Transcend anuncia memória SSD de 1 TB
O mercado das memórias SSD continua a crescer significativamente, tanto ao nível da quantidade como ao nível da variedade, e hoje em dia já é possível encontrar memórias de elevada capacidade a preços bastante aceitáveis.
Uma das últimas ofertas neste segmento veio da Transcend que anunciou o SSD M.2 como uma capacidade de 1TB.
A Transcend é uma das marcas de referência no segmento dos dispositivos de armazenamento. Recentemente a empresa anunciou a memória Transcend M.2, que oferece uma capacidade de 1 TB e que foi especialmente desenhada para oferecer o melhor desempenho e integrar portáteis ultraleves. Além da versão de 1TB, a empresa tem outras ofertas que começam nos 32 GB.
E o rendimento da Transcend M.2?
Esta memória SSD utiliza a interface SATA III, conseguindo velocidades de leitura e escrita de 560 MB/s e 460 MB/s, respectivamente. A destacar ainda a integração de um conjunto de tecnologias avançadas, das quais se destacam a Intel Smart Response Technology e a Error Correction Code. Não se ainda qual o preço desta memória!
Mas 1 TB é muito?
Sim, já é uma capacidade significativa, mas há quem ofereça muito mais. No inicio do ano mostramos aqui o novo Fixstars SSD-13000M que oferece 13TB numa drive de 2.5”. Para dar uma ideia do espaço de armazenamento, se o utilizador deseja armazenar 13TB em DVDs, precisará de cerca de 2.800 discos! O que não é simpático é o preço, pois esta drive custa cerca de 12 mil euros.
Este artigo tem mais de um ano
Tirem a seguinte dúvida p.f.
O título fala em memória SSD, mas vocês queriam dizer, disco SSD. Correto?
Isto porque comparam a outros discos SSD de maior capacidade.
Sim, é como se fosse um disco (não no formato que conhecemos como podes ver pela imagem).
Eu, sinceramente acredito que o reinado das memórias possa estar a acabar. Com velocidades tão próximas das verdadeiras memórias, brevemente um disco SSD poderá bem desempenhar os dois papéis e a sua miniaturização venha dar uma preciosa ajuda na construção dos portáteis ultra leves.
nada disso…
tens noção da barbaridade que acabaste de dizer?
sabes ao menos como funcionam e para que sao usadas as memorias?
as memorias servem para guardar a informação dos processos. esta informação está constantemente a ser alterada.
se usares um ssd como substituto de uma memoria o ssd não dura 1 ano.
Olha lá, ó iluminado. Parece que acabaste de sair de uma qualquer seita religiosa daqueles onde te fazem lavagem ao cérebro.
Leste bem o que eu escrevi? Se assim fosse, não irias ter essa reação gratuita, de dizer mal só porque sim.
Eu não disse que é assim que eles funcionam.
Eu disse que ACREDITO que um dia um disco SSD poderia bem desempenhar os DOIS PAPÉIS no futuro.
Aparece aqui cada cromo…
Redin para começar podes deixar de chamar discos aos ssd. os discos rigidos teem esse nome porque sao compostos por discos, enquanto os ssd nao teem discos nenhuns.
atualmente os ssd conseguem ter velocidades de leitura até +/- 550MB/s, as memorias tipicamente variam entre os 2GB/s e os 20GB/s, se consideras uma velocidade minima de uma coisa 4x maior que uma velocidade maxima de outra proxima, tens que rever o teu conceito de proximidade.
por um ssd a servir de armazenamento e de memoria iria tornar o sistema mais lento e o ssd não iria durar nada.
já agora, se fosse para dizer mal só porque sim tinha pegado na parte em que achas que o maior obstaculo na construção de portateis ultra leves é um pente de memoria
E os intel SSD 750 Series? (2.5GB/s read e 1.2GB/s write) E a tecnologia Intel 3D XPoint que vai trazer velocidades 1000X mais rápidas que memórias NAND tradicionais?
O que o Redin disse é tudo menos absurdo. É perfeitamente possível que os SSDs venham a substituir as memórias RAM. Ou se calhar é o contrário, as memórias RAM passam a usar a tecnologia 3D XPoint que sendo não volátil faz com que possa servir para mass storage ao mesmo tempo (já há pessoas que o fazem com as memórias atuais).
O que o Redin disse parece, a meu ver, a previsão mais acertada para o futuro. Fazia com que o computador fosse muito mais rápido e reduzia a necessidade de uma unidade de DMA a quase 0.
Mesmo os PCIe SSD não conseguem atingir as velocidades das memorias. Por ex, ddr3 a 1333mhz em dual channel pode chegar aos 20GB/s.
Dizer que 3D Xpoint são SSDs é quase o mesmo que dizer que os SSDs são discos mecanicos. O 3D Xpoint é uma tecnologia nova que foi pensada para servir os 2 propositos, os SSDs apenas foram pensados para armazenamento.
O que o Reddin disse foi que os SSD iriam substituir as memorias. Se isso acontecer o tempo de vida dos SSD vai reduzir drasticamente.
realmente, não falta muito, isto segundo a Intel e a Micron – 3D XPoint – https://www.youtube.com/watch?v=Wgk4U4qVpNY&feature=youtu.be
dedica-te à pesca!!!
