Supercomputador Aurora já está pronto e usa milhares de CPUs e GPUs Intel
Os supercomputadores são poderosíssimas máquinas capazes de um processamento de dados em larga escala e a uma velocidade surpreendente. E agora foi anunciado que o supercomputador Aurora já está finalmente pronto e vai usar milhares de processadores e placas gráficas da Intel.
Instalação do supercomputador Aurora está finalmente terminada
Depois de alguns anos desde que foi anunciado, em 2015, finalmente nesta quinta-feira (22) o Argonne National Laboratory juntamente com a Intel revelaram que a instalação do supercomputador Aurora foi finalmente terminada e já está completa. Este é o primeiro supercomputador a usar os processadores profissionais Xeon da Intel e placas gráficas Ponte Vecchio também da fabricante norte-americana.
Segundo Jeff McVeigh, vice-presidente corporativo da Intel e CEO do Super Compute Group, "o Aurora é a primeira implantação das GPUs da série Max da Intel, o maior sistema baseado em CPUs Xeon Max e o maior cluster de GPUs do mundo. Estamos orgulhosos em fazer parte deste sistema histórico e entusiasmados com a IA, ciência e engenharia revolucionária que o Aurora tornará possível".
O supercomputador Aurora conta com 10.624 blades de computação (cada uma a pesar cerca de 32 quilos), o que engloba nada menos do que 21.248 processadores Intel Xeon GPU Max Series e ainda 63.744 placas gráficas Intel Data Center GPU Max Series. Traz ainda 1.024 nós de armazenamento que oferecem um total de 220 petabytes de capacidade a uma largura de banda de 31 terabytes por segundo.
Quanto à memória, este hardware possui 1,36 petabytes HBM2e no processador, uma RAM DDR5 de 19,9 petabytes e uma memória HBM2e das gráficas Ponte Vecchio de 8,18 petabytes.
Para além disso, tal como aqui já havíamos referido, espera-se que o Aurora seja o primeiro supercomputador do mundo a atingir um desempenho máximo teórico de mais de 2 exaflops de potência.
Estima-se que esta poderosa máquina esteja operacional até ao final deste ano de 2023, altura em que todos os seus testes já estarão finalizados.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Intel
Neste artigo: aurora, cpu, gpu, Intel, supercomputador
Agora é que vai ser possível ao supervisor jogar CS online a uns milhões de FPS e sem lag, já não tem desculpa se perder
Ok mas dá para jogar Crysis?