O novo protocolo USB-C pode salvar o seu equipamento de um carregador malicioso
Uma das falhas mais comuns nas ligações USB é a falta de controlo que existe nos dispositivos que ligamos. Se na maioria dos casos usamos equipamentos conhecidos, noutros não é este o caso e estamos expostos.
Uma mudança importante está a chegar ao USB-C, com um novo protocolo de segurança que vai trazer novas proteções e segurança, que pode salvar o seu equipamento de um carregador malicioso ou de malware.
A mudança para o USB-C está a ser feita, de forma acelerada, com todas as melhorias que esta nova ligação está a trazer, não apenas na simplicidade de utilização. Claro que representa um novo paradigma, com a necessidade urgente que os utilizadores têm de atualizar os seus cabos e outros equipamentos.
Foi com o intuito de aumentar a segurança e a proteção de dispositivos que o USB Implementers Forum (USB-IF), a organização que suporta e promove as mudanças nos standards USB, introduziu um novo programa de autenticação para as ligações USB-C.
Este programa convida todos os fabricantes a implementar, de forma facultativa e voluntária, um novo protocolo de criptografia que vai permitir autenticar ligações USB-C.
Este protocolo pode ajudar um dispositivo a autenticar e a verificar outro equipamento que se ligue a ele, no momento da conexão. Pode ainda reconhecer certificados e capacidades associadas ao dispositivo que foi ligado.
O protocolo baseia-se em segurança de 128-bit para autenticação e cobre carregadores, cabos, dispositivos e fontes de energia. A empresa escolhida para ser a autoridade de certificação deste protocolo foi a reconhecida entidade Digicert.
Sendo facultativo, não existe qualquer garantia que os fabricantes adotem este novo protocolo no futuro imediato, mas em breve (ainda sem uma data definida), e para sua proteção, o ideal é garantir que os equipamentos a que ligam os vossos equipamentos estejam certificados e reconhecidos já neste programa e com este novo protocolo.
Este artigo tem mais de um ano
Pergunta, USB C ou USB 3.x? Não conheço a fundo mas pensava que o primeiro tratava das qestoes do conector, pinos e conector em si e o segundo do protocolo de comunicações. É mesmo assim?
Existem ligações tipo A, B ou C. Sendo a “A” a mais conhecido, é o que temos por exemplo nas portas dos nossos computadores e depois tens as gerações 1.0, 1.1, 2.0, 3.0, que de maneira geral a grande diferença entre elas é a sua velocidade de transferência de dados.
mas respondendo à tua questão, do que entendi type C usa o padrão usb 3.1
Não, o usb-c pode até ser 2.0 (os primeiros que sairam) 3.0 ou 3.1.
Depende do protocolo.
Os melhores com o protocolo thunderbolt 3 permite 40Gbps de transferência de dados e permite carregamento.
Só não entendo porque estes carregadores não migram para um sistema com imans para facilatar as ligações (“à la macbook”) :/
vendem-se cabos usb com pontas normais mas com uma das pontas ligadas ao cabo por iman
Não sei qual a razão real, mas os macbook mais recentes já não têm disso e também já carregam por USB-C
Mais uma maneira para fazer as pessoas gastar dinheiro 🙁
Isto é interessante, mas isto também pode abrir as portas ao DRM no USB, permitindo que no limite, um fabricante de um equipamento possa impedir a utilização de cabos “não oficiais” ou de marcas concorrentes. Imaginem terem por exemplo um telemóvel e só poderem carregar o telemóvel com o cabo e/ou transformador que veio no equipamento.
Vinha cá comentar exactamente sobre isto, é um território perigoso e vou tentar acompanhar este tema com alguma atenção pois há espaço para abusos sérios desta “certificação”