Não saber a diferença entre o HDD mecânico e um SSD … pronta já está tudo explicado. 🙂
Isto é um mSATA SSD .
Muitos portáteis alem do disco (SSD ou HDD), possuem também um slot para “micro SSD”
Quais portáteis?
A maioria dos ultra portáteis e portáteis de gama média/alta. Muitos ultra portáteis que anunciam com SSD é um mSSD
Onde eu trabalho todos os portáteis (Dell) suportam mSSD, e tenho visto na maioria das marcas.
Por exemplo HP folio 9740m
Um dispositivo de armazenamento.
Na pratica um SSD nao deixa de ser uma memoria nao volatil.
Um disco ate sera o nome incorreto.
A capacidade é sempre um factor a ter em conta na altura de comprar.
Mas, e a fiabilidade?
Como estão os problemas de retenção de dados neste tipo de dispositivos?
Pelo que tenho lido, sem problemas.
Se ainda agora acabou de ser lançado como podem falar de fiabilidade xD
Time travel…
A questão do pmf “Como estão os problemas de retenção de dados neste tipo de dispositivos? ” (sublinho, neste tipo de dispositivos), não neste específico que acabou de sair e, pelo que sai, ainda nem está integrado em nenhum equipamento.
Deixa lá Pedro, hj em dia tem tudo a mania que é chico esperto e sabe sempre mais que os outros e está pronto sempre a apontar o dedo…já vai sendo natural estes comentários de estarem sempre a apontar o dedo em vez de comentários construtivos que beneficiem tds…hj em dia parece que por nada querem logo guerras…haja paciência e força, porque acredito que por vezes para vocês não seja fácil.
Ó Pedro.. eu nem sou muito destas coisas!!! Mas cria aí um botão à facebook para eu fazer um LIKE a este comentário!!! LOL
Concordo a 100% com o Bruno!! Abraço!
Mas qual é o preço?
Cá para mim, ultrapassa largamente os 100€ de certeza (principalmente na altura em que for lançado, e por largamente digo que se calhar podes acrescentar mais um zero antes da vírgula, ou ficas lá perto). Os “discos” SSD de jeito custam praticamente 1€ por Giga, ainda. Demasiado caro para uma coisa que se prova ter problemas de fiabilidade (problemas com armazenamento de ficheiros a longo prazo, como já foi publicado um artigo aqui).
“Não se ainda qual o preço desta memória!” Falta aqui uma palavrinha 🙂
O problema e que ate o ssd tem problemas de performance com o windows 10. Em osx tudo voa ate sem ssd
Ah? Eu leio cada barbaridade.
Barbaridade é uma empresa como a microsoft lancar algo tao rudimentar a nivel empresarial como o w10. Na minha empresa trabalhamos com o 7 e funciona tudo bem. Osx em casa é outro nivel que so quem pode ter percebe
Portanto estás revoltado por causa de um sistema que não utilizas é isso?
Quando não se tem nada de jeito em que gastar o dinheiro dá para ter osx em casa (ou nada de jeito ou cabeça para o gastar em algo de jeito). 😀 Se ainda fosse osx para trabalhar na empresa, agora para ter em casa… E depois são os outros que deviam ter escrito algo de jeito.
E ainda se gaba duma máquina do século passado que nem SSD tem. Isto num artigo sobre….. SSD
Amarra é uma corda a isso não vá voar tanto que depois foge.
Ja escrevias algo de jeito. Ve se cresces rapazote
Alguma coisa contra os anões?
@paulo
Que moral é que tu tens para pedires isso!
Memória SSD! É correcto e qualquer SSD tem sempre memória (não existe qualquer “disco”). Mas é melhor que SSD tem chips de memória. 😀 Obrigado. 😉
Mas deverá procuar “disco(s)” SSD nos antigos assuntos e mensagens e correctar de “disco(s)” para “memória(s)”.
Qualquer armazenamento externo é uma memória não-volátil – ou seja não perde informação quando é desligada do sistema. Assim sendo podemos considerar certo a designação memoria ssd.
Bem. As memórias RAM e VRAM podem desaparecer dados depois de desligar PC enquando as memórias SSD, ROM, flash, pen de memória, cartão de SD… sem dados desparecidos. 😉
Mas… olha, o que é um “disco”? É uma forma circular com pequeno círculo de centro. Por isso, um “disco” não pertence a estar no interior dos armazenamentos de SSD, de cartão SD, pen USB… Percebes bem? 😉
Pura semântica.
Vale a pena perder tempo a discutir o conceito de disco?
O “disco” faz algum barulho e tremor porque a mecânica está a trabalhar de rotar enquanto a memória é 100% silenciosa (ZERO barulho e ZERO tremor) porque a memória SSD não tem nada a mecânica de rotação. 🙂
Não te preocupas sobre “não-disco” como SSD, pen USB… 🙂
Este será um bom upgrade para o meu Samsung NP900 que já trás este tipo de discos M2. Sim é disco e não memória.
Anyway já alteravam o formulário para o campo do e-mail indicar que é e-mail e o Safari só iPhone reconhecer como e-mail em vez de texto. Dá muito trabalho andar a passear pelos painéis do teclado