenas 15 dias de terminar a campanha de Crowdfunding apenas conseguiram reunir 10% do valor pretendido.
O conceito é estranho e bastante perigoso para ser colocado nas mãos dos utilizadores, mas a verdade é que o simples facto de ter entrado em campanha de recolha de fundos mostra que os seus criadores acreditam que um dia poderá chegar ao mercado.
Se entenderam este conceito e vêm nele alguma utilidade então apoiem-no no Indiegogo, ajudando os seus criadores a conseguirem os 10 mil dólares que necessitam. Neste momento têm pouco mais de 1000 dólares, mas toda a ajuda é bem-vinda, para tornar o USB Killer uma realidade.
Este artigo tem mais de um ano
E quando pensava que já não podia haver mais invenções parvas, eis que surge mais uma!
+1
Isto vai ser usado para andar a danificar computadores públicos, como por exemplo escolas, institutos, etc
Bom para mandar o portátil para a garantia quando estiver quase a acabar na esperança de receber um novo xD
(Pensamento à tuga)
eu comprei um da hp de 500gb por 35 reais no aliexpress aconteceu mesma coisa o note desligou e nao ligou mais precisou ir pra garantia
Recebe o mesmo com uma board nova. E lá fica o tuga tramado.
Pelo menos a board tem mais 2 anos de garantia 😛
Pensei exatamente no mesmo 😀
Só falta tapar o outro buraco por onde a bicharada entra. Anunciando o Net Killer Professional: destrua a antena Wi-Fi, a porta Ethernet, o Bluetooth e qualquer outro adaptador sem fios.
1 gadget para pessoas mazinhas, pouco amigas do ambiente e em prol do desperdício
Não gosto, pode ser uma doença que se espalha de forma pouco intencional, por parte de quem vende isso
Se eu quiser dar cabo de algo meu faço 1 curto circuito de 220V, n preciso de usar essas coisas
Pra que isto?, já eu montei um desktop e não sei como, quando liguei o rato nessa entrada ligou e desligou, o mesmo aconteceu com uma pen. Nunca mais ligaram estes 2 periféricos quer neste pc ou noutro . Logo penso que não seja preçisso muita para se fazer uma USB killer caseira ahah
O link não está a funcionar
Está resolvido. Obrigado.
boa, e depois fica-se sem entradas usb…
As entradas ficam lá, a não ser que sejam tapadas com pastilha elástica 😀
Mas isto tem alguma lógica?
Isto pode ter usos práticos em ambientes em que se trabalhe com informações muito sensíveis em que este tipo de equipamento permite pode permitir uma rápida destruição de equipamentos e dados associados em caso de emergência. E tinha de ser da forma como se vê em alguns vídeos em que o aparelho é completamente “frito” pela pen. Claramente que não tem uso para o comum mortal. Se a questão é desactivar as portas USB, nada como abrir o PC e desliga-las da placa. Muito mais rápido, seguro, barato e potencialmente reversível
Espero que ninguém ande a perder estas pens. Não vá um desgraçado ficar sem mac.
– Turning sardines since 1992
Hoje em dia parece que os hackeres já produzem mecanismos para se protegerem. E as pessoas vao nessa conversa. Pessoal, acordem! Quem usa isto é porque tem muita coisa a esconder! Era registar as moradas de quem faz encomendas deste tipo de material e po-los debaixo de olho!!
Ou mesmo trocar-lhes as encomendas. E quando tivessem numa aflição e fossem para usar este tipo de dispositivo nada acontecia, tocava aquela musica do circo chen.
Qual o objectivo disto?
Carnaval de 2016
Os criadores andam a ver muito Shark Tank!
Não é a mesma coisa, mas o “Windows Privacy Tweaker” ( https://www.phrozensoft.com/2015/09/windows-privacy-tweaker-4 ) que é gratuito, permite desactivar os portos USB. É necessário reiniciar.
E devem existir muitos outros programas similares.
Tenho uma chave de parafusos que faz exactamente o mesmo 🙂
+1